mais cinco meses e o chevrolet onix completara seu quinto ano na liderança do mercado brasileiro desde agosto de 2015 ele assumiu a ponta da tabela e de la nao saiu ate hoje nem mesmo a atualizaçao da concorrencia a chegada de novos modelos alguns incendios na nova geraçao e reajustes de preços foram suficientes para tira lo da liderança tudo bem que ele tem duas geraçoes somadas mas ainda assim sao dois contra o resto do mercado o ponto forte da dupla e a relaçao custo/beneficio somada ao fator novidade da segunda geraçao por r$ 50 900 voce leva a nova geraçao com o motor 1 0 aspirado de tres cilindros cambio manual seis airbags computador de bordo radio com bluetooth e comandos no volante controles de estabilidade e traçao alem de ar condicionado e vidros eletricos como comparaçao o hb20 da mesma faixa de preço fica nos dois airbags obrigatorios nao oferece controles de traçao e estabilidade e ainda que ofereça um sistema multimidia nao permite que ele seja controlado pelo volante o ford ka se plus 1 0 e o mais caro dos tres e oferece um pacote de equipamentos praticamente identico ao do hb20 e inferior ao do chevrolet onix a situaçao se repete com todos os outros concorrentes o fiat argo drive de r$ 51 390 nao oferece sequer um radio limitando se a predisposiçao para radio o volkswagen gol agora e oferecido em versao unica por r$ 48 000 porem se voce pagar r$ 2 100 pelo pacote interatividade composition touch tera o sistema multimidia com controle pelo volante neste caso o gol ainda fica abaixo dos r$ 50 000 r$ 49 120 o renault sandero life e o unico que oferece uma lista de equipamentos semelhante pela mesma faixa de preço do onix mt 1 0 ele tambem tem computador de bordo tambem tem sistema multimidia com comando no volante e tambem tem airbags extra cortina seu preço regular e r$ 52 000 porem a renault esta vendendo o modelo com desconto de r$ 3 600 o que faz seu preço cair para r$ 48 490 — o que o torna bem atraente se voce nao se importar com o visual nao muito novo e com o fato de ele estar no fim da carreira mas o onix se destaca mesmo e na versao turbo at com este novo propulsor que nao tem injeçao direta e importante lembrar de 116 cv e 16 3 kgfm o onix parte de r$ 58 090 e claro mantem a boa lista de equipamentos do onix mt 1 0 alem de acrescentar o cambio automatico isso o torna praticamente imbativel nesta faixa de preço o gol cobra r$ 58 120 pelo motor 1 6 combinado ao cambio automatico mas entrega so os airbags exigidos por lei e a famigerada preparaçao para radio o hb20 1 6 automatico sai por r$ 62 790 e o 1 0 turbo vai aos r$ 67 790 o ford ka chega perto no preço r$ 59 480 mas ainda e mais caro e traz menos itens de serie o fiat argo sequer tem uma versao automatica nesta faixa de preço para ter o cambio automatico de seis marchas e preciso saltar para a versao precision 1 8 de r$ 64 990 o sandero novamente e o que mais se aproxima do onix turbo automatico com os descontos oferecidos pela renault a versao zen 1 6 cvt esta saindo r$ 61 490 agora se voce nao faz questao de ter um carro zero — ou nao gosta do sandero nem do onix mas tambem nao quer um carro menos equipado o mercado de semi novos tem algumas opçoes interessantes nenhuma delas tera os seis airbags do onix afinal trata se de uma novidade do segmento e que talvez acabe repetida pelas proximas geraçoes dos concorrentes mas pelo preço do onix zero quilometro voce pode encontrar algumas opçoes mais potentes e com outros itens de conveniencia e conforto os criterios sao simples o carro precisa ter no maximo tres anos ou seja ao menos 2017/2017 e precisa ter no maximo 36 000 km ou 12 000 km/ano a media anual brasileira seu preço deve estar em uma margem de 5% para mais ou para menos em relaçao ao preço do onix zero — os carros na faixa do onix mt 1 0 custam entre r$ 47 500 e r$ 52 500 com isso os escolhidos foram honda fit dx 1 5 manual 2017 a 2019 o hatchback da honda anda meio esquecido no mercado de carros novos mas nos usados ele ainda brilha e oferece um bom conjunto por preços atrativos — em qualquer geraçao para esta lista escolhi o fit dx manual que custa entre r$ 48 500 e r$ 52 000 dependendo do ano modelo por esse preço o fit oferece seu robusto e confiavel motor 1 5 de 116 cv combinado ao cambio manual de cinco marchas computador de bordo rodas de liga leve e um radio basico o principal atrativo aqui nao e a lista de equipamentos mas a versatilidade e o espaço interno alem do motor mais potente por pouco mais entre r$ 51 000 e r$ 52 500 voce consegue encontrar o modelo lx com cambio automatico mas somente 2016/2017 e 2017/2017 polo 1 6 msi 2017 a 2018 embora seja de uma categoria acima do onix o polo e pouca coisa maior que o hatchback da chevrolet mas sua proposta de ser um hatchback premium resulta em um acabamento pouco mais esmerado mesmo nas versoes mais simples o hatch da volkswagen tambem tem o motor 1 6 msi de 121 cv sistema multimidia com comandos no volante computador de bordo controles de traçao e estabilidade e rodas de liga leve ele fica devendo os airbags extras mas com paciencia voce encontra exemplares com farois de neblina trata se portanto de um modelo pouco mais espaçoso que o onix com porta malas semelhante 270 litros no polo 280 litros no onix porem com 41 cv a mais e um acabamento mais robusto outro ponto positivo e que como o onix o polo desvaloriza pouco os exemplares de 2017 a 2018 sao encontrados na faixa dos r$ 49 800 a 50 500 enquanto os modelos 2018/2019 e 2019/2019 ficam na casa dos r$ 51 000 a r$ 52 000 ainda na faixa dos r$ 51 000 r$ 52 000 e possivel encontrar os primeiros modelos do polo tsi automatico que e uma opçao ainda mais atraente embora o 1 6 msi ja seja um carro bem interessante e bem acertado hyundai hb20 1 6 comfort plus automatico 2019 falando em automatico esta opçao pode ser interessante para quem nao gostou do novo hb20 o modelo 1 6 comfort plus da geraçao anterior pode ser encontrado por menos de r$ 51 000 reais no ano modelo 2019 ele e um pouco menor que o atual mas seu conjunto mecanico e exatamente o mesmo o 1 6 gamma de 128 cv combinado ao cambio automatico de seis marchas o ponto fraco aqui e a lista de equipamentos espartana tem apenas os dois airbags obrigatorios vidros eletricos na dianteira e nao tem rodas de liga leve apenas sistema multimidia como opcional voce precisa procurar um exemplar com ele portanto por outro lado e um carro com motor 1 6 e cambio automatico — um conjunto pelo qual a chevrolet cobra quase r$ 10 000 mais caro uma vez que estes hb20 podem ser encontrados com menos de dois anos de uso por r$ 49 000 ford ka se plus automatico 2019 se o ka zero quilometro e mais caro e oferece menos que o onix por que nao procurar um semi novo o modelo nao teve mudanças significativas desde 2018 e pode ser encontrado com baixa quilometragem e um pacote de equipamentos semelhante ou ate melhor ao do onix de entrada porem com o motor 1 5 e cambio automatico por entre r$ 49 000 e r$ 51 000 voce leva o ka se plus equipado com o motor 1 5 dragon com injeçao direta e 137 cv cambio automatico de seis marchas sistema multimidia com comandos no volante computador de bordo e controles de estabilidade e traçao novamente fica devendo os airbags extra mas o restante se equivale ao onix de entrada — sem contar os 50 cv a mais o ponto negativo sao as dimensoes do ka que acabou promovido a posiçao do fiesta mas continua menor que seus rivais seu porta malas por exemplo tem apenas 257 litros 23 a menos que o do onix e seu entre eixos de 2 49 metros e 4 cm mais curto que o do onix fora da caixa peugeot 2008 allure 1 6 automatico 2018 nao e um hatchback compacto e por isso mesmo foi escolhido para esta lista o peugeot 2008 allure 1 6 2018 pode ser encontrado por r$ 50 000 ja equipado com o cambio automatico de seis marchas combinado ao motor 1 6 16v flex de 118 cv ele ainda tem o visual antigo mas esta na mesma geraçao do modelo atual que cobra r$ 70 000 e nao entrega rodas de liga leve como o semi novo alem disso voce tem bancos de couro borboletas para trocas de marcha no volante sistema multimidia ar condicionado digital e airbags laterais minha escolha se voce esta se perguntando qual seria minha escolha vou direto ao ponto ficaria com o volkswagen polo msi sim ele nao tem o desejado motor turbo mas este motor 1 6 msi da volkswagen e robusto economico e condizente com a proposta do carro alem disso ele tem uma base mais refinada que os demais uma qualidade de construçao superior e tambem e o mais espaçoso e ao lado do 2008 e o que tem o melhor nivel de equipamentos dentre as cinco alternativas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.