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Car Culture

Mercedes-Benz C111 – o supercarro do futuro que nunca aconteceu

Nos anos 1930, durante era de ouro dos Grand Prix, a Auto Union desenvolveu um carro de corridas com uma configuração inédita até então. Em vez do layout tradicional com motor e câmbio dianteiro, cockpit no meio e tanque na traseira, a fabricante decidiu colocar o motor e o câmbio na traseira e posicionou o posto do piloto mais para a frente, entre o radiador e o tanque de combustível. O layout em tese deixaria o carro mais equilibrado devido à concentração de massas entre os eixos e ao maior peso sobre o eixo de tração. Contudo, a tecnologia de chassis da época ainda não era adequada à configuração: os chassis tipo escada não tinham rigidez suficiente e se flexionavam, causando sobre-esterço. Mesmo assim o poderio da engenharia dos motores V16 foi suficiente para tornar os outros carros obsoletos e encarar em igualdade os Mercedes-Benz, que mantinham sua configuração tradicional de motor e câmbio dianteiro e ganharam poucos GP a mais que a Auto Union. Apesar dos inconveniente