entre as ferrari nao ha duvida de que o nome mais iconico da epoca de ouro do automobilismo foi a 250 gto ela nao era tao diferente assim de varias outras ferrari da epoca o motor v12 na dianteira; a carroceria elegante esportiva e aerodinamica criada e construida pela scaglietti; o sucesso nas pistas com titulos no mundial de construtores em 1962 1963 e 1964 alem de vitorias no tour de corse em 1963 e 1964; e claro a raridade foram feitas apenas 36 unidades sendo 33 da serie i a carroceria classica; e mais tres da serie ii com carroceria de tres volumes inspirada na 250 lm pode se argumentar que existem ferrari mais raras algumas podem se contar nos dedos de uma mao como a 330 lmb berlinetta scaglietti que so teve quatro unidades construidas pode se dizer que houve ferrari mais bem sucedidas no automobilismo como a propria 250 lm que venceu as 24 horas de le mans em 1965 pode se dizer que beleza e algo subjetivo mas nada disto importa a 250 gto e a ferrari mais valiosa de todos os tempos tao valiosa na verdade que ela vale mais que seu peso em ouro sim e verdade no ano passado a ferrari 250 gto de chassi nº 3413gt foi vendida em um leilao da rm sotheby s durante a monterey car week por us$ 48 405 000 cerca de r$ 191 500 000 em conversao direta o site drivetribe foi quem fez a conta se a 250 gto pesa 880 kg isto quer dizer que ela vale exatamente us$ 55 005 por kg a cotaçao do quilo de ouro atualmente esta em us$ 46 972 no brasil sao r$ 185 310 ou cerca de r$ 163 000 000 por 880 kg claro que ha flutuaçoes diarias mas a base atualmente e esta com tudo isto em mente decidimos rastrear o quanto a ferrari 250 gto valorizou nos ultimos dez anos para isto demos uma olhada nos exemplares que foram vendidos em leilao onde os valores sao divulgados publicamente de 2000 para ca e corrigimos de acordo com a inflaçao os valores em reais levam em conta a cotaçao do dolar no inicio de agosto de 2019 2000 ferrari 250 gto 3413gt [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 236245 236244 236243 236247 ] coincidentemente a ferrari que nos motivou a fazer este post encabeça e encerra nossa lista a 250 gto nº 3413gt foi comprada pelo americano gregory whitten em janeiro de 2000 quase 20 anos atras por us$ 7 milhoes fabricada em 1962 com a carroceria series i ela foi atualizada para a series ii ainda na decada de 1960 pela propria scaglietti ela foi usada em competiçoes pela primeira vez ainda naquele ano por graham hill e mauro forghieri durante os treinos para a targa florio whitten comprou o carro na epoca por us$ 7 milhoes ja com a intençao de curti la por algum tempo e depois vende la em valores atualizados ele pagou us$ 10 412 317 cerca de r$ 41 000 000 2004 ferrari 250 gto 3223gt este exemplar e mais do que especial foi a primeira 250 gto construida em dezembro de 1961 e apresentada a imprensa em fevereiro de 1962 e um carro especial por si e trazia diferenças em relaçao aos exemplares posteriores como a ausencia das tomadas de ar para os freios na dianteira e do spoiler traseiro e tambem a presença de apenas dois respiros nos para lamas dianteiros depois passaram a ser tres o carro foi vendido em 2004 por us$ 10 600 000 o equivalente a us$ 14 373 296 em agosto de 2019 em conversao direta sao nada menos que r$ 57 000 000 2010 ferrari 250 gto 3943gt levou seis anos para que outra gto fosse vendida em leilao por um valor mais alto o exemplar de nº 3943gt foi comprado pelo piloto frances pierre noblet em outubro de 1962 para participar da corrida de 1 000 km entre paris e montlhery na frança que ele venceu com o tambem frances jean guichet como navegador noblet ainda participou de outras provas com ela incluindo os 1 000 km de nurburgring de 1963 que terminou em segundo; e os 500 km de spa de 1964 ficando em 13º antes de vende la em 1965 o carro trocou de maos outras tres vezes antes de chegar as maos do atual dono o colecionador texano charles e nearburg ele comprou a 250 gto em janeiro de 2010 por us$ 26 000 000 em valores atualizados sao us$ 30 541 319 ou r$ 120 000 000 em conversao direta 2012 ferrari 250 gto 3505gt ninguem menos que sir stirling moss foi o primeiro dono da ferrari 250 gto nº 3505gt um carro que excepcionalmente foi pintado de verde claro a pedido do lendario piloto britanico curiosamente moss nunca sentou se ao volante do carro embora outros pilotos o tenham conduzido em testes a 250 gto foi vendida ja em 1963 ao ator austriaco gunther philipp que disputou algumas corridas por dois anos antes de vende la tambem https //www youtube com/watch v=6zkuneudsao o carro teve varios donos antes de em 2000 ir parar nas maos da britanica talacrest concessionaria especializada em ferrari que segundo a propria ja vendeu mais de us$ 1 bilhao em ferrari a talacrest a vendeu ainda naquele ano ao colecionador japones yoshiho matsuda por us$ 8 milhoes seu ultimo dono o californiano craig mccaw a comprou em maio de 2012 por us$ 35 000 000 nada menos que us$ 39 047 209 em 2019 em nossa moeda sao impressionantes r$ 155 000 000 2014 ferrari 250 gto 3851gt [caption id= attachment_236281 align= aligncenter width= 999 ] foto otis blank/speedhunters[/caption] a ferrari 250 gto nº 3851gt ja apareceu no flatout e na epoca ela ainda era o carro mais caro ja arrematado esta 250 gto passou 49 anos na mesma familia desde que foi adquirida pelo entao jovem entusiasta fabrizio violati que foi o quarto dono do carro ela foi a 17ª 250 gto fabricada e entre 1962 e 1964 participou de diversos eventos seu primeiro dono foi o frances jo schelesser que participou da tour de france de 1962 e chegou em segundo lugar o italiano paolo colombo foi seu dono seguinte comprando o carro em 1963 e o vendeu a ernesto prinoth que competiu com a 250 gto em subidas de montanha e circuitos fechados antes de vende la a fabrizio violati fabrizio competiu com o carro de 1979 a 1986 no restante destes 49 anos a 250 gto foi guardada com muito zelo ate 2010 ano de sua morte em 2014 a bonhams vendeu o carro completamente restaurado em um leilao no reino unido o valor de arremate us$ 38 115 000 cinco anos depois esta quantia equivale a us$ 41 239 568 ou r$ 164 000 000 2018 ferrari 250 gto 3413gt de novo fechando o ciclo greg whitten vendeu a ferrari 3413gt em agosto de 2018 no ja citado leilao da rm sotheby s em monterey segundo o proprio o carro foi comprado para sua esposa ela queria muito um carro de corrida e participou de mais de 20 eventos historicos nos 18 anos em que ficou com whitten o colecionador disse na epoca que decidiu vender o carro em um leilao justamente para atrair compradores e publicidade mesmo sabendo que uma venda particular poderia arrecadar ainda mais dinheiro em apenas 12 minutos os lances chegaram a us$ 48 400 000 em valores atualizados sao us$ 49 370 671 ou r$ 196 250 000 https //www youtube com/watch v=4r9kiovevm4 vamos fazer as contas em 2000 greg comprou a ferrari 250 gto nº 3413gt pelo equivalente a us$ 10 412 317 em 2019 ele a vendeu pelo equivalente a us$ 49 370 671 ou seja em 19 anos seu carro valorizou us$ 38 958 354 nada menos que r$ 154 800 000 ja com a correçao monetaria um belissimo negocio em todos os sentidos e isto porque ainda nem mencionamos as vendas privadas longe dos holofotes ha cerca de um ano outra gto nº 4153gt foi vendida por cerca de us$ 80 milhoes impressionantes r$ 316 000 000 em conversao direta segundo marcel massini historiador de antigos especializado em ferrari o carro foi vendido a um colecionador norte americano e podera chegar a valer us$ 100 milhoes nos proximos cinco anos sim quase r$ 400 milhoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.