FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas do WRC: Lancia Delta HF Integrale, o maior campeão de todos os tempos no Mundial de Rali

Não há como começar esta história de outro jeito, então vamos começar pelo resultado final: nenhum outro carro foi campeão do WRC tantas vezes quanto o Lancia Delta. Foram 46 vitórias e seis títulos no Campeonato Mundial de Rali e, como se não bastasse, foram todos em seguida – de 1987  a 1992. Como a Lancia conseguiu? Veremos. O ano de 1987 foi o primeiro do WRC depois da extinção do Grupo B, o que significa que todos aqueles bólidos insanos com motor central-traseiro e potência não declarada de até 800 cv eram parte de um passado que, ao menos naquele ano, talvez ficasse melhor esquecido. Foram muitos acidentes e fatalidades, entre pilotos e espectadores, e a FIA decidiu que o melhor era voltar a impor limites para a preparação e a concepção dos carros. Mas você acha que, com isto, o rali ficou chato? Se sim, você está enganado, e o Delta é uma das maiores provas disso. Como já contamos aqui, quando falamos sobre o mode