a fiat pode ser uma empresa pioneira que existe desde 1899 produzindo automoveis mas seu espaço no mundo do automovel foi realmente conquistado no periodo de 1930 ate aproximadamente 1984 foi nesta epoca que se tornou realmente grande e internacional em que realizou seus maiores feitos de engenharia em que liderava o pensamento avançado nao somente nos seus produtos mas tambem nos aspectos administrativos e financeiros de uma empresa [caption id= attachment_288401 align= aligncenter width= 900 ] dante giacosa[/caption] nada acontece a toa realmente e so ver quem convivia nos corredores da empresa nesta epoca um monte de pessoas de alta capacidade e cujas habilidades eram nao conflitantes mas complementares e a epoca do engenheiro dante giacosa que durante estes anos tornou a sua visao do automovel a visao da fiat se tornando indivisivel dela o presidente vittorio valetta era um diplomata internacional e um administrador para la de competente; embora nao fosse engenheiro obrigou a fiat a entender um automovel em termos de peso e tamanho para posiciona lo no mercado e entender seus custos o ex piloto carlo salamano trazia a tradiçao de competiçoes da empresa para um tempo onde ela nao mais competia como chefe do departamento de testes garantiu que todo fiat seria esportivo com brio italiano numa funçao que hoje chamamos de integrador o cara que da a alma ao conjunto do carro visto da cadeira do motorista felice mario boano e seu filho gian paolo abandonam a vida de carrozzieri em 1957 para liderar o estilo da empresa o periodo nao podia ser menos que sensacional de todo o lado que se olhe e nao e a toa que praticamente todo automovel de alta produçao hoje seja um desenvolvimento do esquema basico do fiat 128 de 1969 e nada acontece a toa realmente mas hoje nao falaremos nem de giacosa nem de valetta nem de boanos ou salamanos vamos falar de uma outra criaçao especifica desta era de ouro da fiat um motor que durou mais de 30 anos em mercados de primeiro mundo e que durante este tempo se tornou uma lenda ganhou nada menos que dez campeonatos mundiais de rali nos fiat e lancia de longe o motor de maior sucesso da historia deste tipo de competiçao ao mesmo tempo que prestava serviços confiaveis debaixo dos capos de todo tipo de veiculo de rua de carros de luxo a carros esporte de motor central e todo o resto no meio um motor criado por mais um dos excepcionais profissionais que convergiram para a fiat neste periodo aurelio lampredi de 1967 a 2000 o quatro cilindros em linha dohc lampredi quase se confundia com a fiat em si um de seus maiores ativos a base que permitiu sua evoluçao aurelio lampredi lampredi nasceu em livorno na italia no dia 16 de junho de 1917 apos um breve periodo trabalhando na isotta fraschini e em seguida na fabricante de avioes reggianne durante a segunda guerra em 1946 lampredi acaba trabalhando com a marca que seria para sempre ligada ao seu nome a ferrari sua vida ali nunca seria calma como nunca foi para ninguem no feudo de enzo; acaba saindo e voltando em 1948 [caption id= attachment_288400 align= aligncenter width= 900 ] aurelio lampredi e o motor que o fez famoso[/caption] enzo gostava de v12 por varios motivos de tecnicos a mercadologicos um numero maior de cilindros sempre da noticia independentemente da qualidade destes cilindros na ferrari neste inicio dois engenheiros cuidam da qualidade dos cilindros portanto porque a quantidade deles estava definida como uma duzia colombo e lampredi apesar do dois trabalharem proximos e compartilhando ideias os dois v12 iniciais da marca sao conhecidos como colombo e lampredi nome do engenheiro que assinou o desenho original o colombo era pequeno inicialmente apenas 1 5 litro 125 na tradicional maneira ferrari de nomear carros e motores indicando deslocamento de 1 cilindro eventualmente chegando ao dobro disso 3 0 litros no famoso modelo 250 o v12 lampredi vem cronologicamente depois e e um motor maior eventualmente chegando a cinco litros de deslocamento 410 s e 410 superamerica aumenta a confusao saber que em 1953 existia um ferrari 250 com motor lampredi em sua menor cilindrada possivel tres litros que coincide com a maior do colombo [caption id= attachment_288399 align= aligncenter width= 900 ] lampredi esquerda e colombo[/caption] mas de qualquer maneira a fama de ambos os engenheiros cresce de forma rapida e certeira com esses v12 praticamente na mesma velocidade com que a ferrari ganhava corridas com a saida de gioacchino colombo da ferrari em 1950 lampredi se torna o principal engenheiro de maranello cria outros motores de sucesso ali sucessivas versoes maiores e melhoradas com cabeçote dohc do v12 colombo faz tambem um quatro em linha grande dohc que embora nao aparecesse em carros de rua fez grande sucesso em competiçoes em versoes de dois litros 500 f2 mondial e testa rossa ate 3 4 litros 860 monza um seis em linha dohc tambem e criado por ele em maranello e mais um sem fim de motores experimentais interessantissimos [caption id= attachment_288402 align= aligncenter width= 440 ] o quatro em linha ferrari[/caption] motores eram claramente sua especialidade nesta epoca se esperava que o engenheiro projetasse carros inteiros como uma obra unica e coesa mas ja se observava a especializaçao que naturalmente viria com o desenvolvimento um ferrari era competitivo especialmente por causa de seus incriveis e exoticos motores fruto da real capacidade tecnica de seu engenheiro chefe neste campo claro que tal coisa refletia a cabeça do dono claro para ferrari o motor estava acima de tudo [caption id= attachment_288414 align= aligncenter width= 999 ] alma ferrari na fiat via lampredi [/caption] o trabalho de lampredi na ferrari terminou definitivamente em 1955 quando a ferrari comprou a equipe de corrida da lancia e o famoso designer de motores vittorio jano que ferrari admirava desde sua epoca na alfa romeo lampredi vai arrumar emprego em turim indo de um fabricante de carros de corrida exoticos onde custo nao era problema para um de carros de rua de grande volume e preço baixo a fiat lampredi na fiat pode se imaginar que nosso amigo lampredi nao chegou exatamente arrasando na fiat por anos e anos suas propostas foram rejeitadas e esquecidas baseadas em problemas de complexidade e custo teve que baixar a bola e aprender a fazer as coisas do jeito fiat sempre visando nao somente a performance exemplar mas tambem a facilidade de produçao em massa a precisao da fabricaçao com tolerancias pequenas e sem ajuste manual a facilidade de manutençao dos motores em campo o custo da maquina em material e processo como dizia giacosa trabalhando como um alfaiate que perde quase nada do tecido habilmente preparando a disposiçao das peças necessarias no rolo aberto de material tratando cada pedacinho de tecido como se feito de fios de ouro [caption id= attachment_288429 align= aligncenter width= 999 ] fiat 124 1966 o primeiro motor lampredi inteiro na fiat[/caption] mas como sempre com gente habil para mudança depois de adaptado se tornou peça chave na empresa afinal de contas seu conhecimento e habilidade sempre impressionaram e uma vez entendendo como agradar seus novos chefes lampredi brilha novamente lampredi traz para fiat mais que uma pitada de esportividade em seus motores traz a alma suave e giradora dos v12 ferrari diretamente para os quatro em linha baratos dos fiat de maranello a turim sem nenhuma parada ou escala no meio acelere um uno mille e perceba como mesmo pequeno e feito para economizar combustivel o motor gira facil solto liso e alegre pedindo sempre mais a alma de lampredi presente em todo ferrari esta tambem nos reles fiat uma carreira realmente incrivel [caption id= attachment_288427 align= aligncenter width= 999 ] 124 sport coupe primeiro twin cam [/caption] mas isso esta no futuro; tudo isso aparece logo no primeiro motor lançado pela fiat que era completamente seu de cima abaixo a familia quatro em linha do fiat 124 de 1966 o quatro em linha fiat lampredi o fiat 1300/1500 lançado em 1961 era um carro medio convencional posicionado mercadologicamente um pouco acima do 1100 aquele pequeno milagre de empacotamento de giacosa lançado em 1953 mas ao contrario do 1100 que ainda vendia bem o 1300/1500 ficou velho rapido; giacosa garante que por sua falta de inventividade mecanica mas a direçao da fiat achava que o problema era outro o seu desenho externo inspirado no corvair americano envelhecera subitamente o 124 nasce para substitui lo um seda quadrado tres volumes limpo e simples motor dianteiro traçao traseira era moderno apenas em detalhes monobloco eixo rigido traseiro bem seguro geometricamente e suspenso por molas helicoidais suspensao independente dianteira era extremamente leve e espaçoso para seu tamanho mais um empacotamento perfeito como se esperava da fiat mas a familia de motores que lampredi criou para ele que e digno de nota aqui desde o inicio foi criada modularmente um bloco so em ferro fundido de quatro cilindros em linha e cinco mancais principais mas versoes ohv comando no bloco e valvulas no cabeçote e dohc com camara de combustao hemisferica ambos os cabeçotes seriam em aluminio [caption id= attachment_288389 align= aligncenter width= 832 ] o lampredi twin cam[/caption] apesar do motor eventualmente chegar a dois litros em produçao no futuro originalmente apenas dois deslocamentos estavam previstos possiveis em ohv e dohc claro 1 2 e 1 4 litro estas cilindradas eram obtidas com o mesmo curso do virabrequim 71 5mm com diametro de pistao de 73mm eram exatamente 1 197 cm³ e com diametro de 80 mm 1 438 cm³ as vezes chamado erroneamente pela fiat de 1500 o motor ohv original de 1966 dava 60 cv a 5 600 rpm com 1 2 litro e 70 cv a mesma rotaçao com o 1 5 era um motor ja amplamente satisfatorio em mesma medida valente e alegre economico e duravel mas em 1967 aparece a versao mais famosa e de sucesso do motor o dohc nesta epoca qualquer motor com comando no cabeçote ja era moderno dois deles era coisa de carro de corrida exotico e diferente certamente se desejava entrar um pouco no mercado ocupado pela alfa romeo com o giulia carros pequenos e sofisticados vendidos a preço de carro grande e muito lucro por isso o motor dohc aparece inicialmente em duas novas variantes do 124 o sport coupe e o sport spider respectivamente um coupe de quatro lugares e um carro esporte de dois lugares o sedan receberia o motor twin cam em 1970 apenas na versao special t o motor twin cam era uma pequena obra de arte de lampredi o cabeçote em si tinha dutos de desenho reto individuais e era dividido em tres peças principais o cabeçote em si com dutos camara de combustao e valvulas e duas gaiolas montadas em cima dele onde iam os comandos e seus mancais ate ali ajustar as folgas de valvulas de motores dohc invariavelmente exigia a desmontagem dos comandos lampredi desenvolve um sistema em que arruelas calibradas podiam ser montadas entre o tucho e o comando com uma ferramenta especial bem simples sem desmontar nada a influencia de seu tempo na fiat clara aqui [caption id= attachment_288390 align= aligncenter width= 501 ] detalhe do comando e as arruelas de ajuste [/caption] mas se o motor foi projetado para ser barato facil de manter e duravel como um fiat o desenho do cabeçote vinha direto da vasta experiencia de lampredi em competiçao com a ferrari se mostraria um motor que respira extremamente facil o que seu imenso sucesso em competiçoes subsequente prova [caption id= attachment_288398 align= aligncenter width= 999 ] o turbo 8v do integrale [/caption] no primeiro ano com 1 438 cm³ e um weber de corpo duplo eram 90 cv a 6 500 rpm com capacidade de girar com segurança ate 7 500 rpm o torque maximo de 11 mkgf ocorria a 3 500 rpm a vela era central e as duas valvulas por cilindro mediam 41 4 mm na admissao e 36 mm no escape uma grande novidade era o acionamento dos comandos via correia dentada de borracha algo ainda bem incomum em 1967 durante os anos uma imensidade de versoes apareceu a lancia passa a fazer parte do grupo fiat na mesma epoca e em pouco tempo recebe versoes deste motor olhando em cilindrada apenas com o virabrequim original de 71 5 mm de curso existiram diametros de pistao de 76 78 80 e 84mm para deslocamentos de 1 297 1 367 1 438 e 1 585 cm³ versoes de curso maior e 1 8 e 2 litros existiram tambem a alimentaçao foi do weber duplo a dupla de weber ou solex 40 de carros como o ritmo 130 tc injeçao eletronica eventualmente substitui os carburadores a lancia desenvolveu compressores de polia que chamava de volumex nos anos 1980 bem populares versoes turbo aparecem tambem nos anos 1990 o cabeçote e redesenhado para quatro valvulas por cilindro os 16v e neste ponto que chega no brasil no tempra em versoes de dois litros com oito e dezesseis valvulas e uma versao turbo de oito valvulas la fora existia turbo 16v tambem claro o motor seria substituido pela nova familia modular pratola serra em 2000 um motor que recebemos aqui no marea em quatro e cinco cilindros nada menos que 35 modelos de carros receberam o motor de duplo comando como equipamento original em cinco marcas diferentes inclusive morgan e alfa romeo nada menos que 71 versoes diferentes deste motor existem equipando desde luxuosos lancia thema como baratos fiat 124 sedan isso sem contar os carros esporte e de competiçao que o tornaram uma lenda o 124 spider original vive ate 1981 como fiat e a pininfarina o vende ate 1986 incontaveis versoes esportivas de fiats e lancia comuns recebem o twin cam do 124 special t ao ritmo 130tc de dedras a tipo sedicevalvole o famoso fiat cupe de bangle recebe inicialmente versoes 16v deste motor culminando num turbo de 200 cv o lancia beta montecarlo coloca um desses motores em posiçao central traseira e dele deriva o lancia 037 campeao de rali de 1983 e e nos ralis que se mostra um grande campeao realmente ganha seu primeiro campeonato em 1977 equipando um fiat 131 abarth ganha mais dois campeonatos com ele vencendo escorts com motor de competiçao cosworth um com o lancia 037 e depois quando era um motor ja com 20 anos de idade em vez de ser aposentado começa outra serie incrivel de vitorias nada menos que seis campeonatos consecutivos com lancia delta integrale algo que por si so ja o coloca firmemente no campo nao do apenas eficiente ou tecnicamente superior definitivamente o torna uma lenda
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