nao ha como começar esta historia de outro jeito entao vamos começar pelo resultado final nenhum outro carro foi campeao do wrc tantas vezes quanto o lancia delta foram 46 vitorias e seis titulos no campeonato mundial de rali e como se nao bastasse foram todos em seguida de 1987 a 1992 como a lancia conseguiu veremos o ano de 1987 foi o primeiro do wrc depois da extinçao do grupo b o que significa que todos aqueles bolidos insanos com motor central traseiro e potencia nao declarada de ate 800 cv eram parte de um passado que ao menos naquele ano talvez ficasse melhor esquecido foram muitos acidentes e fatalidades entre pilotos e espectadores e a fia decidiu que o melhor era voltar a impor limites para a preparaçao e a concepçao dos carros [youtube id= ybwzts6worq width= 620 height= 350 ] mas voce acha que com isto o rali ficou chato se sim voce esta enganado e o delta e uma das maiores provas disso como ja contamos aqui quando falamos sobre o modelo de rua feito para homologar o carro de rali o delta foi lançado em 1979 e usava a mesma plataforma do fiat ritmo que por sua vez e o antecessor do nosso tipo e talvez quando a lancia colocou o delta no mercado nao imaginasse que precisaria dele para competir nos ralis afinal em 1979 o wrc ainda usava as regras do grupo 4 e o carro dos italianos era o stratos que voce ja deve ter visto perdeu para o fiat 131 abarth o outro carro dos italianos so que quando o grupo b foi extinto e deu lugar ao grupo a em 1986 ja nao havia mais stratos nem 037 e muito menos a versao melhorada do 037 — o delta s4 que de delta so tinha o nome e as linhas gerais da carroceria vamos falar dele mais adiante o jeito foi usar o delta de verdade para a temporada de 1987 — e bem o resultado nao poderia ter sido melhor de verdade estamos falando aqui de um hexacampeao de uma das categorias mais desafiadoras de todos os tempos que exigia demais de carros e pilotos e ele ainda conseguiu ser melhor que todos os outros seis vezes seguidas ha que se dar credito nao e mas chega de superlativos e vamos aos fatos a fia havia determinado que os carros do wrc deveriam voltar a ser baseados nos modelos de rua e o mais apto de todos era o delta — seu porte a suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas com braços de controle inferiores na traseira e o fato de ser um carro bem sucedido nas vendas ja com oito anos de mercado nao tornaram a decisao muito dificil obviamente o carro precisava de algumas modificaçoes afinal era um hatch com motor transversal e traçao dianteira configuraçao ja ultrapassada havia mais de uma decada nos estagios de rali ainda que seja ate hoje a mais usada em carros de passeio por sorte a lancia nao era inexperiente e com as historias do fulvia do stratos e do 037 no curriculo os engenheiros sabiam exatamente o que fazer a base foi o delta hf 4wd versao esportiva lançada em 1986 equipada com um motor de dois litros com comando duplo no cabeçote mas ainda com oito valvulas — exatamente aquele projetado por aurelio lampredi e que leva seu sobrenome no hatch de rua a potencia era de 165 cv e o torque de 29 1 mkgf que apareciam a baixas 2 750 rpm — na versao de competiçao chegava perto dos 300 cv seu maior trunfo porem nao era o motor e sim o sistema de traçao integral com tres diferenciais que normalmente dividia o torque em 56% para o eixo dianteiro e 44% para o eixo traseiro mas dependendo das condiçoes podia mandar ate 70% da força para as rodas traseiras com isto o delta conseguiu desempenho inigualavel na sua temporada de inauguraçao — e ainda deu origem a 5 298 exemplares de rua para homologaçao o minimo era de 5 000 naquele ano os pilotos da lancia eram massimo biasion juha kankkunen e markku alen juntos eles venceram nove das 13 etapas da temporada culminando em uma vitoria tripla no rali olympus uma das poucas provas disputadas nos eua sejamos francos porem naquele ano todas as outras equipes de fabrica estavam em desvantagem a bmw novata na categoria tinha o m3; a ford tinha o sierra que nao era muito potente e tambem tinha traçao traseira; e marcas como a opel e a renault ainda apostavam na traçao dianteira a verdade e que antes mesmo de a temporada começar o clima na lancia ja era de vitoria algo que se confirmou com louvor [youtube id= dwtdxf81ncm width= 620 height= 350 ] no ano seguinte as coisas ficariam um pouco mais complicadas — a audi esboçou uma reaçao como quattro e problemas no cambio atrapalharam o desempenho dos italianos nas primeiras etapas contudo a lancia tinha uma nova arma o primeiro lancia delta hf integrale que corrigia algumas falhas importantes do carro anterior as caixas de roda eram alargadas para permitir pneus maiores e maior curso da suspensao que recebeu novo acerto alem de freios maiores e um motor ainda mais potente com cabeçote retrabalhado e um novo sistema de injeçao eletronica com o novo carro que rendeu outra serie especial de homologaçao — agora com 185 cv — a lancia dominou a temporada novamente ao lado do delta 4wd que ainda foi usado esporadicamente e conseguiu uma dobradinha em monte carlo o integrale faturou duas vitorias triplas e com 140 pontos contra 79 da ford a segunda colocada conquistou o segundo titulo em sequencia para a lancia enquanto o italiano miki biasion levantava pela primeira vez a taça do mundial de pilotos em 1989 foi quase a mesma coisa — com a diferença de que a toyota chegou mais perto do titulo com o celica no mais foi outro ano de gloria dupla para os italianos ja estava começando a perder a graça mas a lancia queria mais e quem nao iria sendo assim ainda em 1989 no rali de sanremo na italia estreou uma novidade o delta integrale 16v que como o nome dizia ganhou um cabeçote de 16 valvulas e um aumento substancial na potencia — fala se em 365 cv e pela primeira e ultima vez sua pintura martini racing era vermelha e nao branca [youtube id= veuba2vwnvq width= 620 height= 350 ] a esta altura voce ja deve ter sacado que a lancia levou outro titulo desta vez porem carlos sainz ficou com o titulo de pilotos pela toyota ao volante do celica gt four e as disputas começaram a ficar mais emocionantes com os japoneses dividindo o podio ao lado dos italianos em quase todas as etapas que foram bem acirradas o ano de 1991 foi ainda mais disputado com lancia e toyota se alternando na liderança ponto a ponto a temporada foi decidida no rali rac no reino unido — carlos sainz da equipe japonesa so nao venceu porque a junta do cabeçote nao aguentou o tranco juha kankkunen ficou com o titulo de pilotos e pela terceira vez a lancia tinha motivos em dobro para comemorar vendo que as coisas nao seriam mais tao faceis dali adiante a lancia resolveu tirar uma ultima carta da manga o delta integrale evoluzione com 10 cv a mais suspensao revisada e carroceria ainda mais larga e imponente para acomodar as bitolas maiores deu certo o frances didier auriol foi o heroi da temporada vencendo seis etapas e dividindo quase sempre o podio com os outros pilotos da lancia kankkunen o argentino jorge recalde o tambem frances philippe bugalski e o italiano andrea aghini [gallery columns= 4 link= file ids= 38988 38986 38987 38991 ] no total a lancia acumulou 140 pontos contra 116 da vice campea a toyota de carlos sainz e garantindo seu sexto e ultimo titulo no wrc sainz ficaria com a taça dos pilotos mas isto nao diminuiu nem um pouco o tamanho da conquista da lancia — afinal vamos repetir pela ultima vez foram seis triunfos em seis anos algo que jamais se repetiu o proprio sainz chegou a correr pela lancia no ano seguinte em uma admitida preparaçao para assumir um lugar na subaru em 1994 mas esta historia voces ja sabem fica para uma proxima
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