se voce perguntar a qualquer um que entenda um pouco de historia dos ralis qual foi a equipe que mais venceu no wrc a resposta sera a lancia com o stratos o 037 e o delta hf integrale a lancia venceu nada menos que dez titulos do campeonato de construtores e ate agora nao foi superada sendo assim certamente os italianos foram os que mais acumularam titulos de construtores certo errado esta honra vai para os franceses que dominaram o grupo b nos anos 80 com o peugeot 205 t16 e no inicio dos anos 2000 voltaram com tudo graças ao peugeot 206 wrc mas foi com a citroen que eles deixaram claro que seriam imbativeis por quase dez anos e tudo começou com uma dupla exposiva sebastien loeb e o citroen xsara mas vamos começar do começo a citroen e a peugeot sao parte da mesma companhia a psa desde 1976 — o que significa que tecnicamente o triunfo do talbot lotus sunbeam em 1981 foi um esforço comum das duas companhias pois a talbot era uma das marcas que faziam parte do grupo psa peugeot citroen na epoca pelo resto da decada porem a peugeot assumiu o papel de competir no wrc de modo que de acordo com a politica interna do grupo a citroen nao poderia fazer o mesmo para nao provocar concorrencia direta por isso a citroen so pode competir a serio no wrc depois que a peugeot desistiu da categoria em 2003 para investir nas corridas de longa duraçao as duas equipes continuaram na competiçao mas a peugeot estava mais interessada nas corridas de longa duraçao — empreitada que culminou com uma vitoria em le mans em 2009 com o peugeot 908 hdi — e abriu espaço para que a citroen mostrasse seu potencial fora do asfalto [youtube id= 5ulo9poohw0 width= 620 height= 350 ] quer dizer reafirmar e um verbo melhor porque nos anos 50 o citroen ds — um dos carros mais inovadores de todos os tempos responsavel por introduzir a citroen conceitos como a suspensao ajustavel hidropneumatica — conseguiu otimos resultados nos ralis incluindo o rally monte carlo em 1959 e 1966 [youtube id= 2i8eer vdka width= 620 height= 350 ] com a chegada do wrc a citroen teve a chance de recuperar este legado começaram de leve com um desempenho exemplar no circuito de rally raid provas de resistencia que podem durar semanas divididas em varios estagios como o rally dakar e tambem no wrc com seu xsara kit car apesar do nome a categoria kit car do wrc nao era disputada por kit cars posicionada como alternativa mais barata ao grupo a a kit car era disputada em campeonatos nacionais os carros eram baseados em versoes de produçao mas deveriam ser equipados com motores de ate dois litros com cabeçote de 16 valvulas e turbocompressor com potencia limitada a 280 cv o peso minimo era de 960 kg e os carros tinham traçao traseira [youtube id= 8e5kbdbhdcw width= 620 height= 350 ] o xsara kit car foi apresentado em 1998 e logo de cara venceu dois titulos franceses em sequencia e foi colocado para correr nas etapas de asfalto do wrc em 1999 vencendo em corsica na italia e na catalunha na espanha com a peugeot fora do caminho a citroen teria espaço para investir em um novo carro para encarar os peixes maiores no wrc para valer a citroen poderia ter aproveitado todo o trabalho ja realizado pela peugeot no desenvolvimento do 206 wrc — afinal era um carro tricampeao e continuava superior aos rivais — mas era uma questao de honra projetar o novo carro do zero sob o comando de guy frequelin os engenheiros da citroen sport modificaram o xsara usado nas ruas reduzindo sua largura para ficar abaixo do limite de 1 770 mm imposto pelas regras do wrc e deram a ele um discreto spoiler dianteiro complementado por uma gigantesca asa traseira de fibra de carbono ja ostentando a dianteira reestilizada o xsara wrc era menor que um kit car mas de acordo com os pilotos era um carro mais facil de guiar — algo necessario quando qualquer erro no meio de uma curva podia significar o fim da competiçao para uma equipe acompanhando a citroen desde seu retorno aos ralis no fim dos anos 1990 estava um jovem piloto frances chamado sebastien loeb ele e o colega espanhol jesus puras foram os destaques da equipe desde os kit cars com loeb conquistando seu primeiro titulo em 2001 a estreia no wrc aconteceu em 2001 o motor do xsara deslocava 1 8 litro tinha bloco de aluminio o kit car usava um bloco de ferro e era instalado em posiçao longitudinal com cabeçote de 16 valvulas taxa de compressao de 9 1 e turbo garrett entregava 315 cv a 5 500 rpm e 58 1 mkgf de torque a baixas 2 750 rpm o cambio era manual de seis marchas com acionamento sequencial e seu maior trunfo era o sistema de traçao integral que usava um modulo de controle magneti marelli exatamente igual ao que controlava o motor para gerenciar dois diferenciais eletro hidraulicos central e traseiro ativos assim o torque era distribuido em proporçao 50 50 como padrao mas podia variar de acordo com as condiçoes do piso como no 206 wrc a suspensao era independente do tipo mcpherson nas quatro rodas com braços triangulares inferiores na traseira nos dois primeiros anos o xsara conseguiu duas vitorias uma em cada ano — 2001 e 2002 jesus puras conseguiu vencer na corsega e loeb que estreou no wrc com um carro de nivel mundial e 2001 venceu o rali adac na alemanha no ano seguinte [youtube id= 4fwtbfip0qy width= 620 height= 350 ] acontece que naquele ano o 206 ainda era o rei dos estagios o caminho so ficou limpo de verdade em 2003 ano em que petter solberg conquistou o titulo dos pilotos com a subaru no campeonato de construtores porem os carros de loeb carlos sainz e colin mcrae garantiram que o xsara levasse a maior taça para casa pela primeira vez [youtube id= wwlqcic5q0a width= 620 height= 350 ] no ano seguinte loeb se destacou de verdade vencendo sete dos dezesseis ralis seis com loeb e comparecendo a todos os podios as vezes com dois carros — os pilotos eram loeb e sainz — a citroen conquistou 194 pontos 51 na frente da ford e comemorou seu segundo titulo de construtores em sequencia sebastien loeb seria campeao entre os pilotos — feito que repetiria outras oito vezes ate 2012 [gallery columns= 4 link= file ids= 40460 40467 40462 40470 ] em 2005 sainz deu lugar ao belga françois duval como companheiro de equipe de loeb durante quase toda a temporada correndo em apenas quatro etapas e subindo ao podio em uma delas na terceira posiçao acropole na grecia loeb venceu dez das dezesseis etapas e duval venceu uma foi um desempenho ainda mais insano do que o do delta nos anos 90 na metade da temporada todos tinham certeza loeb e a citroen seriam os donos da festa de novo dito e feito com 127 pontos — quase o dobro do segundo colocado petter solberg — loeb venceu seu segundo titulo e o xsara seu terceiro e ultimo poderia ter conseguido mais dois ate 2007 se loeb nao tivesse sido contratado pela ford e nao tivesse sido substituido pelo c4 wrc mas estas historias ficam para os proximos posts
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