Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
O que acontece quando Lewis Hamilton encontra Ken Block na pista?
Um carro de Fórmula 1 moderno tem cerca de 750 cv e menos de 750 kg, mas tracionam apenas as rodas traseiras. Um carro de rallycross tem 1.200 kg e 650 cv distribuídos nas quatro rodas. O que você acha que acontece quando os dois se encontram para uma corrida? Essa deve ter sido a pergunta feita pelos produtores do Top Gear, que sempre arranjam um jeito prático de tirar suas dúvidas e colocaram Ken Block para correr contra Lewis Hamilton no Top Gear Live realizado no começo do mês em Barbados.
O torque brutal do motor turbo e a capacidade de tracionamento do sistema integral do Fiesta fazem o carro dar um salto, mas as relações de marcha e a melhor relação peso / potência (e a alta potência) do Fórmula 1 fazem o carro de rali parecer um popular 1.0 subindo a ladeira logo após os primeiros metros. O resultado era óbvio, mas se há um jeito divertido de descobrir o óbvio, por que não fazê-lo?
Até por que a diversão não durou muito tempo para Ken Block. No dia seguinte, durante a etapa do Global Rallycross disputada no mesmo evento e na mesma pista, o americano acabou subindo na borda da pista e acabou fazendo um curva de lado, mas de um jeito diferente daquele que estamos acostumados. Essa doeu.
Troller começa a divulgar o novo T4
Há algumas semanas uma foto da nova geração do Troller T4 na fábrica da marca, no Ceará, se espalhou pela internet, indicando que a novidade estava perto de ser lançada. Agora a Troller começou a divulgar oficialmente o modelo lançando um hotsite para o novo T4. Ainda não há informações, mas elas devem chegar aos poucos aos interessados que se inscreverem na newsletter.
Considerando o flagra divulgado anteriormente, o novo T4 manteve muitos elementos do conceito TR-X, apresentado no Salão do Automóvel de 2012, e será equipado com o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e sistema 4×4 que já equipam a Ford Ranger.
Britânicos desenvolvem GPS independente de satélites
Os sistemas de navegação GPS já se tornaram extremamente populares, a ponto de ser oferecidos até mesmo em modelos de entrada como o Volkswagen up!, mas eles ainda dependem da qualidade do sinal do satélite, que podem sofrer diversas interferências, e não têm muita precisão de posicionamento — algo que se nota em avenidas largas ou faixas de acesso. Além disso, o sinal pode ser alterado com reprogramação para informar uma localização falsa ou incorreta.
Mas um grupo de cientistas britânicos encontrou uma forma de trabalhar com GPS sem depender de satélites. O método é conhecido como “compasso quântico”, e usa efeitos subatômicos no campo magnético da Terra para determinar o posicionamento exato, com uma margem de erro de apenas um metro. A melhor parte da notícia é que, segundo os cientistas, a tecnologia poderá ser empregada futuramente em smartphones e sistemas de navegação veiculares, e não há nada conhecido na física que seja capaz de interferir nesse tipo de sinal.
Mercedes lança teasers do futuro AMG GT
Outro modelo que apareceu em teaser nesta terça-feira (20) foi o Mercedes AMG GT, sucessor do SLS e futuro rival do Porsche 911. Até agora, apenas o interior do novo esportivo foi mostrado e tudo o que se via sobre as formas da carroceria eram meras projeções especulativas.
Agora, além de um teaser sombrio com a silhueta do carro e o perfil dos vidros laterais, eles também divulgaram um vídeo que mostra alguns detalhes do carro em relances rápidos, como os discos de freio de carbono e o motor com cobertura e acessórios um pouco diferentes do atual 5.5 V8 usado pela divisão AMG — o motor deverá ser um 4.0 V8 de 520 a 580 cv, que também irá equipar os demais AMG. A marca irá divulgar mais informações sobre o carro em junho, e a apresentação está prevista para agosto.
Jeep Renegade brasileiro chega em abril de 2015
O grupo FCA já divulgou a data de lançamento do Jeep Renegade e suas intenções de apresentá-lo ao público brasileiro no Salão do Automóvel, em outubro, mas ainda não há mais detalhes sobre a produção nacional, nem os preços que serão praticados quando o modelo for lançado. Contudo, segunda a apuração dos parceiros do Carplace, o Renegade pernambucano deve chegar ao mercado em abril de 2015 custando a partir de R$ 65.000. Veja mais detalhes do Renegade brasileiro no Carplace.