um nissan gt r pilotado por jann mardenborough decolou durante uma corrida de endurance da vln nurburgring em nordschleife nesta manha de sabado 28 e acabou caindo sobre a area dos espectadores mardenborough nao sofreu lesoes durante o acidente mas um dos espectadores que assistia a corrida atras do alambrado — uma tradiçao de nurburgring — foi atingido e morreu no local alem da morte um numero ainda nao confirmado de espectadores que estavam no mesmo local acabaram feridos foto alex garcia/twitter o acidente aconteceu no flugplatz em um trecho de alta velocidade com variaçao de relevo em curto espaço a presença de espectadores atras do alambrado geralmente nao e um problema visto que geralmente eles ficam no lado de dentro das curvas oposto ao escape da pista mas especificamente no flugplatz os espectadores ficam no lado de fora da curva — atras da area de escape — para ver a aproximaçao dos carros pela quiddelbacher hohe na imagem abaixo e possivel ver as variaçoes de relevo e o local onde os espectadores assistem a prova o acidente de mardenborough aconteceu no fim da quiddelbacher saindo na primeira curva onde os carros geralmente estao a mais de 200 km/h a corrida era uma prova de quatro horas realizada anualmente a adac westfalenfahrt mas com o acidente ainda na primeira hora de prova ela foi paralisada e em seguida cancelada para que a policia local possa investigar o local e os fatos ocorridos [youtube id= 5quxhneio_g width= 620 height= 350 ] a nissan publicou uma declaraçao oficial informando que mardenborough passa bem e esta fazendo apenas exames de rotina nesses casos a fabricante ainda se diz profundamente chocada e entristecida pelos acontecimentos e lamenta pela morte e pelos feridos e que tambem esta cooperando com os organizadores da prova nas investigaçoes [youtube id= gxhuxcmdkyy width= 620 height= 350 ] o video acima mostra as cenas impressionantes da decolagem e do momento em que o carro atinge o alambrado e os espectadores o acidente e mecanicamente igual aos sofridos por manfred winkelhock no mesmo nordschleife durante uma prova de f2 em 1980 e de mark webber e pete dumbreck nas 24 horas de le mans de 1999 todos eles causados pelo mesmo motivo o desequilibrio aerodinamico [youtube id= 9kvdknxlrn4 width= 620 height= 350 ] por que o carro decola desse jeito nos tres casos o que causa a decolagem e o flip subsequente e uma soma de eventos iniciada pela perda de downforce na dianteira que faz a frente se levantar seguida pela subita entrada de ar sob o carro e a perda de eficacia dos dispositivos aerodinamicos do carro — difusor asa traseira defletores e o proprio assoalho do carro [youtube id= 4f7mveotx9c width= 620 height= 350 ] uma vez que a frente decola surge o efeito cumulativo que e uma especie de estol invertido as asas de um carro de corrida funcionam com o principio inverso das asas de avioes a pressao do ar e menor na parte inferior do que na parte superior da asa quando a dianteira levanta o fluxo de ar na parte superior da asa fica prejudicado causando o descolamento de camada de limite nesse caso a parte inferior vira uma barreira aerodinamica que causa sustentaçao em vez de downforce o mesmo efeito acontece com o carro como um todo a pressao aerodinamica sob o carro e maior que a pressao sobre a carroceria [youtube id= tqtsyfz6djc width= 620 height= 350 ] uma forma de se prevenir isso nos f1 e prototipos esta no desenho do assoalho o centro de pressao aerodinamica deve ficar um pouco mais proximo do ponto medio do comprimento do carro antigamente os carros asa da formula 1 eram muito suscetiveis a estas decolagens porque o centro de pressao aerodinamica dos tuneis formados pelo assoalho e saias laterais era bem recuado — as saias laterais serviam para reduzir o fluxo de ar e a pressao aerodinamica sob o carro isso deixava os carros sub esterçantes e sensiveis a decolagens no caso de falta de downforce na dianteira no caso de carros de turismo existe um risco conceitual para maximizar a eficacia da asa traseira pelo efeito de alavanca o aerofolio fica bastante recuado para tras soma isso ao fato de um automovel de turismo nao conseguir ter difusores muito longos tanto por restriçao de regulamento quando pela propria construçao de veiculo — ou ele ficaria o resultado e que o centro de pressao aerodinamica de um gt3 como este nissan gt r fica muito deslocado para tras em condiçoes ideais de temperatura e pressao o splitter frontal aquela saia em forma de lamina deitada na parte inferior do para choques dianteiro na foto acima e o peso do motor central dianteiro contrabalançam isso mas em nordschleife ha qualquer coisa menos condiçao ideal de temperatura e pressao o crest do flugplatz acabou fazendo teste definitivo de equilibrio de forças naquela decolagem a inercia cospe o peso do motor para cima e o downforce frontal e insuficiente em proporçao ao downforce traseiro a frente decola o splitter perde total funcionalidade o centro de pressao aerodinamica deslocado para tras multiplica o efeito exponencialmente o colchao de ar atinge o assoalho ocorre descolamento de camada de fluxo aerodinamico na parte superior da carroceria e o carro decola um outro exemplo de como a aerodinamica pode causar acidentes e este lexus de arrancada como nos carros de turismo ele tem a asa bastante recuada para maximizar seu funcionamento pelo efeito de alavanca mas nesse caso a asa traseira superdimensionada para sua aplicaçao ajudou a levantar ainda mais a dianteira que empina naturalmente durante uma arrancada novamente o fluxo de ar sob o carro formou maior pressao aerodinamica que o fluxo sobre a carroceria iniciando o flip [youtube id= h32vihhnnk4 width= 620 height= 350 ] como ficou claro diante de uma situaçao dessa o piloto nao tem nada a fazer para evitar o acidente tornando se passageiro do carro como costuma se dizer contudo ha algumas tecnicas que podem ajudar a evitar esse tipo de decolagem quando o piloto passa com aceleraçao total por um crest a dianteira esta sensivelmente empinada o que favorece a perda de pressao aerodinamica na dianteira nessas situaçoes se ele mantiver a aceleraçao neutra o carro passa mais alinhado ao asfalto e tende a sair mais equilibrado e caso o piloto freie durante o desnivel ele pode perder o controle da traseira e terminar com um capotamento ou uma rodada o piloto jann mardenborough foi um dos pilotos da nissan revelados pelo gt academy o concurso promovido pela marca em parceria com os desenvolvedores e produtores de gran turismo que transforma gamers em pilotos mardenborough foi o vencedor do gt academy de 2011 superando 90 000 candidatos antes do concurso ele nunca havia disputado uma corrida e estreou nas 24 horas de dubai pela equipe nissan atualmente ele disputa a gp3 pela equipe carlin motorsport e ira disputar as 24 horas de le mans na categoria lmp1 pela equipe da nissan motorsports/nismo
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