quando neil armstrong e buzz aldrin desceram do modulo lunar eagle e colocaram os pes na lua pela primeira vez eles mal sabiam como caminhar sobre o solo cinza do nosso satelite naquele novo mundo depois do primeiro passo armstrong e aldrin tiveram que aprender a se movimentar na lua eles acabaram descobrindo que os saltos eram mais eficientes nao era para menos a gravidade menor significa que a velocidade da queda e mais lenta a aceleraçao da gravidade e seis vezes menor que na terra com isso o impulso dos astronautas permitia que eles dessem saltos longos e caissem suavemente cobrindo uma distancia maior e menos tempo e eles precisavam ser rapidos mesmo porque as atividades extra veiculares da apollo 11 duraram apenas duas horas e 31 minutos sim armstrong e aldrin passaram apenas duas horas e meia fora do modulo eagle a segunda missao a pousar na lua a apollo 12 ja sabia como se movimentar naquele ambiente e passou um pouco mais de tempo explorando o satelite pete conrad e alan bean caminharam por sete horas e 45 minutos depois a dupla da apollo 14 alan shepard e edgard mitchell passou nove horas e 21 minutos fora da capsula a missao seguinte contudo precisava ir mais longe e para isso a nasa decidiu usar o tipo de coisa que todos nos usamos quando queremos ir mais longe um carro seu nome e lunar roving vehicle que pode ser traduzido como veiculo de exploraçao lunar em ingles ele e mais conhecido como moon rover ou lunar rover entao vamos chama lo simplesmente de jipe lunar o lunar roving vehicle nao foi algo sacado pela nasa entre as missoes apollo 14 e apollo 15 seu conceito data dos anos 1950 quando wernher von braun publicou uma serie de artigos na revista collier s weekly explicando em detalhes o que precisariamos para conquistar a lua em um destes artigos von braun mencionou que iriamos passar seis semanas na lua usando veiculos de 10 toneladas para transportar suprimentos e equipamentos de pesquisa para descobrir se isso seria possivel a nasa começou a verificar se isso seria possivel em parceria com a boeing lockheed bendix gm bell aerospace grumman e brown engineering a nasa começou a estudar formas de locomoçao veicular na lua e suas possibilidades — o que eles poderiam fazer como poderiam fazer o que poderiam transportar e para que transportar o primeiro estudo foi o sistema de logistica lunar lls na sigla em ingles depois foi o laboratorio de mobilidade molab depois o modulo de sobrevivencia cientifica lunar lssm e por ultimo o artigo de teste de mobilidade mta em seguida durante a redesignaçao do programa apollo a nasa pretendia originalmente lançar dois foguetes saturno v para cada missao um para a tripulaçao e para os modulos lunares que fariam o pouso e o retorno e outro para enviar um modulo de transporte chamado lsm t que levaria todo o equipamento e suprimento necessario para a equipe na lua — exatamente como a antevisao de von braun [caption id= attachment_235034 align= aligncenter width= 1280 ] von braun e um prototipo de veiculo lunar[/caption] ate aqui a ideia ainda estava no papel em 1962 a grumman começou a projetar uma serie de veiculos fechados com cabine pressurizada e motores eletricos em cada roda paralelamente a boeing e bendix começaram a estudar uma forma de projetar um carro lunar e a divisao de defesa da gm desenvolveu um projeto de pneus para uso na lua desenvolvidos por um engenheiro hungaro chamado ferenc pavlics no inicio do ano seguinte a nasa finalizou um estudo de 10 volumes sobre um sistema de suporte logistico para o projeto apollo no qual era mencionada a necessidade de um veiculo pressurizado com entre 2 940 e 3 840 kg capaz de acomodar dois astronautas e seus equipamentos e com autonomia para duas semanas em 1964 a bendix e a boeing ainda estavam realizando seus estudos quando venceram a concorrencia para construir o tal carro pressurizado mencionado no estudo da nasa alem deles a gm tambem participaria do desenvolvimento acontece que naquele mesmo ano o congresso americano estava insatisfeito com a montanha de dinheiro que a nasa estava investindo na corrida espacial e pressionou a agencia a reduzir os custos com isso eles tiveram que abrir mao das missoes de dois foguetes o que eliminou a possibilidade de transportar um veiculo lunar de quase quatro toneladas desta forma todos aqueles sistemas propostos no inicio dos anos 1960 e imaginados por von braun seriam inviaveis diante disso a nasa e seus parceiros começaram novos estudos foram para simplificar os sistemas que seriam levados a lua e concluiram em 1967 que somente o lssm era indispensavel para o programa apollo o lssm era composto por um laboratorio e por um veiculo de exploraçao que poderia ser usado por um astronauta ou controlado remotamente inicialmente esse sistema lssm fora desenvolvido para as missoes com dois foguetes mas como isso nao seria mais possivel a nasa começou a estudar veiculos menores em 1969 wernher von braun aprovou o conceito de rover lunar em 11 de julho cinco dias antes do lançamento da apollo 11 a nasa abriu a concorrencia para o desenvolvimento e construçao do veiculo boeing bendix grumman e chrysler enviaram propostas depois de tres meses de negociaçoes a boeing foi selecionada para construir o carro e os sistemas eletronicos e de navegaçao e a gm como fornecedora dos componentes de mobilidade a entrega estava prevista por contrato para 1º de abril de 1971 o projeto ficou pronto no prazo mas acabou custando um pouco mais que o planejado o orçamento inicial era us$ 19 milhoes mas acabou consumindo us$ 38 milhoes — exatamente o dobro do previsto e nao muito distante do orçamento que o congresso pediu que fosse economizado os detalhes do jipe lunar o jipe lunar ou melhor o lunar roving vehicle tinha 210 kg de massa e podia transportar 490 kg de carga ele era curto tinha apenas 3 1 metros de comprimento mas seu entre eixos era relativamente grande para seu tamanho com 2 3 metros um dos aspectos mais interessantes e que ele tinha muitas semelhanças com carros esportivos da epoca seu chassi era feito com tubos de aluminio 2219 e a suspensao usava braços triangulares sobrepostos com um amortecedor pressurizado e uma barra de torçao longitudinal como elemento elastico os freios usavam discos metalicos com pinças nas quatro rodas e eram acionados por cabo as diferenças começavam na forma de operaçao ele nao tinha volante nem pedais em vez disso ele era controlado por um joystick que acelerava ao ser movido para a frente dava marcha a re ao ser movido para tras e esterçava os dois eixos ao ser movido para os lados — o sistema foi pensado para reduzir o raio de giro que tinha apenas 3 1 metros nao havia coluna de direçao como os avioes da boeing os comandos de direçao eram by wire assim como o comando de aceleraçao isso porque o carro era eletrico voce nao esperava um motor a combustao na lua nao e e vejam so usava um motor em cada roda eram motores dc de 0 25 cv cada totalizando 1 cv capazes de atingir 10 000 rpm porem com uma reduçao de 80 1 — ou seja as rodas giravam no maximo 125 vezes por minuto a velocidade maxima projetada era de 8 km/h falando nelas apesar do uso de pneus ser possivel na lua as rodas reaproveitaram o design da gm do inicio dos anos 1960 elas eram formadas por um disco de aluminio no qual era instalado um pneu entre aspas porque nao era pneumatico de 230 mm de largura feito de malha de zinco e laminas de titanio rebitadas e dispostas em v para otimizar a traçao por dentro ele tinha um anel de borracha para proteger a roda de aluminio dos impactos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 235027 235026 ] a alimentaçao era feita por duas baterias de hidroxido de prata zinco potassio que forneciam 121 ah e 36 volts alem dos motores de propulsao e de estiramento elas tambem alimentavam uma tomada de 36 volts instalada na dianteira do veiculo para alimentar o sistema de comunicaçao ou a camera de video elas nao eram recarregaveis mas podiam fornecer ate 92 km de autonomia dirigindo na lua o primeiro motorista da lua foi david scott comandante da missao apollo 15 a estreia do jipe lunar aconteceu no dia seguinte ao pouso do modulo falcon scott e james irwin desembarcaram o jipe abriram o chassi dobravel e começaram a dirigi lo o carro foi usado por 27 8 km ao longo de 18 horas e 33 minutos — o dobro do tempo da missao anterior eles carregaram 77 kg de amostras lunares e abandonaram o veiculo na superficie da lua antes de voltar para a terra https //www youtube com/watch v=7ol3omm cyq o segundo jipe lunar rodou sobre a lua por 20 horas e 14 minutos sob o comando de john young e charles duke jr apesar de ter passado mais tempo na lua a dupla rodou 700 metros a menos que a missao anterior atingindo 27 1 km depois de transportar quase 96 kg de amostras da lua o carro tambem foi abandonado pela tripulaçao em uma reuniao dos astronautas do programa apollo realizada em março deste ano charles duke contou como era dirigir o jipe lunar o lunar rover pesava apenas 37 kg na lua entao nos amarravamos a ele e saiamos dirigindo achei a rodagem verdadeiramente esportiva ele chacoalhava muito as vezes a dianteira saia do chao era arisco a traseira deslizava como se estivesse sobre o gelo e ele sobre esterçava as vezes as vezes isso dificultava direcionar o carro — e fica assustador com as crateras e canions da lua mas era divertido demais https //www youtube com/watch v=5ckpzp358f4 o terceiro e ultimo exemplar que foi a lua foi dirigido por eugene cernan e jack schmitt entre os dias 11 e 14 de dezembro de 1972 foram tres saidas de pouco mais de 7 horas que totalizaram 22 horas e quatro minutos nessa missao o jipe lunar quebrou dois recordes espaciais ele se tornou o veiculo mais rapido da lua ao atingir 18 km/h sob o comando de cernan; e teve a maior distancia percorrida por um motorista sobre a lua depois de rodar 35 74 km ate hoje somente dois veiculos rodaram mais que ele a sonda lunokhod 2 da urss que rodou 39 km em 1973 e a sonda opportunity que rodou 45 16 km entre 2004 e 2018 — um feito que mereceu um post especial no flatout [caption id= attachment_235022 align= aligncenter width= 1200 ] eugene cernan o piloto mais rapido da lua[/caption] segundo a nasa os tres exemplares deixados na lua permanecem como deixados ate hoje integros mas provavelmente sem condiçoes de funcionamento o quarto exemplar serviu para fornecer componentes sobressalentes e nao existe mais o que ha sao varias replicas e prototipos espalhados por museus e parques nos eua como o modelo exposto no epcot center ou o exemplar do smithsonian museum
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