FlatOut!
Image default
Zero a 300

McLaren confirma Piastri, Verstappen vence em casa | o novo Porsche clássico da Ruf | uma Ferrari antiga nova e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Verstappen vence em casa, Leclerc volta ao pódio

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Juliano Barata (@julianobarata)

A superioridade da Red Bull em pace de prova é tamanha neste momento que Max nem precisava do golinho de sorte que teve neste GP da Holanda. É difícil afirmar se Hamilton teria chances reais de vencer, mas o fato é que o VSC permitiu que Max fizesse um pit-stop lucrando de 5 a 7 segundos na volta 40, e assim ele manteve a ponta num momento em que o inglês estava quase 1s mais rápido por volta que a Red Bull. Isso tirou um pouco da graça da bagunça que estava se armando no horizonte final da corrida.

Mas iria piorar. Pra enterrar de vez o fim de semana de Lewis, o Safety Car AMG GT causado pela quebra de Bottas, poucas voltas depois. Nessa janela, uma escolha predatória da Mercedes levou Russell inteligentemente a botar os pneus macios, caindo de 2º para 3º naquele instante, deixando o então-lider Hamilton (de pneus médios com oito voltas) totalmente exposto a Max de pneus novos macios. Perdeu a posição antes mesmo da curva 1 na relargada. E depois perdeu para Russell. E depois para Leclerc. É raro ver Hamilton perder a compostura no rádio.

Max está pilotando de uma maneira impecável: velocidade, gerenciamento de pneus, pace de prova, casamento de estratégia e setup de carro. Méritos à parte, a superioridade técnica do casamento da Red Bull e Max neste momento está deixando o campeonato sem sal, lembrando a era de dominância de Hamilton e Mercedes de alguns anos atrás. Bom para os fãs de Max, ruim para quem gosta de corrida. A Ferrari tem velocidade pra tiros curtos, mas não tem carro pra GP. A Mercedes está chegando lá, mas não parece que será ameaça este ano.

Em oposição a Max, Perez está apagado e distante, restando a ele ocasionais aparições com disputas calorosas como a que ele teve com Hamilton (clipe em destaque), lembrando seu papel de escudeiro no final da temporada de 2021 – nessa briga, ele deu mais 2 a 3 segundos de presente para Max no primeiro parágrafo deste texto. Mas ele precisa ser mais veloz que brigão em pista. Se a Ferrari estivesse mais competitiva e lembrasse que seus carros usam quatro pneus nos pit-stops, esse abismo entre Perez e Vestappen deixaria Max exposto nas disputas e estratégias. (Juliano Barata)

 

Piastri confirmado na McLaren, Gasly pode ir para Alpine

A McLaren confirmou neste último fim de semana que Oscar Piastri irá disputar a Fórmula 1, formando a dupla de pilotos da equipe com Lando Norris. Piastri irá substituir Daniel Ricciardo, que chegou a um acordo com a McLaren para rescindir seu contrato com um ano de antecipação.

Piastri tinha um acordo com a Alpine, que bancou seu desenvolvimento poro meio do seu programa de jovens pilotos, mas uma manobra da equipe francesa acabou desagradando Piastri e seu empresário, o ex-piloto australiano Mark Webber. A Alpine, segundo consta, tentou manter Fernando Alonso por mais um ano na equipe enquanto colocaria Piastri para um ano de adaptação em alguma equipe menor da Fórmula 1 como meio de cumprir o acordo com o jovem australiano, que previa um lugar na F1 em 2023.

Depois desse ano de adaptação de Piastri, a Alpine remanejaria Alonso para o Mundial de Endurance (WEC) e o substituiria por Piastri. Webber, ao perceber a manobra, começou a negociar a ida de Piastri para a McLaren, hoje chefiada por Andreas Seidl, amigo de Webber. Quando Alonso sacou que estava sendo cozinhado pela Alpine, fez seu arranjo com a Aston Martin depois que Vettel anunciou a aposentadoria. E a Alpine, tratou de anunciar Piastri como seu substituto.

Só que Piastri já estava pronto para ir para a McLaren e, como você deve lembrar, desmentiu a Alpine publicamente, em um dos episódios mais controversos e, talvez, constrangedores, da F1 recente. A agitação no mercado dos pilotos parecia uma simples troca de cadeiras: se Piastri iria para a McLaren no lugar de Ricciardo, bastaria a Alpine trazer Ricciardo de volta. Mas Ricciardo desagradou os franceses quando deixou a equipe para correr pela McLaren, o que dificulta sua volta.

Uma evidência disso são os rumores quase confirmados de que é Pierre Gasly quem irá substituir Alonso/Piastri na Alpine. Sim, a Alpine será uma equipe bastante francesa, com rocquefort e camembert no buffet da área VIP, Pierre Gasly e Esteban Ocon ao volante dos carros.

E os rumores e a provável contratação de Gasly para a Alpine ajudam a bagunçar o mercado. Para onde irá Ricciardo? Não espere que um cara que foi criado pela Red Bull volte depois de tanto tempo à equipe de apoio, substituindo Gasly. Até por que Helmut Marko, consultor da Red Bull, disse que a Alpha Tauri já fechou um acordo com Colton Herta para 2023.

Considerando essa manobra de Gasly e Herta, os lugares abertos para 2023 são limitados ao segundo posto na Williams, na Alfa Romeo e na Haas. A Williams confirmou apenas Albon, mas não Latifi. Ricciardo poderia levar sua experiência à Williams, mas a equipe britânica tem Logan Sargeant como candidato vindo do seu programa de jovens pilotos. Jenson Button se manifestou recentemente sobre a Williams e Ricciardo, e disse que seria o cenário ideal, para a equipe e para o piloto, se Ricciardo formasse a dupla com Albon.

Na Haas, Magnussen mantém um contrato de vários anos, mas Mick Schumacher ainda é dúvida. Sua atuação nesta temporada alternou muitos altos e baixos, como os pontos na Grã-Bretanha e na Áustria, e os erros em Mônaco e no Canadá. Na Alfa Romeo, o contrato de Zhou Guanyu foi assinado apenas para 2022, mas a equipe, segundo a imprensa europeia, está satisfeita com o piloto chinês. (Leo Contesini)

 

Conheça o Ruf 3.4 RSR

Um cara não consegue manter a seriedade quando mais um fantasticamente caro restomod baseado em Porsche 911 antigo aparece. A demanda por este tipo de coisa parece não ter fim. Agora é a vez da mais tradicional preparadora de Porsches: a RUF. Não, pera; a RUF diz ser um construtor, que emite seus próprios VIN. Mas nesse caso, não tem como, acredita-se: é um Porsche antigo preparado.

Mas enfim: conheça o Ruf 3.4 RSR. Reportadamente construído pacientemente para um cliente nos últimos dez anos, a Ruf diz que agora tem a capacidade de fazer mais um deles por ano, pela bagatela de € 600.000 (R$ 3.078.000) cada.

O carro pode ser descrito como um Carrera RSR de 1973, modernizado e pasteurizado para 2022. O Carrera RSR original de 2,8 litros era versão de corrida do Carrera RS de 2,7 litros homologado para o Grupo 4. Hoje um RS original vale perto de um milhão de dólares, mas o RSR, que foi feito em apenas 55 unidades, pode valer o dobro.

Partindo de um 911 dos anos 1970, o novo RSR é criado começando pelo motor, um bloco Carrera 3.2 aumentado para 3,4 litros, com novos pistões, comandos, taxa de compressão, e seis cornetas de admissão individuais com suas próprias borboletas. A injeção, claro, não é mecânica como a dos anos 1970: agora é uma eletrônica digital moderna. São 320 cv aspirados, bem mais que, por exemplo, o 930 Turbo original. O câmbio é um transeixo Porsche G50 de cinco velocidades.

O interior é uma réplica do RSR de 1973, mas tudo é moderno e de melhor qualidade. A Ruf reforça a carroceria do carro doador da mesma forma que a Porsche fez para o 2.7 RS original. O rollcage interno é lindamente perfeito para o efeito RSR. Os modernos pneus também lembram a época do RSR: são Pirelli P7. O carro pesa apenas 1095 kg.

Ao todo, uma forma de se ter a experiência de um RSR, em um carro zero km para todos os efeitos, apesar de dizer 1973 no documento. E com a grife Ruf. (MAO)

 

Último trabalho de Materazzi: o Ferrari 308 restomod “Maggiore Gran TurismO”

A empresa italiana Maggiore mostrou um restomod radical baseado no Ferrari 308. Com motor longitudinal ao invés de transversal, e com dois turbos, é muito próximo de um Ferrari 288 GTO. Inclusive a empresa diz que as modificações de motor foram supervisionadas por Nicola Materazzi, o criador do GTO que faleceu recentemente. A empresa chama o carro de Gran TurismO.

O adeus ao pai do Ferrari F40

O motor é baseado no V8 turbo de 2,9 litros mas com novos cabeçotes, oito corpos de borboleta individuais, um novo intercooler, um plenum de fibra de carbono e turbocompressores sequenciais. O resultado são 536 cv, com tração traseira via um transeixo de seis velocidades.

As bitolas são alargadas também, dando a aparência widebody de 288 GTO. Freios Brembo e uma suspensão feita de Ergal, uma liga de alumínio desenvolvida para a indústria aeroespacial, fazem parte da especificação. O que resta do carro doador (qualquer membro da família Ferrari 208/308/328 servirá), é “completamente restaurado e reforçado para suportar os novos níveis de estresse”.

Gianluca Maggiore, o dono da empresa por trás deste restomod, ao lançar o carro disse que sua maior tristeza é não “poder compartilhar este momento” com Materazzi. Nenhum preço ainda foi revelado, e nenhuma data definida para o início da produção, mas Maggiore acredita que o final de 2023 é uma data viável. (MAO)

 

Honda CG chega à marca de 14 milhões de unidades produzidas

A Honda CG é um fenômeno brasileiro incrível: sozinho foi por muito tempo mais da metade do mercado nacional de motocicletas. Foi também a primeira motocicleta Honda brasileira, em 1976, quando a fábrica de Manaus, no Amazonas, começou a operar. È de longe o veículo brasileiro mais comum: se o Fusca é o automóvel mais popular aos 3,3 milhões, a Honda o bate de longe. Chegou aos 14 milhões!

A moto está em produção a 46 anos, mas nem de longe é a mesma; mas é claramente uma evolução, uma moto que sempre seguiu à risaco sua fórmula vitoriosa de durabilidade, confiabilidade e qualidade, a preços baixos. A versão atual apareceu em 2015, e vem evoluindo lentamente desde então como sempre fez.

“A CG é um ícone absoluto, não apenas para a Honda, mas também para o mercado de duas rodas, e completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque. Sinônimo de motocicleta para os brasileiros, não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo.”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda e Diretor de Gestão de Relacionamento com o Cliente da Honda South America.

As comemorações são importantes para nos lembrar que, quando queremos, criamos veículos baratos de brasileiros para brasileiros, e temos imenso sucesso com eles. Parabéns à Honda; a CG já virou um clássico brasileiro. (MAO)


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.