um dragster top fuel acelera ate 160 km/h em um oitavo de segundo partindo da inercia atinge mais de 470 km/h em 200 metros devido as velocidades possiveis nesses carros desde 2008 nao correm mais em um quarto de milha a corrida dura apenas 1000 pes de distancia pouco mais de 300 metros apenas ainda assim os carros mais rapidos chegam no final a quase 550 km/h isso mesmo 0 550 km/h em menos de 4 segundos https //www youtube com/watch v=medru 6frjs os motores deslocam 500 polegadas cubicas 8193 cm³ giram ate 8500 rpm e tem compressor mecanico; a potencia medida no carro por sensores por nao existir alguem disposto a colocar os monstros no dinamometro e de mais de 11 000 cv e 1025 mkgf e simplesmente o motor de maior potencia especifica que se tem noticia aos 1340 cv por cada litro de deslocamento sim se fosse 1 0 teria mais de 1300 cv estes motores sao todos feitos individualmente a partir de tarugos forjados de metal; consomem uma letal e explosiva mistura de 90% nitrometano e 10% metanol e um motor de corrida dedicado claro que se autodestroi depois de 400 metros rodados ao mesmo tempo que consome mais de 80 litros de combustivel em 300 metros sim 266 litros por km mas o desenho basico desses motores e o mesmo do motor lançado em 1951 pela chrysler corporation com o nome fantasia de fire power conhecemos ele hoje pelo nome de hemi o chrysler fire power motores em v existem desde sempre mas e a packard chegou ao cumulo de criar um v12 na decada de 1910 criando uma mania para eles em veiculos de luxo mas quando a ford lançou seu v8 cabeça chata em 1932 tudo mudou [caption id= attachment_365853 align= aligncenter width= 999 ] a diferença do oito em linha para o v8 chrysler 1951[/caption] num mundo onde predominavam os seis e oito em linha mesmo a packard em 1932 preferia os oito em linha aqui estava um motor compacto que cabia no mesmo lugar do motor 4 em linha do ford modelo a anterior simples de construir barato para a ford fazer e potente o suficiente para dar trabalho aos carros de luxo da epoca o mundo e principalmente a america nunca mais seriam os mesmos [caption id= attachment_365857 align= aligncenter width= 999 ] chrysler fire power [/caption] mas aquele v8 era de valvulas laterais; em 1950 a ford ainda mantinha ele assim em 1950 ja existia o cadillac e o oldsmobile v8 ambos usavam a gasolina de maior octanagem desenvolvida pela gm para com valvulas no cabeçote aumentarem sobremaneira a taxa de compressao e criarem o template do v8 americano vareteiro que ainda existe nas picapes chevrolet e no corvette basico de repente quem nao tinha um v8 moderno estava com problemas o v8 chevrolet de 1955 ainda estava no futuro mas mostraria a todos quao compacto um motor ao redor de 5 litros poderia ser ao mesmo tempo que esses v8 de alta compressao da gm saiam no fim dos anos 1940 a chrysler estava em meio a pesquisa e desenvolvimento queria saber como substituiria os seus seis e oito em linha de valvulas laterais nos anos 1950 para isso testou todo tipo de novidade um alfa romeo dohc hemisferico um healey na verdade riley hemi com dois comandos no bloco e valvulas no cabeçote um ohv fiat de valvulas paralelas e um rolls royce f head foram comprados e testados diz o engenheiro da chrysler bill weertman a empresa acaba por se decidir primeiro por um v8 cujas vantagens ja eram conhecidas do publico desde 1932; mas tambem por uma camera hemisferica com valvulas opostas o que seria uma grande novidade mas para manter o motor barato simples e principalmente com menos peso em seu topo continuaria a tradiçao americana entao em formaçao ainda de comando unico no vale do v e valvulas no cabeçote operadas por varetas e balancins [caption id= attachment_365859 align= aligncenter width= 999 ] o seda new yorker 1951[/caption] o motor chamado de a239 internamente e firepower v 8 para o publico seria lançado em 1951 no chrysler saratoga chrysler new yorker e chrysler imperial deveria ser a resposta da chrysler aos v8 da gm em carros caros tambem olds e cadillac e a produçao começou por volta de dezembro de 1950 em detroit tinha que ser nao apenas bom mas excelente para roubar as noticias [caption id= attachment_365878 align= aligncenter width= 999 ] chrysler saratoga coupe[/caption] como bem sabemos se tornaria um classico com diametro e curso de 96 8 x 92 mm e 5424 cm³ 331 cid dava 180 cv a 4 000 rpm e um torque robusto de 43 mkgf a 2 000 rpm ambos os valores muito acima dos 135 cv a 3 400 rpm e 37 mkgf a 1 600 rpm do oito em linha de valvulas laterais e 5 3 litros que substituia [caption id= attachment_365854 align= aligncenter width= 891 ] o cabeçote do hemi[/caption] certamente a caracteristica mais impressionante do motor era o cabeçote principalmente pela camera hemisferica o posicionamento das valvulas e a atuaçao das valvulas as valvulas de admissao e escape opostas uma a outra tinham um angulo incluido de 58 5° acima das valvulas dois eixos de balancim foram montados solidamente em pedestais de ferro fundido um eixo interno para os balancins de admissao e um eixo externo para os balancins de exaustao as velas de igniçao localizadas perto do centro da camara eram acessadas atraves de longos tubos que forneciam uma vedaçao estanque ao oleo a palavra firepower estava gravada nas amplas tampas dos cabeçotes em aço fundido guias substituiveis para todas as hastes de valvula foram adotadas e a sede de valvula era de aço insertada a frio tinha excelente resfriamento inerente das sedes das valvulas de escape o que aumentava a durabilidade do motor os tuchos hidraulicos forneceram ajuste automatico da folga da valvula e reduziam muito o ruido delas [caption id= attachment_365860 align= aligncenter width= 999 ] town & country hemi wagon[/caption] o bloco de cilindros de ferro fundido tinha o habitual angulo de 90° e espaçamento dos cilindros de 111 9 mm um virabrequim de aço forjado com seus cinco mancais principais com 2 5 pol de diametro e quatro mancais de biela com 2 25 pol foi concebido com resistencia para uma vida infinita as bielas de aço forjado e pistoes de aluminio de tres aneis completavam o motor imediatamente se tornou uma sensaçao nao somente nos carros chrysler mas tambem entre os hot rodders eventualmente receberia aumentos de potencia constantes em 1954 as valvulas de admissao e escape foram aumentadas elevando a potencia nominal da versao com carburador duplo para 195 cv a 4 400 rpm o ano de 1954 tambem viu o inicio de uma versao do motor com carburador quadruplo que produzia impressionantes 235 cv e 45 6 mkgf de torque em 1955 um aumento da taxa de compressao para 8 5 1 dos 7 5 1 originais trouxe a potencia do 331 para 250 cv [caption id= attachment_365864 align= aligncenter width= 999 ] chrysler 300b[/caption] em 1956 um aumento do diametro dos pistoes para 100 mm fez um motor 354 de 5 8 litros eram agora 280 cv e 52 5 mkgf apenas um ano depois em 1957 mais uma mudança no diametro dos pistoes para 101 6 mm resultou no famoso 392 de 6 4 litros revivido nos v8 hemi de terceira geraçao um parentese aqui o v8 hemi de terceira geraçao um motor novo nos anos 2000 que durou ate hoje e totalmente novo e diferente e nem tem camara de combustao totalmente hemisferica; e mais complexo e moderno que os antigos e sensacional tambem mas nao entra nesta materia so em espirito e hemi uma serie de versoes se seguiram do motor original como o de soto fire dome que foi de 4 5 litros ate 5 6 litros 276 a 345 cid e o dodge red ram que ia de 4 a 5 3 litros 241 a 325 cid [caption id= attachment_365868 align= aligncenter width= 999 ] cunningham c3r[/caption] o v8 hemi acabou correndo em le mans tambem com os carros de briggs cunningham chamado de a311 o hemi de corrida tinha 5 4 litros 331 cid e foi desenvolvido sem olhar custos em 1951 tuchos roletados comando especial injeçao de combustivel de fluxo continuo hillborn pistoes de alta compressao 12 1 coletores de escapamento tubulares dutos de admissao especiais e magneto scintilla dizem que passava de 500 cv facilmente mas foi um pouco amansado para aguentar as 24 horas na frança [caption id= attachment_365869 align= aligncenter width= 999 ] a311 hemi de competiçao[/caption] mas o mais potente dos hemi originais de rua foi o 392 em carros como a famosa serie 300 letra ate 1958 o 300c e o 300d tinham dois carburadores quadruplos e 375 cv uma opçao extremamente rara disponivel no 300d de 1958 foi a injeçao de combustivel bendix electrojector que resultava em 390 cv devido a problemas de confiabilidade quase todos os 300d construidos com a opçao de injeçao de combustivel sofreram recall para voltar a dupla de carburadores de quatro corpos e 375 cv mas em seguida a chrysler acaba por se igualar ao resto da industria e abandonar o hemi o motivo era simples motores maiores e mais potentes eram a moda sem limitaçao de cilindrada por legislaçao e as taxas altas possiveis com valvulas alinhadas nao era tao necessaria a complexidade e custo extra do hemi mas ele voltaria como sabemos o hemi de volta o sucesso da segunda geraçao do v8 de bloco grande chevrolet e o motor para o reaparecimento do v8 hemi agora na segunda geraçao em 1964 isso acontece pelo fato do novo v8 chevrolet ser um sucesso nas pistas de nascar e arrancadas usando um cabeçote de valvulas em angulo um semi hemi a chrysler resolve que podia fazer melhor a chrysler tira a poeira de velhos desenhos de cabeçote do hemi e os adapta a tecnologia dos anos 1960 e a seu motor de bloco grande com cabeçote wedge e 426 polegadas cubicas o resultado e o motor chamado de o elefante com sete litros de deslocamento e baseado no v8 chrysler big block era um gigante sem par o 426 hemi [gallery ids= 365875 365874 365876 ] o apelido paquidermico vinha de seu tamanho era simplesmente o maior motor de corrida de sua epoca um monstro de tamanho e peso mas que ainda assim dava potencia suficiente para compensar o 426 hemi foi um motor produzido para uso na nascar estreando em um plymouth belvedere em 1964 nao estava inicialmente disponivel para ruas mas em 1965 foi banido justamente por isso em competiçoes [caption id= attachment_365872 align= aligncenter width= 999 ] plymouth belvedere 1966 o 426 hemi nas ruas[/caption] o que faz o elefante tomar as ruas tambem inicialmente em carros encomendados especialmente para arrancadas em 1965 mas em 1966 como opçao normal de serie eventualmente seria produzido ate 1971 em apenas 11 000 unidades no total seu tamanho e preço atraindo somente os religiosos mais fieis com dois carburadores quadruplos carter afb era um verdadeiro monstro principalmente quando os venturis secundarios se abriam com o pe ao fundo declarados eram 425 cv mas acredita se em algo pouco abaixo dos 500 cv na realidade e mais de 600 em competiçao o 426 hemi se tornaria a maior lenda da chrysler provocou a ford que ja tinha seu hemi no v8 boss 429 a fazer um 427 sohc com comando no cabeçote e o banimento de motores hemi na nascar para conter a corrida armamentista mas em arrancada e nas ruas em hot rods continuou o rei nao e o mais barato dos propulsores de forma nenhuma mas ainda e extremamente popular e lendario em produçao durou ate 1971 uma lenda de baixa produçao ate hoje sussurrada pelos entusiastas
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