em seus primordios no começo da decada de 1990 a franquia need for speed tinha uma formula simples e eficaz dar aos jogadores a chance de acelerar carros exoticos em estradas quase desertas e a partir do terceiro game need for speed iii hot pursuit de 1998 fugir da policia foi assim ate need for speed high stakes sucessor de hot pursuit lançado em 1999 e entao uma revoluçao aconteceu uma parceria que acabaria indiretamente afetando todos os jogos de corrida lançados pelas proximas duas decadas esta parceria foi firmada entre a electronic arts e a porsche para o quinto game da franquia need for speed porsche unleashed e ele seria diferente de tudo o que havia feito nfs um sucesso ate entao embora nao seja o titulo mais apreciado porsche unleashed tem seu apelo tanto pela ideia quanto pela execuçao e por isso ele e o tema do flatout retro review de hoje na versao do playstation como de costume o que e tradicionalmente need for speed e uma franquia de arcades games nos quais a fisica dos carros no mundo real da lugar a algo mais direto sacrificando o realismo em nome da diversao e da emoçao com porsche unleashed que foi lançado primeiro para o playstation em fevereiro de 2000 nao era diferente mas isto nao impediu a ea de tentar agregar novos elementos ao jogo transformando o em algo bem mais complexo e autentico https //www youtube com/watch v=gw2mkf_bbxy o game obviamente focava se exclusivamente nos modelos da porsche do porsche 356 lançado em 1948 ate o que havia de mais recente na linha em 2000 disputando em circuitos de rua baseados no mundo real e em autodromos ficticios tudo temperado com imagens do acervo oficial da porsche e conteudo interativo gameplay https //www youtube com/watch v=9xiffuypinw o modo arcade era simples e direto primeiro voce escolhia o carro depois o nivel dos oponentes que eram sempre tres e por fim o circuito havia tambem o obrigatorio modo time trial para disputas contra o relogio; e o modo de perseguiçao que nao poderia faltar depois do sucesso de hot pursuit e high stakes o modo capture the flag era uma das novidades um duelo em um circuito fechado no qual era preciso procurar os emblemas de need for speed as flags e coleta los antes do seu oponente o principal do game porem estava nos modos factory driver e evolution o primeiro te colocava na pele de um piloto de testes recem contratado e mostrava um lado de nfs porsche unleashed mais voltado a simulaçao era mais ou menos como as licenças de gran turismo voce tinha de realizar teste de pilotagem cada vez mais dificeis para seguir com sua carreira e de quebra aprendia a controlar melhor o carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 251772 251771 ] ja o segundo era o coraçao do jogo no modo evolution voce ia disputando torneios e ganhando dinheiro para comprar novos carros inicialmente estavam disponiveis apenas os mais antigos e menos potentes como a familia 356 incluindo cupe roadster e speedster; o 550 os 911 da decada de 1960 e o 914 os torneios eram divididos em tres eras classic era que ia do fim dos anos 1940 ate os anos 1960; golden era dos anos 1970 a 1990; e modern era que abrangia os carros feitos de 1990 a 2000 ao vencer corridas voce liberava novos carros para usar no modo arcade incluindo versoes de competiçao do 911 o lendario porsche 917k e o 911 gt1 este o melhor mais rapido e mais moderno do jogo um ponto interessante de nfs porsche unleashed alias era a fisica dos carros todos eles faziam curvas muito bem e bastava saber a hora de pisar nos freios para dar uma bela derrapada na hora de contornar uma virada mais fechada era tudo muito preciso talvez ate facil demais e incrivelmente satisfatorio isto posto se voce levasse tempo demais para frear e batesse em algum obstaculo os adversarios saltavam a frente e era quase impossivel alcança los graficos e som mesmo considerando que e um game dos anos 2000 quando o playstation ja tinha cinco anos de existencia e os desenvolvedores ja conheciam bem o hardware ainda assim os graficos de nfs porsche unleashed impressionam os cenarios sembre baseados em no mundo real eram bem detalhados e grandiosos com diversos elementos destrutiveis caixas placas hidrantes cercas e ambientaçao variada os circuitos eram divididos por pais frança alemanha eua japao e escocia com variaçoes regionais em todos eles os carros tinham um sistema de dano estetico ficando amassados e sujos e no modo evolution tambem danos fisicos suspensao motor freios e direçao iam ficando piores por desgaste natural e tambem como resultado de colisoes era preciso ir ate sua garagem e conserta lo por um preço que variava de acordo com a intensidade dos danos voce podia vender um carro usado para comprar um novo e mudar sua cor alem de conferir as especificaçoes tecnicas exatas outro detalhe interessate do modo evolution era a transformaçao dos menus na classic era a fonte era serifada as cores eram em sepia e ate a musica de fundo refletia as decadas de 1940 e 1960 na golden era os menos usam uma fonte setentista e a musica passa a ser rock e disco na modern era os menus ficam iguais ao restante do jogo e a musica eletronica toma conta [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 251774 251773 ] no quesito som o destaque fica por conta dos roncos dos motores especialmente nos aircooled de quatro cilindros e nitida a preocupaçao em reproduzir o som estralado dos boxer a ar que fica ligeiramente mais alto quando se coloca a camera em primeira pessoa a trilha sonora das corridas e instrumental composta especialmente para o game mas pessoalmente eu prefiro deixar apenas o som dos carros que e bem agradavel e realista para um game de vinte anos atras conclusao https //www youtube com/watch v=hx4prlt21f0 need for speed porsche unleashed e um otimo exemplo de como levar um sopro de ar fresco a uma franquia de jogos de sucesso sem perder a essencia o look and feel e totalmente nfs entretanto a apresentaçao do jogo e a forma como tudo foi executado misturando dinamica de arcade com uma pegada de competiçao mais seria na ambientaçao do jogo torna a experiencia mais voltada a entusiastas hardcore jogadores casuais nao entenderiam muito bem toda a dedicaçao em contar a historia a partir de seus carros com fotos e videos oficiais da fabricante fica a impressao de que porsche unleashed buscava atrair um publico mais velho e fas dedicados da fabricante alema o que talvez ajude a explicar por que ele nao fez sucesso como os outros
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