nos ultimos posts da nossa serie especial sobre as lendas do wrc vimos que na maior parte dos anos 2000 os franceses dominaram o wrc graças a combinaçao de carros matadores peugeot 206 e citroen xsara c4 e ds e o talento de sebastien loeb que superou o tetracampeao juha kankkunen com nove titulos em sequencia entre 2004 e 2012 apesar de sua campanha virtualmente perfeita porem loeb nao conseguiu garantir todos os titulos de construtores para a citroen em 2006 e 2007 quem levou a taça para casa foi a ford seu segredo focus considerado o maior rival do volkswagen golf desde o lançamento em 1998 o focus sempre foi reconhecido por seu comportamento dinamico exemplar com suspensao independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e multilink na traseira motor dianteiro transversal e tamanho mais do que adequado o focus era o carro perfeito para que a ford ensaiasse um retorno aos tempos de gloria do wrc [youtube id= olserlkdhiq width= 620 height= 350 ] a era de ouro da ford no wrc foi o ano de 1979 quando o escort rs1800 conquistou seu primeiro e unico titulo mundial de construtores ao longo dos anos o escort evoluiu para um hatch de traçao dianteira relativamente compacto e bem equilibrado e em 1993 foi colocado para correr no grupo a do wrc apesar de conseguir dez vitorias nos cinco anos em que competiu o escort nunca conquistou um titulo de construtores alem disso cinco anos eram uma eternidade para um carro de rali sempre em evoluçao rapida eles davam tudo o que tinham para oferecer em dois ou tres anos depois disso ficavam ultrapassados e as equipes precisavam de carro novos a ford ja havia adiado tempo demais assim em 1998 o recem nomeado chefe da divisao malcolm wilson recebeu autorizaçao da chefia para iniciar o processo de transformaçao do focus em um carro de rali o carro base ja estava decidido na verdade seu projeto foi ate influenciado pela possibilidade de uma aventura no wrc a escolha da suspensao traseira independente multilink nao veio por acaso a ford ja previa que o focus seria seu novo carro de rali e facilitou o trabalho de wilson adotando o sistema no carro de produçao ja que as regras do grupo wrc eram mais rigidas que as do grupo a apesar de nao exigir series de homologaçao a fia foi um pouco mais restrita quanto a carroceria e a suspensao por exemplo assim quando a ford decidiu dar ao focus o tratamento necessario nao foi preciso calcular as modificaçoes para adaptar um novo tipo de suspensao dentro das regras ja estava tudo pronto ou quase se voce nos acompanha deve saber que o escort rs cosworth estava mais para um ford sierra com carroceria de escort ele tinha ate motor longitudinal e que seu motor era uma verdadeira joia mecanica desenvolvida pela cosworth com comando duplo no cabeçote turbo e mais de 300 cv pois esta formula ja estava batida no fim de sua carreira e por isso o focus era o mais indicado com motor transversal traçao integral e balanços mais curtos ele finalmente poderia colocar a ford no mesmo nivel dos rivais agora com um motor zetec de dois litros e 16 valvulas equipado com um turbocompressor garrett o escort usava uma turbina da ihi intercooler e radiador de oleo o focus rs wrc dispunha de 300 cv a 6 500 rpm e 56 1 mkgf de torque a 4 000 rpm era acoplado a uma caixa manual de seis marchas da xtrac equipada com sistema de trocas sequenciais sua estreia em 1999 deu inicio a uma parceria lendaria colin mcrae era o novo piloto principal da ford que pagou £ 6 milhoes por um contrato de dois anos com o piloto uma das transaçoes mais caras da historia do wrc que depois foi prorrogado por mais dois anos apesar de a ford nao ter conquistado nenhum titulo durante os quatro anos em que colin mcrae correu com a equipe o desempenho do piloto na ford nove vitorias nestes quatro anos algo impressionante em uma das categorias mais desafiadoras do automobilismo fez com que a associaçao entre ambas as partes se tornasse emblematica ajudou tambem o fato de ter sido na ford que mcrae se tornou o maior vencedor de eventos na epoca com 25 vitorias ao longo dos anos o focus de rali jamais deixou de evoluir sendo uma plataforma mais versatil tambem era possivel modificar componentes da carroceria de forma mais agil sem entrar em conflito com o regulamento assim em 2003 o focus estreou um novo conjunto de para choques saias e spoilers o chamado focus wrc 03 era mais leve tinha um para choque mais aerodinamico e asa traseira redesenhada no mais usava o mesmo monobloco e serviu como base para os modelos de 2004 e 2005 campanhas nao muito expressivas com apenas tres vitorias de markko martin em 2004 e nenhuma em 2005 as vitorias voltaram a aparecer em 2006 quando a ford criou um novo focus de rali baseado na segunda geraçao do modelo apesar de manter o mesmo arranjo mecanico e de suspensao o focus wrc 06 era melhor acertado mais leve e o motor era agora baseado na familia duratec porem tinha os mesmos dois litros 16 valvulas e 300 cv graças a um restritor de ar no coletor de admissao exigencias do regulamento era deste ar fresco que a ford precisava porque com o novo focus wrc o finlandes marcus gronholm conseguiu nada menos que sete vitorias na temporada de 2006 do mundial de rali seu compatriota e colega de equipe mikko hirvonen conseguiu mais uma e assim a ford garantiu 195 pontos 29 pontos de vantagem sobre a citroen os ingleses estavam de volta aconteceu a mesma coisa em 2007 o saldo nao poderia ter sido melhor logo na terceira etapa a dupla gronholm e hirvonen e o colega de equipe noruegues henning solberg irmao de petter solberg garantiram uma vitoria tripla a partir dai foram mais sete vitorias com direito a dobradinha finlandesa em casa ainda que loeb nao parasse de acumular pontos no campeonato de pilotos a ford conseguiu conquistar seu segundo titulo em sequencia naquele 2007 [youtube id= ooe2 ciulp4 width= 620 height= 350 ] o focus continuou competindo no wrc por mais tres anos ate que em 2010 foi substituido pelo fiesta a terceira geraçao nunca competiu em um rali mundial mas seu legado continua a adoçao da traçao integral ao novo focus rs nos traz a memoria imediatamente o tempo em que o focus provou que a ford ainda tinha jeito para os ralis missao cumprida
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