depois de quatro meses desde a apresentaçao do c63 amg a mercedes benz finalmente coloca nas ruas o sucessor do modelo amg mais vendido da historia ele esta de volta com um visual mais conservador e por enquanto oferecido somente nas versoes seda e perua — o cupe deve voltar em 2016 — mas diferentemente de seu rival direto o bmw m3 ele continua com um v8 roncando forte sob o capo e agora auxiliado por dois turbos o novo v8 4 0 biturbo substitui o antigo 6 2 aspirado e traz consigo 18 cv a mais que seu antecessor ou 53 cv se considerarmos a potencia da versao s trata se de uma variaçao do m178 usado no amg gt/gt s batizado como m177 leia tudo sobre esse motor neste post essencialmente e o mesmo motor; a diferença na denominaçao se deve ao sistema de lubrificaçao — por carter seco no m178 e carter umido no m177 na versao basica c63 amg o m177 produz 476 cv e 65 6 mkgf 14 cv e 5 mkgf a mais que o amg gt enquanto no c63 amg s a potencia sobe para 510 cv e o torque chega a 71 2 mkgg — exatamente os mesmos numeros do amg gt s o zero a 100 km/h agora e feito em 4 2 e 4 1 segundos respectivamente e a velocidade maxima e limitada eletronicamente a 290 km/h uma evoluçao e tanto [youtube id= 6fxeq4sij0m width= 620 height= 350 ] infelizmente o mesmo nao pode ser dito do visual do modelo quero dizer sim a nova geraçao do c63 amg e claramente uma evoluçao do anterior no quesito visual mas ele tambem ficou bem mais conservador perdendo aquele stance brutal de muscle car moderno dos para lamas alargados e aquela cara de devorador de rivais isso fica ainda mais claro se voce compara lo com o m3 com seus para lamas traseiros enormes e aquela postura esportiva tipica dos m3 neste aqui somente os para lamas dianteiros sao visivelmente mais largos para acomodar a bitola mais larga; a traseira e praticamente a mesma somente as bocas enormes do para choques dianteiro denuncia o apetite por asfalto do novo c63 amg mas como anda o novo c63 amg bem nos ainda nao colocamos as maos no carro — ate por que ele ainda nao foi lançado no brasil — mas a imprensa estrangeira ja conheceu a fundo o novo esportivo em sua versao s por isso como ja fizemos com laferrari challenger hellcat e ford mustang reunimos algumas impressoes sobre este novo muscle car alemao assim como seu antecessor o novo c63 amg usa um cambio automatico de sete marchas com embreagem umida em vez de embreagem dupla como seus rivais isso nao significa contudo que as trocas sao lentas e matam o desempenho segundo chris harris em seu mais recente video abaixo as trocas nao sao tao rapidas quanto o dct mas estao quase la e sao muito suaves [youtube id= n4xutu2lzto width= 620 height= 350 ] harris tambem aprova a progressividade do cambio no modo automatico em uso urbano — afinal voce nao vai passar 100% do tempo destruindo pneus certo nessas condiçoes o pessoal do motor authority considerou o c63 amg s confortavel suave e bem equipado os australianos do drive com au concordam dizendo que a suspensao adaptativa com tres ajustes diferentes absorve boa parte das imperfeiçoes do asfalto sem transmiti las a cabine mesmo nos modos sport/race a unica queixa foi em relaçao ao ruido da rolagem dos pneus mesmo em superficies suaves como mencionado logo acima o c63 amg tem amortecedores com tres ajustes diferentes ativados pelos modos de conduçao pre selecionados — os tradicionais comfort sport sport + e race que alteram respostas do acelerador ronco do motor mais adiante veremos isso tempo de trocas de marcha peso da direçao e claro ajuste da suspensao na foto abaixo voce ve tambem o modo individual que permite combinar os ajustes dos diferentes modos ao gosto do motorista e possivel por exemplo usar o ajuste de amortecedores do modo comfort com a direçao e escape do modo race e acelerador do modo sport + para rodar pela cidade com conforto sem abrir mao do ronco agressivo e de uma direçao precisa isso e bem interessante por que ao sair da cidade e pegar a estrada voce nao precisara se distrair com o joystick do console central para reconfigurar o carro basta afundar o acelerador e aproveitar a metamorfose do seda em um monstro devorador de asfalto e curvas e o que diz a motor authority ao descrever o impeto do v8 biturbo o motor oferece torque imediato a praticamente qualquer faixa de rotaçoes e empurra com vigor ate a linha vermelha combinado com o cambio automatico de sete marchas o motor traz a vida a plataforma adulterada do classe c fazendo o carro desejar ansiosamente a proxima curva a proxima reta a proxima tangencia note que nao mencionamos a mudança do ajuste da suspensao como conta chris harris em seu video e possivel usar o carro o tempo todo no modo comfort e ainda assim ele tera um comportamento excelente em curvas com um leve sub esterço ja que o carro foi feito para motoristas comuns o talento em contornar curvas segundo os britanicos da autocar se deve a bitola 31 mm mais larga novo ajuste de suspensao com um maior angulo negativo de camber e barra estabilizadora mais espessa o merito tambem vai para a direçao eletrica — com peso excelente e respostas imediatas nas guinadas e bastante feedback do eixo dianteiro alargado segundo a motor authority — e para os pneus michelin pilot super sport calçados nas rodas de 19 polegadas do c63 s a autocar ainda completa os elogios a atitude radical do c63 s aclamando o ronco do motor como a melhor parte do modelo ele usa um sistema de valvulas comum em escapes aftermarket e em supercarros para alterar o timbre entoado pelos canos dependendo do modo selecionado no ajuste dinamico essas valvulas bypass fazem os gases passarem pelos abafadores ou sair diretamente dos silenciadores intermediarios deixando o ronco bem mais agressivo e o fluxo menos restritivo quando comparado ao bmw m3 seu maior rival desde a ultima geraçao nota se uma conclusao curiosa desde os tempos do 190e 2 3 16 e 2 5 16 o m3 era um esportivo superior ao mercedes — sempre mais leve mais potente e melhor acertado na ultima geraçao e92 e w204 a historia começou a virar em favor da mercedes — o bmw apesar de menos potente tinha um v8 girador e cambio manual de seis marchas enquanto o c63 amg era um muscle car visceral como voce ve na avaliaçao que o flatout fez no ano passado mas agora o pendulo aponta o lado da mercedes amg segundo a motor authority o bmw tinha rodagem superior direçao mais precisa e mais esportividade agora o bmw e como um bisturi a laser de um cirurgiao enquanto o c63 s e um canivete automatico de uma gangue de rua em termos de agressividade
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