ate agora nossa serie especial lendas do wrc tivemos nada menos que 13 campeoes do mundial de rali na primeira delas contamos a historia do primeiro campeao de todos — o frances alpine a110 em 1973 os franceses ainda alcançaram a gloria com outros dois carros o talbot lotus sunbeam 1981 e o peugeot 205 t16 sendo que este ultimo e um dos lendarios monstros do grupo b — quer dizer ele foi o maior vencedor na curta historia da categoria mais insana da historia dos ralis o caso e que depois do sucesso estrondoso do 205 os franceses passaram longos anos sem chegar perto de um titulo do wrc a lancia com seu delta certamente tem parte da culpa mas nao toda ela a partir de 1992 o mundial de rali virou um festival de japoneses campeoes celica impreza wrx e lancer evolution e ate o corolla levaram canecos a suas equipes de fabrica acontece que o wrc mudou bastante ao longo daquelas quase tres decadas — saindo dos esportivos modificados dos anos 1970; passando pelos montros de motor central traseiro do grupo b e especiais de homologaçao do grupo a nos anos 1980; ate chegar aos world rally cars que eram baseados em carros de produçao mas nao exigiam que fossem fabricadas unidades para uso nas ruas no fim dos anos 1990 — e permanecem assim ate hoje [youtube id= _ofjpjjotqs width= 620 height= 350 ] foi exatamente nesta epoca que a peugeot decidiu que era hora de sair da hibernaçao e mostrar ao wrc que ainda tinha folego naturalmente o carro escolhido foi o carro que veio logo depois do 205 na linhagem da marca o 206 que seguindo os passos de seu antecessor era leve agil e excelente para vencer estagios de rali hoje vamos contar sua historia em 1999 o peugeot 206 ainda era novidade — e das grandes voce deve lembrar que seu estilo inovador com farois alongados e inclinados como os olhos de um gato linhas dinamicas e curvas arrojadas era um dos seus principais chamarizes as propagandas da epoca nao nos deixam mentir [youtube id= a9avhdm7ri8 width= 620 height= 350 ] um verdadeiro classico entre os reclames automotivos o fato e que apesar de ser vendido como um carro fashion e estiloso o 206 era um sucessor a altura do 205 e uma base bastante solida para um carro de rali nao o fosse nao teria conseguido tres titulos de pilotos entre 2000 e 2002 e outros dois titulos no mundial de construtores como foi que ele fez isto o 206 tinha tudo o que um bom world rally car tem ate hoje tamanho compacto peso relativamente baixo e traçao dianteira com motor transversal que era adaptada em um sistema de traçao integral com relativa facilidade — levando em conta todos os recursos dos quais dispoe uma boa equipe de fabrica com vastos recursos humanos e financeiros como a peugeot em 12 anos longe do wrc a peugeot teve tempo para observar a concorrencia e descobrir o que um campeao do wrc deveria ter; em 1999 tinha muito a ver com eletronica — do modulo de controle do motor ao diferencial — mas definitivamente nao era so isso ate por que apesar do 206 ser um dos carros compactos mais modernos da epoca com uma plataforma totalmente nova e visual que permaneceria relativamente atual varios anos depois a peugeot olhou para o passado na hora de transforma lo em um vencedor nos ralis como ditavam as regras do wrc o 206 de competiçao era baseado no modelo de rua — os modelos de homologaçao nao eram mais exigidos mas o carro deveria ter uma versao de produçao com as caracteristicas basicas de acordo com o regulamento que exigiam comprimento minimo de quatro metros como o 206 tinha apenas 3 83 m a peugeot lançou o modelo 206 gt tambem conhecido como gt wrc com para choques mais pronunciados na dianteira e na traseira bem semelhantes aos que seriam usados no modelo de rali com os sete centimetros a mais o 206 gt foi aceito como base do carro de corridas a transformaçao contudo nao se limitou aos para choques bicudos os para lamas originais foram substituidos por peças mais largas e o capo trazia respiros e dutos naca a suspensao originalmente com eixo de torçao na traseira passou a usar torres mcpherson nos quatro cantos todos com braços triangulares inferiores outra mudança era o motor que nao tinha uma versao equivalente no carro de rua em vez disso usava exatamente o mesmo bloco de seu antecessor do grupo b cujo motor de 1 8 litro equipado com turbocompressor e conhecido como xu9j4 entregava ate 500 cv declarados pois a potencia real chegava perto dos 700 cv logicamente um motor insano do grupo b precisaria de algumas modificaçoes para se adequar ao novo regulamento a cilindrada foi aumentada aumentando o curso para 88 mm e o diametro para 85 mm resultando exatamente em 1 997 cm³ — logo abaixo do limite de 2 000 cm³ do grupo b restou apenas o comando duplo no cabeçote as quatro valvulas por cilindro e os tuchos hidraulicos com a ajuda de um turbocompressor garrett t30r e uma central magneti marelli a potencia era de 300 cv o maximo estabelecido pelo regulamento a 5 250 rpm enquanto o torque era de 64 8 mkgf de torque ja as 4 000 rpm o 2 0 turbo trabalhava acoplado a uma caixa sequencial de cinco marchas desenvolvida pela propria peugeot em parceria com a x trac a potencia era levada para as quatro rodas atraves de um diferencial central eletronico que como ja era de praxe entre os carros de rali na epoca dividia o torque entre os eixos dianteiro e traseiro na proporçao 50 50 mas podia variar de acordo com as condiçoes do piso conceito do peugeot 206 wrc apresentado no salao de paris de 1998 a estreia do 206 wrc aconteceu ainda em 1999 — ano em que como sabemos o campeao foi o toyota corolla de qualquer forma o 206 conseguiu um segundo lugar no rallye sanremo na italia coincidencia ou nao foi nesta etapa que o 206 estreou o diferencial dianteiro eletro hidraulico no lugar do antigo diferencial mecanico o que pode te lo ajudado a ganhar alguns segundos de vantagem com gilles panizzi ao volante no ano seguinte aconteceria a consagraçao — rapido assim mesmo os pilotos da equipe francesa eram dois franceses e dois finlandeses panizzi françois delacour sebastian lindholm e markus gronholm e foi este ultimo quem levou a peugeot a ficar com os titulos de pilotos e construtores em 2000 vencendo seis das 14 etapas disputadas com direito a dobradinha em duas delas — o tour de corse em casa e sanremo logo atras ficaram colin mcrae e sua equipe a ford cujo focus alcançaria a gloria poucos anos depois [youtube id= _inpx7pihao width= 620 height= 350 ] ate 2002 nao houve carro melhor que o 206 wrc — quer dizer se em 2001 a subaru nao tivesse ensaiado uma volta por cima com richard burns e seu primeiro e unico titulo de pilotos a peugeot contudo ainda ficou com o titulo de construtores novamente com seis vitorias contudo nenhum ano seria como 2002 nada menos que oito das 14 etapas foram vencidas pelo compacto frances que ainda recebeu a ajuda do proprio burns vindo da subaru o destaque ficou por conta do tour de course cujo podio foi dominado pela peugeot — panizzi gronholm e burns foram primeiro segundo e terceiro respectivamente [youtube id= dii6zqf7efu width= 620 height= 350 ] onboard com richard burns na espanha o desempenho matador do 206 — que naquele ano recebeu um sistema eletronico de barras estabilizadoras auto ajustaveis — garantiu 165 pontos para a peugeot que massacrou a ford e seus 104 pontos gronholm novamente campeao entre os pilotos acumulou 77 pontos ou 40 a mais que o vice petter solberg da subaru foi uma carreira meteorica a do 206 no mundial de rali no ano seguinte um de seus companheiros de estabulo o citroen xsara seria campeao com a ajuda daquele que estava destinado a se tornar o maior campeao de todos os tempos na historia do wrc sebastien loeb mas calma a gente ja chega la
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.