quando se fala de v8 principalmente de bloco grande se pensa imediatamente em carros americanos o v8 americano com comando unico no bloco e valvulas no cabeçote se tornou uma verdadeira instituiçao algo adorado em varios continentes e famoso principalmente por seu alto deslocamento mas o que pouca gente nota e que os v8 de bloco pequeno principalmente os chevrolet e ford na verdade sao motores extremamente pequenos e leves para sua cilindrada alto deslocamento baixo tamanho e peso e um centro de gravidade baixo sao a verdadeira grande vantagem desses motores por isso que mesmo com as limitaçoes de um comando so e varetas para acionar as valvulas ainda sao usados com sucesso em varios veiculos modernos [caption id= attachment_263926 align= aligncenter width= 640 ] bloco grande e bloco pequeno chevrolet em uma imagem cortesia de meu amigo ag [/caption] mas quando se fala de big block o assunto e outro este tipo de motor originalmente apareceu para ser usado em caminhoes picapes e carros realmente grandes a diferença entre os dois tipos de v8 americano do bloco pequeno e o grande e dificil de definir mas facil de ver o bloco grande e simplesmente bem maior as vezes parecendo duas vezes maior que o pequeno de fabrica os americanos normalmente vao de algo em torno de seis litros ate os oito preparados passam dos dez litros confusoes existem porque as vezes existem motores de bloco grande e pequeno com o mesmo deslocamento mas todos esses enormes motores americanos empalidecem em tamanho perto do que vamos falar hoje o mercedes benz m100 v8 este v8 alemao de comando de valvulas no cabeçote e realmente grande capaz de fazer todo americano parecer pequenininho nao falamos aqui de deslocamento mas sim de tamanho fisico mesmo o m100 pode ter deslocado apenas de 6 3 a 6 9 litros mas e positivamente enorme [caption id= attachment_263888 align= aligncenter width= 750 ] o enorme m100 6 3 em corte [/caption] quao grande e o m100 a revista classic cars inglesa em 2011 pesou um motor de um 300sel 6 3 recem reformado fora do carro mas completo com todos os acessorios o numero que apareceu na balança e quase inacreditavel 540 kg parem um pouco para pensar nisso o motor v8 grande da mercedes pesa mais que um caterham seven inteiro mais que o primeiro marcos gt sobre o qual falamos ontem visto de hoje e simplesmente inacreditavel um v8 chevrolet ls7 de aluminio e deslocamento semelhante sete litros no ls7 mas 505 hp pesa sem os acessorios 206 kg mesmo exagerando o peso de bomba de direçao compressor de ar condicionado e alternador estamos falando de algo em torno de 250 kg em pe de igualdade menos da metade do peso e nem e o mais moderno dos v8 tendo aparecido em 2006 acredito que nem o maior dos big block dos anos 1960 chegava a muito mais de 400 kg se voce nao entendeu o porque disso calma que tudo se explica este motor e de um tempo muito diferente do de hoje e a mercedes benz uma empresa muito diferente tambem e por isso mesmo merece analise maior que apenas tecnica para ser entendido corretamente o mercedes benz tradicional todo mercedes benz hoje e um carro tecnologicamente avançado potente e veloz e com um design caracteristico que na maioria das vezes nao tem vergonha de chamar a atençao alguns diriam ate que com um pouco de decoraçao e brilho bling demais mas ate o fim dos anos 1980 era algo bem diferente eram primeiro sobrios ao extremo carros solidos pesados e bem projetados criados para durar para sempre mas sem medo de complexidade orgulhosos de uma longa tradiçao de engenharia germanica a mercedes acreditava ser o supra sumo do automovel alemao o que e claro era o supra sumo do mundo todo tambem na cabeça deles apesar de serem carros que podiam andar o dia todo a velocidade maxima com segurança e estabilidade e de terem desempenho condizente sempre nada era superlativo ou esportivo apenas o 300sl de 1954 e a exceçao que comprova a regra aqui mas ainda assim e um carro que nunca seria confundido com um lotus um porsche ou um ferrari um mercedes era sobrio direçoes por esferas recirculantes precisas e sofisticadas mas tambem pouco rapidas ou diretas motores calmos sem muito giro e cambio longo ou automatico conforto solidez e segurança no lugar da emoçao seu desenho refletia isso o seu mais famoso chefe do design bruno sacco dizia que um mercedes tem que ser sobrio e classico pois dura para sempre e tem que ser agradavel nao so hoje mas tambem daqui a 100 anos nada de dutos asas faixas ou spoilers; apenas elegancia discreta era a norma os engenheiros mandavam em tudo e demoravam as vezes dez anos para trocar o modelo claro so mudavam quando tecnicamente tinham avançado o suficiente para um novo carro ser necessario e quando eles saiam pareciam com o que morreu por fora custos eram calculados depois do carro pronto os engenheiros sabiam em que faixa do mercado o carro estaria e portanto agiam de acordo sem nenhum objetivo de custo imposto para suas peças e sistemas um carro desenhado para uma especificaçao interna e uma tradiçao da empresa em inovar; nao por um preço pre determinado e pesquisas que determinam o que o mercado quer tudo isso mudaria a partir dos anos 1990 uma mudança clara olhando de hoje e a integraçao da amg antes um preparador independente ao cerne da empresa hoje a amg e seus carros mega potentes sao parte indivisivel da empresa nos modelos mais caros nao e raro os amg serem os mais vendidos os motivos disso e dessa mudança grande do mundo em geral e da mercedes em particular sao variados e nao vamos entrar nesse assunto hoje mas vamos falar de como começaram a aparecer os carros que hoje sao amg os mercedes esportivos aspas aqui porque mercedes esportivo e fenomeno relativamente recente; mercedes mais rapido que o normal e o que foram esses primeiros ate os anos 1960 nao existia um seda mercedes rapido de verdade a maioria estava bem longe disso na verdade mantida em movimento por letargicos quatro em linha pequenos ou pior ainda motores diesel ainda mais lerdos os carros mais caros tinham seis cilindros e andavam melhor mas de novo nada que provocasse reaçoes entusiasmadas em ninguem isso mudaria logo mas ate ali se admirava a marca por motivos totalmente diferentes um novo v8 seguindo sua tradiçao de criar carros alemaes superiores no inicio dos anos 1960 a mercedes resolve deixar para tras toda austeridade do pos guerra e prepara um novo carro topo de linha o resultado deste projeto seria um dos mais incriveis complexos e lendarios mercedes benz da historia o seda 600 grosser lançado em setembro de 1963 o 600 era o apice de tudo que era a mercedes ate ali um seda gigante de luxo carissimo no topo da tecnologia e sofisticaçao mecanicamente tinha sofisticadas suspensoes independentes nas quatro rodas e freios a disco com calipers duplos nas quatro rodas as molas eram a ar o carro sempre mantendo seu nivel independente da carga sistemas pneumaticos tambem operavam janelas travas e pela primeira vez os retrovisores externos e para o enorme seda aparecia tambem o primeiro v8 para um mercedes de rua o m100 aqui ja se começa a entender o porque deste motor ser tao grande nao foi criado para ser usado em mais nada a nao ser esta limusine cara e gigante de produçao limitada como o resto do carro deveria ser feito para durar para sempre e funcionar impecavelmente em qualquer situaçao afinal de contas como tantos mercedes antes dele este carro seria usado por chefes de estado ditadores e toda sorte de milionario mundo afora muitos seriam blindados a prova de tanques e andariam em regioes inospitas total confiabilidade e um fornecimento generoso de torque para operar os sistemas do veiculo eram mais importantes que baixo peso bem como generosas paredes no bloco do motor para ruido baixo e quem sabe aguentar alguns tiros de rifle semi automatico kalashnikov e sim apesar de todos os quatro beatles andarem de 600 o carro e conhecido por ser o veiculo preferido dos ditadores mundo afora de pol pot a idi amim dada este ultimo um grande fa da marca alema dizem que ate hoje a visao de um 600 preto andando na africa faz a maioria da populaçao cair de joelhos e abaixar a cabeça em sinal de respeito e medo [caption id= attachment_263873 align= aligncenter width= 999 ] o m100 v8 de 6 3 litros e um pallet sofrendo [/caption] mas divago; o que interessa aqui e o motor do carro seguindo uma longa tradiçao da empresa o v8 parecia algo com especificaçoes militares que podia muito bem estar em um tanque ou transporte de tropas as tampas dos cabeçotes fazem lembrar o v12 invertido db600 usado nos caças messerschmitt bf109 o bloco era um parrudo v8 a 90° em ferro fundido cujas laterais passavam do meio do virabrequim este era suportado por cinco mancais com capas presas por dois parafusos era forjado em aço e tinha duas bielas por manivela as bielas eram forjadas em aço e de novo extremamente parrudas e pesadas nada diferente ou especial apenas maior mais reforçado e bem mais caro que o normal era um motor superquadrado medindo 102 mm de diametro e 95 mm de curso para um total de 6332 cm3 os cabeçotes eram em aluminio e cada um dos dois carregava um comando de valvulas acionado por corrente dupla duas valvulas por cilindro paralelas e acionadas por um balancim cujo fulcro era o tucho de ajuste da folga nos primeiros via rosca mecanico depois hidraulico o balancim era mantido sob tensao por uma mola simples no meio do duto de admissao estava o injetor de combustivel ligado a uma unidade central de injeçao mecanica com uma bomba de oito pistoes acionada pela corrente do comando no vale do v a camara de combustao era triangular em seçao wedge um enorme compressor de ar ele mesmo aletado e refrigerado a ar pelo ventilador principal para suspensao e outros sistemas compressor de ar condicionado de alta capacidade bomba da direçao hidraulica e ventilador de acoplamento viscoso eram tocados pelo motor alem de e dois alternadores independentes obviamente a enfase era em torque confiabilidade suavidade e pouco barulho porque o motor fornecia apenas 250 cv a baixas 4 000 rpm mas generosos 51 kgfm a apenas 2 800 rpm menos de 40 cv/litro nem podia ser diferente era um motor feito para durar para sempre e ser extremamente confiavel em qualquer situaçao feito totalmente a mao sem nenhuma consideraçao ao custo dos componentes ou mao de obra cada motor era testado em bancada por quatro horas em meia incluindo ai quarenta minutos a carga plena quando ia ao carro nao precisava de amaciamento ou qualquer outro cuidado estava garantida uma longa vida de serviço impecavel por desenho e teste garantia formal era quase que desnecessaria um mercedes hot rod se o 600 era apenas um mercedes como todos os outros so maior e mais caro seu motor ia fazer parte de uma revoluçao na empresa nao demorou muito para um jovem engenheiro da marca o ex piloto erich waxemberger perceber que com algum trabalho carinho e vaselina o enorme v8 do 600 podia ser montado debaixo do capo de um 300 sel originalmente recipiente de um seis em linha de apenas tres litros o 600 mesmo pesando de 2500 a 3 000 kg dependendo da carroceria ainda assim conseguia fazer o 0 100 km/h em menos de 10 segundos entao um carro que pesava 1 500 kg com aquele motor seria algo no minimo interessante ao montar o carro waxenberger descobriu que ele agora pesava 1 750 kg lembrem se o motor nao era exatamente leve mas mesmo assim o desempenho era absurdamente entusiasmante para um seda dos anos 1960 [caption id= attachment_263878 align= aligncenter width= 999 ] o m100 num 300sel cabe [/caption] tao entusiasmante que nosso amigo usa isso como uma jogada de mestre deixa o carro por uns dias com o diretor de engenharia da empresa o lendario e poderoso rudolf uhlenhaut waxemberger deixou o carro numa sexta feira com o chefe e amigo dizendo apenas que havia feito algumas modificaçoes no motor mas sem ser especifico pediu que rodasse com ele no fim de semana e voltasse com impressoes e so reza a lenda que uhlenhaut saiu da fabrica ao fim do dia no seu ritmo usual pe embaixo e sentindo algo muito diferente ali nao passou do primeiro sinal de transito parou saiu do carro e abriu o capo para ver o que tinha embaixo uhlenhaut obviamente adorou o carro porque em 1968 apareciam copias para consumo publico o 300 sel 6 3 dizer que foi bem recebido e pouco a imprensa mundial cobriu este novo tipo de seda mercedes com elogios e superlativos como a muito nao se via mesmo equipado com transmissao automatica apenas o 6 3 fazia o 0 100 km/h em sete segundos cravados se o motorista evitasse de transformar os pneus traseiros em fumaça a velocidade maxima era de 220 km/h limitada pela relaçao final mais curta numeros que nao faziam feio em testes de ferrari entao isso deixava todo mundo pasmo desempenho de ferrari em mercedes nao era possivel como mais de um jornalista disse que era o melhor mercedes benz da historia e david e davis jr da influente car and driver americana foi mais alem para ele o 300sel 6 3 era simplesmente o melhor carro do mundo ponto final 6 3 se torna 6 9 com o tempo uma nova safra de v8 aparece nos mercedes a partir de 1969 com um desenho geral parecido ao do m100 mas agora bem mais compactos e mais giradores e deslocando a partir de 3 5 litros apenas mas quando aparece o novo classe s w116 em 1972 seu desempenho se mostrava inferior ao carro anterior fruto de aumento de tamanho e peso significativo e nenhuma versao 6 3 apareceu imediatamente para tristeza geral de nossa naçao mas em 1975 aparece o substituto do lendario 6 3 agora ainda maior para compensar o aumento do peso do novo carro era o 450sel 6 9 quase sete litros e 286 cv e engraçado que hoje qualquer camry tenha potencia assim em 1975 era quase inacreditavelmente exotico e interessante [caption id= attachment_263882 align= aligncenter width= 999 ] para diminuir altura o 6 9 tinha carter seco [/caption] o motor foi totalmente reformulado para a nova funçao a injeçao agora era eletronica bosch k jetronic e o diametro do pistao foi aumentado para 107 mm para um total de 6834 cm3 e que faz este motor um 6 8 na verdade o torque tambem aumentou claro agora 56 kgfm a 3000 rpm para montar no mais baixo w116 foi necessario diminuir a altura do enorme motor por via de carter seco com isso a capacidade de oleo subiu de sete para 12 litros o carro todo era uma vitrine tecnologica para a mercedes ate suspensao hidropneumatica com licença citroen foi usada [caption id= attachment_263872 align= aligncenter width= 999 ] o m100 6 9 agora com injeçao eletronica bosch [/caption] mas o novo carro ainda assim era mais lento pesando a bagatela de 1935 kg fazia o 0 100 km/h agora em 7 5 segundos claro que a perda de desempenho aqui e puramente academica no mundo real continuava uma banheira enorme mas deliciosamente divertida com seu enorme v8 esbanjando saude a qualquer velocidade e rotaçao o mais engraçado era a incoerencia aqueles mercedes antigos nao deviam se mover assim mas este incrivelmente o fazia hoje isso nao existe todo carro e firme e pronto para ser veloz bastando motores mais potentes para tal ate camry tem 300cv nao ha mais surpresa o 6 9 se torna com o tempo ainda mais lendario que o 6 3 incrivelmente seu tamanho teto solar grande e desempenho moderno mesmo nos anos 1990 o fazem ideal para que bob de niro o use como base para mandar alguns peugeot 406 pelos ares enquanto jean reno tenta manter a banheira balouçante na estrada no meio das curvas do sul da franca no classico filme ronin de john frankenheimer depois tambem descobrimos que a ferrari de lelouch em c etait un rendez vous era na verdade dublada o carro era um 450sel 6 9 o poder de um bom filme nunca pode ser subestimado e com esses o status do 6 9 subiu ate a estratosfera [caption id= attachment_263884 align= aligncenter width= 768 ] ronin [/caption] com credenciais como essas abandonou o mundo real com coisas mundanas como numeros e comparaçoes e preço para habitar o campo das lendas onde estao apenas sonhos dourados de carros gigantes a alta velocidade movidos por motores mais pesados que um lotus inteiro e que provavelmente sao capazes de passar por cima do tal lotus sem nem distingui lo de um pequeno buraco na pista provavelmente ao mesmo tempo que manda um 406 voando pelos ares com um tiro de bazuca materia prima basica nao destilada de mitos imortais
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