sao poucas as pessoas que tem a oportunidade de acelerar como se deve um superesportivo de alto calibre e que seja o supra sumo da engenharia automotiva nas pistas do nivel do porsche 911 gt3 rs hot hatches sao esportivos bem mais acessiveis mas a principio tendemos a pensar que suas limitaçoes inerentes tornam impossivel conseguir o mesmo nivel de envolvimento e de aproveitamento do potencial do conjunto nascido para isso como em um gt3 rs por limitaçoes falamos das caracteristicas inerentes a um hot hatch sua base e de um veiculo de produçao comum o motor e a traçao na dianteira tornam o equilibrio dinamico ideal mais dificil de conseguir a potencia por questao de custo e de balanço dinamico tende a ficar na casa dos 300 cv baixos exclua se por bem da narrativa mega hatches com traçao nas quatro rodas como o recem revelado mercedes amg a45 a aerodinamica de um supercarro e muito superior por mais eficientes que sejam os aparatos nos para choques saias laterais difusores e outros apendices de um hatchback esportivo mesmo o mais radical deles e ainda assim ha especialistas da imprensa britanica afirmando que o mais novo renault megane rs trophy r consegue ser tao preciso envolvente e bem acertado quanto um porsche 911 gt3 rs mesmo que obviamente nao seja tao rapido quanto ele e uma afirmaçao ousada sera o gt3 rs com seu glorioso flat six aspro de quatro litros e 500 cv cambio pdk de sete marchas e traçao traseira conseguiu virar 6min56s4 em sua mais recente volta cronometrada em nurburgring nordschleife no ano passado o megane rs trophy r 40% menos potente virou 7min40s1 em abril de 2019 e naquele momento tornou se o recordista entre os carros de traçao dianteira o que por si so ja diz muita coisa https //www youtube com/watch v=2iqhjxx1wlw antes do megane rs trophy r o recordista fwd em nurburgring era o honda civic type r que em abril de 2017 virou 7min43s8 ao tomar seu posto o renault tornou se aos olhos de muitos o melhor hot hatch do mundo e assim sera ate que algum rival o supere apostas mas afinal como e que anda o tal do megane rs trophy r bem ainda nao tivemos a chance de andar nele hot hatches claro sao mais acessiveis que supercarros mas nem todos sao vendidos em todo lugar contudo algumas publicaçoes britanicas ja tiveram a chance de guia lo na pista seu lugar favorito o megane rs trophy r esta no topo da familia que tambem compreende o megane rs 280 nas variantes sport e cup e o rs 300 trophy sem r o rs 280 como fica evidente pelo nome possui uma versao de 280 cv do motor 1 8 turbo a versao sport e mais voltada para quem procura um hot hatch rapido mas ao mesmo tempo previsivel e confortavel para uso diario enquanto o cup traz elementos como suspensao consideravelmente mais firme e diferencial de deslizamento limitado para oferecer uma experiencia mais crua o rs 300 trophy claro tem 300 cv no motor 1 8 turbo acompanhados de excelentes 42 8 kgfm de torque e usa a suspensao cup invariavelmente todos eles oferecem esterçamento nas rodas traseiras a escolha pelo cambio manual ou de dupla embreagem ambos com seis marchas e suspensao inspirada nos carros de rali entao temos o trophy r que nao acrescenta muita coisa e ainda se livra de alguns quilos este na verdade e seu grande trunfo o trophy r perde no total 130 kg em relaçao ao trophy comum para isto ele passa por uma dieta balanceada que consiste em remover o banco traseiro menos 25 kg e instalar bancos concha fixos mais leves na dianteira menos 14 kg capo de fibra de carbono menos 8 kg e um vigia traseiro mais fino menos 1 kg o sistema de escape e de titanio 7 kg mais leve e ate mesmo a tela de 8 5 polegadas da central multimidia e substituida por uma menor de 7 polegadas para economizar 250 g para chegar aos 130 kg a menos tambem e preciso optar pelas rodas de fibra de carbono e pelos freios de carbono ceramica que juntos enxugam mais 18 kg no entanto talvez a remoçao mais importante do rs trophy r seja o sistema de esterçamento das rodas traseiras sem ele o trophy r perde outros 40 kg seu peso total e de 1 306 kg em ordem de marcha outras caracteristicas exclusivas do r sao os amortecedores ohlins ajustaveis em rigidez compressao e retorno e a cambagem dianteira ligeiramente negativa aproveitando melhor a area de contato dos pneus nas curvas por outro lado motor e cambio sao identicos aos do trophy normal a proposito o trophy r vai de zero a 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 262 km/h https //www youtube com/watch v=jrcbguu4dt4 foi esta combinaçao de fatores que aparentemente trabalhou de forma perfeita para fazer do rs trophy r um carro tao bom em certos aspectos quanto um porsche 911 gt3 rs de acordo com matt prior da autocar dizem eles que levando tudo em consideraçao o megane rs trophy r e um carro que na pista com a suspensao mais baixa e amortecedores ajustados para mais firmeza passa totalmente a sensaçao de ser tao bom e comunicaivo quanto um porsche 911 gt3 rs exceto que com menos aceleraçao e traçao dianteira ele tem a mesma sensibilidade finesse aderencia e um caminhao de traçao e eles vao alem apropriadamente aliviado o trophy r e cru e barulhento e completamente envolvente o volante de alcantara telegrafa tudo o que os pneus estao fazendo com um peso medio leve com um pouco de esterçamento por torque aqui um chiado na frenagem ali voce vai conseguir saber quais pneus estao destracionando e onde e como nao que eles o façam com tanta frequencia se esse carro tivesse a capacidade de entregar o dobro da potencia seu nivel de aderencia certamente o ajudaria a virar um tempo de volta tao rapido quanto o mais puro dos supercarros esta percepçao do carro fez com que para a autocar o rs trophy r seja obviamente o melhor de todos os megane e tao bom quanto um civic type r um vw golf r ou um focus rs o teste foi feito no autodromo de zolder na belgica em condiçoes ideais de piso o que deve ter facilitado bastante o trabalho dos pneus bridgestone potenza s007 exatamente iguais aos usados no carro recordista de nurburgring por outro lado james taylor e james dennison da car magazine encontraram alguns pontos de critica poucos e verdade ao cambio que e bom mas nao tem a mesma precisao de engantes do civic type r por exemplo; e o fato de ainda nao terem testado o carro no mundo real mas estradinhas sinuosas e irregulares do interior da inglaterra com isso eles nao puderam dizer que de fato o trophy r e o melhor de todos os megane mas isto nao significa que eles nao gostaram do carro ao contrario a impressao inicial foi boa muito boa o trophy r deixou claro a eles que esta um degrau acima do trophy mas ainda assim traz de volta as sensaçoes dos hot hatches analogicos da velha escola talvez seja a omissao do 4control que e eficiente mas as vezes e artificial ou apenas a boa e velha perda de peso mas o caso e que o trophy r entrega uma boa capacidade ao estilo dos tcr de competiçao com uma camada a mais de diversao nao sao emoçoes brutas e incontrolaveis em vez disso o carro e mais focado em satisfazer o piloto atraves da precisao e da controlabilidade ainda da para fazer a traseira escorregar como um pendulo descontrolado mas o trophy r fica mais feliz ao girar sua derriere delicadamente na entrada de uma curva e deixar que voce trabalhe com o diferencial torsen de deslizamento limitado enquanto retoma velocidade repare que ate agora ninguem citou os tempos de volta do carro ainda que 7min40s em nurburgring com apenas 300 cv nao sejam um feito a se ignorar a questao e que lendo as avaliaçoes percebemos que muito do que faz o megane rs trophy r tao bom transcende os numeros trata se de uma combinaçao rica de sensaçoes de respostas fisicas do carro aos comandos do piloto e do feedback que ele devolve e como o recorde mostra de entregar resultados isto tambem fica claro no review do top gear testado por stephen dobie que deixa esta pegada emocional do trophy r bem explicita e traz uma informaçao bacana sobre a forma como a propria renaultsport enxerga sua obra os engenheiros da renault descrevem [o megane rs trophy r] como um carro declaradamente feito para puristas entusiastas de track days que sabem dirigir e por isto a precisao de seus comandos e a efervescencia de sua performance vem ao custo de qualquer coisa que possa se intrometer nao ha punta tacco eletronico nas reduçoes mas uma sensaçao de trepidaçao nas frenagens em frenagens mais fortes e uma traseira bastante exibida caso voce seja abrupto demais nos freios durante uma curva sem querer ou nao a sensaçao fisica que este carro passa a seu piloto chega a ser intoxicante depois de umas poucas voltas em zolder eu ja estava freando com toda minha força usando cada centimetro das zebras e correndo atras das rotaçoes mais altas o que todos criticaram foi o preço cada um dos 500 exemplares custa no minimo £ 50 000 pouco mais de um terço do que custa um gt3 rs no reino unido a partir de £ 142 000 no entanto de acordo com a propria renault entre o publico alvo do trophy r estao os ratos de pista que ja tem supercarros na garagem e so querem acelerar algo mais simples e leve que possa ser levado ao limite com menos culpa e ofereça nivel semelhante de diversao e envolvimento nosso veredicto infelizmente vai ter de esperar por enquanto nao sabemos de nenhum brasileiro que tenha encomendado um megane rs trophy r e possa nos emprestar o seu e e provavel que nenhum destes cenarios aconteça mas ficamos felizes em ver que ainda se fabrica hot hatches com esta pegada mais classica e capazes de entregar performance de gente grande
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