quando o motor de ciclo otto foi criado por nicolaus otto a gasolina ainda nao existia em vez dela o que havia era um oleo derivado de petroleo usado em lamparinas que era um derivado da produçao do querosene tinha pouca volatilidade e nao proporcionava um mistura suficientemente homogenea para uma combustao eficiente por isso o primeiro motor de combustao interna da historia usou simplesmente gas de carvao como combustivel foi o advento do carburador que permitiu que o motor de combustao interna fosse alimentado por um combustivel liquido pois ele era capaz de atomizar o combustivel para que ele se misturasse de forma mais homogenea com o comburente o ar como o combustivel liquido era menos volatil que o gas de carvao ele poderia simplesmente ser armazenado em reservatorios nao pressurizados e transportado em vasilhames comuns o problema e que houve um longo processo de descobertas de processos quimicos e formulaçoes ate que o combustivel liquido chegasse a uma composiçao minimamente viavel para ser padronizado para os automoveis para se ter uma ideia da invençao do motor de combustao interna ate essa padronizaçao da gasolina se passaram 30 anos — nikolaus otto fez seu primeiro motor em 1861 e a destilaçao da gasolina foi descoberta em 1891 a destilaçao da gasolina a tornou mais densa e mais resistente a detonaçao mas isso considerando apenas o padrao da razao de compressao dos motores da epoca que era em media 3 1 quando se usava taxas mais elevadas como 4 1 e 5 1 a mistura acabava inflamada pela temperatura na camara de combustao em vez de ser inflamada pela centelha logo ficou claro que para conter a detonaçao e obter mais potencia dos motores pela elevaçao da taxa de compressao era necessario uma formulaçao que fosse resistente a detonaçao pela compressao e quem começou a pesquisar as formulaçoes deste tipo foi charles f kettering esse ai abaixo da general motors ainda nos anos 1910 ele desenvolveu sua pesquisa em duas frentes de investigaçao uma soluçao de alto percentual ou seja uma mistura de grande proporçao relativa ao volume de combustivel; e uma soluçao de baixo percentual no qual havia uma adiçao de pequeno volume relativo ao volume de combustivel a soluçao de alto percentual consistia na adiçao de etanol a gasolina enquanto a soluçao de baixo percentual consistia na adiçao de um componente recem desenvolvido chamado chumbo tetraetila essa descoberta aconteceu justamente no periodo em que a industria petroquimica e automobilistica estavam investigando os efeitos dos novos combustiveis no motor e as causas da detonaçao como o estudo foi conduzido pela gm os interesses financeiros prevaleceram o etanol nao podia ser patenteado mas o chumbo tetraetila era um desenvolvimento privado protegido pelas leis de propriedade industrial foi assim que por volta de 1924 surgiu a adiçao de chumbo a gasolina como aditivo anti detonante na epoca uma serie de contaminaçoes e mortes decorrentes destas contaminaçoes ocorridas durante a produçao do chumbo tetraetila levaram a uma grande discussao publica sobre os riscos da adiçao de chumbo em algo tao comum quanto a gasolina — lembre se que nos anos 1920 os eua ja tinham mais de 4 milhoes de automoveis em circulaçao depois de processos legais e investigaçoes das autoridades em 1925 uma serie de estudos bancados pela industria petroquimica e automotiva apontou que a gasolina com chumbo tetraetila nao representava riscos a saude publica a polemica foi encerrada e a gasolina com chumbo se tornou o padrao dos eua e de grande parte do planeta ate meados dos anos 1970 quando as primeiras leis de controles de emissoes entraram em vigor nos eua e na europa — e quando foi descoberto que os estudos financiados pelas industrias haviam sido direcionados para obter resultados favoraveis aos seus financiadores quem diria nao e mesmo hi po apesar das suspeitas de toxicidade a gasolina com chumbo permitiu uma enorme revoluçao tecnologica nos motores dos automoveis — em especial nos eua a adiçao de chumbo tetraetila na gasolina permitiu formulaçoes de octanagem cada vez mais alta que possibilitaram a criaçao de motores com razoes de compressao jamais vistas ate entao https //www youtube com/watch v=9xje 2knh y antes da gasolina chumbada os motores tinham compressao em razoes de 4 1 a 5 1 ou 6 1 mas a partir da popularizaçao do chumbo tetraetila houve uma escalada da compressao que chegou a razoes de ate 13 1 entre 1955 e 1972 quando o combustivel foi banido dos eua como comparaçao um porsche 997 carrera gts de 407 cv usava taxa de compressao 12 5 1 essa escalada permitiu a era dos muscle cars nos eua encabeçada principalmente pelo motor hemi da chrysler lançado em 1951 ainda com razao 7 1 mas que chegou as 9 5 1 ainda nos anos 1950 e foi ate os 12 5 1 no caso do 426 hemi de competiçao do inicio dos anos 1970 https //www youtube com/watch v=npj6 3o6m5k a partir ali todos os fabricantes americanos desenvolveram ao menos uma versao de um v8 com alta razao de compressao para chegar a ate 456 cv no caso do 454 da gm usado no chevelle malibu ss de 1971 o fim da era do chumbo atualmente sabe se que o chumbo tetraetila e altamente toxico — uma dose de apenas 6 ml e capaz de induzir o organismo humano a uma intoxicaçao severa isso porque o o chumbo tetraetila tem duas caracteristicas extremamente nocivas ele e altamente volatil e lipofilico isso significa que ele ao mesmo tempo pode ser facilmente inalado e absorvido pelo organismo por ser dissolvido pelas gorduras/lipidios do corpo humano o problema e que o cerebro humano e protegido por uma estrutura de permeabilidade seletiva chamada barreira hematoencefalica que impede o acumulo de substancias neurotoxicas no cerebro o chumbo e uma destas substancias porem na forma de tetraetila ele pode ser dissolvido pela barreira hematoencefalica penetrando a e depositando se nas regioes fundamentais do sistema nervoso central so isso entao quando voce e exposto ao chumbo tetraetila na fase inicial os sintomas sao leves como irritaçao ocular dermatites de contato irritaçao na pele espirros febre nausea e gosto metalico na boca depois de alguns dias contudo a pessoa contaminada pode desenvolver edema pulmonar anemia ataxia convulsoes perda severa de peso delirios irritabilidade alucinaçoes pesadelos e dores nos musculos e articulaçoes inchaço cerebral coma e lesoes no sistema cardiovascular e renal/urinario isso no caso de contaminaçao aguda — isto e voce tem contato rapido com uma quantidade suficientemente toxica da substancia a exposiçao cronica ou seja em longo prazo e ainda pior porque ela causa sintomas mais silenciosos de forma gradual perda de memoria comprometimento dos reflexos disturbios neurologicos insonia tremores psicose deficit de atençao decaimento do quociente de inteligencia qi e comprometimento das funçoes cognitivas ainda existe a hipotese de que o chumbo tetraetila seja potencialmente cancerigeno afetando o sistema reprodutor masculino e doenças congenitas em bebes o fim da era do chumbo começou no final dos anos 1960 quando foram abertas novas investigaçoes sobre os efeitos potencialmente nocivos do chumbo tetraetila adicionado a gasolina desta vez com estudos independentes nao direcionados foi comprovado que a exposiçao ao chumbo tetraetila era potencialmente nociva a saude em especial das crianças diante disto os eua iniciaram a retirada gradual da gasolina com chumbo do mercado em 1970 o congresso americano aprovou mudanças drasticas no clean air act algo como a ato do ar puro que foi a base para a formaçao da environment protection agency a famosa epa e o inicio do fim da gasolina com chumbo em 1973 a epa impos uma reduçao do teor de chumbo em todos os tipos de combustivel reduzindo a octanagem ou obrigando as refinarias a usar outros aditivos antidetonantes em 1975 torna se obrigatorio o uso de catalisadores em todos os carros novos vendidos nos eua como o chumbo e prejudicial aos catalisadores a epa exigiu que os postos oferecessem ao menos um tipo de gasolina sem nenhum teor de chumbo tetraetila a epa estima que entre 1927 e 1987 cerca de 68 milhoes de crianças foram expostas a quantidades toxicas de chumbo somente devido a queima da gasolina — estamos falando portanto de 1 360 000 crianças por ano em um pais com uma media de 4 000 000 de nascimentos por ano o metanol permitam me uma referencia pessoal no fim dos anos 1980 meu pai anunciou uma viagem a familia ele iria a um congresso profissional no oeste paulista e nos aproveitariamos para passar o fim de semana em um hotel bacana proximo ao evento os preparativos da viagem incluiram o emprestimo de dois garrafoes para transportar combustivel reserva o carro usava alcool e a autonomia nao e das melhores voce sabe o que lembro e que a viagem foi cancelada no momento em que chegamos no posto e o frentista estava usando luvas e oculos de proteçao o motivo o alcool estava em falta e no seu lugar havia outro alcool o metanol e o transporte do metanol em recipientes comuns e proibido meia volta cancelada a participaçao no congresso e a viagem desfaçamos as malas a proibiçao e a proteçao do frentista tem um motivo o metanol — ou alcool metilico — pode ser absorvido pelo corpo por inalaçao ou pelo contato com os poros da pele e tem propriedades depressoras que agem da mesma forma que a intoxicaçao alcoolica ou seja inalar etanol te deixa bebado para usar palavras simples https //www youtube com/watch v=mndx4fpdazq o amor e o fogo que arde sem ver nao e o metanol mas nao e so isso a toxicidade do metanol tem a ver com a forma com a qual ele e metabolizado pelo figado que em resumo causa hipoxia celular — ou seja suas celulas nao produzem energia e morrem — alem de acidose metabolica e outros disturbios metabolicos e por isso que a simples ingestao de 10 ml de metanol puro pode causar cegueira permanente por exemplo ele destroi as celulas do nervo optico e interrompe a ligaçao sensitiva dos olhos com o cerebro mais 5 ml do negocio e voce pode morrer embora a dose fatal seja bem maior — entre 1 ou 2 ml por quilograma de massa corporal ou seja uma pessoa de 80 kg precisa de entre 80 e 160 ml de metanol para ser fatalmente intoxicada https //www youtube com/watch v=1zeeuchdwfa embora nao seja comum no brasil devido a abundancia de etanol alcool etilico o metanol foi usado nos eua em motores de altissima taxa de compressao por sua resistencia a detonaçao ainda mais alta que a da gasolina com chumbo tetraetila — aqui falamos em razoes de compressao de 15 1 a 17 1 — entao ele foi o combustivel usado em provas de arrancada e outras categorias locais como a indycar atualmente com a produçao do etanol de milho os americanos estao reduzindo o uso de metanol como combustivel embora ele ainda seja usado em algumas categorias do automobilismo a indycar por exemplo abandonou o metanol em favor do etanol em 2007 a hidrazina a hidrazina e uma daquelas descobertas que os hot rodders descobriram durante a segunda guerra mundial e trouxeram para os motores dos carros isso porque ela foi utilizada pela primeira vez como combustivel na segunda guerra mundial quando os alemaes da luftwaffe tiveram que desenvolver um combustivel especifico para o motor a foguete dos messerschmitt me 163 komet e misturaram esse composto ao metanol para os hot rodders se ele abastece foguetes militares deve ser bom para os carros de corrida e foi assim que esse composto extremamente instavel e toxico foi usado por uma serie de equipes de arrancada que buscavam tirar fraçoes de segundo no quarto de milha o negocio era tao perigoso que era marginalizado na drag strip quem o usava falava discretamente sobre ele e todos sabiam o quanto o negocio era arriscado a hidrazina e um composto inorganico instavel com alto poder calorifico justamente por ser instavel na pratica voce coloca no tanque um negocio que vai explodir em algum momento quando bem ai e querer saber demais https //youtu be/7tnnjx0lf g o perigo nao e apenas o risco de explosao e acidentes graves — o que levou ao seu banimento das pistas ainda nos anos 1960 o problema e que a hidrazina pode entrar no organismo humano por contato por via ocular por inalaçao e ingestao e voce precisa de apenas 60 mg ou 0 06 g por quilo de massa corporal para ter uma dose fatal ou seja se voce pesa 80 kg apenas 4 8 gramas de hidrazina sao suficientes para te colocar a sete palmos do chao se voce for exposto a uma dosagem menor o que e mais provavel em caso de acidente com um motor abastecido com esse aditivo voce tera sintomas como dermatite de contato queimaduras irritaçao nas mucosas nasais e na garganta nausea falta de ar edema pulmonar tontura depressao do sistema nervoso central letargia cegueira temporaria convulsoes e coma e dependendo do grau de exposiçao voce pode comprometer seus rins figado e sistema nervoso central mençoes desonrosas berilio e um metal terroso que foi usado nos anos em ligas usadas na fabricaçao de pistoes da mclaren na formula 1 e em discos de freio da porsche em prototipos de endurance nos anos 1960 as vantagens de se usar esse metal sao a rigidez a flexao estabilidade termica condutividade termica e baixa densidade ou seja ele resulta em ligas de alta resistencia dureza mas de baixa massa e um material usado em tacos de golfe de alto desempenho mas principalmente em misseis aeronaves satelites e foguetes espaciais a ideia de usa lo como material de pistoes foi justamente se beneficiar de um conjunto reciprocante mais leve o problema no entanto e a toxicidade do berilio em sua forma anterior quando ele ainda e um po que sera adicionado a liga metalica nessa forma de po se introduzido no organismo ele afeta o funcionamento das enzimas e nao e metabolizado de forma alguma o que significa que ele fica permanentemente acumulado no organismo por isso ele e considerado um agente cancerigeno e que pode causar um tipo de inflamaçao no pulmao potencialmente letal — 35% dos pacientes que desenvolvem a doença acabam morrendo e os outros 65% tem sequelas permanentes como o metal ainda e usado amplamente em diversos setores da industria especula se que a proibiçao de sua utilizaçao em ligas para os carros de corrida tenha a ver com uma queixa das equipes rivais — especialmente a ferrari quem sabe benzeno e um dos hidrocarbonetos componentes da formulaçao da gasolina — e um dos grandes riscos aos frentistas e trabalhadores destes ambientes um dos argumentos contrarios a obrigatoriedade de frentistas em postos alias tem a ver com o risco da exposiçao ao benzeno https //www youtube com/watch v=gtg3fuiv7ga a volatilidade da gasolina e quem causa estas explosoes e o benzeno esta ali isso porque ele pode causar danos a medula ossea resultando em anemia ou diferentes tipos de leucemia alem disso ele impacta o sistema imunologico aumentando o risco de infecçoes alem de impactar os rins figado pulmao coraçao e cerebro podendo ainda causar quebras da cadeia de dna o que resulta em danos cromossomicos seu efeito tambem e causado pela modificaçao em funçoes enzimaticas alterando processos fundamentais do organismo e como se nao bastasse ele e melhor sintetizado pelo corpo em baixas concentraçoes — como as que estao presentes no vapor de gasolina
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