FlatOut!
Image default
Car Culture História

Motores lendários: o V8 Hemi

Um Dragster Top-Fuel acelera até 160 km/h em um oitavo de segundo. Partindo da inércia, atinge mais de 470 km/h em 200 metros. Devido às velocidades possíveis nesses carros, desde 2008 não correm mais em um quarto de milha: a corrida dura apenas 1000 pés de distância, pouco mais de 300 metros apenas. Ainda assim, os carros mais rápidos chegam no final à quase 550 km/h. Isso mesmo: 0-550 km/h em menos de 4 segundos. https://www.youtube.com/watch?v=MeDrU-6fRJs Os motores deslocam 500 polegadas cúbicas (8193 cm³), giram até 8500 rpm e tem compressor mecânico; a potência, medida no carro por sensores por não existir alguém disposto a colocar os monstros no dinamômetro, é de mais de 11.000 cv e 1025 mkgf. É simplesmente o motor de maior potência específica que se tem notícia, aos 1340 cv por cada litro de deslocamento. Sim, se fosse 1.0 teria mais de 1300 cv. Estes motores são todos feitos individualmente a partir de tarugos forjados de metal; consomem uma letal e explosiva mist