a aston martin nao era uma companhia exatamente nova quando conquistou sua primeira e unica vitoria nas 24 horas de le mans em 1959 com o dbr1 o carro porem era apenas o quarto desenvolvido para correr no circuito de la sarthe e foi o primeiro projeto totalmente novo da aston e tem mais a vitoria veio pelas maos de carroll shelby a verdade e que tecnicamente a aston martin pode incluir duas vitorias em le mans no curriculo se contarmos com a vitoria do lagonda m45r rapide em 1935 a lagonda foi fundada em 1906 e competiu em le mans pela primeira vez em 1928 o carro que venceu a ediçao de 1935 da corrida de 24 horas o m45r era produto de uma companhia pequena uma das inumeras que nasceram praticamente junto com o automovel e nao conseguiram resistir a acirrada concorrencia na decada de 1930 enquanto o m45r vencia as 24 horas de le mans a lagonda pedia falencia ao governo britanico o carro equipado com um motor de 4 4 litros e 108 cv fabricado pela meadows a principal fornecedora de conjuntos mecanicos para pequenas fabricantes de automoveis na epoca foi inscrito por uma equipe independente chamada fox & nicholl os donos da equipe arthur fox e charles nicholl tambem eram os pilotos e foram os vencedores depois de percorrer 3 006 8 km em 222 voltas a uma velocidade media de 125 3 km/h curiosamente na terceira colocaçao estava um aston martin ulster 1½ litre cujo motor de quatro cilindros com comando no cabeçote deslocava como o nome diz 1 5 litro era a quinta vez que a aston martin competia em le mans e coincidentemente aquele terceiro lugar tambem foi seu melhor resultado ate a corrida de 1959 quando o dbr1 venceu aquela altura ja havia algum tempo que a lagonda e a aston martin eram uma so companhia a fusao aconteceu em 1947 quando david brown dono de uma fabricante de tratores que levava seu nome comprou a aston martin e a lagonda de uma so vez a aston martin tambem teve a historia marcada por problemas financeiros algo que persistiu ate poucos anos atras e david brown aproveitou a oportunidade para expandir a atuaçao de sua empresa aproveitando recursos motores no caso da lagonda e oficinas das duas marcas ja em 1948 a aston martin lagonda começou a fabricar o 2 litre sports esportivo desenvolvido durante a segunda guerra mundial que acabou estacionado em meio ao conflito nao literalmente claro depois de aperfeiçoado pela nova casa o carro foi lançado equipado com um quatro cilindros de dois litros dai seu nome de 90 cv o 2 litre provou que a aston martin estava no caminho certo quando um prototipo para testes venceu as 24 horas de spa naquele ano nos dois anos em que competiu em le mans 1949 e 1950 o 2 litre terminou a prova em 7º e 11º lugares respectivamente nao era um resultado ruim mas para um carro que começou a ser projetado quase dez anos antes ate que nao era tao ruim mas que equipe nao queria vencer assim para 1951 a aston martin preparou o db2 sendo que db eram as iniciais do dono da companhia e o 2 se referia ao fato de ser o segundo carro simples assim nascia ali uma nomenclatura lendaria que e utilizada pela aston martin ate hoje ate mesmo o 2 litre passou a ser conhecido como db1 que se tornou seu nome nao oficial o db2 usava o chassi encurtado do db1 o que garantia dinamica mais agil mas a maior mudança era a adoçao do seis em linha desenvolvido pela lagonda com comando duplo no cabeçote e deslocamento de 2 6 litros o motor entregava cerca de 105 cv e permitiu que em 1951 o db2 fosse o terceiro colocado em le mans foi seu melhor resultado antes de dar lugar ao db3 aquela altura cada novo carro de corrida da aston martin era na verdade uma versao melhorada do anterior em 1955 foi a vez do db3s uma versao mais leve e ainda equipada com o seis em linha da lagonda desta vez deslocando 2 9 litros e capaz de entregar 163 cv nada disto porem havia sido suficiente para garantir uma vitoria em le mans por sorte em 1956 os organizadores da competiçao passaram a permitir a criaçao de prototipos sem qualquer vinculo com os carros de rua aproveitando o novo regulamento a aston martin criou um carro de perfil muito mais baixo e aerodinamico ainda que as linhas gerais da carroceria lembrassem o db3s os paineis da carroceria eram de liga de magnesio o que ajudou a reduzir o peso do carro em 136 kg ainda que o material fosse fragil e suscetivel a danos dentro e fora da pista o entre eixos mais longo e as bitolas mais largas tornavam sua dinamica mais refinada e como no db3s os freios eram a disco e a suspensao por barra de torçao e braços arrastados na dianteira e eixo dedion com braços arrastados [youtube id= ng37o0jrncw width= 620 height= 350 ] stirling moss demonstrando o dbr1 o motor era uma versao aperfeiçoada do seis em linha do lagonda com deslocamento reduzido para 2 5 litros a fim de se adequar as regras para a categoria e capaz de entregar 254 cv a 6 250 rpm com o dbr1 a aston venceu corridas em spa nurburgring e ate em goodwood sendo que foram tres vitorias seguidas nos 1 000 km de nurburgring duas com sir stirling moss ao volante contudo nas 24 horas de le mans problemas mecanicos sempre impediam os carros de terminar a prova por mais que a equipe tivesse pilotos talentosissimos como o ja citado moss jack brabham paul frere e jim clark eles nao podiam fazer muita coisa quando os carros tinham problemas aquela altura a unica coisa que importava para david brown era vencer em le mans por isso para a ediçao de 1959 os dbr1 foram preparados especificamente para correr em le mans sendo que a principal mudança era a volta do motor de 2 9 litros ligeiramente mais potente e robusto outra novidade era a contrataçao de um piloto americano que vinha se destacando nas cena automobilistica europeia com passagens pela maserati austin healey e por ultimo pela aston martin dividindo o volante com roy salvadori shelby conseguiu vencer as 24 horas de le mans de 1959 com o dbr1 melhor ainda outro dbr1 veio logo atras com maurice trintignant e paul frere no comando dois dos outros carros nao terminaram a prova mas em compensaçao o carro vencedor foi um dos que sobreviveram — e ele foi vendido em 2012 por £ 20 milhoes — o equivalente a cerca de r$ 90 milhoes a vitoria em le mans foi considerada o ponto alto da carreira de carroll shelby como piloto nao muito tempo depois ele foi forçado a se aposentar do cockpit por problemas cardiacos ao mesmo tempo dizem que foi naquela corrida que shelby ficou impressionado com o desempenho dos roadsters ac ace em 1962 o ac ace se tornou a base para o shelby cobra que colocava um grande motor v8 americano sob a diminuta carroceria carroll shelby nas 12 horas de sebring em 1956 e tem mais foi em 1959 o primeiro contato de shelby com john wyer que na epoca era um dos chefes da equipe de corrida da aston martin em 1966 wyer e shelby comemorariam a primeira vitoria do ford gt40 em le mans e acabariam com o dominio da ferrari em le mans mas esta e uma historia que vamos contar daqui a alguns dias
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