ola novamente galera do flatout escrevo aqui a terceira parte da historia do meu carro comigo ou seria o contrario nessa terceira parte vou relatar algumas historias que passei com ele e detalhar alguns cuidados com o uso mais pesado de uma maquina idosa limpem os monitores/celulares e boa leitura a primeira quebra a gente nunca esquece em algum momento entre 2008 e 2009 eu resolvi fazer um curso de mergulho em angra dos reis rj o barao tinha acabado de sair da oficina ratoeira e portanto ja conseguia passar dos 90km/h de lorena a angra existem varias opçoes de estradas para se seguir mas como seria a primeira viagem com ele eu decidi fazer uma volta irracionalmente longa indo ate o rio onde eu pernoitaria na casa de algum amigo para depois seguir para angra so tinha um barulho que aparecia de vez em quando durante as aceleraçoes mas nao havia nada mais que apontasse o problema nao havia fumaça e nem oleo vazando por exemplo a primeira parte da viagem foi tranquila ate que o marcador de combustivel me enganou dessa vez ele nao precisava ter feito isso e fiquei sem combustivel num elevado proximo ao sambodromo o mais incrivel e que consegui levar o carro por mais alguns metros usando o injetor de partida a frio minutos depois um carro do departamento de transito apareceu e me empurrou ate a saida pedi ajuda a uma taxista para conseguir combustivel sai dali e completei o tanque no primeiro posto que encontrei e o barulho do alem seguia aparecendo e sumindo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 151725 151734 151730 151728 ] no dia seguinte ja na estrada para angra aquele barulho aparecendo novamente e eu cada vez mais preocupado ate que numa ultrapassagem o motor estourou o barulho que falei era causado por uma falha na retifica do cabeçote que causou o rompimento da junta do cabeçote e isso levou os cilindros 2 e 3 a perderem oleo e a vontade de viver o oleo misturou com a agua e virou aquela lambança branca que quem ja passou por isso conhece bem como eu estava no inicio de uma descida fui em ponto morto ate um posto que existia no pe do morro onde parei e tentei fazer o barao voltar a vida foi em vao e entao eu fiquei realmente preocupado o oleo havia baixado muito e colocar mais oleo nao ajudava em nada alem disso o posto ficava em mangaratiba/rj longe dos acessos asfaltados ao vale do paraiba pra ajudar o unico guincho da cidade cobrava os olhos da cara pra ir somente ate lorena e nao tinha a menor disposiçao em ajudar conversando entao com a dona duma loja de conveniencia do posto ela me garantiu de que seria seguro deixar o carro pernoitar ali e me orientou sobre qual onibus pegar para chegar a cidade naquela altura ja tinha conseguido um guincho de lorena para fazer o transporte ate mg pela metade do preço mas eles so viriam no outro dia acho que tive que pegar umas tres linhas de onibus ate conseguir chegar a lorena e depois enfrentei mais um dia inteiro num caminhao guincho que tinha uma tabua como banco pra ir ate mangaratiba depois ate itajuba e entao voltar a lorena a regiao compreendendo as duas serras e linda e tem estradas para todos os gostos mas recomendo conhece la em um veiculo com no minimo 200mm de espuma no assento o barao teve o cabeçote refeito em garantia e o andre da ratoeira foi extremamente prestativo cobrando o reparo da oficina que havia feito a retifica foi uma tremenda liçao e eu nao sei mergulhar ate hoje colocando o hodometro pra trabalhar a primeira viagem nao foi muito feliz mas nem por isso me intimidei meses depois como mencionei na segunda parte me mudei pra brasilia levando tudo o que era necessario no barao de inicio pensei em fazer a viagem em uma so perna mas atrasei a saida e entao fui curtindo a estrada afinal tinha 1200km pela frente sendo a maior parte em rodovias de pista dupla dutra/dom pedro/anhanguera/br 050 para nao ter outra pane seca adotei a estrategia de parar a cada 250km e deu certo mesmo sem conhecer as estradas estava certo de que teria muitas opçoes para abastecimento pelo caminho uma vez que eram estradas que ligavam o interior de sao paulo triangulo mineiro e a capital federal a cada parada eu aproveitava para verificar os pneus farois lanternas e tambem esticava as pernas e atendia aos chamados da natureza o macete era ficar de olho no hodometro parcial e sempre parar em postos cheios e/ou razoavelmente limpos so esses cuidados ja te poupam um monte de surpresas porem o atraso na saida trouxe a preocupaçao com o horario e decidi parar para dormir em uberlandia cidade da qual eu so tinha ouvido falar e nao conhecia absolutamente nada resultado disso foi que fiquei zanzando pela cidade ate parar em uma pizzaria qualquer pra jantar e depois voltei pra estrada em busca de um motel com pernoite a modicos r$60 00 ok eu confesso que a escolha do motel foi pelo preço mas nao poderia ter feito melhor pois existem duas vantagens nessa escolha a primeira delas e de que em um motel a garagem e sua e voce pode realizar alguns reparos no carro caso sejam necessarios a segunda e que mesmo que voce esteja sozinho o cafe da manha e servido em porçoes duplas gordice pura ate esse ponto eu tinha circulado por regioes e estradas conhecidas ou de boa fama mas dali em diante eu nao sabia nada alem do que haviam me contado por isso a parada em uberlandia foi muito estrategica pois eu teria um dia inteiro pela frente para rodar pelo pedaço com potencialmente a menor estrutura disponivel de manha cumpri o ritual todo verifiquei oleo agua luzes pneus acabamentos rangidos grilos botei o motor pra funcionar e deixei esquentando por 5 minutos pra so entao sair do motel abasteci e cai na estrada para a minha surpresa do lado goiano a estrada era de pista simples mas muito bem pavimentada e sinalizada foi um alivio pois o trecho mineiro da br 050 era so enganaçao obras inacabadas somadas a sinalizaçoes inexistentes tornaram esse sim o pior trecho da estrada voltando ao trecho goiano outra coisa que mudou radicalmente naquele ponto foi a paisagem proximo a fronteira o terreno e a vegetaçao se assemelham aos de uma serra do sul de minas com subidas descidas e curvas tudo cercado por arvores de medio e grande porte mais a frente a estrada se tornou plana com retas longas e a impressao era a que se estava em um plato pois ali ja começava a dar as caras a vegetaçao do cerrado mais baixa e esparsa abrindo espaço para uma vista incrivel eu parei uma ou duas vezes so pra fotografar o local [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 151722 151721 ] chegando a cristalina/go as plantaçoes de soja dominam a paisagem e voce se sente olhando para a abertura dos teletubbies o perigo e que ha muito pouca cobertura de celular nesse trecho entao e bom garantir que tudo esta em ordem e manter um ritmo constante e moderado ate cristalina de onde se pode fazer uma ultima parada no posto jk antes de cumprir os ultimos 150km da jornada para a alegria de uns e tristeza de outros a br 050 e a br 040 foram privatizadas e estao recebendo se e que ja nao acabaram obras de duplicaçao o triste a meu ver e que a regiao de mata fechada proxima a fronteira vai sofrer danos extensos e perder o charme o conforto e o silencio que so uma estrada cercada de arvores pode oferecer essa foi a primeira de muitas vezes em que cruzei essas estradas e sempre consegui cumprir a cartilha de sair preparado pra um apocalipse zumbi e fazer a revisao do carro uma semana antes da viagem com um carro de uso diario isso ja e primordial e no caso do barao era imperativo talvez por isso nunca houve nada serio com ele mesmo que eu tenha passado alguns apertos como o que esta relatado alguns paragrafos adiante dias de pista um belo dia fiquei sabendo que o autodromo nelson piquet sediaria um trackday e eu obviamente fiquei louco pra colocar o barao pra correr de verdade era abril de 2010 e na epoca ele so estava equipado com as molas esportivas aliperti e ainda usava amortecedores cofap convencionais a barra estabilizadora original nao tinha nenhuma das barras anti torçao e nem os relogios auxiliares nem me importei e fui mesmo assim afinal acelerar em um autodromo e diversao pura antes de ir pra pista verifiquei nivel de oleo que havia sido trocado uns 2 meses antes completei a agua do radiador protegi a frente do carro com papel contact transparente calibrei os pneus com 39psi o limite indicado pelo fabricante e 44psi e enchi o tanque no painel so coloquei uma camera fuji z1 apontada para o capo chegando ao autodromo me lembrei de que nao havia retirado o peso extra mas ja era tarde pensando bem pela definiçao do que e um track day a minha receita foi de raiz eu nao conhecia o autodromo nelson piquet e so tinha experiencia de pista em alguns kartodromos com alguns tipos de karts parilla f4 rd e os famigerados indoor entao era usar do que tinha de experiencia pra ir conhecendo o terreno no menor tempo possivel leia se em uma volta o carro eu conhecia bem mas eu nao estava la pra passear o que exigiria uma certa adaptaçao pois o equilibrio do carro seria apreciado em condiçoes extremas e em um piso que proporciona uma aderencia lateral bem diferente das ruas e estradas o lay out da pista e bem simples de se ler mas nos detalhes e que a coisa pega saindo dos boxes entra se na reta 2 que para um carro de passeio de 1985 com mecanica original e um tanto quanto longa nao que se chegue a vdo mas acumula se velocidade suficiente para reduzir divertidamente de 5ª para 4ª e depois 3ª na base do punta tacco para apontar o danado pra tangencia da curva 2 aqui vale uma pausa para explicar que o motor ap montado na longitudinal torna a frente do gol um tanto pesada e lenta quem duvida disso pode pegar um bx pra experimentar a leveza e esperteza que um cg mais baixo e a ausencia da do peso extra refrigeraçao a agua fazem pra frente de um carro imaginem se ele tivesse o motor transversal [gallery link= file ids= 151742 151744 151743 ] voltando pra tangencia da curva 2 pela caracteristica descrita acima eu pensava que iria arrastar a frente ate a zebra na saida da curva lixando a lateral do goodyear dianteiro esquerdo no caminho no momento em que engatei a 3ª fui soltando o acelerador e entao percebi o quanto ele e traseiro um sorriso de satisfaçao apareceu na minha cara e ali eu ja tinha percebido que iria me divertir muito naquela tarde e a curva 2 e um tesao sai dela que nem um foguete guardadas as devidas proporçoes e subi pelo drive in a seguir vem a curva da junçao e ela e um tanto estranha pra se acertar de cara com a pista ainda suja e sendo essa uma curva com uma saida para o anel externo e outra para o miolo do circuito enxergar as marcas certas no asfalto e realmente algo complicado de se fazer principalmente com o sol da tarde na cara o lado bom e que ha bastante pista para se errar sem ir pra grama ou pro muro na sequencia ha e mergulho pra esquerda que precede a temida curva da bruxa e essa sim e animal nao me lembro bem mas acho que no meu caso eu comecei entrando nela em 2ª com o motor a uns 4 000rpm pois em 3ª eu ainda nao conseguia ter tanto equilibrio e passava me arrastando por ali depois eu peguei a mao e consegui contornar ela em 3ª poupando o motor sem ser penalizado pelo cronometro ao final da reta oposta ha uma curva de raio crescente daquelas que da vontade de despejar toda a potencia no asfalto e no meu caso lixar os pneus dianteiros ate encontrar a zebra de apoio na saida da curva entao vem tres curvas para a direita a primeira e a um tanto chata curva da torre seguida de uma curva leve e longa para entao se encontrar novamente com o anel externo bem na ultima curva do circuito essa tem uma bela caixa de brita depois da zebra onde uma vez estacionaram uma ferrari 348 targa rente aos pneus com um espelho e alguns milimetros de tinta vermelha a menos e o preço que se paga ao sair afoito dessa curva e querer compensar os erros de todo o restante do circuito com uma bela e gorda acelerada pela reta principal que e feita com a gravidade ajudando [gallery link= file ids= 151766 151765 151759 ] o barao foi bem pois e nessa primeira experiencia mas o proposito de um trackday e se divertir e explorar os limites do seu brinquedo no caso do meu brinquedo os ombros dos pneus foram castigados pelo asfalto abrasivo de um circuito de corridas precisei tambem parar duas vezes para esperar ele esfriar um pouco e foi quando percebi que deveria revisar profundamente o sistema de arrefecimento como mencionei no texto 2 um tempo depois percebi que o carro estava com um lado mais baixo que o outro medindo com os dedos no para lama havia um dedo de diferença em ambos os eixos parece pouco mas ja se via no olho que algo nao estava normal eu ate hoje nao sei se foi culpa so do uso em pista ou se a rampa do predio em que eu morava tambem tinha culpa tanto a entrada quanto a saida dela eram feitas de forma obliqua que causa uma torçao na carroceria do carro como o barao ja era um jovem senhor ele torcia com mais vontade a ponto de nem tirar um dos pneus do chao confesso que essa me assustou pra valer por melhor e mais viavel que seja um alinhamento tecnico de monobloco voce fica pensando no tamanho do estresse que o metal vai sofrer e que ainda assim ele pode nao ficar bom se nao for bem feito a grande recomendaçao para resolver a encrenca foi o severo suspensao mas acabei optando pelo pedro desempenakar ambos na mesma quadra do conhecido setor h norte algumas horas depois e algumas centenas de reais a menos e o barao estava quase como novo nao se sentia o carro mais baixo de um lado da pista e olhando de fora a diferença era imperceptivel so com os dedos entre o pneu e o para lama e que se percebe uma diferença minima de altura mas julguei ser melhor conviver com ela do que gastar dias tentando acertar o carro e correndo o risco de que algo mais saia errado os grandes culpados dessa historia eram o agregado e o eixo traseiro mas nao sei dizer quanto de cada um estava empenado liçao dada e liçao aprendida providenciei as barras anti torçao dianteira superior e a inferior conforme mencionei no texto 2 seçao faz curva em relaçao a barra superior ela precisava de um acerto para poder ser usada definitivamente ja discuti uma ideia com um amigo e ex engenheiro de pista da stock car fabiano archer e so falta a execuçao a ideia e abrir uma seçao de uns 10 cm no meio da barra e depois unir as duas pontas usando uma ponte deslocada em relaçao a uma linha imaginaria que segue paralelamente ao comprimento da barra com isso teremos acesso ao reservatorio de agua do limpador de para brisa poderemos desmontar facilmente a barra para realizar manutençao na bateria sem precisar desmontar a suspensao dianteira alem de manter a rigidez axial da peça no eixo traseiro nao foi feito nada ate o momento mas em alguns forums eu ja vi ideias para barras anti torçao e barras estabilizadoras a anti torçao talvez seja a que providenciarei primeiro ja que ela vai adicionar mais um reforço a carroceria quem sabe seja ate possivel a aplicaçao de uma gaiola parcial para uso em trackdays ja a barra estabilizadora vai exigir um pouco mais de fosfato pois o unico projeto que encontrei era pra aplicaçao em um vw qualquer que usa o mesmo sistema de eixo de torçao na traseira mas as semelhanças param por ai e muita vontade de ter dor de cabeça ne e foi no segundo trackday que eu consegui uma belissima dor de cabeça fui um pouco melhor preparado pra curtir a pista no sentido de ter tirado ate os carpetes do porta malas pra aliviar o peso mas me esqueci de ir de cuca fresca de novo calibrei os pneus limpei tudo verifiquei agua e o nivel do oleo mas me irritei na pista e descontei no acelerador havia um voyage turbinado na minha frente com muito mais reta do que o barao mas que parecia uma vovozinha de 80 anos de idade nas curvas nao sei se por impericia do motorista ou por falta de carro mesmo mas o cara estancava tanto nas curvas que eu conseguia alcançar ele a ponto de ter que reduzir ainda mais minha velocidade so que na saida da curva o cara apertava o pedal e sumia fui retardando a frenagem e tentando carregar mais nas curvas pra passar o cara de surpresa ainda no final da reta e tudo o que consegui foi uma belissima e retumbante quebra de motor se faltou pressao ou se o oleo ferveu eu nao sei mas o barao foi pra casa de reboque e ganhou a segunda retifica da vida dele otimo dono foi esse incidente que me fez procurar pelos relogios extras que mencionei no texto 2 mas de la pra ca eu nunca mais cai na besteira de forçar a barra sem pensar 3000 km distante de uma corrida avançando alguns anos em 2014 eu resolvi que queria fazer uma longa viagem para curtir melhor as cidades que eu so tinha como referencia pelo caminho entre brasilia e lorena aproveitei uns dias de ferias chamei um amigo pra dividir o volante e caimos na estrada o planejamento era muito simples percorrer as estradas entre as duas cidades parar para curtir onde estivesse melhor e retornar ate o sabado seguinte pois no domingo haveria mais uma etapa do campeonato de kart indoor mais bem organizado que conheço o ckt ou copa kartolatras planejar a viagem assim foi extremamente importante pra mim pois o barao nao seria forçado a seguir caso nao quisesse e nos teriamos tempo para turistar bastante sem roteiros amarrados demais sendo assim visitamos todos os amigos e parentes que encontramos no caminho tomamos todos os cafes de posto de gasolina com toneladas de açucar de que se tem noticia e nos surpreendemos com algumas cidades apesar de ter atravessado um pedaço de goias foram os estados de minas e de sao paulo que dominaram o roteiro paramos em uberlandia poços de caldas lorena obvio e santo antonio do pinhal alem de sao paulo e monte verde nao houve muito tempo para ecoturismo mas algumas dessas localidades oferecem diversas opçoes devido as areas de preservaçao ambiental ao redor delas tinha pensado ate em ir a ilhabela mas como o roteiro era livre e usamos muito do tempo disponivel em outras locaçoes antes de chegar ao vale do paraiba deixei esse paraiso do litoral norte paulista para outra ocasiao o que interessa mesmo e que as estradas no caminho provaram que tudo o que eu tinha pensado pro barao funcionou ele consegue ter agilidade suficiente para serpentear por curvas e ganhar velocidade para ultrapassar mas ao contrario do gt do nome ele nao e um gran turismo entao nao e muito confortavel de se manter velocidades altas em rodovias ja a uns 100km/h velocidade compativel com a maioria senao todas das rodovias que conhecemos o efeito e de uma calmaria incrivel o ronco invade a cabine e se mantem pesado e grave sem ser muito elevado ideal para se ouvir o radio ou se manter acordado e conversando na verdade ficar acordado com esse ronco por longas horas foi um desafio orfeu parecia tomar conta do carro inteiro nessa situaçao e que se observa tudo de certo e de errado no carro como balanceamento das rodas temperatura de agua e oleo ar entrando pelo vao da porta grilos residindo nos acabamentos manchas na pintura do capo etc e um tremendo exercicio de concentraçao o ato de nao se distrair com tudo isso exceto pela temperatura da agua que pode subir ate niveis criticos apenas quando se esta bem longe de qualquer posto a temperatura do oleo vai subir se voce abusar do pedal direito mas e so nao deixar ela passar dos 140°c que nao tem problema ja nas estradas de pista simples mao dupla e caminhos sinuosos e que a diversao começa o comando 49g o cambio curto a suspensao firme e os freios bem acertados garantem a diversao ultrapassagens sao realizadas em espaços curtos aumentando a segurança e exigindo que o escapamento eleve o tom e o volume da musica que sai por eles que ruim curvas sao atacadas com sobras sem comer pista ou sair para o acostamento pois alem de agil e comunicativo e um carro de dimensoes semelhantes as de uma puma gte exceto com relaçao a altura e claro tudo a velocidades relativamente baixas e sem a pressa de se querer chegar logo ao destino como mencionei antes as arvores ao redor da estrada formam um corredor que faz o ronco dos carros ecoar as folhas secas sao espalhadas pelo ar deslocado turbulentamente pela carroceria de uma forma quase poetica e voce pensa que e uma pena nao poder fotografar a cena punta taccos sao obrigatorios mesmo que desnecessarios pois nao e todo dia em que temos uma sucessao de curvas ao dispor e eu mencionei que essas estradas secundarias geralmente sao tranquilas voce passa trechos longos sem ver ninguem e o silencio e absurdo postos de gasolina tambem sao raros e o sinal de celular geralmente e inexistente entao o melhor a se fazer e antecipar paradas antes de encarar 30km com assistencia apenas de alguns ave maria e outros pai nosso no caminho uma das estradas mais legais que se tem noticia e a que liga vargem grande paulista a poços de caldas conhecida por sp 215 a rodovia joao batista de souza andrade e uma alternativa com todos os elementos para se acordar e esticar os musculos ela tem todos os elementos que descrevi acima em quantidade sendo uma opçao muito mais gostosa do que ir por aguas da prata o unico senao sao os caminhoes de batata que seguem por 5km/h pela estrada e bom lembrar que eles existem ou se corre o risco de terminar com meio carro debaixo de um deles ainda bem que eles nao carregam estrume e eu nao me chamo biff em uma das paradas em poços de caldas notei que o alternador nao estava dando conta do recado e os farois tinham dificuldade em funcionar a tensao da bateria estava num nivel nao muito normal mas ainda seguia firme entao voltei minha atençao pro segundo problema os farois baixos insistiam em nao voltar de imediato exigindo alguns lampejos a mais ou um pouco de paciencia [gallery link= file ids= 151753 151752 151751 ] era um tipico caso de mal contato por oxidaçao como os farois sao controlados por um rele externo rele de farol duplo para os intimos decidi analisar o defeito a partir dele desmontei o dito cujo e realmente havia muita oxidaçao do lado de dentro como se o isolamento houvesse se rompido deixando a umidade entrar a boa noticia e que esses reles de uso geral sao faceis de se encontrar e logo consegui um novinho realizando o reparo na garagem do predio do amigo que nos hospedou em poços aproveitei tambem para trocar o logotipo da grade do radiador que estava desgastado e opaco alias deveria ter comprado uns 3 de uma vez pra guardar de reserva vai saber ate quando essas peças de acabamento vao existir mas aquele problema da tensao da bateria acompanhou o carro por todo o restante da viagem tornando o cluster do centro do painel a area com mais atençao no habitaculo eu observava a posiçao do ponteiro observava os farois a luz do painel e tentava acelerar um pouco mais ou reduzia a velocidade para colocar a quarta marcha e manter o giro mais alto como se fosse adiantar algo o alternador parecia funcionar sem problemas e o regulador de tensao havia sido trocado em uma das revisoes entao deveria haver outro culpado e havia e eu descobri que era um velho problema que havia se tornado um grande problema corrosao do cabo que vai pro polo positivo da bateria esse cabo leva corrente eletrica para a bateria e e bem robusto tao robusto que e duplo mas creio eu que essa talvez tenha sido uma forma de se evitar a falha imediata de um sistema adicionando redundancia traduzindo quem quer que tenha pensado nisso seguiu a risca o dito popular o seguro morreu de velho e entao existem dois cabos para a mesma tarefa no caso do barao havia meio cabo um ja havia se rompido devido a corrosao outro estava a meio passo da eternidade e por onde que esses dois caras passam por tras da bateria que estava bloqueada pela barra anti torçao superior por conta desse problema quase fiquei na rua uma noite depois de ter concluido a viagem nao foi legal mas poderia ter sido pior os farois foram ficando fracos a tensao da bateria foi caindo e chegou um momento em que duas velas estariam produzindo mais energia do que a combustao dos quatro cilindros ao mesmo tempo serio o carro quase se foi e ja estava escuro o pior e que eu nao teria energia nem pra ligar o pisca alerta o jeito foi reconfigurar o carro on the fly para economizar ao maximo o que sobrou de carga na bateria parece ate que to falando de um nissan leaf mas era o barao mesmo fechei os vidros reduzi as luzes do painel para o minimo e ate retirei a frente do radio sorte que ja estava perto de casa e consegui antecipar com certa calma as tretas do caminho como eu nao tinha uma soluçao rapida pra barra anti torçao a soluçao foi montar um cabo novo com uma certa folga e deixar ele passando por cima da bateria funcionou mas ficou tao feio que eu sempre tinha que explicar o que era aquilo motores vw sao ou eram uma zona e esses dois cabos vermelhos conseguiam se destacar no meio da bagunça de um jeito que parecia trote de algum amigo querendo me sacanear funçao 1 forma 0 voltando a falar da viagem saindo de itajuba em direçao a lorena esta uma das minhas estradas preferidas a br 459 tem um trecho que leva o viajante por 35km mais de 170 curvas 500m de desnivel altitude maxima de 1485m em uma das serras mais bonitas que conheço o trecho e o que segue por wenceslau braz e nao o de delfim moreira e seria um belo palco para uma prova de veiculos classicos essa e uma estrada onde basicamente circulam alguns onibus interestaduais moradores locais caminhoes de lenha e vacas cavalos cachorros e galinhas ate poucos anos atras ela ainda tinha um asfalto tao abrasivo que a aderencia em dias de chuva era surpreendentemente excelente mas o descaso deixou que buracos virassem crateras e quando veio a reforma foi aplicado um asfalto muito mais liso pra se ter uma ideia da diferença em dias sem chuva quase nao se consegue mais ouvir os pneus rolando ainda assim vale o passeio nela o fiesta pikachu texto 1 demonstrava o potencial do acerto de suspensao da ford e so faltava motor era 1 0 com o barao eu fui atras do que faltava e consegui chegar perto numa tocada rapida mas atenta o tempo de conclusao do percurso baixou um pouco eu nao me importei muito pois em uma estrada de montanha voce esta sujeito a tudo desde o trafego de caminhoes ate bolas de futebol com crianças correndo atras entao nao se consegue fazer uma flying lap mas todo o restante do passeio valeu a pena e quando chegou a sexta feira iniciamos o retorno a brasilia pela rodovia fernao dias depois pela br 459 e anhanguera foi um pouco apertado pois paramos novamente em poços para atormentar o caconde antes de seguir viagem comprometendo bastante o cronograma culpa do caconde e claro piada interna seguimos noite adentro pelas estradas ate chegar a uberlandia para dormir antes de cumprir o ultimo trecho ate brasilia mesmo revezando o sono pegou pesado e so concluimos essa parte pois tinhamos quase 16gb de mp3 pra ouvir e enganar o cansaço foi uma viagem longa bem aproveitada em todas as paradas estradas pessoas e lugares mas que por pouco nao virou mais uns 5 paragrafos e varias centenas de reais a menos regularidade carro antigo e um bicho surrado se voce nao e o primeiro dono a chance de voce nao saber como ele foi tratado e proxima a 99% e a chance de voce descobrir isso anos depois da compra e de 99% um pouco do que ja descrevi mostra o quanto isso e verdade e por mais que voce tenha boas intençoes vez ou outra uma surpresa aparece ainda assim recomendo sempre usar a maquina da forma que ela te fizer feliz isso nao significa virar um cupim de aço ok uma das melhores formas que encontrei de utilizar o barao em toda a sua gloria foi em provas de regularidade para carros antigos elas sao muito mais seguras do que um trackday uma vez que todos prezam por seus brinquedos e a diversidade de modelos e configuraçoes mecanicas e um barato na mesma curva podem estar um dkw e um landau um santa matilde e um alfa 2300 ou ate mesmo um gol gt e uma replica de shelby cobra com 180° de defasagem ja explicarei a prova era organizada por faixas de tempo voce tem algumas voltas para percorrer o circuito e entender o melhor ritmo para seu pimpolho entao voce escolhe em qual dos 3 tempos de volta determinados pela organizaçao voce vai andar e esta pronto para entrar na pista o tempo escolhido deve ser o tempo atingido a cada volta e a cada segundo adiantado ou atraso voce perde pontos vencendo aquele que perder menos pontos nao e tao facil quanto parece e quem ja fez o mesmo com jipes ja sabe bem do que eu to falando como tudo gira em torno do relogio e qual prova automobilistica nao e assim o minimo que voce tem que ter e um cronometro ao seu alcance de inicio eu usei um velho relogio casio illuminator sem pulseira colado no centro do volante com fita vhb da 3m os botoes start/stop e split time ficam bem na frente e sao bem grandes quadrados e amarelos por culpa da minha irma eu sempre vou lembrar dele como o relogio dos milhos mais tarde eu passei a usar um celular samsung omnia aliado a um gps qstarz bt q818xt de 10hz para rodar com precisao o fantastico e gratuito app race chrono www racechrono com prendi o omnia no para sol e marquei o tempo alvo o race chrono ia entao marcando a diferença do tempo de volta em cada ponto de referencia facilitando a navegaçao com o relogio o esquema era um pouco diferente pois voce mentaliza os pontos de referencia e tempos associados a eles pra entao seguir pelas voltas restantes praticamente com os ouvidos ligados no ronco do motor e um olho no relogio o outro olho obrigatoriamente evita surpresas desagradaveis falando em surpresas choveu numa das provas mas choveu muito eu estava entrando um pouco mais apressado na curva 2 tirei muito o pe e a traseira descolou colocando a frente do carro na direçao da zebra interna sem perder a calma imediatamente dei um pouco de pedal e contra estercei o volante colocando o barao de volta nos trilhos o susto mesmo ficou por conta de uma replica de cobra que nao teve a mesma sorte e girou ate ficar de frente pro resto da turma que vinha atras felizmente nao estavamos tao rapidos por conta da chuva e havia bastante espaço entre todos entao nao houveram choques [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 151746 151744 151743 151745 ] em outra prova de regularidade houve o caso de uma puma gte que rodou na entrada do miolo no seco essa foi ainda mais rapida pois foi no instante em que eu fui verificar onde outro carro que vinha atras se encontrava ao voltar a atençao pela frente ja havia o barulho e a fumaça dos pneus pra todo o lado essa curva e aquela que tem asfalto pra passar do limite do deus me livre sem chegar na grama entao foi so fechar o raio um pouco e tudo ficou bem foram provas bem legais e o clima nos boxes e muito interessante onde todos compartilham experiencias e se ajudam quando podem e pra minha alegria terminei numa grata segunda posiçao em uma dessas provas perdendo para um piloto profissional eu diria que foi uma vitoria por gustavo moritz project cars #371
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.