ferrari 250 gto porsche 356 mercedes benz 300sl gullwing o que estes tres icones da historia do automovel tem em comum alem do fato de serem contemporaneos a resposta esta literalmente na sua frente quer dizer na frente de qualquer um que se sentar ao volante de um deles isto porque todos eles tinham volantes fabricados pela nardi [gt40 content search= classico italiano widget= 1 ] os volantes da nardi estao entre os mais famosos e cobiçados do planeta seu desenho atemporal e sua qualidade de construçao impecavel fazem com que eles caiam bem em praticamente qualquer carro em qualquer projeto o segredo e a simplicidade geralmente os volantes nardi tem tres raios de aluminio com um corte longitudinal em cada um deles e revestimento de couro costurado ou madeira o que muda sao os detalhes a textura a cor as costuras os rebites sao objetos de beleza impar e acabamento de primeira que fazem parte daquele seleto grupo de acessorios que sao praticamente unanimidade entre os entusiastas mas de onde veio a nardi qual e sua historia e como a empresa se tornou uma das mais famosas e respeitadas em seu ramo como de costume a historia da nardi começa com uma pessoa no caso esta pessoa e enrico nardi nascido em bologna na italia em 19 de janeiro de 1907 a exemplo de outras lendas de carne e osso no universo automotivo enrico nardi nasceu praticamente junto com o automovel e cresceu vendo uma das mais importantes invençoes da especie humana evoluir rapidamente em 1929 quando os carros ja começavam a fazer parte da cultura coletiva o jovem enrico entao com 22 anos de idade conheceu o homem que o ajudaria a entrar para a industria de onde jamais sairia vincenzo lancia nardi havia que acabado de se formar engenheiro mecanico conseguiu um emprego na lancia a companhia fundada por vincenzo em 1906 aquela altura ja era uma fabricante relativamente bem estabelecida e tinha em seu historico alguns modelos diferentes a maioria deles batizada com letras do alfabeto grego como os carros de passeio alfa beta e gamma alem da picape jota pronuncia se iota inicialmente enrico nardi foi contratado pela lancia como engenheiro nao levou muito tempo porem para que ele se mostrasse talentoso tambem ao volante a ponto de deixar o cargo de engenheiro para assumir o posto de piloto de testes pouco tempo depois em 1932 ele juntou se ao tambem engenheiro augusto monaco que nasceu na argentina mas naturalizou se italiano para construir seu primeiro carro de corrida em seu tempo livre o chamado nardi monaco chichibio era um pequeno monoposto movido por um motor monocilindrico jap de 998 cm3 que curiosamente movia as rodas dianteiras com ele monaco e nardi venceram diversas competiçoes de hillclimb no inicio dos anos 1930 enrico nardi começou a tomar gosto pela arte de fabricar automoveis mas continuou investindo na carreira de piloto ele competiu na mille miglia em 1935 e 1936 com um fiat 508 balilla e em 1937 com um lancia augusta paralelamente nardi seguiu trabalhando para vincenzo lancia depois de engenheiro e piloto de testes foi conselheiro pessoal de seu chefe em 1937 porem ele decidiu que era hora de mudar de casa mudou se para modena e com a cara e a coragem bateu na porta de enzo ferrari para tentar conseguir um emprego deu certo naquele tempo as noticias ja se espalhavam rapido pelo meio automotivo enzo ferrari conhecia a fama de enrico nardi e o contratou como piloto de testes embora ainda tenha competido uma ultima vez com um lancia na mille miglia de 1938 conduzindo um aprilia speciale nardi se deu bem na ferrari trabalhando para a scuderia por nove anos em 1946 porem ele conheceu renato danese que tambem era engenheiro formado ambos tinham em comum a ambiçao de fabricar carros de competiçao e em 1948 deram inicio a nova empreitada fundando em turim uma nova companhia chamada nardi danese ou simplesmente nd o primeiro projeto bem sucedido da nardi danese foi o chamado nd750 um curioso monoposto feito com base no fiat 500 que tinha apenas um farol na dianteira e era movido por um motor flat twin de 750 cm³ de origem bmw mesmo que tivesse apenas 50 cv o carro era absurdamente leve pesava menos de 500 kg e tinha velocidade o bastante para vencer mais provas de hillclimb com isto a companhia conseguiu a projeçao de que precisava para conseguir contratos com a propria ferrari com a lancia e com a alfa romeo na virada dos anos 1950 o alfa romeo 6c lendario esportivo produzido em diferentes versoes entre 1927 e 1954 teve exemplares construidos pela nardi danese entre 1948 e 1949 por exemplo outros projetos executados pela companhia de enrico nardi e renato danese conseguiram certo destaque na epoca um deles era um prototipo de formula 2 feito sob encomenda de gianni lancia filho de vincenzo lancia que assumiu o comando da empresa da familia apos a morte de seu pai o carro tinha o motor v6 de um lancia aurelia alimentado por seis carburadores dell orto com cabeçotes projetados por nardi outro foi o bisiluro 750nd sobre o qual falamos recentemente aqui no flatout um monoposto assimetrico feito sob encomenda do piloto mario damonte para as 24 horas de le mans de 1955 equipado com um quatro cilindros de 736 cm³ com comando duplo no cabeçote e dotado de uma curiosa carroceria dividida em duas o carro foi um fracasso na corrida de longa duraçao francesa saindo da pista e acertando um barranco logo nas primeiras voltas o que e bastante triste visto que ele era capaz de chegar aos 216 km/h na reta hunaudieres do circuito de la sarthe depois do vexame do bisiluro nardi decidiu deixar a companhia e fundou a officina nardi deixando de lado a construçao de carros inteiros enrico nardi começou a focar se na fabricaçao de componentes de preparaçao cabeçotes comandos de valvula pistoes e bielas contudo seu produto mais bem sucedido foi enfim um volante [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o primeiro volante nardi foi produzido em 1951 paralelamente aos esforços de enrico nardi na construçao de automoveis os raios e a estrutura do eram feitos de aluminio enquanto o aro utilizava madeira de nogueira que tinha um aspecto mais claro do que o mogno africano utilizado por outras companhias o primeiro carro a utilizar um volante nardi foi o pegaso z 102 esportivo fabricado na espanha entre 1951 e 1958 movido por um v8 de 2 8 litros com comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e 170 cv enrico nardi nao precisou de muito tempo para perceber que seus volantes eram altamente requisitados por diversas fabricantes mais do que qualquer outro de seus produtos dançando conforme a musica nardi enfim tomou a decisao de dedicar se de forma quase exclusiva a fabricaçao de volantes graças a sua ampla rede de contatos ele conseguiu firmar parcerias com as ja citadas mercedes benz porsche e ferrari esta ultima teve os volantes de todos os seus carros produzidos entre 1959 e 1965 fornecidos pela nardi em 1966 aos 59 anos de idade enrico nardi morreu em decorrencia de uma intoxicaçao sanguinea atribuida ao fato de ele ter passado muitos anos inalando os gases de escape dos carros que tanto adorava apos a morte de seu fundador a nardi foi comprada por outra companhia italiana a personal que foi fundada na italia na decada de 1960 e deu continuidade a fabricaçao de volantes com a marca nardi o visual classico de seus volantes permaneceu praticamente inalterado desde entao ainda que tenha sido atualizado com novas opçoes de materiais e acabamentos como raios escurecidos e revestimento de camurça os volantes nardi sao especialmente populares no japao e e muito comum ve los em projetos de drift certamente sua alta qualidade e excelente pegada contribuem para tal mas talvez os adeptos do dorifuto gostem mesmo e do estilo classico e do contraste com a estetica despojada de seus veiculos talvez esta seja a maior prova de que os nardi caem bem em praticamente todo carro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.