a argentina tem uma relaçao bem sucedida com o circuito de nurburgring foi no inferno verde que juan manuel fangio e carlos reutemann venceram o gp da alemanha — fangio em 1954 1956 e 1957 e reutemann em 1975 as quatro vitorias destes dois icones argentinos estao muito bem contadas por fotos videos e relatos da epoca mas ha uma outra investida argentina no circuito alemao que acabou ficando no rodape da historia sem tantos registros e bem menos a mision argentina nas 84 horas de nurburgring de 1969 nao foi erro de digitaçao nao durante os anos 1960 havia uma corrida de 84 horas ao redor de nurburgring nao precisa fazer as contas sao tres dias e meio de corrida sem pausas e como se nao fosse bastante o circuito nao era apenas o nordschleife mas uma combinaçao dele com seu irmao do sul o sudschleife que totalizava 28 3 km recorrendo a um cliche literario e o tipo de coisa que separa meninos de homens e forja herois e a participaçao argentina naquela prova foi mesmo heroica tudo começou tres anos anos antes em 1966 quando a industrias kaiser argentina mais conhecida como ika apresentou seu mais novo modelo o torino ele era uma versao local da terceira geraçao do amc rambler produzida sob licença e reestilizada por ninguem menos que a pininfarina e foi um dos precursores dos sedas esportivos na epoca a ika acabava de completar 10 anos no mercado e embora ja oferecesse diversos carros de passeio desde a metade dos anos 1950 o publico argentino dividia sua preferencia automobilistica entre ford e chevrolet tanto nas lojas quanto nas corridas para emplacar o novo modelo ate entao desconhecido pelos argentinos o jeito era adotar a filosofia americana win on sunday sell on monday sugerida por oreste berta sim o mesmo oreste berta do maverick hollywood assim a ika iniciou um programa de automobilismo que inscreveu tres torino na turismo carretera a categoria de turismo mais tradicional da argentina disputada ate hoje diante de arquibancadas lotadas de torcedores deu certo em 1967 seu primeiro ano nas pistas a ika venceu o campeonato com o piloto eduardo copello mas antes desta sequencia de titulos acontecer a ika ainda precisava de um feito maior algo que provasse que o torino era um carro de nivel mundial como os rivais da ford e chevrolet foi quando juan manuel fangio entrou em cena o pentacampeao de f1 era membro nao executivo da ika e por isso se envolveu nas atividades automobilisticas da fabricante ele tinha um plano convencer berta a participar da maratona da estrada uma corrida que entre 1930 e 1964 foi disputada entre liege na belgica e roma na italia mas que a partir de 1965 passou a ser disputada em nurburgring ao longo de 84 horas desafio aceito e como nao poderia ser diferente diante do nacionalismo argentino a empreitada deixou de ser apenas uma açao de marketing da ika e ganhou ares de orgulho nacional ate mesmo a comida da equipe foi enviada junto com os carros — um carregamento com a melhor carne bovina do pais a delegaçao era liderada por berta e fangio que rapidamente conseguiram todo o patrocinio necessario para a empreitada alem de nove pilotos que se dividiriam em tres carros a ika ainda enviou um quarto torino que serviria como carro reserva os trios de pilotos eram carmelo galbato ruben luis di palma e oscar fangio; jorge cupeiro gaston perkins e eduardo rodriguez canedo; e eduardo copello oscar franco e alberto rodriguez larreta eles chegaram a alemanha exatamente um mes antes da prova para um periodo de adaptaçao ao circuito primeiro foram os mecanicos e os carros e a carne argentina depois os pilotos entre os patrocinadores estava a renault que forneceu dois exemplares do renault 16 que serviram de carros de apoio para nao correr risco de desgastar ou ate bater os torino durante a preparaçao os pilotos treinaram com os renault 16 e foram orientados por fangio a bordo de seu proprio mercedes benz 300sel 6 3 conhecendo nurburgring como poucos fangio explicou cada detalhe do traçado aos conterraneos para que eles memorizassem o traçado e os segredos da pista depois deste processo de aprendizado e pratica começaram os treinos com os torino mas assim que os torino entraram na pista os problemas começaram a aparecer durante uma sessao de treinos rodriguez canedo arrebentou o carro reserva a 150 km/h em uma arvore depois de perder a traseira em uma curva o carro virou sucata e o piloto nao morreu por pouco mas ainda teve que enfrentar a furia de fangio que ameaçou manda lo de volta a argentina por ter destruido um dos carros assim o torino numero 1 foi transformado em carro reserva mas a sorte nao foi melhor com ele com oreste berta ao volante uma roda se quebrou e o carro incontrolavel rolou quase 200 metros em um barranco o teto do carro numero 1 foi esmagado ate ficar na altura das portas mas por um milagre berta saiu ileso com apenas dois dos quatro carros eles tiveram que improvisar juntaram o que sobrou do carro reserva com o que sobrou do carro numero 1 e recuperaram o terceiro carro com um chassi um pouco torto mas capaz de entrar em cena acabou apelidado de banana por razoes obvias as regras estabeleciam que cada carro deveria ter tres pilotos que se dividiriam em stints de no maximo quatro horas continuas cada parada nos boxes poderia ter somente um minuto e somente dois mecanicos poderiam trabalhar no carro para cada minuto extra nos pits era descontada uma volta se a parada durasse mais de 15 minutos ou a volta de 28 3 km durasse mais de meia hora o carro era automaticamente desclassificado a prova começou as 12 00 de 19 de agosto de 1969 e terminaria a meia noite do dia 23 logo nas primeiras horas começou a chover copiosamente sobre a floresta e o circuito mas assim mesmo um dos torino imprimiu um ritmo forte o bastante para andar entre os seis primeiros e surpreender os europeus praticamente todos os aspectos da corrida eram um desafio herculeo eles precisavam lutar contra o cansaço e o sono mas a adrenalina nao os deixava dormir havia a chuva o carro consertado e o regulamento severo em relaçao as paradas e tempos de volta nao demorou para que o primeiro problema da mision argentina aparecessem depois de 10 horas de prova a chuva constante inundou parte da pista com a visibilidade prejudicada por conta da neblina cupeiro perdeu o controle do carro que acabou preso em um barranco e sem a possibilidade de tira lo de la para completar a volta a tempo acabou fora da prova na 42ª hora mais uma decepçao o banana ficou sem farois no meio da noite no stint de di palma que colou em um rival para conseguir chegar aos boxes o problema foi reparado e di palma voltou a pista mas acabou enfrentando o mesmo problema eletrico desta vez sem ninguem por perto na escuridao da floresta ele saiu da pista e rompeu o carter fim da prova para o carro numero 1 para a segunda metade da prova os argentinos ficaram apenas com o carro numero 3 que fez o possivel e o impossivel para se manter na corrida a certa altura por exemplo foi preciso trocar o filtro de combustivel durante o stint de perkins e o jeitinho sul americano entrou em cena em vez de entrar nos boxes ele parou o carro na pista em frente aos pits assim ele poderia levar mais de um minuto para realizar a troca sem ser penalizado e para ajuda lo com as instruçoes que eram proibidas pelo regulamento fangio simplesmente cantou o procedimento ao ritmo da tradicional cançao la cumparsita na 80ª hora da corrida depois dos tres longos dias o torino numero 3 ja liderava a prova seguido de perto por um lancia fulvia 1 6 hf e um mazda familia r100 a vitoria argentina com um carro argentino pilotos argentinos e ate comida argentina estava cada vez mais proxima quando um comissario da prova chegou aos boxes dos argentinos chamou fangio e berta e explicou que o torino deveria entrar nos boxes para trocar o escape porque ele estava excedendo o limite de decibeis permitidos e o prefeito de adenal fizera uma reclamaçao de improviso fizeram um escape do jeito que conseguiram e chamaram o torino aos boxes foram 14 minutos de manutençao que renderam uma penalidade de 13 voltas como todo improviso o reparo nao durou muito e na primeira volta apos o retorno a pista o seis em linha de quatro litros do carro ja estava trovejando pela floresta o comissario voltou aos boxes dos argentinos mas desta vez berta e fangio começaram a discutir com o homem para ganhar tempo ate o final da prova ao apontar da meia noite de 23 de agosto de 1969 o torino terminava as 84 horas de nurburgring sem nenhum rival a sua frente foram 334 voltas mais de 9 450 km e uma media de pouco mais de 112 km/h o lancia conseguiu 332 voltas seguido pelo mazda com 322 voltas mas como voce deve lembrar as regras previam a retirada de voltas por cada minuto excedente nos boxes no total o torino teve um excedente de 19 minutos enquanto o lancia teve apenas 10 minutos acima do permitido como resultado oficialmente o torino acabou com 315 voltas e o lancia com 322 vitoria dos italianos a equipe argentina se contentou com um quarto lugar atras do lancia de um bmw 2002 que completou 319 voltas e teve apenas um minuto excedente e de um triumph tr6 que completou 315 voltas sem nenhum minuto extra de manutençao — um fato surpreendente para um carro ingles dos anos 1960 apesar do resultado um tanto decepcionante para o carro que mais completou voltas em 84 horas os argentinos conquistaram a admiraçao e o respeito dos europeus a corrida mal havia terminado e os engenheiros da mercedes foram aos boxes perguntar a berta como eles conseguiram preservar tao bem os freios dizendo que o desempenho era inacreditavel no fim fangio que tinha relaçoes estreitas com a mercedes retirou o conjunto de um dos ika torino e deu de presente aos alemaes no retorno a argentina os novos herois nacionais foram recebidos pelo publico como se tivessem vencido a prova por um instante a divisao entre a torcida da chevrolet e da ford foi suspensa para comemorar o triunfo argentino na alemanha naquele ano a ika venceria a turismo carretera pela segunda vez com eduardo copello e voltaria a vencer em 1970 com perkins e 1971 com di palma em 1975 a ika foi comprada pela renault e ele foi rebatizado como renault torino o modelo seguiu em produçao ate 1981 e acabou se tornando um dos grandes classicos da industria argentina e sua silhueta e usada ate hoje na turismo carretera correndo com um motor baseado no 4 0 seis em linha do jeep cherokee ja o vencedor moral daquela investida em nurburgring hoje repousa no museo fangio exatamente como era quando voltou da alemanha ha quase 50 anos
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