um dos posts mais odiados do flatout e aquele no qual explicamos que e cientificamente possivel enganar um radar segundo a teoria dos pesquisadores que descobriram como fazer isso voce precisa dirigir a 192 000 000 de quilometros por hora para distorcer o espectro luminoso da placa do carro aumentando seu comprimento de onda para um espectro que o radar nao consegue capturar evidentemente voce nao vai conseguir fazer isso porque o objeto mais rapido criado pelo homem as sondas helios 1 e 2 chegaram apenas a 252 792 km/h — quase 760 vezes menos a velocidade necessaria para enganar os radares e por isso que alguns leitores ficaram irritados alem de nao ter uma explicaçao muito didatica algumas pessoas cairam de para quedas no site acreditando que finalmente iriam conseguir burlar radares e se sentiram enganadas vejam so a verdade contudo e que voce nao precisa chegar a 1/6 da velocidade da luz para conseguir isso voce pode usar as mesmas tecnologias de guerra usadas para tirar avioes do radar para entender como estas tecnologias funcionam voce precisa primeiro saber como funcionam os radares nos ja explicamos detalhadamente em um post dedicado a isso mas em resumo os radares emitem ondas ou microondas de radio que sao refletidas pelos objetos a serem detectados a reflexao destas ondas pelos objetos em movimento causa a alteraçao de suas frequencias efeito doppler o que permite calcular a posiçao/velocidade dos objetos portanto para driblar um radar voce precisa tirar a onda do espectro de operaçao do radar o que como vimos no primeiro paragrafo e praticamente impossivel ou entao reduzir a reflexao da onda ou impedir que ela seja refletida estes sao os principios das tecnologias militares anti radar que sao baseadas em duas frentes forma e materiais forma a primeira maneira de tentar enganar os radares criada pelos militares foi tornar os objetos menos detectaveis por eles ainda nos anos 1940 durante a segunda guerra as forças armadas desenvolveram tecnicas que minimizavam as chances de um aviao ser detectado pelos radares estas tecnicas resultaram em um conceito chamado de radar cross section mais conhecido por sua sigla rcs e uma medida que considera o material do objeto seu tamanho absoluto seu tamanho relativo ao comprimento da onda o angulo no qual a onda incide sobre o objeto e o angulo no qual a onda e refletida pelo objeto um objeto de baixo rcs e pouco detectavel por um radar e por isso que avioes stealth/furtivos tem formas tao diferentes dos avioes convencionais o desenvolvimento das tecnicas de rcs resultaram por exemplo nas fuselagens com estruturas chamadas triangulos reentrantes elas tem este nome porque sao estrutura triangulares que ao serem atingidas pelas ondas do radar a refletem em suas faces internas literalmente prendendo a onda para impedir que ela seja refletida o lockheed sr 71 blackbird foi um dos primeiros a usar triangulos reentrantes atualmente a forma mais eficiente para refletir as ondas do radar e usando placas ortogonais conjugadas para formar um refletor de canto que e um tipo de refletor que simplesmente inverte o sentido da onda ou reduz sua reflexao o aviao mais famoso com esse tipo de anti radar e o f 117 nighthawk ha ainda a possibilidade de usar o projeto tipo asa voadora como no b 2 spirit da northrop sem o cockpit verticalizado sua superficie nao forma angulos para refletir as ondas do radar materiais alem das formas os avioes stealth tambem usam materiais absorvedores de radiaçao ram ou mare ha diferentes tipos destes materiais mas todos eles funcionam da mesma forma absorvendo a radiaçao e convertendo a em calor em vez de refleti la o calor gerado e simplesmente dissipado pela fuselagem ha os compositos dieletricos como fibras de carbono e fibras metalicas com isotopos de ferrite e tambem as pinturas que usam estruturas piramidais cujos espaços sao preenchidos com ferrite formando uma especie de labirinto para a onda eletromagnetica a pintura mais utilizada e a chamada iron ball que mistura a tinta esferas microscopicas de ferro que se ressoam na mesma frequencia que as ondas do radar incidentes e dissipam a maior parte de sua energia em forma de calor ha ainda as superficies seletivas em frequencia ou fss sao estruturas planas com um padrao periodico ou seja que se repetem em intervalos iguais que funcionam como filtros para a energia eletromagnetica voce conhece as fss como aquela placa com furinhos na porta do forno de micro ondas que deixa a luz vazar mas nao permite que a radiaçao queime a sua cara na superficie dos avioes evidentemente de forma mais complexa ela filtra a frequencia das ondas dos radares e da pra usar tudo isso num carro e claro que nao carros tem funçao completamente diferente de avioes e navios ou submarinos furtivos voce ate poderia fazer um carro com triangulos reentrantes telinha de microondas e pintura absorvedora de radiaçao mas ele seria lento desconfortavel quente demais e beberrao sem contar o custo de produzir tudo isso em um carro imagine por exemplo o vantablack usado no bmw x6 ele nao absorve as micro ondas dos radares mas serve como exemplo aquele revestimento absorve 99 96% da luz do sol isso significa que voce precisaria otimizar o sistema de arrefecimento do motor porque o cofre vai absorver 99 96% da luz do sol voce tambem precisaria aumentar a potencia do ar condicionado o que vai aumentar a demanda do motor e devera aumentar a temperatura que ja vai estar alta por causa da absorçao de luz solar ha ainda os produtos milagrosos que prometem tornar seu carro e placas invisiveis aos radares mas servem apenas para separar os tolos de seu dinheiro nos eua ha um produto chamado veil que e supostamente feito com a tecnologia stealth e serve para impedir que seu carro reflita a onda emitida pelos radares policiais segundo o site do fabricante voce tem que aplicar o produto sobre as superficies refletivas do carro como as lentes dos farois cromados e placas e pronto voce podera passar voando pelos radares que eles serao incapazes de enxergar seu carro so que nas letras miudas o fabricante do produto — que custa us$ 97 uma boa quantia mesmo para os americanos — recomenda que ele seja usado com detectores de radares e como aqueles produtos que emagrecem mas so funcionam acompanhados de dieta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.