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Morgan + Pininfarina= Midsummer
A Morgan, antes um acidental sobrevivente dos anos 1930 que se manteve viva basicamente via a alta potência e o baixo peso de seu Plus 8, hoje cada vez mais é uma grife, marca de luxo, chique. O mais recente exemplo disso é a chiquérrima colaboração com a Pininfarina: a barchetta chamada Morgan Midsummer.
É baseada no Morgan Plus Six, que existe desde 2019. É um carro com o estilo do antigo Morgan, mas por baixo um moderno monocoque de alumínio colado e soldado, com suspensões modernas independentes nas quatro rodas e mecânica BMW seis em linha turbo. O Midsummer é uma edição limitada, e tem uma carroceria de alumínio batido à mão que leva mais de 250 homens-hora para ser concluída. É uma edição limitada: apenas 50 unidades. Gostou? Não, você não pode comprar: já estão todos encomendados.
A Pininfarina diz que se inspirou nos designs das décadas de 1930 e 1940 com traseiras mais longas. O carro não tem um pára-brisa convencional, já que foi substituído por um par de telas aerodinâmicas elegantes que lembram as barchettas de antigamente, e que particularmente, duvido que funcionem; o meu com para-brisa, por favor. Os faróis redondos são maiores que os do Plus Six e agora incorporam os piscas e as luzes diurnas.
As rodas têm formato de disco e são forjadas, de 19 polegadas, mais leves que o normal, e ajudam a melhorar a aerodinâmica. Os pneus são Michelin Pilot Sport 5. O carro inteiro pesa exata 1 tonelada a seco.
O interior é uma rollsroycice danada, adornado com nada menos que 126 camadas de teca, enquanto cada painel da porta tem 120 camadas. Morgan menciona que o uso de centenas de camadas de teca laminada à mão torna o interior mais durável em comparação ao uso de pedaços maiores de madeira.
Detalhes mecânicos não foram revelados, mas provavelmente é um Plus Six inalterado: motor BMW “B58” seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros e 335 cv. Transmissão automática ZF de oito velocidades, tração traseira. O Plus Six leva 4,2 segundos para atingir 100 km/h, mas este é 102 kg mais leve, então pode ser até melhor.
O preço não foi divulgado. A produção começa este ano e terminará em 2025. A estreia pública deste carro chique acontecerá em julho, no chique Goodwood Festival of Speed. (MAO)
Novo Bentley Continental GT híbrido tem 771 cv
Este é o novo Bentley Continental GT híbrido. Basicamente é o recém-descontinuado Continental GT V8, agora mais potente e com mais potência via auxílio elétrico.
A empresa revelou as primeiras imagens e especificações técnicas do “novo” Continental GT. Novo entre aspas porque parece o mesmo carro, apenas alterado no powertrain. Como esperado, o motor de combustão V8 e o motor elétrico trabalham juntos para uma potência combinada de nada menos que 771 cv e incríveis 102 mkgf. Como comparação, o W12 da marca dá até 740 cv.
A bateria é suficiente para 80 km de autonomia elétrica no ciclo WLTP. O carro vem com direção nas quatro rodas e tração nas quatro rodas com vetorização de torque. Vem também com uma série de tecnologias de ponta: diferencial autoblocante e barras estabilizadoras anti-roll elétricas de 48v. Segundo a marca é o “carro de rua Bentley com maior capacidade dinâmica nos 105 anos de história da empresa”.
O peso não foi divulgado, mas leve ele não vai ser. O V8 já pesava 2177 kg, então com motor elétrico e baterias adicionados, você pode imaginar onde isso vai chegar. Espera-se algo na casa de no mínimo 2400 kg. Uma Chevrolet C10 com carga máxima na caçamba, basicamente. GT desse tipo normalmente não se importa com peso, e sim, há aderência e potência suficiente para mover isso tranquilamente. Mas sinceramente, quase duas toneladas e meia… é peso de 2,6 baleias assassinas como a Shamu.
A próxima geração do Continental GT estreia em junho como um cupê, com o conversível provavelmente chegando em breve. E o sem teto vai ser ainda mais pesado. (MAO)
Cadillac faz vinte e um CT5-V Blackwing à mão
Este ano marca 20º aniversário dos Cadillac V-series. A marca de luxo da GM, obviamente, prepara uma edição especial comemorativa. Mas calma: não a do jeito que você imagina. É na verdade um experimento da GM em produção de baixo volume.
O carro em questão é o Cadillac CT5-V Blackwing 20th Anniversary Edition. Estão sendo feito 21 carros, e todos eles estão sendo montados à mão, sob encomenda, numa planta separada, por uma equipe de oito pessoas. A planta é chamada de GM Artisan Innovation Center, anteriormente e ocasionalmente ainda conhecido como Operações Globais de Pré-Produção. Fica em Warren, um subúrbio de Detroit. É uma fábrica de protótipos, usada para mais essa atividade agora. A empresa tem uma dessas fabricas de protótipo aqui também, na avenida do estado, em São Caetano do Sul.
As carrocerias chegam em primer preto, e daí os clientes podem escolher entre uma variedade de mais de 20 cores exclusivas não disponíveis nos modelos de produção. Cada modelo é pintado à mão, e até o compartimento do motor é lixado à mão e recebe três demãos de verniz. Os motores chegam em uma caixa das instalações da GM em Bowling Green, Kentucky, e a equipe passa a montar meticulosamente cada veículo à mão, todo o processo exigindo de 200 a 300 horas.
Uma equipe de concierge (sério) está pronta para pintar amostras e amostras de tecido para o cliente, até que o tal cliente esteja totalmente satisfeito com a tonalidade. As opções de personalização a partir daí são vastas. Além das 20 cores exteriores, estão disponíveis três combinações de cores interiores. Existem também dois pacotes externos de fibra de carbono, três opções de rodas e quatro opções de cores de pinça. Parece, na verdade, que tudo é possível aqui, se você pedir com jeitinho. E pagar!
O processo de escolha dos clientes elegíveis para este esquema é complexo, passando por várias peneiras desde o concessionário; a ideia é identificar clientes fiéis, que não vão comprar os carros para depois imediatamente vender com lucro.
O carro em si é o mesmo CT5-V Blackwing normal: um V8 de 6,2 litros com supercharger e 676 cv, transmissão automática de 10 velocidades ou manual de seis velocidades, tração traseira. Mas estes 21 carros especiais custam US$ 36.000 (R$ 184.680) além do preço base de $ 94.890 (R$ 486.785) do carro normal. Uma maluquice moderna que muita gente tem dificuldade para entender. Mas é real, e não parece que vai diminuir. (MAO)
Bronco modernizado, mas em tema retrô: Icon BR Old School Edition
A Icon 4×4 da Califórnia é como uma Singer de carros off-road; seus principais produtos são restomods de Toyota FJ (o nosso Bandeirante) e de Ford Bronco de primeira geração. Como os Singer, são excepcionalmente bem-feitos, e caríssimos, cada um deles personalizado pelo dono que o encomendou.
A empresa agora mostrou mais um modelo: o Icon BR Old School Edition, um Bronco restomod em tema de aparência retrô. É um Ford Bronco 1968 que foi completamente restaurado e modificado.
A empresa desmonta os carros completamente quando os recebe, joga fora o chassi antigo e usa um moderno e exclusivo chassi da Art Morrison no lugar. O novo chassi tem um primer epóxi e acabamento em pó preto para garantir que seja livre de corrosão por muitos anos.
Sob o capô, o motor Ford Coyote V8 de 5,0 litros com 440 cv acoplado a uma transmissão automática de quatro velocidades e uma caixa de transferência Atlas II de duas velocidades shift-on-the-fly. O escapamento é Borla em aço inoxidável com conversores catalíticos e os freios agora utilizam pinças Brembo de seis pistões na frente e quatro pistões na traseira. Os eixos são Dana 60 e Dana 44 novos.
Por fora, a decoração vintage é clara, em duas cores pastel, detalhes cromados diversos e de qualidade, e rodas forjadas de alumínio de 18 polegadas que parecem rodas antigas de aço, com calotinhas e tudo.
O painel e o volante combinam com as cores externas, e os novos painéis das portas e bancos são revestidos de chique couro de grife Moore & Giles Saddle. Ar-condicionado moderno, e uma unidade escondida de som bluetooth e Apple CarPlay sem fio também faz parte do pacote. Como sempre, uma maravilhosa criação que não é barata: os carros custam em torno de US$ 200.000 (R$ 1.026.000) nos EUA. Barrabás. (MAO)