nossa historia de hoje inevitavelmente começa no carro que apresentamos ontem o bmw 700 aquele pequeno porsche em escala 1 2 que a bmw lançou em 1959 e que a ajudou a sobreviver como empresa isso porque o barao alex von falkenhausen chegou a desenhar um pequeno motor quatro cilindros em linha de 1 litro arrefecido a liquido ohc e deitado para um lado para ficar mais baixo para ser usado num bmw 1000 baseado no 700 que nunca aconteceu mas este motor acaba se tornando uma lenda por si mesmo virou o 4 em linha 1500 do neue klasse de 1962 o carro que e o template de todo seda bmw ate hoje este motor ohc com valvulas opostas por balancins e comando acionado por corrente ficaria famosissimo como um 4 em linha mas realmente elevou a bmw para outro patamar quando virou um seis em linha em 1968 o seis grande da bmw codigo m30 [caption id= attachment_345453 align= aligncenter width= 800 ] o seis em linha m30 1968[/caption] de 1968 ate os anos 1990 este motor um incrivelmente suave musical potente e delicioso seis em linha seria a base de uma serie de carros sensacionais da marca de sedas tranquilos e luxuosos ate esportivos como o exotico m1 a importancia deste motor na historia da marca nao pode ser subestimada tambem deu luz ao seda alemao superveloz moderno quando foi instalado em sua versao dohc/4 valvulas por cilindro e 3 5 litros no seda serie 5 o m5 mas o que interessa aqui na historia de hoje e que este motor tambem e o inicio de algo realmente especial o v12 bmw para automoveis sim existiram v12 aeronauticos da marca mas hoje contaremos como eles foram parar debaixo dos capos dos carros da marca e a origem dele ora vejam so cai no colo de um personagem que conhecemos muito bem bob lutz antes de ser um executivo lendario da industria um rico filho de um banqueiro suiço americano e um piloto do famoso corpo de fuzileiros navais americano os marines lutz e um entusiasta do automovel conta que um dos motivos que fez ele sair da opel e ir para a bmw nos anos 1970 eram os carros os bmw pareciam entao impossivelmente interessantes comparados com tudo que se fazia lutz adorava especialmente o seis em linha e sua combinaçao de potencia e incrivel suavidade [caption id= attachment_345454 align= aligncenter width= 697 ] m33 dois seis em linha m30 juntos 1973[/caption] la na bmw o executivo conhece alex von falkenhausen o criador do motor os dois compartilham o entusiasmo pelo automovel e se dao muito bem; lutz sugere meio que de passagem que como o seis em linha ja e inclinado dois deles dariam um v12 sensacional nao lutz meio que esqueceu do assunto claro uma daquelas coisas que pensamos em voz alta e imediatamente saem da cabeça mas algum tempo depois von falkenhausen chama lutz para o dinamometro onde ele ve um v12 de 5 litros rodando usando como base a versao de 2 5 litros do seis em linha ohc o v12 deu exatamente o dobro da potencia dele 300 cv foi chamado de m33 lutz lembra que o motor girava lindamente no dinamometro suave como seda [caption id= attachment_345455 align= aligncenter width= 766 ] o m66 de 1977 segunda tentativa[/caption] era um motor pesado porem pesava 320 kg contra os 215 kg do seis em linha de 3 5 litros o maior motor da empresa entao nao existia um carro pronto para ele ser montado por isso e a empresa ainda presa ao rigido sistema alemao que dizia que ninguem nao podia sair de seu lugar na hierarquia vw bmw mercedes benz um certo medo de incomodar a mercedes impediu o m33 de ir adiante [caption id= attachment_345426 align= aligncenter width= 752 ] serie 7 deveria ser o primeiro v12[/caption] falkenhausen nao desistiu porem a empresa estava preparando um seis em linha pequeno o m60 a ser montado no novo serie 3 em 1977 o seis grande tinha distancia entre centros de cilindro de 100 mm e este novo bem menor 91 mm era um sohc com valvulas opostas tambem e inclinado para o lado tambem o deslocamento era a partir de 2 litros falkenhaisen claro tentou outro v12 dobrando este motor menor planejado para deslocar de 3 6 a 4 5 litros o novo v12 m66 usava os cabeçotes completos do m60 o maximo possivel de peças comuns e injeçao bosch l jetronic a versao de desenvolvimento media 80 x 74 mm para um total de 4463 cm³ e em 1977 quando o seis em linha m60 foi lançado no mercado ja estava dando 280 cv a 5700 rpm e 37 mkgf a 4500 rpm nos dinamometros experimentais da empresa este motor estava planejado para aparecer no novo serie 7 de 1977 era um grande seda sem vergonha de entrar no territorio da mercedes benz o magnifico serie 7 porem seria lançado apenas com o seis em linha grande o m30 em deslocamentos de ate 3 5 litros [caption id= attachment_345424 align= aligncenter width= 999 ] seis em linha turbo no 745i de 1980 v12 downsized[/caption] os motivos eram varios primeiro nos anos 1970 economia de combustivel era muito importante e alta performance andava meio fora de moda a bmw ainda achava tambem um v12 grande demais e pesado demais potencialmente estragando o fino balanço de peso e o comportamento exemplar em conduçao vigorosa de seus carros o v12 m66 pesava 275 kg o que na verdade e leve para seus 4 5 litros; ainda assim 60 kg mais pesado que o seis em linha a bmw mostra o v12 m66 no salao de frankfurt de 1979 porem o que coloca o pavor nos olhos dos executivos da mercedes benz na verdade ja tinha sido abandonado entao numa amostra de que nao ha nada de novo debaixo do sol a bmw resolveu fazer um downsizing do seu v12 natimorto o 745i de 1980 um carro que deveria vir com o v12 de 4 5 litros aparece no mercado com um seis em linha m30 com um turbocompressor [caption id= attachment_345435 align= aligncenter width= 999 ] o bmw 745i 1980[/caption] o 745i e interessante de qualquer forma vinha com uma versao de 3 2 litros do motor m30 e nada menos que 252 cv em 1982 o motor foi aumentado para 3 4 litros e o sistema de injeçao de combustivel mudou do bosch jetronic para o motronic mas a potencia ficou inalterada era sempre automatico infelizmente mais interessante ainda era o 745i sul africano produzido la usava o motor dohc de 24 valvulas do m1 aspirado com 290 cv o turbo impedia o volante no lado direito do carro aparentemente; o 745i turbo nunca foi vendido em versao rhd v12 finalmente [caption id= attachment_345444 align= aligncenter width= 999 ] serie 7 e32 750il v12 finalmente [/caption] a ideia do v12 claro continuou a ruminar na bmw uma empresa entao altamente entusiasta quando os anos 1980 progridem rumo aos 1990 o mundo muda alta performance alta potencia e luxo deixam de ser o pecado que parecia ser nos anos 1970 a segunda geraçao do bmw serie 7 o e32 programado para ser lançado em 1986 era um carro onde a bmw soltou todas as suas inibiçoes de incomodar a mercedes deveria ser simplesmente o melhor carro do mundo o v12 entao volta a pauta para o sagrado comportamento bmw ser preservado o m66 foi reprojetado para ser um motor todo em aluminio e mais leve o resultado o m70 lançado no bmw 750i de 1987 pesava apenas 240 kg [caption id= attachment_345422 align= aligncenter width= 895 ] o v12 m70[/caption] para isso dispensava camisas de aço; os pistoes andavam no aluminio mesmo usando uma liga com cristais de silicio usava ainda a mesma distancia entre centros do seis small block aos 91 mm e as dimensoes internas eram 84 x 75 mm para um deslocamento total de 4988 cm³ o bloco de aluminio continuava depois do centro do vira e tinha um carter estampado em aluminio o filtro de oleo e o radiador de oleo eram remotos ligados a bomba via mangueiras revestidas de aço as capas dos sete mancais sao cross bolted com 4 parafusos cada; os mancais sao parrudissimos apoiando um vira de 82 5 mm na altura deles ha um damper bem grande no nariz do vira tambem as bielas de aço usam os forjados do seis em linha mas sao usinadas de forma diferente com o pino de pistao mais leve e diferente os cabeçotes sao exatamente os mesmos nas duas bancadas; o lay out das valvulas e copiado do entao novo quatro em linha m40 com apenas 14° entre as valvulas dez graus na admissao quatro graus no escape uma corrente unica aciona ambos os comandos unicos dos dois cabeçotes na admissao plenums de aluminio fundido com longos dutos dimensionados para melhorar o torque em todas as rotaçoes as duas borboletas de admissao sao acionadas by wire grande novidade entao e o motor funciona com duas centrais motronic como se fossem dois seis em linha o que nao foge muito da realidade com uma taxa baixa para usar virtualmente qualquer gasolina 8 8 1 o motor ainda assim inaugurou com nada menos de 300 cv a 5200 rpm e 45 9 mkgf a 4100 rpm leve e suave como seda contribuiu para a perfeita distribuiçao de peso de 50/50% nos eixos do 750i de 1987 o carro foi aclamado pela critica como uma obra prima; a potencial velocidade maxima de 275 km/h exigiu que fosse limitado a 250 km/h eletronicamente hoje comum mas entao algo digno de noticia num seda grande alemao a mercedes benz ja estava entao fazendo seu proprio v12 mas teve que se contentar em ficar em segundo lugar na hierarquia por alguns anos [caption id= attachment_345450 align= aligncenter width= 999 ] e38 5 4 litros[/caption] como sabemos o v12 tambem acabou no superlativo cupe grande 850i em 1990 o v12 em 1994 teve sua capacidade aumentada para 5379 cm³ via um aumento de diametro e curso para 85 x 79 mm para o novo serie 7 e38 com o advento de sensores de detonaçao menores mais confiaveis e baratos a taxa subia para 10 1 a potencia subia substancialmente para 326 cv a 5000 rpm e o torque para 50 mkgf a 3900 rpm versoes de 4 valvulas por cilindro dohc e ate um v16 foram estudadas com base neste motor como bem sabemos; a bmw esta sempre na ponta da lança tecnologica em motores e nunca para de experimentar novas tecnologias a exaustao mas nenhuma dessas ideias acabou nas ruas [caption id= attachment_345427 align= aligncenter width= 712 ] 850 csi apice[/caption] nao a versao definitiva deste primeiro v12 bmw viria em uma versao mais quente do serie 8 a ser chamada de 850csi chamado de s70 este v12 m foi aumentado para 86 x 80mm chegando num total de 5 576 cm³ com comandos mais esportivos dava 380cv a 5 300 rpm e 56 kgfm a 4 000rpm mas o melhor o 850 csi vinha com cambio manual de seis marchas o v12 s70 permitia limites diferentes de rotaçao a cada marcha que iam de 6 400 rpm em primeira ate 6 000 em quinta e sexta a logica aqui sendo a de que voce passa pouco tempo no limite de giro em primeira mas pode ficar horas nele em autobahn em sexta o 850 csi apesar de ser um carro pesado e hoje um dos mais cobiçados e raros bmw’s da historia; quase o fim de uma era hoje a bmw abandonou os v12 mas reluto em falar de ultimos e fins definitivos; nos anos 1970 onde toda esta historia de v12 bmw nasceu ouviamos esse papo de fim regularmente acabaria o v8 os conversiveis chegaram a acabar em algumas empresas americanas como a gm e milhoes de outras historias fatalistas assim em 10 anos tudo estava de volta em um crescendo ainda maior que antes quem pode dizer o que acontecera em 50 ou 100 anos no futuro as noticias da morte do automovel e da combustao interna me parecem um pouco exageradas entao digo sem medo longa vida ao v12
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