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Pensatas Trânsito & Infraestrutura

Mais leis e proibições ajudam realmente a diminuir os acidentes?

Você não precisa de muitas estatísticas ou explicações para convencer alguém de que usar o celular ao volante não é uma coisa muito segura de se fazer. Em São Paulo, por exemplo, o uso de celulares ao volante é o quarto fator responsável por acidentes na cidade, e nos EUA há um problema crescente com o texting and drive, ou dirigir e digitar (o que faz tanto sentido quanto ler uma revista dirigindo), que se tornou a principal causa de mortes de adolescentes no trânsito por lá. É por isso que em quase todo o mundo as leis de trânsito proíbem ou, ao menos, inibem o uso do telefone enquanto se dirige. Mas estudos recentes publicados nos EUA mostram que a proibição do uso de telefones ao volante não reduziu o número de acidentes. O mais recente deles, intitulado “Transportation Research Part A: Policy and Practice” analisou os números da Califórnia desde 2008, quando os celulares foram proibidos no estado. Segundo as estatísticas apresntadas, o número de acidentes diários e