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Pagani e Berta falam sobre o Torino
Ainda ontem mostramos Oreste Berta e Horacio Pagani visitando a fábrica da Renault Argentina, em uma homenagem ao mais icônico dos Renault argentinos: o Torino!
Um carro que nem nasceu Renault: é um produto da IKA, Indústrias Kaiser Argentina. Nasceu com um desenho Pininfarina em cima da carroceria monobloco do Rambler American, mas transcendeu: com espírito italiano imigrante, um acerto mais europeu de suspensão, e o forte seis em linha OHC Hemi de 3,8 litros “Tornado” da Jeep americana, virou lenda.
Para Pagani, o apelo foi tão grande que ele comprou o 380W branco em exposição no evento, e pretende usá-lo como seu transporte pessoal na Itália. Um simbolismo sensacional, e uma história legal demais da conta. O automóvel é mais que uma máquina: vai funcionar como um símbolo de quem é Pagani na Itália, e para ele pessoalmente, uma volta no tempo diária, e um prazer constante, um pequeno pedaço móvel de sua terra natal em seu pacífico exílio auto-imposto.
Mas qual o motivo de voltarmos a este assunto hoje? Bem, a Renault argentina divulgou três vídeos curtos do evento; não podemos deixar de partilhá-los aqui. Parabéns a Renault Argentina por tratar o automóvel como se deve: como parte da cultura de um povo. E não somente mais um produto de massa descartável. (MAO)
Renault Megane E-Tech lançado no Brasil
E falando em Renault, a empresa aqui no Brasil segue focada no futuro. A empresa lançou aqui o Renault Megane E-Tech, dois anos depois do seu lançamento na Europa. Aqui é meio o símbolo de uma nova fase, a chamada “Renovation”. Renault + Inovation, sacou? Que criatividade!
De Megane tradicional, muito pouco; é, como todo carro dito moderno, um grande Hatchback suviforme. Chama atenção a dianteira com faróis finos de LED; o logotipo destacado; o teto “flutuante”. As rodas são de 18 polegadas com acabamento diamantado.
Por dentro, um painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas em alta resolução, emparelhado com o inevitável e útil infotainment com tela de 9 polegadas, aqui com o sistema operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido em parceria com a Google.
Nada de plástico puro neste interior que pretende ser mais sofisticado: é revestido de tecido e Alcântara (ou, como diz o Victor, Alcatra). Não há alavanca de câmbio no chão, mas ao invés de fazer isso oportunidade para mais um ocupante como num Opala 3-marchas, porta-trecos diversos ocupam este espaço. O interior parece de bastante bom gosto, numa escolha agradável de materiais e cores.
É um carro elétrico, claro, com 220 cv de potência e 30,6 mkgf, e não muito grande aos 4210 mm em um entre-eixos de 2680 mm. Peso baixo para um elétrico: 1680 kg, o que permite 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima limitada nos 160 km/h. A bateria é de 60 kWh, tecnologicamente inédita segundo a marca, e pesa 395 kg. É um componente LG como a televisão de sua sala.
A autonomia é de 337 km no ciclo Inmetro. Segundo a Renault, é possível carregar dos 15% até 80% em DC 130 kW em 36 minutos. Já um Wallbox de 22 kW demanda 1h50. Três cores disponíveis: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne, todas sempre com teto preto Étoilé. O preço de R$ 279.900. (MAO)
BAC mostra Mono R com acabamento ainda mais leve
A pequena BAC inglesa mostrou uma versão exclusiva, única, de seu sensacional, mas extremamente egoísta, Mono R. Não sabe o que é um BAC Mono? Bem, “carro de corrida para as ruas” é algo mais repetido que refrão de música caipira, mas aqui é verdade: é um monoposto de fórmula, mas criado de forma que seja possível emplacar e licenciar; sendo assim é a interpretação mais extrema do termo “carro de rua”.
Esta nova versão em questão é uma parceria com a Hypetex, empresa especializada em materiais leves. O carro usa a sensacional “fibra de carbono de titânio” da Hypetex, que com acabamento cristalizado dá um brilho prateado ao carro, extremamente exótico.Toda parte superior do carro é nesse material, e o resto é em fibra de carbono normal.
Uma série de detalhes em amarelo brilhante também são encontrados no exterior. A fibra de carbono oferecida pela Hypetex está disponível em uma variedade de cores diferentes e é significativamente mais leve do que uma pintura tradicional. Tinta normal adiciona 138 gramas por metro quadrado; este acabamento da empresa pesa apenas 17 gramas por metro quadrado.
O resto do carro é um Mono R “normal”: um quatro cilindros aspirado, praticamente um motor de competição Mountune baseado nos Ford Duratec, com 2,5 litros e nada menos que 350 cv. Este carro pesa apenas 555 kg, o que faz isso algo realmente sério: 0-96 km/h em 2,5 segundos, e 274 km/h de final. Apenas 30 Mono R serão produzidos, a um preço que parte de € 335,995 na Europa. Sim, o equivalente a R$1.763.973. Barrabás! (MAO)
Toyota GR86 e Subaru BRZ recebem novas versões JDM
A Toyota mostrou no Japão uma série especial do GR86 2024: uma série comemorativa de 40 anos do “86” original, o Corolla AE86. O que é um AE86? Se você passou os últimos 40 anos morando em exílio numa floresta afastada, vale a pena ler a reportagem abaixo; depois mergulhar no mundo maravilhoso e mítico do Initial D.
A série especial será limitada a 200 unidades, por enquanto somente para o mercado japonês, fazendo dela um legítimo JDM. Disponível com transmissão manual ou automática, a variante com sabor retrô recebe uma variedade de modificações por dentro e por fora. É baseado no acabamento RZ oferecido localmente e pode ser adquirido em branco ou vermelho com listras pretas, dando vibes de Initial D, claro. Inevitável.
As rodas são de 18 polegadas com acabamento cinza escuro metálico e com pneus 215/40 R18. Capas dos espelhos laterais em preto, e spoiler da tampa do porta-malas em preto. No interior, há um tema preto e vermelho junto com o logotipo especial comemorativo.
Há mudanças em hardware também: freios a disco ventilados Brembo e amortecedores Sachs. Esses dois itens também estão sendo oferecidos para o 2024 GR86 normal como equipamento opcional, desde que você encomende o carro com acabamento SZ ou superior.
O lançamento de hoje do (respire fundo) Toyota GR86 AE86 40th Anniversary Edition 2024 coincide com o lançamento no Japão do Subaru BRZ STI Sport 2024. Essencialmente, é a versão “ts” americana, em encarnação JDM: freios Brembo de 17 polegadas com discos ventilados dianteiros e traseiros abraçados por pinças douradas atrás de rodas metálicas escuras de 18 polegadas envoltas em pneus de alto desempenho 215/40 R18. (MAO)