A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Maybach Exelero: a história do supercarro de 8 milhões de dólares… feito para testar pneus

Há alguns dias, quando perguntamos a vocês quais são os conceitos mais legais que nunca chegaram às ruas, uma das sugestões foi o Maybach Exelero, aquele coupé retro-futurista meio vampiresco que a então Daimler-Chrysler construiu em 2005. Acontece que o Maybach Exelero nunca foi um carro conceito. Ele foi um "one-off" criado para um propósito bem mais divertido que um carro conceito: abusar de pneus. A história começou exatamente 15 anos atrás, quando a Fulda, uma das mais tradicionais fabricantes de pneus da Alemanha, precisava de um carro de alto desempenho para testar seus novos pneus de alta performance, o Fulda Carat Exelero. As exigências eram poucas: ele deveria ultrapassar os 350 km/h e deveria ser capaz de calçar os pneus Fulda 315/25 Y R23. Sim: um pneu de perfil 25 com índice de velocidade Y para rodas de 23 polegadas. Eles encontraram uma parceria na Maybach, que já havia fornecido o chassi do primeiro carro de testes fabricado pela

Matérias relacionadas

DeltaWing: a saga do protótipo mais excêntrico que já competiu nas 24 Horas de Le Mans

Dalmo Hernandes

Uber liberado em São Paulo, Hyundai-Caoa perde processo por Veloster, Clarkson-Hammond-May anunciam nome do novo programa e mais!

Leonardo Contesini

Os carros de R$ 25.000 a R$ 30.000 mais legais anunciados no GT40

Dalmo Hernandes