as 24 horas de le mans sao uma das corridas mais importantes do automobilismo realizada ha quase 100 anos a prova coleciona historias famosissimas como a tragedia de 1955 o triunfo da ford sobre a ferrari nos anos 1960 a primeira vitoria da porsche em 1970 a primeira vitoria dos japoneses com o mazda 787b em 1991 a dominaçao do mclaren f1 em 1995 o monopolio da audi nos anos 2000 e mais recentemente o drama da toyota com sua quase vitoria em 2018 todo entusiasta conhece ou precisa conhecer a historia de le mans o que nem todo mundo lembra porem e que tambem existe uma versao das 24 horas de le mans para motos que acontece todos os anos mas e uma corrida bem mais recente guardadas as proporçoes a primeira ediçao foi realizada em 1978 ha 42 anos as 24 horas de le mans nao tem para as motos o mesmo peso que tem para os carros nesse quesito a motogp e o mundial de superbike bem como o tourist trophy da ilha de man as superam ainda assim as corrida de motos no circuito de la sarthe e considerada uma das classicas provas de endurance sobre duas rodas ao lado das 8 horas de suzuka e das 24 horas de liege curiosamente em toda a historia das 24 horas de le mans para motos as quatro grandes fabricantes japonesas honda yamaha suzuki e kawasaki revezaram se nas vitorias jamais uma fabricante europeia muito menos uma fabricante americana teve o prazer de ficar na primeira posiçao curiosamente porem foi uma fabricante europeia quem decidiu criar uma motocicleta especial em homenagem a corrida e antes mesmo de ela acontecer mais precisamente foi uma fabricante italiana a lendaria moto guzzi que existe desde 1921 que foi responsavel por algumas inovaçoes importantissimas ao longo de sua historia como a suspensao por braço oscilante em 1928 o primeiro v8 dohc em uma motocicleta e o pioneirismo no uso do tunel de vento para moldar as formas das motocicletas ainda na decada de 1950 quando sequer os carros haviam adotado os principios da aerodinamica direito [caption id= attachment_272548 align= aligncenter width= 800 ] pann_01_aprilia_guzz[/caption] na virada da decada de 1970 a moto guzzi aproveitava a boa reputaçao de suas motocicletas menores com motor monocilindrico de menos de 500 cm³ e os louros de suas vitorias na decada de 1950 contudo a empresa queria expandir sua atuaçao e tornar se reconhecida tambem por supermotos de alto desempenho com motores maiores na epoca a moto guzzi pertencia a ninguem menos que alejandro de tomaso que havia acabado de lançar o pantera e estava animado para fazer novos investimentos ele tambem havia comprado a benelli mais ou menos na mesma epoca e preparava o lançamento daquela que viria a se tornar a mitica benelli sei com motor de seis cilindros a supermoto da moto guzzi era seu outro projeto para cria la a empresa pegou uma de suas poucas motocicletas com motor de 750 cm³ e aumentou seu deslocamento para 844 cm³ entao a moto foi inscrita nas 6 horas de zandvoort na holanda em 1971 depois foi a vez da bol d or daquele ano tradicional prova de longa duraçao francesa que foi realizada em diversos circuitos como montlhery paul ricard e magny cours mas que em 1971 foi realizada em la sarthe o trajeto era o chamado circuito bugatti autodromo que fica dentro de la sarthe e e bem mais curto com apenas 4 4 km de extensao para comparaçao o circuito das 24 horas de le mans tem quase 14 km a motocicleta teve desempenho excelente liderou a prova por 10 horas e so a abandonou por um problema no trem de valvulas ou seja a nova moto guzzi era promissora e a fabricante ficou tao satisfeita com o resultado que decidiu dar a moto o nome do circuito enquanto trabalhava na benelli sei de tomaso deixou a moto guzzi le mans em segundo plano assim ela foi aperfeiçoada ao longo de mais alguns anos e revelada ao publico no salao de milao em novembro de 1975 chegando ao mercado no inicio de 1976 o nome le mans acabou sendo revelado como timing perfeito pois logo seria anunciada a versao motociclistica das 24 horas de le mans a moto guzzi le mans era uma moto importante nao apenas porque inaugurava um novo segmento para a fabricante com seu motor v twin transversal com 90° entre os cilindros dois carburadores dell orto com itbs de fabrica e taxa de compressao de 10 2 1 ele entregava 71 cv a 7 300 rpm fazendo dela a moto mais potente da marca na epoca nao era extremamente girador mas rendia bem em baixa e tinha um ronco grave e encorpado graças a um sistema de escape meticulosamente desenhado com cambio de cinco marchas muito parecido em design com as transmissoes dos carros a moto guzzi le mans era capaz de atingir os 210 km/h marca altissima para a epoca e suficiente para colocar a le mans nas capas das principais revistas https //www youtube com/watch v=h0vfjxfi0b0 mas nao era so isto a moto guzzi le mans tambem ousava colocar em uma moto original de fabrica um estilo de modificaçao que na epoca ja estava ficando popular ela era praticamente uma cafe racer prontinha que se podia comprar nas concessionarias com garantia e tudo hoje em dia existem algumas opçoes diferentes com esta pegada mas aquilo era totalmente novidade em 1976 a linha superior que formava uma reta praticamente perfeita o guidao em tres partes com as manoplas voltadas para baixo a pequena carenagem que so servia para proteger os instrumentos e o cilindro de igniçao do mau tempo e a rabeta curta todas caracteristicas tipicas das cafe racers classicas foi esta formula que a le mans seguiu ao longo de toda a sua vida com alteraçoes pontuais de tempos em tempos a versao mkii lançada em 1978 trazia uma nova carenagem frontal maior que desmontava um pouco do look cafe racer mas segundo a moto guzzi tinha melhor eficiencia aerodinamica infelizmente porem aquele foi o ultimo grande momento da moto guzzi le mans que a partir da terceira fase em 1980 perdeu parte das qualidades que a tornavam tao interessante originalmente a le mans foi criada para ser uma moto boa em curvas mas melhor ainda na hora de viajar grandes distancias em alta velocidade seu background nas corridas ajudava no acerto de suspensao notadamente mais estavel que as motos japonesas da mesma epoca nem muito macio nem muito firme na medida o problema começou com a mkiii de 1981 ela ainda mantinha as mesmas caracteristicas basicas mas trocava as formas suaves italianas por um estilo mais quadrado e oitentista com direito a farol e lanterna retangulares um sistema de suspensao a ar na dianteira foi incorporado para modificar a rigidez dos amortecedores de acordo com a situaçao uma complicaçao julgada desnecessaria por parte do publico mas que tornava a motocicleta mais confortavel em 1984 porem o proprio alejandro de tomaso decidiu deixar a le mans maior e mais potente adotando carenagens mais robustas e um motor de 949 cm³ ate ai tudo tranquilo conhecida como mkiv a moto guzzi le mans 1000 dispunha de 81 cv a 7 400 rpm e de fato andava mais a velocidade maxima passou a 221 km/h contudo por pura estetica a moto ganhou uma roda de 16 polegadas na dianteira no lugar das originais de 18 polegadas para conter custos porem nao foram realizadas mudanças na suspensao dianteira que manteve a mesma geometria com a roda menor o que ocorreu foi um grave prejuizo a estabilidade da motocicleta em alta velocidade arruinando sua melhor caracteristica por conta disto a moto guzzi le mans 1000 e considerada a pior versao da motocicleta mas isto nao a impediu de ser relativamente bem recebida especialmente depois que em 1988 a roda dianteira de 18 polegadas passou a ser oferecida como opcional aliada a um par de amortecedores ajustaveis da bitubo com isto a moto guzzi le mans ainda sobreviveu por quatro anos ela so saiu de linha em 1992 depois que a moto guzzi a substituiu pela bem mais moderna daytona 1000
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