mauro salles falecido neste sabado dia 11 de fevereiro e uma pessoa importante seus obituarios diversos hoje divulgados na maioria tratam de sua importancia em campos bem afastados do automovel mas mauro salles era um entusiasta de mao cheia um dos percussores do jornalismo especializado e pessoa chave para a evoluçao da nossa industria e das competiçoes e importante tambem para todos nos e e claro e sobre esta uma das muitas facetas dele que falaremos hoje a parte alheia ao automovel mostra um jornalista um advogado uma das pessoas chave a criar a rede globo de televisao ocupou cargos de destaque nas organizaçoes globo no governo federal e estadual e principalmente foi um publicitario de grande sucesso um dos maiores de nosso pais mas aqui nao vamos falar deste mauro salles; vamos falar no mauro salles que por puro amor ao automovel teve um dedo em quase toda atividade automobilistica brasileira foi ativo na industria e sua propaganda; foi pioneiro no jornalismo automotivo; ajudou a consolidar a confederaçao brasileira de automobilismo; ajudou a dar força ao antigomobilismo um homem certamente de muitos interesses pernambucano de recife de nascimento era carioca de criaçao sua carreira ne jornalismo começou logo depois da faculdade de direito; trabalhou na revista life no brasil o jornal o mundo e a revista o mundo ilustrado logo depois foi para o globo [caption id= attachment_334152 align= aligncenter width= 999 ] o mg tc[/caption] mas sempre foi um entusiasta neste tempo todo; alguns anos antes tinha comprado um mg tc 1949 e com ele disputou algumas corridas nos circuitos cariocas mas a pedido da nova esposa em 1954 promete nao mais competir promessa que cumpre a risca por toda sua vida bom nao compete atras do volante pelo menos o jornalista especializado no jornal o globo o reporter mauro salles foi por dez anos redator automobilistico ate se tornar diretor de redaçao e alçar voos maiores a criaçao de um caderno semanal de veiculos para informar sobre uma industria em ascensao foi jogada de mestre sugerida por ele mesmo nesta epoca de inicio de nossa industria era uma figura que transitava em varios meios como se fosse um fio vivo que ligava todas as areas [caption id= attachment_334143 align= aligncenter width= 582 ] com o remo de emergencia foto o globo [/caption] sua carreira no famoso jornal carioca e cheia de passagens interessantes uma delas e a criaçao do fusca anfibio para o 1º salao do automovel em 1960 este foi um evento sem par hoje em dia uma festa de uma nova industria e um pais que se imaginava grande e cheio de futuro foi realizado no parque do ibirapuera e foi inaugurado em 26 de novembro de 1960 continuando ate 11 de dezembro cerca de 400 000 visitantes passaram pelo salao naquele ano [caption id= attachment_334139 align= aligncenter width= 551 ] foto o globo [/caption] sabe se que fuscas boiam sua construçao com chassi plataforma faz com que nao afunde e isso ja foi usado por muitos para transforma lo num improvavel barco mauro salles convence a engenharia da vw a fazer as modificaçoes necessarias selar motor escapamentos saindo para cima helice e so num fusca para uma demonstraçao bem humorada na lagoa do parque durante o salao assim foi feito com grande sucesso durante o salao [caption id= attachment_334141 align= aligncenter width= 800 ] sorrindo ao navegar de fusca foto o globo [/caption] em dezembro do mesmo ano findo salao salles dirigiu o fusquinha pela via dutra normalmente ate o rio de janeiro la fez uma demonstraçao circumnavegando a lagoa rodrigo de freitas de fusca na agua o tempo na imprensa automobilistica marcou salles para sempre; depois retornaria ao oficio como hobby lembrando da historia da industria da qual fez parte para a revista quatro rodas assinou uma coluna sobre carros classicos publicada de abril de 1999 ate janeiro de 2007 o alpine brasileiro e a willys em 1962 depois de sair do o globo para ser secretario do conselho de ministros do gabinete parlamentar do entao ministro da justiça tancredo neves salles começou a atuar na publicidade e propaganda um ramo que se desenvolvia rapidamente com a industria no pais como falava ingles raro entao aqui conheceu william max pearce o americano chefe da willys e logo conquistou sua amizade mauro salles teve uma atuaçao decisiva na willys; alem de apoiar e organizar o novo departamento de competiçao da empresa chefiado pelo piloto christian bino heins participou da criaçao da fabrica da alpine francesa no brasil e de salles a ideia de fazer o alpine a108 se chamar aqui no brasil willys interlagos uma homenagem claro ao berço de nosso automobilismo foi o trabalho de salles que ajudou a fazer do modelo um sucesso de vendas e um carro cobiçado por todos os jovens do pais a fabricaçao dos interlagos contava com fabrica separada exclusiva em um galpao na rua barao de ladario nº 344 no bairro do bras sao paulo la tambem começou a funcionar em 1962 o departamento oficial de competiçao da willys em 1963 a fabrica foi transferida para a av das naçoes unidas entre a ponte do socorro e a avenida interlagos ao lado da fabrica da mwm https //www youtube com/watch v=3mo9t6uds9q quando em 1963 veio a tragedia da morte de bino dirigindo um alpine nas 24 horas de le mans foi mauro salles que divulgou a triste noticia e quem intercedeu junto a presidencia da willys para que o cargo fosse preenchido por luiz antonio greco que era o assistente direto do christian heins a parceria salles greco em competiçao se tornaria lendaria e se estenderia ate a era ford [caption id= attachment_334130 align= aligncenter width= 540 ] bino em le mans no alpine antes do acidente[/caption] foi a conta da willys que permitiu a mauro salles criar sua propria agencia de publicidade e torna la famosa por sua criatividade sempre descobria metodos novos para divulgar os produtos da empresa como por exemplo a famosa tentativa de recorde de longa duraçao em interlagos com os gordini para tentar retirar a fama de durabilidade pifia do renault fabricado sob licença foram batidos nada menos que 133 recordes em 8 dias rodando quase sem interrupçao mesmo com um capotamento no meio o nome teimoso para o gordini mais simples vem em homenagem ao carro dessa prova sugestao de voce sabe quem https //www youtube com/watch v=krtgf6q3phm salles tambem nomeou mais um carro importante da empresa o carro que era para ser chamado meramente aero willys luxo por recomendaçao de salles se torna o itamaraty com a letra ypsilon no final para ser mais classudo uma mudança simples e sem custo mas que fez muito para elevar o status do carro; bem como a participaçao em reportagens de ibrahim sued publicadas pela revista manchete onde o beautiful people sempre aparecia nas fotos em itamaratys a ligaçao de mauro salles e sua agencia com a empresa continua na epoca da ford a partir de 1967 suas contribuiçoes foram inumeras mas vale nota a criaçao de um grupo de acrobacias itinerante patrocinado o show do jota cardoso o joao cardoso ganhara novo nome mais sonoro tambem graças a mauro jota cardoso lotava estadios com suas apresentaçoes com corceis belinas e mavericks saltando entre rampas andando em duas rodas e arrancando aplausos por todo pais foi muito imitado depois tambem a idealizou o raid da integraçao nacional onde os carros da empresa passariam por todos os estados do pais a cba em 1961 ja existia uma cba mas quem tinha a representaçao perante a fia era o automovel clube do brasil o clube porem era quase inerte e nao ajudava muito na integraçao de nossas equipes e provas com o mundo la fora inclusive dificultando a saida de nosso pilotos que queriam correr fora do pais [caption id= attachment_334144 align= aligncenter width= 600 ] os carros do raid de integraçao nacional[/caption] a cba recem fundada articulou a fundaçao de 5 federaçoes estaduais de automobilismo para dar legitimidade a esta começou se uma briga danada e foi somente com a diplomacia de mauro salles eleito presidente da cba e uma intervençao do governo federal que a cba passou a ser indicada pelo governo brasileiro como representante legal na gestao das competiçoes do pais mauro ficou com a tarefa de apaziguar os animos exaltados pela disputa de anos a fio foi na gestao dele que aconteceu a homologaçao do autodromo de interlagos o que abriu as portas para o futuro gp de f1 uma atuaçao absolutamente decisiva para o avanço do esporte no brasil e mais foi sua empresa que esteve a frente da criaçao de uma das maiores equipes de competiçao profissional de nosso pais a lendaria equipe hollywood marca de cigarros da souza cruz a criaçao e estruturaçao da equipe tem a mao direta de salles o antigomobilista carta de agradecimento sao paulo 12 de setembro de 1 985 srs richard flynn eduardo lambiasi meus amigos em anexo algumas fotos colhidas la no clube de campo de sao paulo no dia 18 de agosto no concurso do veteran car club era o debut do mg e a data so deveria ser assinalada como o dia da ressurreiçao do carrinho recem saido ai da r&e depois de completado o processo de restauraçao que voces realizaram com tanta competencia e mais do que isso com tanta dedicaçao o carro que agora esta rodando e um veiculo absolutamente zero quilometro como se fosse possivel fabricar em 1985 um carro de 1 952 velho torcedor dos mgs posso mesmo dizer que o original de ha 32 anos atras possivelmente nao fosse tao bem acabado como o que voces fabricaram agora verdade e com que capricho tudo foi feito somente peças originais ou peças reconstituidas como exata copia dos originais daquele bicho feio e desajustado que saiu da garagem do escritorio faltando a grade e com abundancia de oleo poeira e ferrugem nao ha mais lembrança so o album fotografico das varias fases do trabalho e que mostra a grande transformaçao e o capricho com que se caminhou refazendo se inclusive o madeirame da estrutura que serve de base a carroceria e eu que nao sabia que voces tambem eram carpinteiros o td ficou bonito demais e mecanicamente perfeito da ate pena de andar nele recebam o grande abraço e a demonstraçao de entusiasmo do mauro salles [caption id= attachment_334148 align= aligncenter width= 404 ] o mg td quando chegou[/caption] como se nao bastasse tudo isso indiretamente mauro salles alem de um incentivador e praticante do antigomobilismo teve atuaçao direta na criaçao de uma das maiores empresas de restauraçao de antigos do brasil a r&e restauraçoes de sao paulo famosa por ser escolhida para restaurar o rolls royce presidencial em 2001 durante o governo de fernando henrique cardoso e esta empresa fundada em 1983 por richard flynn e eduardo lambiasi que na epoca tinham como hobby restaurar carros antigos e que se conheceram durante os esforços de augusto de arruda botelho em fundar o mg clube do brasil a empresa teve sua primeira restauraçao grande encomendada pelo irmao de mauro salles luiz como presente para ele [caption id= attachment_334149 align= aligncenter width= 999 ] o mg td[/caption] o carro era um mg td de propriedade de mauro mas que estava em pessimo estado abandonado ha alguns anos embaixo da central de ar condicionado da agencia de publicidade dos irmaos e o restauro que fala a carta acima pago pelo irmao como um presente surpresa mauro salles e um tipo de pessoa cada vez mais rara; um intelectual que se tornou executivo um poeta que se tornou politico o que contamos aqui e senao uma de suas facetas; ele por exemplo arrumou tempo de escrever quatro livros e incontaveis poesias serio ainda por cima poeta [caption id= attachment_334150 align= aligncenter width= 640 ] mauro salles com bino heins e jean redele fundador da alpine [/caption] uma pessoa que realmente fara falta; em todo tipo de atividade profissional durante toda sua vida nunca deixou de achar uma maneira de melhorar de alguma forma nossa experiencia com os automoveis por isso so podemos agradecer obrigado mauro e que o senhor o coloque em bom lugar de preferencia em uma infinita pista truncada onde agora sem o medo da familia lhe atrapalhando voce possa acelerar para sempre aquele mg tc
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