o que faz um motor lendario uma pergunta dificil de responder essa uma serie de fatores pode contribuir para que possamos considera los assim sucesso de vendas ajuda motores como o vw refrigerado a ar certamente nao seria tao lendario se tivessem produzido 1 000 deles; mas com mais de 30 milhoes se tornou claramente algo bem diferente muito tempo em produçao tambem denota algo incomum e especial; os v8 chevrolet e rolls royce/bentley certamente provam isso uso variado de caminhoes a carros esporte tambem e algo incomum e marcante inovaçao tecnologica tambem ajuda a fama ser o primeiro o primeiro a funcionar bem a popularizar uma tecnologia e algo raro vitorias em competiçoes e potencia superlativa tambem sao suficientes para lendas serem criadas motores como os v12 lamborghini se beneficiam de historias epicas por tras de sua criaçao e por seu berro inigualavel e existem motores que sozinhos criaram marcas famosas o que dizer entao do seis em linha xk da jaguar e um motor que pode ser colocado facilmente em todas estas categorias nao existiria a jaguar como conhecemos hoje sem ele; estava no primeiro jaguar pos ss e era parte intrinseca de seu sucesso nasce de uma incrivel historia de um fabricante de sidecars para motocicleta que sabia desenhar carros maravilhosos mas nunca atingiria o respeito que sonhava sem um motor proprio o xk e um motor que ganhou le mans nada menos que cinco vezes fato que sozinho ja faria qualquer motor lendario foi um dos primeiros motores a popularizar o cabeçote dohc de verdade em produçao seriada durou nada menos que 44 anos em produçao de 1948 quando apareceu no jaguar xk120 ate 1992 quando a ultima limousine daimler saiu de fabrica com ele o que mostra sua versatilidade limousines e carros esporte mas tambem carros de corrida e ate tanques de guerra como os fv101 scorpion e fv107 scimitar usaram o seis em linha jaguar e foi vendido em quantidade suficiente para se tornar algo comum conhecido preparado e modificado mundo afora fora o sublime som que emana de sua admissao e escape principalmente nas versoes de competiçao [caption id= attachment_273445 align= aligncenter width= 999 ] alvis fv101 scorpion jaguar power[/caption] o motor xk e tao conhecido e famoso que a atual jaguar land rover este ano voltou a produzir o bloco do classico seis em linha novo para reposiçao nao e algo barato mas indica claramente o quanto ele permanece importante para uma grande parcela da populaçao nao e apenas o motor xk que fez a fama da jaguar mas nao e errado afirmar que sem ele a empresa nao existiria e parte intrinseca da criaçao da empresa se sua mistica e de suas maiores realizaçoes belissimo potente sofisticado e com boas maneiras; mas tambem barato praticamente um simbolo mecanico da marca como um todo [caption id= attachment_273463 align= aligncenter width= 999 ] o novo velho bloco[/caption] jaguar barato sim esta e uma das primeiras coisas que se deve entender quando se fala da jaguar e deste motor aqui no brasil nunca foram baratos entao e de mais dificil assimilaçao; hoje tambem a marca e competidora das alemas mercedes benz audi e bmw e mantem preços no mesmo patamar mas nao foi sempre assim tradicionalmente o jaguar era baratissimo quando comparado com seus concorrentes dar valor ao dinheiro tanto para si quanto para seus clientes e uma das caracteristicas mais marcantes de sir william lyons o criador da marca [caption id= attachment_273446 align= aligncenter width= 696 ] sir william lyons[/caption] lyons fundou a empresa que depois seria a jaguar em 11 de setembro de 1922 sete dias depois que completou 21 anos teve que esperar ate completar a maioridade para assinar os papeis de fundaçao da swallow sidecar co empresa que fundara para fabricar sidecars para motocicletas desenhados por seu socio william walmsey na cidade praiana de blackpool na inglaterra o sucesso com sidecars acaba evoluindo para criar carrocerias especiais em carros da austin e morris e depois standard um acordo de fornecimento de componentes com sir john black da standard trouxe a swallow para o rol dos fabricantes de automoveis o nome da empresa muda para ss standard swallow [caption id= attachment_273448 align= aligncenter width= 999 ] ss100 jaguar[/caption] o crescimento ate ali se devia principalmente pelos desenhos belissimos de carroceria lyons nao desenhava criava ou comandava a criaçao por artesaos empregados em tamanho natural carros belissimos saidos diretos de sua imaginaçao era um designer antes da ocupaçao ser criada com um senso de proporçao e beleza nato incrivel enquanto liderou a empresa nao houve jaguar menos que belissimo quando se aposentou apareceu o xj s nada contra o xj s como carro mas belo de verdade nunca foi depois a jaguar ficou presa a uma centena de reinterpretaçoes modernas dos carros de lyons ate que o aparecimento do xf em 2005 tenta restaurar alguma originalidade ainda que sem muito sucesso [caption id= attachment_273465 align= aligncenter width= 984 ] as vitorias da jaguar no emblema do xk150 o motor xk fez a marca[/caption] por isso e por todo ss usar motores standard ainda que modificados nos modelos jaguar no pre guerra seu sucesso foi sempre maculado por um desprezo entre a critica de automoveis o ss era um carro lindo e barato mas era so aparencia nao andava nada nao era uma verdade absoluta visto que um ss100 jaguar de 3 5 litros ainda e um carro esporte admiravel mas ainda assim era como era visto um dos motivos que lyons decide fazer um motor proprio no pos guerra o futuro xk [caption id= attachment_273450 align= aligncenter width= 999 ] e type barato[/caption] mas alem da aparencia o valor de venda do carro sempre foi grande preocupaçao do fundador sir william nao nasceu nobre e construiu sua empresa da maneira antiga com muito trabalho duro e economia pessoal se chegou a ser o que foi nao foi desprezando o valor do dinheiro sejamos claros aqui era um tremendo pao duro tanto na vida pessoal quanto em sua empresa mas isto nao o impediu de criar a jaguar em cima de uma noçao muito interessante de valor um jaguar sempre foi um carro esporte ou de luxo com um preço justo barato mesmo comparativamente de uma forma que nao se ve mais hoje em dia vejam a tabela abaixo se nao existiu jaguar feio com lyons no comando nao existiu um que nao fosse barato tambem o e type oferecia um motor ganhador de la mans em um carro esporte belissimo com desenho tambem inspirado nos d type vencedores e mais com sofisticada suspensao independente nas quatro rodas e freios a disco tambem nas quatro rodas a um preço de coisa bem mundana quando a bmc comprou a jaguar em 1966 uma fila de fornecedores apareceu na porta implorando para que o valor de venda das peças para a jaguar nao fosse revelado a bmc algo impossivel claro mas que mostra como o olho do dono engorda o gado a enxuta e pequena jaguar pagava menos em volumes menores que a gigantesca e burocratica bmc em segredo durante a guerra todo esforço industrial estava focado no conflito nao era permitido nenhum outro trabalho mas acostumado a pedir muito de seus entusiasmados funcionarios lyons começa o projeto secreto do novo motor bem no meio do conflito queria de uma vez por todas eliminar os comentarios que os jaguar eram inferiores um motor potente e obviamente especial era o que queria [caption id= attachment_273451 align= aligncenter width= 877 ] da esquerda para direita haynes hassan harry mundy claude baily [/caption] tinha a sorte de ter para isso alguns engenheiros de primeira linha hoje nomes famosos walter hayes seu engenheiro chefe desde os dias da ss walter wally hassan engenheiro da bentley que veio para a ss em 1940 junto com claude baily vindo da morris os dois depois fariam fama com os motores coventry climax retornando a jaguar quando lyons compra a coventry climax nos anos 1960 segundo a historia oficial eles começaram a trabalhar no motor durante plantao noturno anti incendio para passar o tempo mas qualquer um pode imaginar que isso e apenas uma historia conveniente para acobertar o fato de que trabalhavam ativamente nele durante toda a guerra entende se porque do discurso foi justamente o investimento estatal em maquinarios na jaguar que permite a marca fazer seu proprio motor no pos guerra assunto sempre espinhoso esse [caption id= attachment_273453 align= aligncenter width= 999 ] bmw 328[/caption] tambem existe outro assunto que gosta de ser esquecido pela jaguar e claro para todo estudioso do assunto que o ponto de partida para o projeto do novo motor e do carro xk120 onde seria lançado e o bmw 328 de 1938 um carro extremamente moderno que direcionava o que seria o pos guerra tanto o desenho da carroceria quanto o formato do cabeçote e da camara de combustao do motor xk sao influenciados pelo bmw o carro e mencionado repetidas vezes em entrevistas dos criadores e e claro sua influencia copiar nao e algo raro o proprio xk120 influencia depois o primeiro chevrolet corvette que tem posiçao de passageiros e entre eixos identicos antes da guerra a jaguar entao ss; nome ficou fora de moda depois da guerra usava tres motores da standard quatro em linha ohv de 1 5 litro e seis em linha de 2 5 e 3 5 litros inicialmente sir william queria continuar assim e pede motores modulares de quatro e seis cilindros em linha todo desenvolvimento e baseado nos quatro em linha [caption id= attachment_273452 align= aligncenter width= 999 ] o motor do bmw 328[/caption] o projeto começa no motor xa e e lançado no xk quase no meio do alfabeto; mostra a quantidade de versoes tentadas o xg por exemplo segundo hassan 73 x 106 mm quatro cilindros 1776 cm3 uma conversao do motor existente para um cabeçote baseado no bmw 328 mas o acionamento das valvulas opostas por meio de varetas e balancins se provou muito barulhento para um jaguar [caption id= attachment_273461 align= aligncenter width= 484 ] o desenho final do cabeçote [/caption] o xf era outro quatro em linha mas bem proximo do motor final e tambem o primeiro a ser visto fora da fabrica 80 5 x 98 mm 1996 cm³ este motor foi o verdadeiro precursor do design posterior do xk; visto que foi neste motor que a maioria dos experimentos com design de dutos e cabeçote ocorreram bem como posicionamento de comandos e acionamento o resultado foi um cabeçote dohc proximo do xk final foi um desses motores experimentais de 2 litros equipado com pistoes modificados com uma taxa de compressao de 12 1 que foi emprestado ao major gardner quando ele obteve o recorde mundial de velocidade na classe de 2 litros nessa condiçao o motor desenvolveu 146 cv a 6 000 rpm com rotaçao maxima de segurança de 6 500 rpm diz hassan [caption id= attachment_273454 align= aligncenter width= 999 ] o mg do major gardner[/caption] o recorde mencionado por hassan e o do major a t g goldie gardner em setembro de 1948 com seu mg criado especialmente para recordes gardner o dirigiu a mais de 283 km/h em jabbeke perto de ostend na belgica para estabelecer um novo recorde de velocidade na classe de 2 litros na epoca foi considerado notavel que seu motor nao era sobrealimentado o primeiro motor xk funcionou pela primeira vez em outubro de 1945 era uma unidade de quatro cilindros com virabrequim de tres mancais diametro e curso de 76 x 98 mm para um total de 1 790 cm³ o xk de quatro cilindros deu 76 cv durante os primeiros testes eventualmente chegando a 83 cv o primeiro xk de seis cilindros veio bem mais tarde 15 de setembro de 1947 registrando uma potencia de 142 cv a 5 000 rpm a partir de 3 2 litros era evidente que o layout de seis cilindros era uma configuraçao muito melhor e muito mais suave do que o de quatro cilindros o quatro cilindros morre por motivos bem pragmaticos lyons faz as contas e acredita que o dinheiro a se investir no quatro em linha nunca retornaria; melhor usar versoes de menor cilindrada do seis em linha vibraçao e aspereza eram os calcanhares de aquiles do quatro em linha mesmo assim quase existiu um jaguar xk100 irmao de quatro cilindros do xk120 uma longa historia o motor xk de seis cilindros como conhecemos e um extremamente suave torcudo e potente propulsor que pode facilmente tambem se tornar um motor de competiçao ou de carro esporte como aconteceu varias vezes nao era um motor leve e visto de hoje e algo de construçao antiga mas mesmo assim subjetivamente impressionante como todo motor lendario pode ter ficado objetivamente ultrapassado mas ainda nao falha em dar sensaçoes brilhantes ao volante o bloco e de ferro fundido exceto alguns carros de corrida experimentais em aluminio com sete mancais e damper dianteiro no virabrequim o cabeçote dohc com angulo generoso entre as valvulas e acionamento dos comandos por corrente dupla e de aluminio rr50 basicamente para reduzir peso no motor grande haynes indica que nada menos que 32 kg foram salvos com o uso de aluminio no lançamento em 1948 eram 83 mm × 106 mm para um total de 3 441 cm³ e 160 cv a 5000 rpm durante sua longa vida claro teve deslocamentos diferentes notadamente os famosos 3 8 e 4 2 litros do e type este ultimo com espaçamento entre cilindros alterado a partir de 1964 mas tambem versoes menores 2 4 e 2 8 litros existiram tambem [caption id= attachment_273456 align= aligncenter width= 999 ] o jaguar xk120 1948[/caption] em 1958 dez anos depois do xk120 virar uma mania em seu lançamento os motores xk se tornarem presentes em todo seda da companhia e ganharem le mans cinco vezes hassan falava sobre o desenvolvimento do seu motor para dar uma ideia do progresso alcançado com o desenvolvimento do motor xk vale a pena de citar os seguintes dados obtidos ao longo dos 10 anos quando o xk120 foi originalmente lançado em 1948 equipado com o motor xk de 3 4 litros ele desenvolvia 160 cavalos de potencia a 5 000 rpm em 1953 220 cv em 1955 270 cv e em 1956 275 cv a 5 750 rpm esta potencia foi alcançada com carburadores weber cabeçote especial e pistoes de taxa de compressao de 9 1 nessa epoca tambem a injeçao de combustivel foi experimentada e embora a potencia fosse aproximadamente a mesma dos carburadores a flexibilidade e a potencia nas faixas intermediarias mostraram uma melhora consideravel em 1957 alguns blocos especiais foram fundidos com um diametro um pouco maior dando uma capacidade total de pouco menos de 3 8 litros este motor xk de 3 8 litros com uma taxa de compressao de aproximadamente 10 5 1 esta agora desenvolvendo pouco mais de 300 cv a 5 500 rpm com total confiabilidade podemos ver portanto que no curto espaço de 10 anos e a partir do mesmo projeto basico a potencia foi aumentada de 160 para pouco mais de 300 cv o motor de produçao normal como instalado em nossa atual linha de carros desenvolve 210 cv [caption id= attachment_273458 align= aligncenter width= 999 ] xkss o d type de rua[/caption] mas o incrivel motor nao mostrava sinais de envelhecimento em 1961 o e type era talvez o mais sofisticado e belo carro esporte a venda e o seis em linha dohc ainda era parte de sua especificaçao com tres carburadores su e potencia de sobra 265 cv em 1968 o novo seda e revolucionario xj6 usava o motor de 4 2 litros e rapidamente se tornou uma lenda em si proprio o motor entao com 20 anos de idade ainda parecia moderno e atual neste ponto mais de 250 000 motores xk tinham sido fabricados e permaneceriam em produçao nos jaguars ao longo das decadas de 1970 e 1980 [caption id= attachment_273459 align= aligncenter width= 800 ] a limousine daimler[/caption] em 1992 o ultimo motor xk de produçao foi instalado na ultima das limusine daimler ds420 construida mais de 700 000 motores foram fabricados no total ate hoje mundo afora entusiastas se dedicam a restauraçao e preparaçao destes motores exemplificada pela volta a produçao do bloco de 3 8 litros [caption id= attachment_273440 align= aligncenter width= 999 ] eagle novo em aluminio e com 4 7 litros o xk continua [/caption] ainda permanece vivo agora por entusiastas que mantem uma verdadeira industria baseada nesses velhos motores a eagle especializada em recriar e type com tecnica moderna oferece em seu catalogo um motor xk de 4 7 litros com injeçao eletronica e seis borboletas todo em aluminio e zero km o preço se voce tem que perguntar apenas mais um exemplo vivo e imortal da genialidade do desenho jaguar original e provavelmente a sua maior criaçao nenhum dos criadores deste motor ainda esta vivo mas certamente toda vez que um e posto em movimento mesmo este bravo eagle eles escutam pode ter certeza
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