depois de muita especulaçao e poucas informaçoes concretas — algo raro na industria automotiva hoje em dia — a mazda revelou a nova geraçao do seu mazda mx 5 miata batizada nd o pequeno roadster japones que e sinonimo de conduçao a moda antiga passou por sua maior reformulaçao nos ultimos vinte anos ficando mais potente mais avançado e mais leve eis aqui tudo o que todos queriam saber sobre o novo mx 5 miata segundo a mazda as palavras de ordem no desenvolvimento do miata de quarta geraçao foram inovar para preservar — ou seja aplicar tecnologias de ponta para manter as caracteristicas que fizeram dele um sucesso leveza diversao ao volante dinamica em uma epoca de carros cada vez maiores mais potentes e ao mesmo tempo menos poluentes [gallery columns= 4 link= file ids= 20995 20997 20998 20999 ] o segredo da mazda e a tecnologia skyactiv da qual a empresa se orgulha a ponto de estampa la em um emblema no carro trata se de um conjunto de inovaçoes em motores transmissoes e plataformas que tem o objetivo de tornar os carros mais eficientes e ainda melhores de se dirigir o começo de tudo e o motor a mazda ainda nao revelou as especificaçoes do miata mas e bem sabido que a familia skyactiv g de motores a gasolina tem injeçao direta de combustivel e elevadas taxas de compressao — 14 1 e tudo indica que a segunda geraçao podera ter uma taxa ainda mais alta chegando a 18 1 para reduzir o risco de pre detonaçao com uma taxa tao alta a mazda ja toma algumas medidas preventivas o sistema de escape e do tipo 4x2x1 diminuindo os gases residuais os pistoes tem cavidades e o sistema de injeçao e otimizado no caso do mx 5 os motores deverao ser versoes retrabalhadas daqueles usados em outros modelos da marca com 1 55 e dois litros de deslocamento e potencia na casa dos 140 cv e 180 cv segundo a autocar contudo a mazda diz que mais importante que o desempenho e uma experiencia divertida ao volante por isso o carro continua todo orientado para o motorista da disposiçao dos comandos no cockpit a leveza do carro a seu comportamento dinamico sendo assim a mazda conseguiu reduzir o peso da quarta geraçao em relaçao ao modelo anterior com sua nova plataforma — um chassi do tipo espinha dorsal usado pelos antigos lotus — que tambem permitiu que o motor fosse posicionado mais proximo ao centro do carro do que nunca — mesmo que seja instalado em posiçao longitudinal — garantindo uma distribuiçao de peso perfeita de 50 50 outras medidas que reduziram peso foram a adoçao de um mecanismo mais leve para a capota manual e uso de aluminio nos reforços do capo para choques para lamas e tampa do porta malas a mazda diz que o peso foi reduzido em mais de 100 kg — ou seja considerando o peso de 1 190 kg do miata anterior podemos imaginar algo proximo de uma tonelada as dimensoes sao bem semelhantes entre as duas geraçoes o novo mede 3 91 metros de comprimento por 1 73 de largura e 1 23 de altura com entre eixos de 2 31 m o antigo tinha 3 99 metros de comprimento por 1 72 de largura e 1 25 de altura com entre eixos de 2 32 metros e o miata nao cresceu a suspensao tambem fara sua parte — o carro usara um sistema de braços sobrepostos do tipo duplo a na dianteira com suspensao multilink na traseira para o presidente da mazda masamichi kogai o miata de quarta geraçao e o que o melhor recupera a agilidade e a diversao do modelo original [gallery columns= 4 link= file ids= 20983 20985 20984 20981 20980 20991 20990 20989 ] por outro lado seu visual mudou bastante e agora ele esta mais proximo da identidade visual kodo da mazda com vincos mais marcantes farois mais estreitos e de desenho mais agressivo e uma grade que ainda sorri mas com mais ferocidade a traseira traz novas lanternas com visual mais afilado afastando se bastante do desenho oval que as acompanhava desde 1989 a mazda diz que o novo miata dissolve as fronteiras entre o lado de fora e o lado de dentro do carro com detalhes na cor da carroceria e linhas que remetem aos vincos e dobras da carroceria o interior ficou bem mais moderno e melhor acabado e oferece agora um console central minimalista e uma tela multimidia com o sistema mazda connect na parte superior do painel outros detalhes sao a direçao que usa assistencia eletrica e a transmissao skyactiv manual de seis marchas os freios foram atualizados e trazem discos ventilados na dianteira e solidos na traseira as rodas de serie sao de 16 polegadas mas o carro tera rodas de 17 polegadas como opcional [gallery columns= 4 link= file ids= 21005 21004 21003 21001 ] mais informaçoes sobre o carro como a ficha tecnica completa deverao ser reveladas mais perto de sua estreia no mercado o mazda miata de quarta geraçao devera chegar as lojas nos primeiros meses de 2015 e estima se que os preços nao serao muito diferentes em relaçao aos do modelo atual — isto e entre us$ 25 mil e us$ 30 mil r$ 55 70 mil sem impostos o que nos leva a outro ponto seu posicionamento no mercado o novo miata vem na medida para disputar espaço com o outro esportivo moderno com proposta que remete ao passado — diversao ao volante acima de potencia estamos falando dos gemeos toyota gt86 e subaru brz que tem o mesmo espirito old school motor dianteiro naturalmente aspirado um boxer 2 0 de 200 cv cambio manual automatico opcional e traçao traseira e eles tambem custam a partir de us$ 25 mil o que certamente trara um novo folego a competiçao [youtube id= ze5gpxabcms width= 620 height= 350 ] da nossa parte so da para lamentar o fato de a mazda nao atuar no brasil — o mazda mx 5 miata e o tipico carro que todo mundo no flatout adoraria ter na garagem o que voce achou do novo miata ate agora
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.