muito anda se falando da serie narcos produzida pela netflix e protagonizada por wagner moura a interpretaçao do ator brasileiro no papel de pablo emilio escobar gaviria um dos maiores traficantes de cocaina da historia — e sem duvida um dos mais famosos e ricos criminosos de todos os tempos — vem arrancando elogios agora o que voce nao vera na serie — ao menos nao com a devida atençao — e que o chefao do trafico era um fa de carros e ate piloto de corridas sim como quase todo cara muito rico que ja pisou neste planeta pablo escobar tinha uma coleçao de carros a diferença e que ele nao tinha uma garagem cheia de superesportivos — por mais que sem duvida tivesse condiçoes para tal em vez disso ele preferia simplesmente pagar por qualquer coisa sobre rodas que lhe atraisse a atençao qualquer coisa mesmo agora se espera encontrar aqui um monte de belas fotos de belos carros infelizmente voce vai se decepcionar isto porque existem poucos registros visuais contemporaneos ao auge de escobar e os carros que sobraram foram queimados em um deposito nos arredores de medellin no noroeste da colombia eles continuam la como um monumento a ruina do traficante a chamada hacienda napoles fica em porto triunfo a cerca de 100 km de medellin e foi aberta em dezembro de 2007 — pouco mais de um ano depois que toda a propriedade incluindo um zoologico particular com 30 hipopotamos foi reclamada pelo governo colombiano alguns de seus automoveis ou melhor das carcaças deles tambem estao la a trajetoria de pablo escobar no crime que começou no inicio da decada de 1970 com roubos de carros e contrabando e terminou em 1993 com sua morte — quando sua cabeça valia us$ 30 milhoes — e encarada com ambiguidade pelos colombianos de um lado ha o pablo escobar cruel que bombardeou o departamento de segurança administrativa da colombia e matou 70 oficiais da lei — alem de ser responsavel por centenas de outros homicidios do outro ha o homem que usou o dinheiro do crime para construir centenas de casas para as pessoas dos bairros mais pobres de medellin na colombia ha familias inteiras que sairam da miseria graças a generosidade de pablo escobar esta imagem polarizada causa fascinio sem duvida e por isso que mesmo totalmente decrepitos os carros que sobraram da coleçao de pablo escobar sao tao interessantes de se ver — eles sao um lembrete persistente de que o homem que um dia deteve 80% do mercado de cocaina mundial tambem era um cara que gostava de carros todo tipo de carro — do frugal renault 4 popular frances produzido entre 1961 e 1992 que era e ainda e onipresente nas ruas colombianas; ate um porsche 935 de competiçao com direito a pintura da martini racing vamos falar dele daqui a pouco hoje em dia o que sobrou da maioria deles contudo foi isto aqui nao e tao dificil identificar todos os carros que restaram as fotos foram encontradas no blog proyecto pablo escobar dedicado a historia do traficante alias e provavel que os responsaveis pelo site as tenham encontrado em outro lugar e por elas podemos ver como seu paladar automotivo era ecletico alem do renault 4 — que segundo consta foi o primeiro carro comprado por escobar — ha um porsche 356 um toyota land cruiser o suv favorito dos traficantes colombianos para cruzar as pessimas estradas da zona rural do pais e um de soto 1946 mas nao e so isto escobar tambem tinha uma pequena coleçao de fords dos inicio do seculo 20 — alguns modelo a e modelo t — um mercedes benz 300sl roadster pois e nao era um asa de gaivota e em sua maior demonstraçao de luxuria e com bom criminoso milionario um exclusivissimo mercedes benz 600 grosser que fica estacionado bem ao lado do renault 4 so para efeito dramatico carros nao tem culpa pelos atos de seus donos o que quase nos provoca um senso de injustiça ao lembrar que grupos de traficantes rivais financiaram o incendio ao deposito onde os carros estavam guardados em fevereiro de 1993 escobar nao pode fazer nada — e provavelmente nao se importou visto que ja estava foragido havia dois anos depois de ter escapado de sua luxuosa prisao particular la catedral em 1991 ele foi encontrado e executado em dezembro de 1993 por uma equipe especial da policia federal colombiana chamada search bloc [gallery columns= 4 link= file ids= 71359 71357 71356 71355 ] entre os carros de escobar um deles tem uma historia especial — que na verdade esta mais para um mito pois nunca foi confirmada dizem que o chefe do trafico comprou um cadillac 1928 em homenagem ao lendario mafioso italiano al capone que tambem teve um o carro de al capone era blindado visto que o italiano era constante alvo de atentados — e por isso quase sempre havia marcas de tiros espalhadas pela carroceria escobar que queria que seu caddy fosse tao autentico quanto possivel nao teve duvidas e descarregou seu revolver no carro isto nunca foi confirmado mas nao duvidamos que tenha acontecido o cadillac 1928 de al capone mas isto nao e tudo o que temos para falar sobre pablo escobar e sua paixao por automoveis alem de colecionar carros de rua ele tambem foi piloto de corridas alem de um renault 4 de competiçao escobar correu com um simca 1000 pequeno seda frances de motor e traçao traseira que foi fabricado nos anos 60 e 70 — periodo em que a marca esteve sob o dominio da fiat e por isso tinha seus carros preparados pela abarth por outro lado ao menos duas lendas alemas passaram pelas maos de pablo escobar em competiçoes um porsche 935 slant nose exatamente do mesmo tipo que venceu as 24 horas de le mans de 1979 e provavelmente equipado com um flat 6 de tres litros com turbo e mais de 550 cv ; e um porsche 911 rsr sobre o primeiro nao ha muitas informaçoes — apenas as duas fotos acima sobre o segundo no entanto podemos contar um pouco mais trata se do mesmo carro com que emerson fittipaldi competiu na primeira ediçao da internacional race of champions iroc um evento para o qual eram convidados os melhores pilotos de diversas categorias do automobilismo americano — indycar nascar turismo e arrancada a iroc foi disputada entre 1974 e 2006 no total apenas 15 exemplares foram preparados pela penske racing para o evento na corrida disputada em riverside na california fittipaldi conseguiu a pole com o 911 rsr 1973 amarelo equipado com um boxer de tres litros e 315 cv mas foi punido em dez posiçoes por chegar atrasado ao briefing para os pilotos emmo acabou abandonando a corrida ao sair da pista bater o carro e perfurar o tanque de combustivel depois disso o carro foi consertado e competiu nos eua ate 1978 disputando algumas ediçoes das 12 horas de sebring e das 24 horas de daytona antes de ser vendido a pablo escobar pela konrad racing escobar pilotou o carro por alguns anos em corridas de turismo pelas americas antes que o 911 voltasse para os eua e fosse totalmente restaurado em 2012 a mecum auctions leiloou o carro durante a monterey car week arrecadando us$ 875 mil us$ 909 mil ou r$ 3 5 milhoes em valores atualizados nao ha muito mais informaçoes concretas a respeito dos carros de pablo escobar para a maioria das pessoas sua relaçao com os automoveis e so uma nota de rodape em sua impressionante historia — tanto que em narcos os carros nao tem muito destaque e tambem nao houve muito criterio no casting automotivo da serie alguns carros que aparecem nos episodios de narcos foram lançados anos depois de sua morte como o bmw serie 5 e39 da foto abaixo que foi lançado em 1996 tres anos depois da morte de escobar [ sugestao do leitor pedro alexandre peres ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.