hoje em dia todo mundo sabe que nao se deve beber antes de dirigir so idiotas fazem isto os eua do começo do seculo passado contudo eram mais radicais em 1920 o governo do pais colocou em vigor a lei seca proibindo certos tipos de bebidas alcoolicas de serem produzidos e comercializados boa parte dos estados porem decidiu por uma medida mais radical proibindo o consumo e ate mesmo a posse de alcool acontece que o consumo de alcool e extremamente popular desde que o homem descobriu que certas frutas fermentadas podiam te deixar embriagado sendo assim nao demorou para que a populaçao buscasse e encontrasse alternativas para conseguir encher a cara a mais famosa delas ficou conhecida como moonshine bebidas destiladas feitas com milho e cereais produzidas em destilarias clandestinas de propriedades rurais — especialmente na regiao da appalachia no sudeste dos eua — sempre a noite para diminuir as chances de serem pegos dai o nome em pouco tempo a produçao clandestina de destilados tambem se tornou uma fonte de renda extra aos agricultores que passaram a distribui las pelos pontos de comercio das redondezas mas alguem precisava levar estas bebidas de um lugar para outro e esse alguem eram os moonshine runners eles tambem corriam a noite e usavam carros leves e compactos para os padroes da epoca para facilitar a fuga dos homens da lei nao demorou para que começassem a modificar seus carros preparando os motores aliviando o peso e retrabalhando a suspensao e desenvolvessem um gosto por dirigir rapido pelas estradas sinuosas nas montanhas da appalachia o carro favorito era o fordcoupe especialmente os modelos de 1939 e 1940 eram carros compactos para os padroes da epoca com motoresde seis cilindros em linha e v8 que recebiam carburadores maiores comandos mais agressivos e tinham a cilindrada ampliada com aumento no curso dos pistoes e diametro dos cilindros alguns ate trocavam o motor — e um dos engine swaps mais comuns envolvia trocar o v8 flathead da ford por um motor cadillac por sorte o conceito de heresia automotiva nao era tao difundido como hoje acabou se formando uma forte cena de moonshiners que durante a noite transportavam bebidas e fugiam da policia e nas horas vagas testavam suas habilidades ao volante e a potencia de seus carros em corridas clandestinas mas nao eram apenas pilotos mecanicos tambem acabavam ganhando a vida trabalhando nos carros dos transportadores de bebida contudo foi questao de tempo ate o governo dos eua perceber que a proibiçao do alcool havia sido um fiasco revogando a lei secaem 1933 desse modo os serviços dos moonshiners automaticamente nao seriam mais necessarios correto nem tanto a populaçao acabou por aprender a gostar do moonshine e por esta razao a produçao continuou — e a clandestinidade tambem mas desta vez porque as bebidas nao pagavam impostos os carros continuaram evoluindo e melhorando enquanto os pilotos ficavam cada vez melhores no que faziam na decada de 40 a cena de corridas estava ainda maior as provas passaram de simples rachas disputados em circuitos ovais improvisados em plantaçoes a eventos relativamente organizados que serviam como forma de entretenimento para os sulistas em pouco tempo — especialmente depois do fim da segunda guerra em 1945 as corridas acabaram se tornando o foco principal de quem antes transportava ou comercializava bebidas ilegais e haviam se espalhado para outras regioes dos eua contudo um homem foi o responsavel por transformar todas estas corridas espalhadas e organiza las em uma unica categoria ele promovia competiçoes de automobilismodesde meados nos anos 30 em daytona beach na florida e viu potencial nas competiçoes dos moonshiners alem de tudo tambem era um piloto seu nome era william france sr tambem conhecido como big bill france sabia que as pessoas gostavam de ver os stock cars correndo — mas ele tambem sabia que a organizaçao das provas nao era das melhores nao era raro os promotores dos eventos ficarem com todo o dinheiro gerado pelas provas incluindo o pagamento dos pilotos ele sabia que esta situaçao so poderia melhorar com uma organizaçao formal com regras padronizadas agenda regular e um campeonato de verdade e no fim de 1947 ele resolveu colocar este plano em pratica ele começou a conversar com pilotos e promotores de eventos influentes e endinheirados em busca de apoio e patrocinio para uma nova categoria de automobilismo depois de tres meses de negociaçoes — e acordos com gente de calibre de erwin cannonball baker ex piloto de motocicletas carros e monopostos que ficou famoso por atravessar os estados unidos varias vezes — ele fundou a national association for stock car auto racing ou nascar a primeira corrida oficial aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1948 em daytona beach boa parte dos pilotos que competiam haviam sido moonshiners no passado e os anos de fugas da policia com bebidas ilegais no porta malas faziam deles os melhores nos ovais de terra [youtube id= ecrzq8wdyyk width= 620 height= 350 ] uma das filmagens mais antigas da nascar de 1952 — a categoria ainda tinha so tres anos nos primeiros anos da nascar os ex contrabandistas de bebidas ainda eram malvistos por parte do publico e pelos moradores das cidades por onde as corridas passavam contudo atualmente o passado da nascar e reverenciado ate mesmo pela propria organizaçao que faz questao de reafirmar sua origem no moonshine
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.