muito bem depois de um longo e tenebroso inverno com muitas mudanças no que se refere a minha vida pessoal e ao carro em si to de volta para terminar de contar a historia do meu bambino paramos no primeiro e unico post na parte em que as rodas foram pintadas de laranja e diamantadas mas antes disso ficou uma pendencia importante nessa saga relativa aquela minha ideia fixa os farois de projetor eu acredito que tenha sido uma falha grave de minha parte nao apresentar os modelos disponiveis de fiat 500 antes de começar a historia e eu acho que ja e demasiadamente tarde para fazer essa listagem que na verdade nao interessa muito agora mas para essa parte da historia acho que e fundamental explicar melhor pelo menos parcialmente muito tardiamente em meados de 2014 o fiat 500 abarth foi lançado no brasil vindo tambem do mexico como todos aqui devem pelo menos ter ouvido falar e um pocket rocket divertidissimo de guiar com suspensao diferenciada mapeamento diferente de ecu e cambio acabamentos e a cereja do bolo um motor multiair turbo 16v de 167 cv no lançamento veio com preço em torno de 85 000 e foi aumentando gradualmente de preço novamente a ganancia desenfreada das montadoras que ja conhecemos ate chegar ao patamar de mais de 100k atualmente entao era e e um brinquedo muito caro mas um p*** brinquedo no brasil ele e o primo fortao famoso do 500 mas boa praça so que na europa e na asia ha tambem o primo obscuro filho do cramunhao bem menos conhecido mundialmente mas que urra mais alto que toda a famiglia quando provocado trata se dos 500 abarth 695 tributo ferrari sim isso ferrari voce leu direito e nao e um acordo comercial so pra dar um nomezinho enfeitado para um abarth normal estamos falando de um carro que tem as configuraçoes acertadas pela propria ferrari principalmente no que se refere ao motor para gerar deliciosos 180cv no motorzinho 1 4 turbo es tu pen do vou colocar umas imagens e videos porque voces vao me agradecer depois [youtube id= ofwdu4kfiae width= 620 height= 350 ] [youtube id= vwkgtxytpak width= 620 height= 350 ] [youtube id= mbzppdoivfa width= 620 height= 350 ] [youtube id= xzgze0vjfig width= 620 height= 350 ] para matar a curiosidade de voces nao infelizmente este carro nunca foi trazido oficialmente ao brasil pela fiat e meu palpite e que nunca o sera mas voces me perguntam tem no brasil opa se tem temos noticias de cinco unidades tres vermelhas e duas amarelas — todas elas atualmente espalhadas pelo sudeste sp rj e mg e todas trazidas de forma independente uma delas vermelha esta atualmente com o dono da via italia grupo representante oficial da ferrari e lamborghini no pais ainda esta sem placas digo que e o zero km mais rodado do br outra vermelha foi dada pela ferrari ao felipe massa quando ele era piloto da scuderia na f1 uma outra vermelha foi trazida por um milionario de santana de parnaiba/sp pela dubai motors de ribeirao preto/sp ele trouxe de uma so vez um 500 cabrio pop 1 2 para a mulher o tributo ferrari vermelho e um asseto corse trofeo um 500 de corrida com gaiola e tudo o mais o pop foi comprado ha cerca de dois meses por um dos meus amigos do 500 clube foto dele a seguir o tributo e o asseto corse estao em mg atualmente bh ate onde sei a ultima unidade a ser negociada por aqui foi um dos amarelos com preço final especulado de 160k o valor inicial do anuncio era de r$ 220 000 esta rodando em sp atualmente por ora nao ha mais nenhum a venda [gallery columns= 4 link= file ids= 94932 94931 94934 94935 ] o assetto corse trofeo foi todo modificado e agora esta a venda anunciado a r$ 120 000 web ja foi anunciado a r$ 330 000 em suas primeiras apariçoes e agora algumas imagens do fiat 500 1 2 pop unico no pais [gallery columns= 5 ids= 97122 97135 97176 97174 97181 ] ta mas o que diabos isso tem a ver com o diabo do farol de projetor do seu 500 de pobre bom basicamente tudo os farois de projetor com xenon e lavadores so existem na europa como opcionais dos abarth e vem de serie nos tributo ferrari como nenhum dos tributos do pais foram batidos e deram pt seria virtualmente impossivel conseguir um par usado por aqui entao parti para o ebay buscando uma luz ate encontrei os farois a venda por uma pequena fortuna mas o problema e que como disse no meu post #1 os vendedores nao enviavam para o brasil guardei a ideia na gaveta estamos agora no final de 2012 quando pude ir a europa pela primeira vez e vi ao vivo o que nos que gostamos de carros sabemos que la fora e tudo muito feliz e muito mais legal etc e tal mas alem de desfrutar das autobahnen em grande estilo foi quando consegui comprar os farois la fora e trazer pra ca da maneira mais segura possivel debaixo do meu braço fui buscar nos arredores de londres de trem veio completo com lampadas de xenon 4500k phillips reatores soquetes lavadores embutidos e tudo o mais tudo original e em perfeito estado na epoca paguei 450 libras pelo par joguei na mala de mao forrei com roupas e bora la ser parado em todos os aeroportos das escalas tendo que explicar que eu nao era traficante nem terrorista na verdade estavam de forma geral se lixando se eu estava carregando um par de farois ao inves de um notebook na mala de mao fui liberado de todas as checagens de segurança sem problemas chegando aqui torci para nao ser parado e voila farois na mao obviamente vieram sem os chicotes nem nada e ai começou o problema os plugs nao eram os mesmos do meu cult e eu nao possuia o mapa de pinagem tentei contato com as concessionarias que eu sabia terem feito revisao nos tributo ferrari de sp mas elas nao quiseram assumir o desafio tampouco passar informaçoes levei na concessionaria auguri perto de casa e vieram com aquele papo de que fariam mas que nao garantiam que ia funcionar tampouco que nao iam quebrar/queimar os farois nos testes pra descobrir a pinagem ouvindo isso e depois de correr deles tres dias sem olhar pra tras decidi investir dinheiro pra resolver esse perrengue levei em uma loja de instalaçao de acessorios de luxo em sp que estao acostumados a mexer com xenon do genero em porsche bmw e afins fizeram testes de bancada e a primeira conclusao foi um dos reatores hid ballast e o nome correto estava queimado e sem a pinagem ficaria muito dificil de fazer corretamente voltei ao ebay pra procurar o bendito reator enquanto buscava ajuda com a pinagem novamente as concessionarias se mostraram absolutamente inuteis nao apenas em obter a pinagem mas principalmente em me indicar caminhos e contatos pelos quais eu conseguiria chegar ate este documento nao nao e uma coisa que fica por ai danando na internet antes que os espertalhoes de plantao ergam seus ancinhos em protesto entao um enviado dos deuses membro do 500 clube e na epoca funcionario da fiat de mg soube do meu desespero pelo forum e sabe se la como entrou em contato com a gerencia de engenharia brasileira que entrou em contato com a engenharia da italia que por sua vez obteve com a ferrari os planos da pinagem dos farois num xerox mal tirado e com letras minusculas em italiano que eu recebi por e mail uns quatro meses depois [gallery columns= 4 link= file ids= 97183 97187 97178 97165 ] neste interim havia localizado apenas um reator slim novo na hungria que havia chegado relativamente rapido contudo o vendedor errou o modelo e me mandou um reator de porsche remeti o item a ele de volta expliquei que veio errado e ele me disse que nao tinha aquele codigo que eu havia pedido mas que ia tentar conseguir tres semanas depois ele retornou com as fotos do reator era o certo comprei e — obvio — dessa vez a encomenda ficou dois meses perdida no buraco negro do controle alfandegario de curitiba quando tinha tudo nas maos para tentar de novo a instalaçao ja era fevereiro de 2013 mais de 6 meses depois de eu ter voltado com os farois debaixo do braço mais que depressa levei tudo de volta a loja da primeira tentativa falaram que instalariam em um dia antes de abrir eu ja estava na porta esperei ate as 16 30h sentado na recepçao tamanho era o desespero em ver aquilo feito construiram os plugues e passaram os chicotes novos o resto foi plug ‘n’ play e 900 contos depois sem mais delongas tai o resultado [gallery columns= 4 link= file ids= 97143 97155 97169 97179 97144 97147 97146 97129 ] desnecessario dizer que achei epico e que considero esse detalhe a cereja do bolo do meu projeto para o carro ate porque e um item bastante exclusivo ate onde tenho conhecimento e o unico no pais que nao esta colocado num tributo ferrari ainda assim ficaram tres grandes senoes mesmo com a pinagem nao foi possivel fazer a regulagem eletrica de altura do facho funcionar; originalmente a regulagem e automatica e esta associada a um modulo que mede a posiçao do amortecedor para regular ou seja o meu nao tem nada nem perto disso nao faz tanta diferença por conta do corte da solenoide mas ainda assim eu queria a regulagem tem que ser feita manualmente os lavadores funcionaram mas a bomba original do carro nao tem força para fazer com que os esguichos pulem pra fora; tentei encomendando a bomba do bravo tjet com opcional de lavadores mas fui informado por um dos atendentes que so foram vendidos 19 carros nessa configuraçao no pais e que essa bomba esta no catalogo mas nao e mais feita aguardei por 4 meses com a encomenda posta para a fabrica nunca veio *clap* *clap* *clap* novamente palmas de pe pra fiat realmente uma atitude sensata e eficaz para fidelizar clientes a marca sumir com a produçao de peças de carros com menos de 5 anos de idade genios [youtube id= nepufwxiab0 width= 620 height= 350 ] um detalhe absolutamente evidente mas que na adrenalina da compra e tal nao me ocorreu ate depois de instalado o corte de luz e invertido porque daaaaaa os farois vieram do reino unido #facepalm #porraleopoldo pois e so me atentei a este detalhe depois que rodei com eles pela primeira vez a noite assim a regulagem e mais pentelha de ser feita pq tbm e preciso considerar a posiçao correta para nao ofuscar os motoristas que veem em sentido contrario mas de modo a nao comprometer a iluminaçao da via; ok sobre os farois e isso ja poderia parar por aqui porque ja deu um post inteiro mas tiveram mais coisas interessantes na vida do bambino para combinar com os projetores instalei os farois de neblina a versao cult nao vem com farois de neblina de serie dos 500 poloneses que sao como se fossem pequenos projetores depois de 12h de trabalho arduo guiado pelo joao jv oliveira o homem do futuro valeu jv a adaptaçao foi feita com sucesso com direito a botao original funcional luz espia no painel e tudo o mais levei numa concessionaria para que passassem no scanner e ativassem no modulo a conexao dos neblinas vejam so [gallery columns= 4 link= file ids= 97167 97157 97152 97134 97125 97137 97158 97153 ] em julho de 2013 comprei um jogo de molas h&r comfort usadas mas na realidade nunca instaladas pois a suspensao original parece de um baja buggy de tao alta nunca fui adepto de rebaixar o carro mas sao molas alemas feitas especificamente para o modelo o que poderia dar errado nao e e eu tinha visto alguns baixinhos na europa no ano anterior; ficavam muito mais bonitos o preço estava bacana comprei e levei para instalar nao mudei amortecedores nem geometria nem nada apenas tirei as molas originais e coloquei as novas ficou lindo ate eu ter que andar no carro o caminho entre a oficina e minha casa foi de 10km; meu deus como eu xinguei e sofri aqueles 10km cheguei em casa puto decidido a arrancar aquelas porcarias desconfortaveis imediatamente mas o tempo foi passando e cada vez que o via estacionado vinha aquele sentimento de ta bonito pra c***** no peito e as molas foram ficando acostumei a andar prestando mais atençao a buracos valetas e outras calamidades de nosso asfalto e nunca mais as tirei do setup [caption id= attachment_97192 align= alignnone width= 620 ] [/caption] apenas como curiosidade nesta ultima foto preparada pelos dotes artisticos do meu amigo doug leonardo temos do topo a esquerda continuando em sentido horario sportair 2012 stock > ezio cult com h&r > sport 2010 polones stock > cult com suspensao de rosca e bbs os donos de fiat 500 poloneses que andaram no meu carro depois das molas modificadas disseram que mesmo assim o ezio estava mais confortavel que seus carros stock senti pena deles hahahaha ganhei um presente da cidade depois da instalaçao das molas em setembro de 2013 um buraco do tamanho de uma cratera lunar em frente aos portoes do entao local em que se realizava o controlar programa de controle de emissoes da cidade de sp que ja foi descontinuado na av engenheiro billings dai a equaçao [ buraco gigante + perfil baixo + rua mal iluminada ] = tragedia fez isso nas minhas rodas novinhas [gallery columns= 4 link= file ids= 97182 97166 97156 97145 ] saldo total duas rodas do mesmo lado vincadas levei de volta para a oficina na qual eu havia feito a pintura para que eles me dissessem se davam um jeito o tempo urgia porque eu tinha planos para o final daquele mes e eles aconteceram felizmente no final de setembro de 2013 realizei outro sonho e fiz uma das coisas mais divertidas que se pode fazer com um carro coloquei ele numa pista de corrida de verdade rodas arrumadas ficaram redondas de novo mas a pintura ficou destruida nos locais em que vincou — fiz a inscriçao no hotlap limeira sp realizado mensalmente no kartodromo municipal da cidade uma pista bem pequena com estrutura de apoio bastante simploria mas que proporcionou certamente uma serie de melhores momentos da minha vida automotiva desde entao o esquema e um time attack de voltas lançadas um carro por vez na pista correndo loucamente contra o relogio isso e um incentivo para quem como eu queria evitar bater o carro em outros carros participantes quando o carro que voce coloca na pista e seu unico e bem tratado carro do dia a dia acho que se justifica essa preocupaçao mesquinha nao ha como nao ficar intimidado na primeira vez que se veste o capacete nunca tinha participado de algo do genero e posso dizer que foi uma das melhores coisas que eu ja fiz na vida sendo totalmente iniciante fui com aquele pensamento de que so vou passear na pista e curtir a paisagem mas antes da 4 volta ja estava preocupadissimo em melhorar o tempo foi realmente uma grande curtiçao dei role so de passageiro em porsche boxter s audi a1 subaru wrx hatch subaru wrx sti ford ka 1 0 bmw 135 e sei la mais qual tudo pra aprender como fazer a melhor tangencia a melhor freada e melhorar minha marca parece lenga lenga de barrichelo mas ajuda nao fez milagre mas ajudou como este e um post sobre o ezio vamos falar sobre ele na pista numa frase voces nao sabem do que este bambino e capaz e muito equilibrado nas curvas e com as h&r fica um corisco o grande senao fica para o sistema de esc e extremamente invasivo a ponto de vc ficar com vontade de arrancar aquela maldita luzinha amarela de dentro do cluster dai vcs ja estao pensando mas esse idiota nao sabe desligar o esc sim este idiota sabe muito bem desligar o esc voce desliga e na primeira forçada ele entra e fica ativo de novo e fazer o circuito inteiro apertando um botao no painel e um pouco contra producente depois descobri que tirando o fusivel do abs ele desliga definitivamente enfim concessoes a segurança do dia a dia o circuito nao exige top speed nem nada so precisa estar de motor cheio quase todo mundo faz 90% do circuito em 2ª marcha pra ter sempre o giro la no alto mesmo os carros bem mais potentes na ediçao de novembro medi a velocidade em reta maxima de 83 km/h entao se for ver e bem bom bem devagar mas isso pra mim e excelente explico por ser tao travado as velocidades sao bem menores que num track day em um autodromo mas estamos num kartodromo entao a distancia e abreviada e por consequencia o desgaste tambem alem disso o fato do circuito ser travado da chance aos carros pequeninos e pouco potentes de disputar posiçoes com outros bem mais avantajados no quesito motor o 500 com entre eixos mais curto que a media se sai bem nesse tipo de pista o pior fica mesmo para os pneus que sofrem um pouco nas laterais da banda de rodagem como da pra ver nas marcas da foto mas nada grave ja gastei mais pneu subindo a serra voltando da praia para os freios sem muito problema eu nao tive mas um amigo que estava com um fusca tsi r line teve freio borrachudo depois de duas voltas no circuito; entao cuidado o tempo de espera para a proxima volta ate todo mundo na fila fazer sua volta lançada demora uns 20 30 min ajuda a esfriar os animos o unico problema realmente que tive foi o superaquecimento do fluido do radiador; estava quase abaixo do nivel minimo e nao suportou o esforço acabou fervendo a tarde quando isso ocorreu a temperatura do computador de bordo apontava 37ºc vamos dar um desconto no entanto fiz os 150 km de volta ate minha casa numa boa a 120 km/h na rod dos bandeirantes sob chuva torrencial em alguns pontos minha primeira participaçao foi em setembro mas naquele ano retornei em novembro e dezembro tambem na segunda vez tive o prazer de conhecer pessoalmente o juliano barata sim esse rapaz mitico que vcs tao pensando e fazer parte de uma materia muito legal publicada por ele no finado jalopnik brasil uma das ultimas materias a ser publicada no site algumas das fotos a seguir foram feitas por ele naquele dia acho que ele nao ficara bravo se eu as publicar aqui afinal sao fotos bem legais e fizeram parte da materia que eu citei acima as outras fotos sao de amigos meus minhas ou do fotografo da revista trackday que prestigiou algumas ediçoes coloquei alguns videos tbm para voces verem como e a pista e sentirem o gostinho peço perdao antecipado pelas rateadas em algumas curvas e a pegada errada no volante como disse principiante + emoçao demais de uma so vez = essa nojeira [gallery columns= 4 link= file ids= 97142 97141 97127 97119 97194 97202 97197 97186 ] [youtube id= hfjarv34r4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= 6qjxgjkhkn4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= zywii5nryts width= 620 height= 350 ] gosto de dirigir gosto de andar rapido principalmente na estrada mas depois de experiencias na pista todo o resto parece bem entediante perdi completamente aquela gana de acelerar onde nao devia toda essa energia foi gasta na pista que e onde sempre deveria ser gasta adicionalmente eu recomendaria para absolutamente toda e qualquer pessoa realizar um trackday com seu proprio carro nada pode te dar mais conhecimento sobre o que voce esta guiando que a situaçao extrema do limite da aderencia do corte de giro da suavidade precisa da freada conhecer e poder e eu sinto que me tornei um motorista melhor depois que passei a frequentar essa brincadeira nao apenas no que se refere a compreender o carro e seus limites e entender as tecnicas de pilotagem mas tbm a ser menos piloto de teclado e dificil nao errar e dificil tirar o maximo sistematicamente a cada volta e dificil perceber quando e pq se esta errando tudo isso valorizou pra mim o trabalho de quem faz disso seu ganha pao enfim façam de 1 0 ou superesportivo e diversao e conhecimento garantidos bom tudo isso ocorreu no final de 2013 mas em janeiro de 2014 o impensavel aconteceu mas isso e assunto para meu terceiro e ultimo post ate la por leopoldo fachini project cars #170
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