voce nao precisa de muitas estatisticas ou explicaçoes para convencer alguem de que usar o celular ao volante nao e uma coisa muito segura de se fazer em sao paulo por exemplo o uso de celulares ao volante e o quarto fator responsavel por acidentes na cidade e nos eua ha um problema crescente com o texting and drive ou dirigir e digitar o que faz tanto sentido quanto ler uma revista dirigindo que se tornou a principal causa de mortes de adolescentes no transito por la e por isso que em quase todo o mundo as leis de transito proibem ou ao menos inibem o uso do telefone enquanto se dirige mas estudos recentes publicados nos eua mostram que a proibiçao do uso de telefones ao volante nao reduziu o numero de acidentes o mais recente deles intitulado transportation research part a policy and practice analisou os numeros da california desde 2008 quando os celulares foram proibidos no estado segundo as estatisticas apresntadas o numero de acidentes diarios em toda a california caiu de 66 7 para 65 2 durante os seis anos do banimento outro publicado pelo iihs o instituto de segurança viaria dos eua analisou os dados de acidentes em 2009 e 2010 — os dois anos seguintes a proibiçao dos celulares e nao encontrou sinais de que ela tenha reduzido os acidentes apesar da ineficacia os estudos desencadearam uma mudança de foco na discussao que nos parece muito valida o que torna os celulares potencialmente perigosos ao volante e a distraçao do motorista ao usa los entao a questao nao e apenas o uso do celular e sim a distraçao ao volante algo que ja existia antes dos celulares a distraçao ao volante se percebida por um fiscal ou agente de transito e passivel de multa prevista no artigo 169 do codigo de transito brasileiro dirigir sem atençao ou sem os cuidados indispensaveis a segurança mas ela so pode ser lavrada se o condutor for abordado e por isso impossivel de se fazer com monitoramento eletronico entao se voce nao corre o risco de ser pego por que nao fazer cometer ou nao a infraçao e uma questao etica de consciencia voce poderia muito bem pegar seu carro neste instante e fazer um racha na rua de casa com um vizinho louco sem ser importunado pela policia mas nao faz isso por que tem noçao dos riscos quem usa o telefone enquanto dirige ou toma so uns goles antes de pegar a estrada nao faz isso por mera transgressao e desapego as leis mas por nao ter a noçao exata dos riscos que esta correndo ou nao temer as consequencias no brasil a lei seca teve resultados semelhantes ao banimento dos celulares nos eua o consumo de alcool por motoristas e coibido desde 1998 quando o atual codigo de transito brasileiro entrou em vigor e foi totalmente proibido ha cinco anos com a reduçao dos limites de alcool no sangue para zero dando origem a lei seca nos primeiros tres anos o numero de acidentes nao diminuiu e a lei so obteve os resultados esperados quando a adotada a tolerancia zero o aumento das multas e o endurecimento da fiscalizaçao — o que nos leva a uma questao se havia um limite de tolerancia desde 1998 por que a fiscalizaçao so se tornou mais intensa e a puniçao mais severa depois de se criar mais uma lei ainda e importante citar que nos ultimos cinco anos os carros evoluiram a frota se renovou e mais do que nunca temos carros com airbags e abs circulando como saber entao se foi realmente a proibiçao do consumo de alcool a responsavel pela reduçao de mortes no transito e nao a renovaçao da frota ou ate mesmo uma eventual conscientizaçao pratica dos motoristas e aqui entra nosso argumento mais leis e mais proibiçoes nem sempre tornam o transito mais seguros os motoristas so mudam seu comportamento quando estao plenamente cientes das possibilidades e dos riscos que correm — e por riscos entenda perder dinheiro ser preso ou morrer so que isso exige uma contrapartida do poder publico começando pela qualidade da habilitaçao que e a unica forma de um motorista assimilar causas e consequencias de seu comportamento ao volante passando pela qualidade da manutençao da infra estrutura e ate a eficiencia das leis para punir exemplarmente as piores consequencias no brasil onde o ministerio da saude divulgou 36 000 mortes causadas por acidentes de transito o presidente do observatorio nacional de segurança viaria afirmou que o processo de habilitaçao e apenas um adestramento sendo insuficiente para transformar um adulto em um motorista capacitado mas como a habilitaçao e uma concessao oficial do estado a maioria dos habilitados realmente acredita que tem capacidade de conduzir em diferentes situaçoes com total segurança o resultado nao poderia ser menos tragico ha ainda a questao da manutençao do sistema viario o motorista precisa da ajuda da sinalizaçao e da engenharia de trafego para dirigir com segurança e evitar acidentes nao somos robos dotados de sensores multifuncionais e programados para dirigir carros o que fazemos e avaliar as condiçoes e tomar decisoes diante delas sem todas as condiçoes para avaliar e mais dificil tomar decisoes corretas dirigir sem sinalizaçao e como entrar em uma prefeitura sem identificaçao de setores e repartiçoes voce nao sabe para onde ir nem o que pode ou nao pode fazer depois ha o cumprimento da lei em 2012 um jovem americano de 18 anos causou um acidente enquanto digitava uma mensagem em seu celular nos eua ele avançou um cruzamento sem parar e bateu em outro carro cujo motorista morreu no local o garoto foi condenado a um ano de prisao como exemplo para a sociedade e como precedente para futuros julgamentos semelhantes ele cumpriu sua pena e ja esta livre e provavelmente dirige com o celular desligado dois anos antes em 2009 o ex deputado fernando ribas carli filho causou um acidente em altissima velocidade em curitiba pr matando dois jovens que tiveram o azar de cruzar seu caminho o processo se arrasta ate hoje e ribas continua impune logicamente nada disso isenta os maus motoristas da responsabilidade de seus atos nem os justifica e aqui entra a questao da fiscalizaçao — que deve ser sempre acompanhada de campanhas de conscientizaçao e debates publicos sobre o tema como vimos anteriormente todos os exemplos bem sucedidos de reduçao de acidentes de transito levaram em consideraçao acima de tudo a conscientizaçao dos motoristas e o reforço na fiscalizaçao o codigo de transito ja tem leis suficientes para coibir comportamentos de risco dos motoristas basta apenas elas sejam cumpridas seja por educaçao ou fiscalizaçao
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