quando se diz que a ferrari f50 e um carro de corrida para as ruas a maioria das pessoas pensa que isso se deve a origem do seu v12 derivado do motor usado pela ferrari 641 que disputou a temporada de 1990 da formula 1 e quase isso o que torna a f50 um carro de corrida para as ruas e a forma como o motor e usado no carro ele e um componente estrutural toda a traseira da f50 — incluindo a suspensao — e apoiada sobre a carcaça da transmissao e afixada ao monocoque veja mais detalhes aqui e aqui exatamente como em um carro de formula 1 monopostos semelhantes ou esporte prototipos esse layout reduz a estrutura do carro aos itens essenciais relativamente novo se consideramos que ele so se tornou um padrao no automobilismo no inicio dos anos 1970 antes dele os carros de corrida usavam chassis tubulares tipo spaceframe cobertos por paineis metalicos ou de fibra o que nao ajudava a manter o carro muito leve [caption id= attachment_240672 align= aligncenter width= 1280 ] chassi spaceframe do mercedes w196[/caption] a transiçao para os modelos com motor estrutural contudo dependeu de um componente fundamental para a estrutura dos carros modernos o chassi monocoque esse tipo de construçao ja era utilizado na aviaçao desde os anos 1910 e apareceu nos carros pela primeira vez em 1938 em um monoposto projetado por alec issigonis o criador do mini na formula 1 contudo os carros continuaram usando os chassis spaceframe ainda que a jaguar ja tivesse feito o d type com um semi monocoque central e a propria lotus ja tivesse feito o esportivo de rua elite usando um monocoque de fibra de vidro em 1958 apesar disso ele manteve seus carros de formula 1 baseados em spaceframes revestidos com chapas de aluminio e fibra de vidro na epoca a formula 1 começava a deixar para tras os projetos baseados nas tecnologias dos anos 1930 que originaram os primeiros carros da categoria para aperfeiçoar as configuraçoes mecanicas e aerodinamicas em 1957 a cooper colocou na pista o t43 o primeiro formula 1 com o motor atras do cockpit dando inicio ao novo padrao em 1960 colin chapman projetou o lotus 18 que colocava o piloto em uma posiçao semi reclinada e com as pernas esticadas para reduzir o perfil do carro em uma tentativa bem sucedida de melhorar a penetraçao aerodinamica [caption id= attachment_240674 align= aligncenter width= 887 ] lotus 18[/caption] no ano seguinte veio o lotus 21 que deitou ainda mais o piloto e ficou ainda mais esguio para a temporada seguinte colin chapman preparou um plano b paralelamente ao lotus 24 que era uma evoluçao do 21 colin colocou em pratica um conceito que ele e seus engenheiros haviam riscado durante um almoço na metade de 1961 [caption id= attachment_240675 align= aligncenter width= 999 ] lotus 21[/caption] john standen responsavel pelo suprimento de peças da equipe sugeriu que usassem uma estrutura formada por dois backbones do lotus elan cada um com um tanque interno unidos por uma parede na frente e outra atras para tornar o carro aerodinamico a parte frontal seria conica chapman gostou da ideia e a guardou no bolso e na cabeça nas semanas seguintes ele refinou a ideia e chegou a um conceito mais elaborado em vez dos backbones paralelos chapman usou dois tubos de perfil retangular largos e altos o bastante para formar um cockpit e acomodar dois tanques de combustivel em seu interior isso permitiu aumentar a rigidez do carro sem aumentar seu peso ou comprometer sua resistencia a torçao apesar do nome posterior ao do lotus 24 o 25 foi idealizado antes dele a razao para a lotus ter desenvolvido dois conceitos diferentes para uma mesma temporada tem a ver com a estrategia de chapman que nao pretendia arriscar o desempenho da lotus no campeonato e tambem preferiu oferecer aos clientes um projeto mais conservador [caption id= attachment_240678 align= aligncenter width= 1140 ] lotus 24 e seu chassi spaceframe[/caption] o proprio colin chapman contou isso em uma entrevista a revista motor em 1966 projetamos o 25 primeiro mas depois caso ele nao funcionasse como deveria pegamos todos os seus componentes mecanicos — motor suspensao direçao — e projetamos um spaceframe compativel a eles assim nasceu o 24 [caption id= attachment_240679 align= aligncenter width= 894 ] lotus 24[/caption] o 24 contudo estreou antes em sete provas pre temporada no inicio de 1962 enquanto o lotus 25 so alinhou pela primeira vez no gp da holanda o primeiro do campeonato daquele ano na classificaçao jim clark levou o 25 a primeira fila ao lado de john surtees e seu lola que foi o pole position e de graham hill e seu brm [caption id= attachment_240680 align= aligncenter width= 750 ] jim clark e o lotus 25[/caption] o jornalista denis jenkinson aquele que inventou o papel de navegador em seu relato da prova escreveu que o maior destaque da corrida foi o novo carro da lotus sua estrutura em monocoque rebitado como o de um aviao aumenta a rigidez sem aumentar o peso e lida muito bem com as imperfeiçoes da pista ele so precisava de alguns pequenos acertos [caption id= attachment_240681 align= aligncenter width= 1280 ] jim clark na estreia do lotus 25 em 1962[/caption] a maior rigidez estrutural ainda otimizou o desempenho dos pneus e fez do 25 um carro mais leve enquanto um chassi spaceframe com tanques de aluminio pesava 45 kg o monocoque de aluminio do 25 que tinha os tanques integrados pesava apenas 31 kg alem disso ele resolveu um problema antigo dos carros da lotus o piloto trevor taylor que competiu pela equipe entre 1961 e 1963 explicou a revista autosport ainda em 1962 que todos os carros da lotus tinham tendencia ao sub esterço o que e controlavel em circuitos rapidos como spa mas e indesejavel em traçados mais travados com o 25 a ausencia de torçao do chassi tornava o carro mais preciso ao apontar alem de permitir sobre esterços induzidos pelo alivio do acelerador lift off oversteer apesar da boa classificaçao no gp da holanda clark e o 25 terminaram em 9º lugar devido a problemas com a embreagem ironicamente o lotus 24 terminou em segundo com trevor taylor mas foi a unica prova em que o 24 superou o 25 clark venceu o gp da belgica da gra bretanha e dos eua naquela temporada e terminou o campeonato em segundo lugar em 1963 novamente com o 25 ele venceu seu primeiro titulo mundial com uma sequencia incrivel de nove podios em dez corridas sendo sete delas em primeiro lugar com o sucesso do lotus 25 em 1962 e 1963 os demais fabricantes começaram a desenvolver seus monocoques abandonando os obsoletos spaceframes e dando origem a um novo padrao de construçao na formula 1 em 1964 a ferrari estreou a 158 que foi seu primeiro carro com monocoque de aluminio e faturou o titulo de construtores e de pilotos com john surtees no ano seguinte a lotus introduziu o 33 que evoluiu os conceitos do 25 e voltou a conquistar o titulo de construtores e pilotos com jim clark dois anos mais tarde em 1967 a lotus atingiu o auge de sua filosofia de simplificar e adicionar leveza e criou o 49 o primeiro carro de f1 a usar o motor como componente estrutural de forma bem sucedida o resto e historia
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