eu reduzi para a segunda marcha e acelerei contornando a curva o motorzinho de 1600 cm³ do fiat bravo gritando feliz todos os seus 113 cv reportando entusiasmadamente ao serviço ao lado direito do meu passageiro uma parede de pedra perdia se de vista para cima e passava a milimetros da orelha dele a estrada de mao dupla era apertada e sinuosa mas com um asfalto prefeito e liso e descia para um canion cavado na pedra por um rio que estava bem la embaixo la no fundo desse paredao de pedra a curva foi progredindo e revelando uma das mais belas paisagens que ja vi na vida um vale impossivelmente belo verde e perdido no meio daquelas montanhas da fronteira entre a alemanha e a frança [caption id= attachment_372427 align= aligncenter width= 999 ] moto morini 3 1/2 sport 1973[/caption] o meu passageiro um novo amigo ingles com o nome excessivamente ingles de timothy tim ashton ravencroft southgate disse imediatamente holy fucking christ did we missed that last curve and died and now we’re going straight to heaven era um fim de um dia inesquecivel o tim chegara na sede da empresa que trabalhavamos na alemanha uma semana depois de eu visitar o nurburgring sozinho em 1997 uma historia que ja contei aqui ficamos amigos rapido ele era entusiasta dono de um mini cooper s 1963 tao mexido que would scare you shitless e um lagonda 3 litre 1928 o resultado e que voltamos ao nurburgring naquele fim de semana e por sorte estava acontecendo o oltimer grand prix naquele momento fim do dia estavamos cansados de um dia cheio e iamos para o unico hotel que tinha vagas a uns 70 km do circuito acabou que era um hotel sensacional de novo por pura sorte numa vila neste vale perto do rio e com um restaurante aberto na varanda onde ficamos entao tomando weissbier tranquilamente e olhando o movimento de carros classicos que enchia a regiao naquele fim de semana https //flatout com br/quando andei em nurburgring com o carro da firma/ foi entao que eles chegaram deviam ser umas 10 a 15 motocicletas e todas pararam no hotel; eram todas antigas e quase todas elas italianas ducatis guzzis e ate uma magnifica mv agusta 750 america com um grito de fazer passarinho cair de arvore proxima fulminado pela pressao sonora e pior era uma turma de ingleses que descera para o nurburgring para o evento logo o tim estava no meio deles e eu junto e foi ali naquele lugar surreal e cheio de weissbier na cabeça para tornar a experiencia quase mistica que conheci a moto morini nunca tinha nem ouvido falar dela; muito menos visto uma mas o tim teve uma sincope quando viu aquela 3 ½ sport com seu guidao baixo v twin hiperativo e a tradicional cor vermelha aparentemente tinha tido uma e era the cat’s meow o que quer que isso signifique segundo ele o mais bem guardado segredo da italia ele pirou de verdade e engatilhou uma conversa animadissima com o dono que acabou tomando algumas com a gente no bar e virou amigo tambem fui dormir com um milhao de historias de aventuras em moto morini na cabeça fruto da conversa dos dois e a moto pequena mas agressiva e linda para sempre desde entao uma imagem impressa em um canto perdido da minha mente que coisa legal ela era e as historias obviamente desde entao virei um fa platonico tambem; ainda que seja uma daquelas memorias especificas que na maior parte do tempo fica esquecida mas que reviveu esta semana com a noticia de que a moto morini vai fabricar motos no brasil imediatamente um apito soou em um recesso esquecido de minha mente e despejou esta memoria diante dos meus olhos vivida como se tivesse 28 anos novamente sim eu sei que voce nem ligou o que interessa esta marca obscura que agora e chinesa ainda por cima mas e uma oportunidade pessoal que nao pode ser desperdiçada; e a chance que tenho de tirar quantidades embaraçosas de informaçoes obscuras de uma moto obscura guardadas em minha mente e colocando as para fora consigo faze las pararem de passear dando voltas dentro da minha cabeça causando sei la que tipo de dano no processo antes que as memorias da rd350 em maior velocidade mas sem freio nenhum colida de frente com a moto morini 3 1/2 vindo em direçao contraria e ambas desapareçam para sempre numa imensa bola de fogo invisivel escondida que esta nas profundezas de meu cerebro melhor conta las agora para voces moto morini [caption id= attachment_372414 align= aligncenter width= 999 ] moto morini dart 350 1988 ultima das v twin tradicionais[/caption] nao vou entedia los com a historia toda da empresa basta aqui falar so o essencial fundada por alfonso morini em bolonha em 1937 no fim dos anos 1980 e vendida para a cagiva em 1988 uma versao toda carenada chamada dart 350 seria o apice da moto morini v twin original mas a empresa continua afundando [caption id= attachment_372275 align= aligncenter width= 999 ] a custom 6 1/2 calibro moderna[/caption] em 1996 juntou se ao texas pacific group que tambem havia comprado a ducati e em abril de 1999 os direitos do nome foram comprados pela morini franco motori spa uma empresa que havia sido fundada pelo sobrinho de alfonso morini em 1954 [caption id= attachment_372415 align= aligncenter width= 999 ] a moderna naked moto morini 6 1/2 seiemmezzo str[/caption] nesta fase foram criadas novas motocicletas com a volta de franco lambertini o engenheiro responsavel pela famosa 3½ na decada de 1970 o motor novo era o bialbero corsacorta um v twin a 87° v de 1187 cm³ que desenvolvia 140 cv mas a empresa entrou em liquidaçao de novo no final de 2010 em 2011 a empresa foi vendida para a eagle bike uma empresa recem formada administrada por dois empresarios italianos e finalmente a empresa que vem agora para o brasil e de origem chinesa parte do grupo zhongneng desde 2018 [caption id= attachment_372416 align= aligncenter width= 999 ] a scrambler moto morini 6 1/2 seiemmezzo scr[/caption] a linha de hoje e baseada em um motor um bicilindrico paralelo dohc/8v de 650 cm³ que fornece 60 5 cv de potencia e 5 5 mkgf de torque ano passado mostrou uma nova x cape 1200 provavelmente com o v twin de lambertini renovado mas sem dados a respeito dele divulgados provavelmente as motos que virao ao brasil serao as 650 ou 6 ½ em moto morines a scrambler seiemmezzo scr a naked seiemmezzo str a custom calibro e a aventureira x cape sao boas motos nao faço ideia vim aqui para falar sobre a unica moto morini que realmente importa em toda sua historia ate o presente momento a 3 ½ v twin lançada em 1973 nas versoes strada e sport moto morini 3 ½ motos como a morini e claro nao sao compradas com base em comparaçao de estatisticas afinal de contas e uma pequena 350 com preço de honda cb 750 pessoas que gastam esse tipo de dinheiro em uma 350 tem mais em mente do que transporte conveniente e uso diario de casa para o trabalho elas gastam esse tipo de dinheiro porque querem algo incomum interessante cuidadosamente acabado e montado com componentes de alta qualidade e querem uma maquina com aquelas pequenas imperfeiçoes que separam o feito a mao do artigo produzido em massa tal moto diz algo sobre o proprietario algo que outras de mesmo deslocamento nao diz diz que ele escolheu sua motocicleta; que nao a comprou por acidente ou porque um vendedor habilidoso tinha muitas delas a um precinho camarada esse tipo de moto diz que ele nao e um iniciante cycle world 1980 [caption id= attachment_372423 align= aligncenter width= 999 ] franco lambertini com o novo v twin moto morini nos anos 2000[/caption] engraçado notar que a 3 ½ nasce com sangue novo na empresa; quando alfonso morini morre me 1969 e a liderança passa para sua filha gabriela em 1970 ela contratou o designer franco lambertini entao com apenas 25 anos nascido em 1944 perto de moderna franco lambertini trabalhou como torneiro mecanico desde cedo; trabalhou tambem na ferrari onde passou por varios departamentos projetando motores caixas de cambio e chassis de carros durante esse tempo ele descobriu que sua paixao era o projeto e desenho mecanico na moto morini franco foi encarregado de elaborar projetos para uma camara de combustao do tipo heron para uma moto de corrida de 125 cm³ foi a primeira vez que uma camara do tipo heron foi usada em uma motocicleta de produçao em serie e esse projeto acabaria se tornando parte integrante da historia da 3 ½ vamos começar por ele entao o diferente motor dessa pequena motoca os dois pistoes de 62 mm de diametro percorrem seus cursos de 57 mm em um angulo de 72° um em relaçao ao outro sao ligeiramente escalonados com o cilindro dianteiro a direita do traseiro para que possam usar a mesma manivela e so dois mancais esse escalonamento e soluçao do antigo problema do resfriamento do cilindro traseiro nos v twin o deslocamento de 50 mm para os cilindros fazia que a traseira recebesse ar frio suficiente em vez de a maior parte do ar ser aquecida primeiro pelo cilindro dianteiro na moto morini a diferença de temperatura entre os cilindros dianteiro e traseiro nunca foi maior que 15°c os cilindros tambem sao ligeiramente separados com os centros dos cilindros se cruzando abaixo da eixo do virabrequim o que cria um pouco mais de espaço para o eixo de comando unico se encaixar entre os cilindros no vale do v o eixo de comando e acionado por uma correia dentada gilmer que sai de uma roda dentada localizada entre o alternador e as caixas no lado direito do motor o eixo de comando opera quatro pushrods dois por cilindro que passam por tuneis fundidos nas aletas do cilindro esses pushrods sao feitos de duraluminio com ponta de aço as extremidades superiores operam os balancins que sao forjados e sao tao aliviados em peso que parecem delicados e frageis [caption id= attachment_372440 align= aligncenter width= 999 ] o escape pode ser solto com a ferramenta que ajusta pre load dos amortecedores[/caption] o lado esquerdo do eixo de comando aciona o rotor que aciona a igniçao eletronica as peças de igniçao sao feitas pela ducati electrotecnica o rotor e a placa sao cobertos por uma pequena tampa de aluminio presa por dois parafusos simples com fenda o que torna facil e conveniente ajustar o tempo de igniçao naquela epoca em que homens de verdade sabiam e precisavam ajustar tempo de igniçao nao eu nao sou este homem de verdade na verdade sou um desastre nisso mas pelo menos conheço a teoria [caption id= attachment_372438 align= aligncenter width= 999 ] na vista explodida mais confusa da historia o v 2 de lambertini[/caption] a tampa do alternador no lado direito do motor tem um plugue de borracha removivel sobre o volante para acesso ao top dead center e as marcas de timing para ajustes de valvulas ou verificaçoes com uma luz estroboscopica basicamente um motor criado para ser facil de consertar preparar e manter para gente que gosta de novo ai chegamos aos cabeçotes desenhados no sistema heron o que significa que sao planos com valvulas paralelas e dependem de depressoes nas coroas do pistao para determinar o formato da camara de combustao e a taxa de compressao esse tipo de cabeçote tem a vantagem de ser barato de produzir alem de eliminar o efeito de cobertura da valvula de um projeto convencional de camara de combustao assim que a valvula começa a se levantar de sua sede a mistura pode entrar no cilindro sem tropeçar em bolsoes de valvula rebaixados ou fazer uma curva fechada na parede da camara de combustao os cabeçotes heron eram famosos na epoca e usados por exemplo nos jaguar v 12 de rua e no repco brabham v 8 que dominou a f1 em 1966 a 1967 a camara de combustao afundada no topo do pistao morini e incomum pois nao segue a pratica usual da heron de usar uma depressao hemisferica ou concava em vez disso e uma bacia em tres degraus o que contribui para bastante movimento da mistura o que com as valvulas pequenas no cabeçote parece nao tirar vantagem de seus proprios beneficios teoricos a seu favor no entanto o motor consegue rodar com gasolina comum da epoca mesmo com a alta compressao de 11 1 e compressao sabemos e tudo essas valvulas eram na verdade grandes na admissao aos 30 mm e relativamente pequenas apenas no escape aos 22 5 mm este projeto permitiu um efeito de scavenging positivo e manteve a boa velocidade do fluxo de exaustao a mistura de combustivel veio cortesia de um par de carburadores dell orto vhbz 25bs o design incorporou tambem uma caixa de cambio de seis velocidades close ratio essa transmissao permitiu que o motociclista estivesse na marcha certa na hora certa para maximizar o desempenho do motor mesmo com todas essas inovaçoes lambertini insistiu que algumas tradiçoes permanecessem incluindo uma troca de marchas a direita e um kickstart a esquerda que eram acenos para os classicos singles britanicos embora tecnicamente antiquado em uma epoca em que outras motocicletas ofereciam partida eletrica e troca de marchas a esquerda faziam da 3 ½ algo com um especifico apelo purista e saudosista dizem que e muito facil de ligar no kickstarter; la naquele dia na alemanha em 1997 o dono ingles nos demonstrou e o motor pegou em um quarto de volta sem nenhum esforço aparente marca de uma maquina de qualidade o resto da moto vinha com tudo de melhor da italia um lugar onde o melhor para motos e bicicletas e fabricado instrumentos veglia rodas borrani ou grimeca freios a tambor twin leading shoe da grimeca os melhores tambores de moto ja feitos depois trocados por disco grimeca o garfo dianteiro era mazocchi amortecedores traseiros ceriani e pneus e claro pirelli [caption id= attachment_372428 align= aligncenter width= 999 ] moto morini 3 1/2 strada 1973[/caption] a moto começou a ser vendida em 1973 em dois modelos strada e sport de diferente a sport vinha com guidoes clip on baixos e direçao com amortecedor as strada eram azuis e as sport vermelhas na epoca no inicio dos anos 1970 estavam entre os 350 mais potentes o sport dava 41 7 cv a 8500 rpm e o strada 37 5 cv a 8200 rpm a moto e pequena e leve; pesa em torno de 150 kg https //www youtube com/watch v=58aui8yajfk mas realmente o que interessa aqui nao sao numeros o som e a capacidade de girar alto do pequeno motor sao lendarios o motor do sport aparentemente naquela epoca sem limitadores de giro podia chegar com facilidade a 10 000 rpm e a moto tinha final alem dos 160 km/h era tambem uma maquina de qualidade com protetores termicos do escapamento em aço inox componentes de qualidade e construçao obviamente cuidadosa disse a classic bike em 1997 a qualidade de construçao e excelente a morini parece uma moto solida mesmo sendo compacta e leve permanece estavel em qualquer situaçao e os freios sao supreendentemente bons para tambores [caption id= attachment_372437 align= aligncenter width= 999 ] em 1982 carenagens freios a disco e rodas de aluminio mas a mesma moto[/caption] disse a cycle world sobre o comportamento o handling da moto morini 3 ½ e dificil de criticar garfos e amortecedores excelentes peso baixo geometria de quadro adequada e um dos melhores conjuntos de pneus de rua disponiveis todos trabalham para o mesmo fim com uma distancia entre eixos de 1403 mm e rodas de 18 polegadas a moto tem uma sensaçao de ser incomumente longa e estavel para uma 350 e leve o suficiente para ser lançada em curvas rapidamente e mudar de direçao nos s com pouco esforço mas a direçao e lenta o suficiente para que a morini nunca pareça instavel ou nervosa um piloto disse que achava que a moto poderia ate ter uma leve tendencia a cair em curvas mas nao o suficiente para ser um problema o amortecimento e adequado em ambas as extremidades e a conformidade da suspensao em trechos esburacados da estrada e firme sem ser dura permanece apenas uma curiosidade hoje em dia mas uma que tem alguns fas extremamente fieis principalmente na italia e na inglaterra um povo que se voce me perguntar vou dizer que entende muito deste assunto muitos dizem que e uma motocicleta que se gosta cada vez mais quanto mais se anda; uma daquelas coisas que como disse sinatra gets under your skin e ao mesmo tempo genial para iniciantes ou gente que esta voltando as motocicletas depois de velho opa isso e uma dica alguem sabe onde tem uma a venda
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