A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

quattro: como DKW e Volkswagen deram origem ao sistema 4×4 da Audi

Hoje é dia 4 de abril, ou 4/4. Sabe o que isto quer dizer? Que é o 4x4 Day, no qual entusiastas dos quatro cantos do mundo celebram os veículos com tração nas quatro rodas. Para celebrar, vamos contar a história de como surgiu um dos sistemas de tração 4x4 mais tradicionais e cultuados de todos os tempos: o quattro da Audi. É uma história interessante porque, apesar de ser usado em carros de passeio e esportivos de alto desempenho por seus benefícios dinâmicos no asfalto, o sistema Quattro é herdeiro direto do off road. E sua origem passa até pelo Brasil, de certa forma. Como contamos neste post, os veículos de tração nas quatro rodas surgiram há mais de um século, e acredita-se que o primeiro deles tenha sido o Lohner-Porsche, um carro elétrico projetado em 1898 por Ferdinand Porsche (foi seu primeiro trabalho) e equipado com um motor elétrico em cada roda – uma versão arcaica dos hub motors que vêm aparecend

Matérias relacionadas

Riva Aquarama: a superlancha de 700 cv com dois motores V12 de Ferruccio Lamborghini

Dalmo Hernandes

Corvette com motor central aparece em testes, Dodge RAM deixa de vir para o Brasil, Volvo mostra S60 “aventureiro” e mais!

Leonardo Contesini

Jenson Button e Felipe Nasr nas 24 Horas de Le Mans, novo Porsche 718 Cayman GT4 flagrado em ação (e com um flat-6 aspirado), os novos Mercedes-AMG E53 Sedan e Wagon e mais!

Leonardo Contesini