FlatOut!
Image default
Car Culture

Motores envenenados: como substâncias tóxicas influenciaram o desempenho dos carros no passado

Quando o motor de ciclo Otto foi criado por Nicolaus Otto a gasolina ainda não existia. Em vez dela, o que havia era um óleo derivado de petróleo usado em lamparinas, que era um derivado da produção do querosene, tinha pouca volatilidade e não proporcionava um mistura suficientemente homogênea para uma combustão eficiente. Por isso, o primeiro motor de combustão interna da história usou simplesmente gás de carvão como combustível. Foi o advento do carburador que permitiu que o motor de combustão interna fosse alimentado por um combustível líquido, pois ele era capaz de atomizar o combustível para que ele se misturasse de forma mais homogênea com o comburente (o ar). Como o combustível líquido era menos volátil que o gás de carvão, ele poderia simplesmente ser armazenado em reservatórios não-pressurizados e transportado em vasilhames comuns. O problema é que houve um longo processo de descobertas de processos químicos e formulações até que o combustível líquido chegasse a