existem certas verdades que nos incomodam apenas como lembramos delas a ausencia da mazda no brasil por exemplo a ultima concessionaria da marca em nosso pais fechou as portas em 2000 ha exatos 20 anos presente no brasil por menos de uma decada a mazda nao conseguiu criar raizes no brasil como fizeram honda e toyota e seus carros nunca atingiram a mesma popularidade no brasil por isso sua ausencia nao e tao sentida ate pensarmos a respeito isto porque a pegada da mazda sempre foi a de uma empresa entusiasta o mx 5 miata e considerado um dos carros mais divertidos de dirigir que existem o rx 7 fez historia com seu motor wankel biturbo de quase 300 cv o 787b foi o primeiro prototipo japones a vencer as 24 horas de le mans nao faltam predicados ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e o tipo de coisa que agrega valor a marca e inspira consumidores a procurar seus produtos como o que acontece quando algum admirador do honda nsx compra um civic por exemplo ja os fas brasileiros da mazda nao podem fazer o mesmo la fora porem a mazda segue firme modelos como o mazda3 e o mazda6 sao bem avaliados e populares e o centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante segue procurando formas de criar motores mais eficientes e economicos neste momento de ascensao dos eletricos a mazda e uma companhia entusiasta contudo recentemente veio a noticia de que sua divisao esportiva a mazdaspeed vai fechar as portas modelos como o mazdaspeed3 e o mazdaspeed6 agora fazem parte do passado e mesmo series especiais do miata agora nao terao mais o sobrenome mazdaspeed a mazda garante que e so uma mudança de nome e que o departamento continua na ativa so que ainda assim trata se de uma mudança simbolica mostrando que alta performance nao e mais tao importante quanto ter carros limpos e verdes fazendo uma analogia a mazdaspeed era para a mazda o que a linha rs e para a ford a divisao m para a bmw ou a divisao n para a hyundai a mazdaspeed ja fez versoes especiais do mx 5 do rx 8 e do kei car az 1 alem dos ja citados mazda3 e mazda6 mas a divisao tambem e responsavel pelos esforços nas pistas organizando campeonatos monomarca para proprietarios de modelos da mazda em especial o miata que e um dos esportivos mais populares em competiçoes regionais mundo a fora por seu baixo preço sua dinamica acessivel e sua receptividade a modificaçoes https //www youtube com/watch v=rczdgbvyzey e apropriado pois embora tenha começado a preparar as versoes esportivas da mazda so nos anos 1990 a mazdaspeed tem suas origens na decada de 1960 quando era uma equipe de corrida quase independente a mazda sports corner que e um nome muito bacana diga se equipe de fabrica a mazda sports corner foi fundada em 1967 por takayoshi ohashi dono da distribuidora mazda em toquio a historia diz que alguns funcionarios da concessionaria eram entusiastas de corpo e alma alem de trabalhar vendendo e consertando carros da mazda durante a semana aos fins de semanas eles participavam de corridas o que a historia nao diz e se eram apenas corridas organizadas em autodromos ou se eles tambem davam suas esticadas nas touges das montanhas e nas longas rodovias intermunicipais as wangan mas isto e so um detalhe aparentemente o que motivou a criaçao da mazda motorsports corner foi o lançamento de um dos carros mais emblematicos dos anos 1960 o mazda cosmo 110s primeiro automovel da marca a utilizar o motor rotativo wankel o cosmo era um carro absurdamente bonito com inspiraçao nos esportivos europeus da epoca porem cheio de personalidade; e tambem extremamente competente em sua proposta o motor wankel e conhecido por sua alta potencia especifica e o mazda cosmo era um otimo exemplo com apenas 982 cm³ de deslocamento menor que o 1 0 do meu uno mille o motor de de dois rotores entregava 110 cv https //www youtube com/watch v=8hqf2y6jbrw o pessoal na mazda auto tokyo que era a maior concessionaria da marca no japao ficou verdadeiramente impressionado com o novo esportivo e decidiu que era hora de ir para as pistas alem de obviamente divertida a empreitada seria uma otima maneira de aplicar a logica do win on sunday sell on monday vencer corridas nos finais de semana e colher os louros da vitoria ou seja o aumento nas vendas de segunda a sexta feira o lançamento do mazda cosmo era a oportunidade perfeita para dar inicio ao plano ao mesmo tempo a propria fabricante estava interessada em divulgar o novo esportivo afinal o motor wankel rompia drasticamente o conceito estabelecido do que era um motor de combustao interna em vez de pistoes e bielas rotores triangulares; em vez de valvulas janelas nao havia sequer bloco e cabeçote separados os rotores triangulares ficavam dentro de uma camara oval sera que aquilo daria certo mesmo sucesso nas pistas pois deu ja em 1968 a mazda auto tokyo e a matriz juntaram forças para colocar o cosmo nas pistas e o local escolhido para a estreia foi a corrida mais desafiadora possivel as 24 horas de le mans que nada estamos falando da marathon de la route tambem conhecida como as 84 horas de nurbugring nao nao foi um erro de digitaçao eram mesmo 84 horas de corrida tres dias e meio sem parar a marathon de la ruote começou na decada de 1930 como um rali de regularidade disputado na frança e na italia saindo de liege na frança; indo ate roma na italia e depois voltando a liege depois o roteiro passou a incluir spa na belgica e sofia na bulgaria em 1965 o evento migrou para nurburgring na alemanha todos os 28 3 km do circuito incluindo o nordschleife e o extinto sudschleife sendo uma prova de regularidade porem as 84 horas de nurburgring nao eram uma corrida tradicional os pilotos nao disputavam diretamente entre si mas contra o relogio e cada carro tinha um tempo limite de volta pre estabelecido de acordo com o deslocamento do motor e a quantidade de assentos no interior era preciso respeitar este tempo caso contrario sofria se duras penalidades por incrivel que pareça os dois exemplares do mazda cosmo levados a alemanha pela mazda sports corner tinham poucas modificaçoes em essencia o motor recebia um novo coletor de admissao e uma nova camara de combustao feita de aluminio projetados pelos engenheiros kunio matsuura e takaharu koby kobayakawa com isto a potencia passava de 110 cv para 130 cv e era isto basicamente o objetivo afinal era demonstrar a qualidade do produto que era vendido nas concessionarias e afastar se muito dele nao faria muito sentido o resultado deve ter surpreendido ate mesmo aos envolvidos o mazda cosmo foi o quarto colocado na marathon de la route em um grid com 44 carros incluindo porsche 911 mini cooper lancia fulvia bmw 2002 e outros carros que decadas mais tarde tornariam se verdadeiros medalhoes e o novo coletor de admissao projetado pela mazda sports corner foi tao eficaz que a fabricante passou a utiliza lo no cosmo https //www youtube com/watch v=9xn3gzltnrm com o passar dos anos a mazda sports corner consolidou se como a equipe responsavel pelo carros de corrida da mazda entre corridas de longa duraçao e provas mais convencionais em 1969 o pequeno mazda r100 conquistou o quinto e o sexto lugar nas 24 horas de spa atras apenas de quatro porsche 911 em 1973 o mazda rx 2 venceu sua primeira corrida nos eua uma prova em lime rock park connecticut organizada pela imsa international motor sport association em 1976 o dono de uma concessionaria mazda chamado ray walle dirigiu seu mazda rx 5 modificado por mais de 1 000 km saindo de princeton nova jersey ate daytona na florida la ele participou das 24 horas de daytona venceu a corrida na categoria turismo ate 2 5 litros e voltou dirigindo ate nova jersey o carro que so tinha freios preparados escape menos restritivo e gaiola de proteçao foi o 18ª na classificaçao geral de 72 carros no grid realmente impressionante na decada de 1980 foi a vez de o mazda rx 7 brilhar o esportivo mais emblematico da fabricante japonesa foi o vencedor em sua categoria em todas as dez ediçoes das 24 horas de daytona realizadas entre 1982 e 1992 e ainda venceu oito vezes consecutivas o campeonato imsa gt na categoria ate dois litros entre 1980 e 1987 paralelamente em 1983 o qg da mazda sports corner foi transferido de toquio a hiroshima como uma forma de ficar mais perto da matriz foi quando a preparadora passou a se chamar mazdaspeed a consagraçao e a mudança de foco foi em 1991 que a mazdaspeed atingiu o auge enquanto equipe de corridas em 1991 pelo grupo c de endurance a mazda levou para as 24 horas de le mans o incrivel 787b prototipo movido por um wankel de quatro rotores chamado r26b que com apenas 2 622 cm³ arredondando 2 6 litros e nenhum turbo entregava mais de 700 cv superando os tambem iconicos jaguar xjr 12 e sauber mercedes benz c11 o 787b laranja e verde conduzido por volker weidler johnny herbert e bertrand gachot venceu a corrida na frança e ate a vitoria do toyota ts050 hybrid era o unico carro japones na historia a vencer em le mans https //www youtube com/watch v=irwp3znintw o desempenho do mazda 787b foi tao impressionante que a fia decidiu banir os motores wankel da competiçao como consequencia em 1992 a mazdaspeed optou por uma parceria com a jaguar que forneceu o monocoque de um de seus antigos prototipos o xjr 14 aos japoneses que instalaram nele um v10 de origem judd e o rebatizaram como mazda mxr 01 depois de conquistar o quarto lugar com ele em le mans um desempenho respeitavel considerando a natureza improvisada do carro a mazdaspeed decidiu tirar o time de campo abandonando o wsc logo em seguida a mazdaspeed decidiu a focar se no desenvolvimento de componentes de preparaçao para os carros de rua da mazda coletores de admissao e escape freios componentes de suspensao turbocompressores e afins a manobra foi formalizada em 1999 quando a fabricante assumiu o controle sobre as operaçoes da equipe que tornou se oficialmente sua preparadora de fabrica posiçao que foi mantida por 21 anos ao longo deste tempo a mazdaspeed apresentou alguns conceitos interessantes e usou sua experiencia para criar as versoes esportivas do mazda3 do mazda6 do mx 5 e de alguns modelos com mais mercado na asia como o demio e o mazda2 e realmente uma pena que estes carros jamais tenham chegado perto de serem vendidos no brasil
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