Há alguns anos a Mercedes realizou uma viagem de pouco mais de 100 km pela Alemanha sem intervenção alguma do motorista do carro. Era mais um teste do sistema autônomo da marca, que aos poucos vem sendo aplicado aos seus modelos. O novo Classe E é um destes modelos.
Lançado nesta semana no Brasil, a décima geração do modelo usa sensores, radar, lidar e câmeras para oferecer aos seus compradores uma série de conveniências que fazem o possível para evitar acidentes em caso de falha humana. Há cruise control adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de detecção de pedestres e assistente ativo de permanência na faixa de rolagem, além do assistente de estacionamento, que é capaz de parar o carro em uma vaga sem nenhuma interferência do motorista. Como naquela viagem do primeiro parágrafo.
Até agora esse tipo de conveniência era exclusividade dos Classe S, mas agora serão oferecidos em todas as versões do Classe E vendidas no Brasil. O modelo chega em três versões com duas opções de grade dianteira, e sempre equipada com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, 211 cv e 35,6 mkgf. Parece pouco para um carro do seu porte, mas considerando que ele é 65 kg mais leve que seu antecessor, a potência é suficiente para um desempenho adequado para a categoria. São 6,9 segundos para a aceleração de zero a 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima.
A versão de entrada é a E250 Avantgarde, que parte de R$ 309.000 e vem com a grade esportiva, que usa a estrela no centro da peça. Por esse preço, além dos sistemas semi-autônomos, ela traz ar-condicionado de três zonas (motorista, passageiro e banco de trás), sistema multimídia com GPS, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 18 polegadas, câmera de ré, tapetes de veludo, assistente de ponto cego, ajustes elétricos com memória para os bancos dianteiros, teto solar, airbags laterais, controle de partida em rampas, bancos de couro, tapetes de veludo e pacote de iluminação ambiente interna com 64 cores.
Logo acima está a E250 Exclusive, que usa a grade clássica da Mercedes, com aletas divididas em dusa colunas e estrela no topo do capô. Por R$ 320.000 ela acrescenta à lista da Avantgarde o acabamento em madeira no interior, pneus run flat e rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo da versão.
No topo da linha está a edição especial E250 Launch Edition, que sai por R$ 326.000. Ela é limitada a 60 unidades e é baseada na Avantgarde, porém com rodas de liga leve de 19 polegadas.