ate agora todos os carros de que falamos da serie sobre as lendas do wrc tiveram uma coisa em comum traçao traseira era esta a regra entre os carros de rali nos anos 60 e 70 — claro que com algumas belas exceçoes como o proprio lancia fulvia os saab e o mini cooper classico acontece que em 1982 um bando de alemaes veio e virou tudo de cabeça para baixo os mais ligados na historia do wrc ja devem ter sacado de quem se trata — ou bem talvez voce tenha visto a foto ai em cima de qualquer forma o que voce nao pode ficar sem saber antes de começar a ler a historia do audi quattro e que o ano de seu primeiro titulo no wrc 1982 tambem foi o primeiro ano do grupo b o que significa que o quattro foi o o primeiro campeao de uma das categorias mais insanas de todos os tempos e este literalmente foi so o começo a ideia de um audi de traçao integral começou a aparecer em 1977 quando um dos engenheiros do alto escalao da companhia jorg bensinger inspirou se no volkswagen iltis utilitario construido pela vw sob encomenda do exercito alemao entre 1978 e 1988 em 1977 durante testes com o novo jipe — que tinha um sistema de traçao integral que usava os robustos componentes do audi 100 maior modelo da marca na epoca — bensinger percebeu que o prototipo do iltis era mais rapido que qualquer outro veiculo na neve nao importava o quao potente este fosse foi ali que ele teve a ideia de criar uma variaçao do audi 80 com traçao integral e certo que bensinger nao deve ter sido a primeira pessoa na historia da humanidade a pensar nos beneficios da traçao integral para corridas em estradas de terra e sobre a neve mas ele pode muito bem ter sido o primeiro a colocar em pratica a base foi a versao cupe do audi 80 de segunda geraçao — aquele que tem parentesco com o nosso volkswagen santana que por sua vez e nada mais que a segunda geraçao do passat na europa pois e o santanao daquele tio que mora na sua rua e quase um audi quattro ok talvez a gente esteja exagerando mas e fato que o quattro original e o santana sao sim parentes mas voltando ao assunto o sistema do primeiro audi quattro desenvolvido em conjunto por bensinger e walther treser diretor de pre desenvolvimento com o apoio de ferdinand piech entao diretor de desenvolvimento tecnico nao era muito diferente daquele usado pelo iltis e era tao primitivo que nao tinha nem diferencial central — algo que foi incorporado ao modelo de produçao depois que a esposa de bensinger usou o prototipo por algumas semanas e reclamou do fato de o carro ser dificil de estacionar [youtube id= q nrascbtoe width= 620 height= 350 ] o diferencial central tornava mais eficiente a distribuiçao do torque entre os eixos adaptando se um pouco melhor a diferentes situaçoes como era o primeiro modelo a usar a tecnologia o audi quattro foi feito com algumas adaptaçoes — e a mais notavel delas era o proprio diferencial central que consistia em um segundo diferencial dianteiro posicionado longitudinalmente no eixo carda e uma soluçao simples e engenhosa utilizada ate hoje no mundo todo foto europeancarweb o audi quattro foi apresentado em março de 1980 no salao de genebra — logo mais serao 35 anos — e foi colocado a venda no fim daquele ano sendo produzido ate 1991 sua historia nos ralis contudo e mais breve e muito mais intensa mas seu sucesso entre o publico foi tao grande que o que deveria ser so uma serie de homologaçao tornou se uma linha esportiva que durou onze anos 1980 a 1991 e ainda introduziu uma tecnologia que nao so e usada ate hoje mas tambem e uma das marcas registradas da audi ao lado dos motores turbo na verdade o audi quattro foi o primeiro carro a usar a combinaçao de turbo traçao integral que ficaria famosa em modelos como a perua rs2 nao da para dizer que o quattro nao seria uma lenda mesmo sem duas vitorias no wrc concorda ja em 1980 o audi quattro começou a ser usado em competiçoes de rali ainda que longe do wrc e se mostrava um carro um tanto pesado e complexo contudo tambem mostrava clara vantagem de aderencia que se traduzia em uma sensivel vantagem contra o relogio este carro e conhecido como ur quattro que pode ser entendido como o quattro original [youtube id= pmytzjgqtte width= 620 height= 350 ] em 1981 aconteceu a estreia do carro de competiçao no wrc o audi quattro era equipado com um cinco cilindros de 2 1 litros montado em posiçao longitudinal que com comando simples no cabeçote injeçao e turbo entregava saudaveis 305 cv na versao de competiçao e bons 160 cv na versao de homologaçao naquele ano o carro teve tres vitorias — duas com o finlandes hanu mikkola e uma com a francesa michele mouton — a primeira vitoria de uma mulher no wrc contudo como ja vimos aquele foi o ano do ford escort rs1800 e do talbot lotus sunbeam a gloria do quattro chegaria no ano seguinte o ano de 1982 viu uma das maiores mudanças da historia do wrc o grupo 4 seria extinto e em seu lugar nascia o grupo b a nova categoria virava tudo de ponta cabeça em vez de competir com um carro de rali baseado em um modelo de rua as equipes fariam o contrario — desenvolveriam primeiro a versao de competiçao e depois a versao de homologaçao para as ruas valia praticamente tudo desde que respeitados certos limites beeeem tolerantes de potencia e o carro poderia ser um modelo de rua modificado ao extremo ou um prototipo feito do zero obviamente que naquele ano as equipes nao tiveram muito tempo para ir a loucura ja ja chegamos la mas ja foi o bastante para tornar o wrc uma competiçao ainda mais extrema — que o audi quattro levou de lavada em 1982 entre os pilotos da audi estavam michele mouton hanu mikkola e o sueco stig blomqvist walter rohrl ainda estava com os rivais da opel [youtube id= wy5esawvadu width= 620 height= 350 ] e foi rohrl que apesar da bela sequencia de vitorias de michele mouton levou o titulo de pilotos daquele ano o alemao subiu ao lugar mais alto do podio tres vezes e a francesa tres mas walter rohrl foi mais consistente e conquistou seu segundo e ultimo titulo do wrc na carreira de qualquer forma um hipotetico titulo de michele mouton que chegou perto com 97 pontos contra 109 de rohrl so deixaria ainda maior a alegria da audi que levou para casa o primeiro titulo do mundial de construtores com 116 pontos — 12 pontos de vantagem sobre a segunda colocada a opel o ano de 1983 trouxe uma das brigas mais eletrizantes da historia da historia do wrc visto que foi uma temporada dominada pelo audi quattro e pelo lancia rally 037 de doze ralis disputados cada um venceu cinco mas na hora de tirar a diferença os italianos levaram a melhor no campeonato de construtores embora hanu mikkola da audi tenha ficado com o titulo dos pilotos vamos nos aprofundar nesta historia no proximo post a ultima grande conquista do audi quattro aconteceu em 1984 quando a audi decidiu finalmente tirar proveito da maior liberdade que o regulamento permitia assim ainda que o audi quattro s1 nome da versao aperfeiçoada que estreou naquele ano nao fosse um prototipo feito do zero ele era um carro bem mais radical com entre eixos ridiculamente curto mais de 30 ccm e carroceria de kevlar que tinha para lamas alargados para brisa mais inclinado e rodas que tinha um motor ainda mais potente graças ao cabeçote de 20 valvulas fala se em 450 cv no minimo com este carro a audi simplesmente massacrou o resto do grid das 12 etapas disputadas o quattro s1 venceu sete delas sendo que tres foram vitorias triplas e outras duas dobradinhas os concorrentes nao tiveram chance alguma e a audi tinha pelo menos dois motivos para comemorar o titulo de stig blomqvist entre os pilotos e o segundo titulo de construtores em tres anos alem disso hanu mikkola conseguiu ser o vice campeao ao todo o audi quattro venceu 23 provas no wrc e esta entre os maiores vencedores de todos os tempos na categoria contudo sua trajetoria ainda nao acabou ali walter rohrl continuou acumulando vitorias ate 1987 dentro e fora do mundial de rali quer um exemplo vamos te dar dois michele mouton vencendo em pikes peak com um audi quattro em 1985 e rohrl fazendo a mesma coisa em 1987 [youtube id= d8nkhhmjtvc width= 620 height= 350 ] so houve um adversario capaz de derrota lo como dissemos ha pouco se voce estava prestando atençao ja sabe qual sera o proximo icone sobre o qual falaremos aqui
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