o ultimo game de corrida que eu comprei foi need for speed rivals de 2013 o primeiro da longeva franquia da ea games para a atual e logo obsoleta geraçao de consoles passei muitos anos atrasado neste quesito e decidi me por um titulo mais antigo por algumas razoes a primeira preço em uma promoçao de natal o game nao me custou mais que um bom combo do burger king segundo para nao entrar de cabeça na era atual da franquia ainda mais depois de ler coisas ruins sobre need for speed de 2015; e need for speed payback lançado em 2017 o mais recente titulo nfs heat vem recebendo otimas avaliaçoes e a serie parece ter reencontrado seu caminho mas vou esperar mais algum tempo ate que o game fique um pouco mais barato nao esta facil para ninguem outra razao pela qual me interessei por rivals lendo alguns reviews e assistindo a alguns videos tive a impressao de que o jogo seria uma volta as raizes mais precisamente a um tempo em que as corridas concentravam se em esportivos e supercarros acelerando em estradas largas e desertas fugindo da policia que te perseguia tambem ao volante de esportivos e supercarros voce pode ate escolher jogar como policial e para completar de verdade o game e preciso percorrer os dois caminhos bandido e mocinho parece uma otima premissa https //www youtube com/watch v=xskhwefi7au a questao e que rivals nao me agradou ao menos por enquanto os ingredientes estao todos la uma bela seleçao de carros do começo da decada graficos de babar mesmo para um game lançado ha sete anos e os cenarios rurais e cheios de curvas mas falta algo nao se se o problema sao os controles a mecanica meio truncada para conseguir entrar e sair de corridas o sistema de mundo aberto ou se eu simplesmente ainda nao peguei o jeito desinstalei rivals e voltei para meu querido gran turismo sport que depois de varias atualizaçoes tecnicas e conteudos se tornou um game bem mais interessante do que na epoca do lançamento em 2017 frustrado entao decidi fazer a coisa certa e revisitar need for speed iii hot pursuit mais especificamente a versao do playstation que sempre foi minha plataforma de cabeceira para muitos nfs iii foi o game que definiu o formato ideal de um need for speed classico e em mais um flatout retro review vamos descobrir o motivo o que e need for speed iii hot pursuit e o terceiro da franquia need for speed lançado em março de 1998 para o playstation la se vao 22 anos amigos e ele de fato trouxe um sopro de ar fresco a franquia nao foi uma revoluçao mas um modo de jogo novo que nao afetava o restante do game so acrescentava a premissa dos primeiros nfs era te colocar ao volante dos carros dos seus sonhos de forma divertida e plausivel nao realista porque a ambiçao de ser um simulador so veio muito tempo depois com need for speed pro street 2007 entretanto era um game de entusiastas para entusiastas o primeiro titulo the need for speed de 1994 foi feito em parceria com a revista road and track e presentava os jogadores com uma serie de mimos que hoje sao considerados corriqueiros ate meio bobinhos mas na epoca eram sensacionais videos de apresentaçao para os carros fichas tecnicas detalhadas este tipo de coisa https //www youtube com/watch v=j8nqu542mm8 need for speed ii de 1997 seguia a mesma receita ainda que em o patrocinio da road and track os ingredientes eram os mesmos carros exoticos cenarios grandes e bonitos inspirados em varias locaçoes pelo planeta temperados com uma deliciosa jogabilidade arcade e a irresistivel presença do mclaren f1 o carro que provocava interminaveis discussoes quando alguem decidia escolhe lo em uma corrida em dupla https //www youtube com/watch v=sled0wuavtu e entao ja no ano seguinte veio need for speed iii hot pursuit provavelmente os dois games foram desenvolvidos simultaneamente ate porque os graficos e interface sao bastante parecidos mas havia uma parte que fazia toda a diferença as tais perseguiçoes que vieram a se tornar um elemento frequente na maioria dos titulos seguintes gameplay need for speed iii hot pursuit era um arcade a moda antiga fisica realista nao era a maior preocupaçao dos desenvolvedores e sim uma experiencia divertida que passasse a sensaçao de acelerar em uma estrada sem frustrar o jogador e sem exigir um traçado perfeito durante uma curva os cenarios consistiam em estradas largas que te convidavam a tentar passar por todas as curvas sem soltar o botao x o que podia ser frustrante em algumas curvas mais fechadas ou quando havia postes e outros obstaculos no caminho esta premissa pouco realista um punhado de esportivos carissimos acelerando em estradas desertas para corridas ilegais pode ser considerada datada pelos mais jovens de todo modo as perseguiçoes policiais davam um jeito nisto de certa forma claro a ai da policia nao era a melhor do mundo e as perseguiçoes nao eram muito sofisticadas no modo hot pursuit elas apareciam do nada em grupos de tres ou quatro e estorvavam sua corrida contra um unico rival nao era possivel disputar uma corrida com grid cheio neste modo basicamente se voce se chocasse contra um obstaculo ou com outro carro e os policiais estivessem por perto voce era penalizado com um respawn e ainda ouvia uma bronca como este e o ultimo aviso ou sua carteira de habilitaçao esta em jogo com o passar do tempo as perseguiçoes foram ganhando mais destaque no quarto game que tambem sera revisitado nesta seçao voce precisava enfim fugir da policia ou entao ser um policial e interceptar os street racers apesar da novidade o modo principal do game ainda era o tournament no qual voce disputava um campeonato com uma etapa em cada circuito do jogo havia tambem a modalidade knockout na qual o ultimo colocado em cada corrida era eliminado vencendo os dois torneios duas vezes em ambos os niveis de dificuldade beginner ou expert sem meio termo liberava se todos os carros a seleçao de carros alias nao era gigantesca ferrari f355 e 550 maranello chevrolet corvette lamborghini countach e diablo o murcielago sequer existia ainda e alguns carros especiais como o nazca c12 o mercedes benz clk gtr e o jaguar xjr 12 alem do conceitual el nino todos eles tinham seus special features com slideshow especificaçoes tecnicas reais e uma historia resumida conteudo de primeira em 1998 como ja dissemos [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 248100 248101 248102 248103 248104 248105 248106 248099 ] ah um detalhe interessante need for speed iii focava se tanto na experiencia que os menus eram absurdamente simples ao iniciar o jogo voce primeiro assistia a um video de abertura em live action com carros de verdade e assim que ele terminava voce ja dava de cara com a tela para escolher o modo o carro e acessar as opçoes https //www youtube com/watch v=htd4jaxt0kc para seguir em frente era so apertar o start acessando a tela para escolher o numero de oponentes o circuito e o sentido do traçado mais um start e a corrida começava no bullshit como deve ser [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 248098 248097 248096 248094 ] um detalhe importante voce podia escolher entre os modos de pilotagem arcade e simulation no primeiro o game era bem divertido com dirigibilidade precisa e desafio na medida no segundo porem a fisica nao mudava e nem ficava realista o carro simplesmente parava de fazer curvas e voce so passava raiva graficos e som nao adianta minha referencia em modelos 3d e cenarios em games de corrida do playstation sempre sera gran turismo 2 mas hot pursuit fazia um excelente trabalho com cenarios amplos e bem desenhados com elementos interativos e diferentes rotas para escolher embora alguns elementos fossem obstaculos dificeis de evitar como cercas postes e paredes os carros eram engraçados fieis aos de verdade sim mas nao pareciam carros e sim miniaturas tanto pelo acabamento da pintura quanto por seu tamanho em relaçao ao cenario e a pista mas era questao de se acostumar os roncos de motor nao eram muito melhores que em gran turismo tambem eram talvez mais realistas mas a ferrari f355 com motor v8 soava mais como um v12 e o v12 do lamborghini countach tinha som de v8 a musica por outro lado era otima composiçoes originais que misturavam rock e eletronica melodicas e empolgantes e em um toque interessante mudavam sempre que voce se envolvia em uma colisao mais violenta o que dava a impressao de um ritmo de jogo mais frenetico conclusao need for speed iii hot pursuit era acima de tudo um game honesto e uma amostra de que em sua era de ouro a franquia se tornaria uma das mais criativas e bem cuidadas dos jogos de corrida embora ainda fosse um jogo simples nfs iii exalava personalidade e capricho na execuçao utilizando se de uma jogabilidade divertida com ambientaçao realista para conquistar os fas nao foi por acaso que o jogo ganhou uma sequencia direta no inicio dos anos 2000 ja para a geraçao seguinte de consoles need for speed hot pursuit 2 que valia se da evoluçao grafica e do hardware mais poderoso para entregar uma experiencia mais envolvente e complexa porem sem perder a conexao com o original hot pursuit 2 foi lançado em 2002 e e ate hoje considerado o game que encerrou com chafe de ouro a fase classica da franquia
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