se voce esta acompanhando nossa serie sobre as lendas do wrc desde o começo certamente sabe que a ford conquistou seu primeiro titulo do wrc em 1979 com o escort rs1800 levou 27 anos para que isto se repetisse quando o ford focus wrc conquistou os outros dois em sequencia 2006 e 2007 isto nao significa contudo que a equipe de fabrica da ford no mundial de rali sediada no reino unido nao tenha chegado perto do titulo algumas vezes especialmente na virada da decada de 90 quando o sierra e o escort rs cosworth conquistaram as primeiras vitorias da ford desde seu primeiro titulo e ainda renderam memoraveis especiais de homologaçao so que a gente precisa contar esta historia desde o começo e este começo esta no asfalto o ford sierra ja era praticamente um veterano em 1987 quando foi homologada sua versao de competiçao para o campeonato britanico de carros de turismo o btcc british touring car championship o sierra foi lançado em 1982 substituindo o ford cortina este sim um veterano ja suportando o peso de 20 anos no mercado europeu [youtube id= 7nq1coar8om width= 620 height= 350 ] poucas vezes se viu na industria automotiva um salto evolucionario tao grande quanto a mudança do cortina para o sierra o novo carro tinha linhas limpas e aerodinamicas frente em cunha e traseira curta o design chegou a ser considerado futurista demais em comparaçao ao cortina o que desagradou clientes mais conservadores que demoraram a compreender a proposta do sierra o sierra ao contrario da maioria dos rivais ainda usava o tradicional layout de motor dianteiro longitudinal e traçao traseira incluindo os motores de 1 6 e dois litros do cortina em contrapartida o sierra tinha suspensao traseira independente garantindo comportamento dinamico superior com o tempo o sierra começou a ser melhor aceito pelo publico decolando de verdade em 1987 quando a ford promoveu um facelift que lhe deu um visual mais tradicional e como ja dissemos foi naquele ano sua estreia nas pistas mais precisamente em agosto quando foi homologado o sierra rs500 cosworth seu maior trunfo era o motor que lhe dava o nome desenvolvido pela cosworth o quatro cilindros de dois litros tinha comando duplo no cabeçote e era turbinado receita que permitia que ele entregasse 206 cv na versao de rua e cerca de mais de 550 cv na versao de competiçao [youtube id= nxfjymuwlf8 width= 620 height= 350 ] com a catacteristica asa traseira em dois andares o rs500 conseguiu certo sucesso nas provas de turismo britanicas chegando muito perto de conquistar o titulo em 1987 apesar de ter sido desclassificado por usar para lamas irregulares alem disso no circuito australiano de turismo o rs500 dominou as temporadas de 1988 e 1989 [youtube id= pou5it7e0ne width= 620 height= 350 ] e o que isto tem a ver com o wrc simples com o fim do grupo b por ser perigoso demais a ford precisou aposentar o monstruoso rs200 e como praticamente todos os rivais acabou sendo pega desprevenida sem um carro apropriado para as novas regras do grupo a a lancia era exceçao e nao foi a toa que o delta hf integrale foi invencivel ate 1992 o mais perto disso era o sierra rs500 cosworth sem traçao integral o sierra se sentia em casa nas etapas disputadas no asfalto em terra porem ele deixava o serviço para o sierra xr4x4 que tinha um sistema de traçao integral que distribuia ate dois terços da força para as rodas traseiras assim o sierra de rali conquistou apenas uma vitoria em toda sua carreira no wrc o tour de corse de 1988 com didier auriol ao volante era sem duvida uma vitoria importante afinal era a primeira em sete anos mas era certo que por mais potente que fosse o sierra rs500 cosworth nao era um carro competitivo nos estagios de rali uma das razoes era seu tamanho com trechos rapidos e curvas apertadas que nao raro aparecem em sequencia os ralis eram melhor encarados por carros menores exatamente o contrario do que aconteceu em 1990 quando a ford trocou o hatch pelo seda no wrc o chamado sapphire rs cosworth 4x4 jamais conseguiu uma vitoria no mundial de rali entre 1990 e 1992 [youtube id= euke8qfo ca width= 620 height= 350 ] em compensaçao rendeu um seda de alto desempenho a altura de encarar os alemaes por sorte aquela altura a ford tinha o carro perfeito para a tarefa ao menos nas dimensoes o escort que acabava de chegar a sua quarta geraçao so havia um pequeno problema quer dizer um grande problema ele era um carro de motor dianteiro transversal e traçao dianteira totalmente oposto do que um bom carro de rali precisava ser a soluçao foi um caso classico da expressao tao louco que pode dar certo pegar a plataforma e a mecanica basica do sierra rs cosworth 4x4 e colocar a carroceria do escort em volta dela o projeto foi coordenado por rod mansfield e john wheeler da divisao svo special vehicle operations que mais tarde se transformou em special vehicle team e deu origem a esportivos classicos como o mustang svt cobra e a picape f 150 svt lightning e consistiu em adaptar os paineis do escort para vestir uma plataforma tambem adaptada do sierra a fabricaçao da carroceria ficaria a cargo da alema karmann que tambem precisou criar todo o ferramental necessario as adaptaçoes na carroceria foram principalmente os para lamas alargados e um ligeiro aumento no comprimento da porçao lateral traseira mara melhor acomodar se a plataforma alem disso o carro recebeu novos para choques mais robustos e sua propria versao da asa traseira de dois andares que ficou ainda mais exagerada o sistema de traçao integral permanecia o mesmo mas agora distribuia o torque entre as rodas dianteiras e traseiras em uma relaçao de 34 66% o motor porem ganhava uma nova calibragem no modulo de controle e um novo turbocompressor mas tambem usava um restritor de ar no coletor de admissao para restringir a potencia a 310 cv limite imposto pela fia aos carros do grupo a acredita se porem que a potencia real ficava mais perto dos 350 cv de qualquer forma finalmente a ford t0rnava a ter um carro realmente competitivo no wrc ainda que em seu ano de estreia 1992 o lancia delta hf integrale nao tivesse dado chance para ninguem em 1993 a ford conseguiu sua primeira vitoria com o novo carro uma dobradinha de françois delacour e miki biasion no rali de portugal mais quatro vitorias foram conquistadas pelo escort rs cosworth naquele ano e outras duas em 1994 sucesso moderado mas nao suficiente para tirar da toyota os dois titulos de construtores com o celica gt four por outro lado o especial de homologaçao para as ruas com motor de 225 cv se tornou um verdadeiro icone entre os entusiastas que fizeram dele um dos hot hatches mais incriveis e bem sucedidos da historia leia mais aqui [youtube id= 3mbtjyvqlr4 width= 620 height= 350 ] depois de uma temporada fracassada em 1995 quando a ford decidiu fazer um experimento e deixar sua equipe do wrc nas maos dos belgas da ras sport o escort passou por modificaçoes em 1996 para se adequar a uma nova mudança nas regras o escort teve a suspensao traseira substituida por um sistema mcpherson algo comum entre os concorrentes com o novo carro a ford ainda conseguiu duas tres vitorias uma em 1996 e duas em 1997 todas com o espanhol carlos sainz ao volante o rs cosworth ainda competiu em 1998 mas seu melhor resutado aconteceu no rali do reino unido a ultima etapa da temporda quando o finlandes juha kankkunen e o belga bruno thiry ficaram com o segundo e o terceiro lugars do podio respectivamente foi a ultima vez que o escort rs cosworth competiu no wrc antes de dar lugar ao focuswrc apesar de nao terem conquistado titulo algum tanto o sierra quanto o escort rs cosworth sao idolatrados por entusiastas em todo o planeta por seu visual iconico e sua excelencia dinamica
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.