quando voce vai comprar um carro obrigatoriamente opta por um estilo de carroceria e tera de abrir mao dos demais o pai de familia sensato e entusiasta provavelmente adoraria uma perua vao os pais as crianças toda a bagagem e ainda sobra espaço provavelmente por pressao da mesma familia ele vai acabar levando um suv para casa ha quem prefira os sedas ou quem precise de uma picape os mais aventureiros vao atras de um cupe ou conversivel se quiser algo diferente voce vai ter que trocar de carro nao se trata de afirmar o obvio apenas e a constataçao de algo que nao e um problema e simplesmente assim que as coisas funcionam as fabricantes tentam continuamente oferecer mais opçoes que entreguem o melhor de dois mundos foi assim que surgiram os suv cupe com caimento suave no teto e menos espaço para quem vai atras e os cupes de quatro portas que geralmente sao a versao de quatro portas de um cupe que ja era derivado de um seda como os bmw gran coupe ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na decada de 1980 porem a nissan decidiu dar uma soluçao mais robusta para esta limitaçao inerente de todos os carros um modelo que podia mudar de carroceria quando o dono bem entendesse desde que ele comprasse os itens necessarios claro seu nome era nissan exa no japao ou nissan pulsar nx nos eua e ele nao era um cupe conversivel ou shooting break ele era os tres voce ja deve conhecer o pulsar seja por gran turismo seja aqui mesmo pelo flatout quando falamos do pulsar gti r um dos melhores hot hatches do universo o exa era feito sobre a plataforma do pulsar de segunda geraçao o n12 ambos foram lançados em 1982 na epoca o pulsar um dos menores e mais baratos nissan que se podia comprar no japao desconsiderando os kei cars nos estados unidos ele era vendido como datsun 310 o exa por sua vez tinha uma proposta mais esportiva e sofisticada apesar da origem humilde por isto ele tinha a carroceria completamente diferente apenas as portas eram iguais as do hatchback a dianteira exclusiva tinha farois escamoteaveis enquanto a parte de tras tinha um terceiro volume e balanço mais longo o interior tinha o mesmo design geral mas tinha bancos com mais apoio e revestimentos de melhor qualidade com cores mais vibrantes [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 276329 276330 276331 276332 ] ate mesmo a mecanica era a mesma do pulsar nada revolucionario sempre com motores de quatro cilindros 1 3 1 5 e 1 6 o 1 5 era turbinado ; cambio manual ou automatico; e apenas com traçao dianteira a primeira geraçao era um cupe de tres volumes nao muito diferente do toyota mr2 ou do subaru xt em forma e proporçoes com opçao por carroceria conversivel no japao ele so podia ser comprado atraves da rede de concessionarias nissan cherry store uma das diferentes submarcas que as fabricantes japonesas criaram naquela epoca simplesmente porque podiam na cherry store eram vendidos os carros mais voltados ao publico jovem como o nissan cherry o sunny coupe e o proprio exa vendido por cinco anos entre 1982 e 1986 o primeiro exa nao se destacava tanto a potencia maxima ficava nos 105 cv da versao 1 5 turbo e a dinamica apesar de correta nao pode ser descrita como genial a segunda geraçao por outro lado era um carro inconfundivel o visual nao mudou tanto em filosofia mantinha a silhueta cupe de tres volumes com dianteira baixa farois escamoteaveis e lanternas grandes com formato retangular tambem tinha a mesma plataforma que o pulsar hatchback porem agora na geraçao n13 um carro mais sofisticado com motores multivalvulas e ate mesmo uma versao com traçao integral permanente o exa dispensava a traçao integral permanente o que e uma pena mas compensava com uma caracteristica muito mais inusitada ele era oferecido apenas com uma opçao de carroceria por padrao cupe de tres volumes contudo sempre que quisesse voce podia transforma lo em um cupe conversivel ou mesmo em uma especie de picape era so brincar com as configuraçoes do teto a principio eram duas a configuraçao com uma porta traseira do tipo hatchback convencional ainda que com o terceiro volume desse ao carro a silhueta de um cupe e a tampa que transformava o exa em uma shooting break com mais espaço para a bagagem e um corte vertical abrupto na traseira tambem era possivel rodar com o carro sem a tampa traseira o que efetivamente dava a ele a mesma funcionalidade de uma picape pequena por fim os paineis anteriores do teto tambem eram removiveis tornando o nissan exa de segunda geraçao um conversivel targa era so guardar o teto no porta malas no japao o exa era vendido como cupe ou shooting break este ultimo com o sobrenome canopy e voce precisava comprar o teto alternativo a parte ja os americanos se quisessem podiam comprar o carro com os dois tetos e o sobrenome sportbak nao va pensando porem que era uma operaçao simples nao estamos falando de um teto super leve feito de fibra de carbono que podia ser carregado com uma so mao mas de um teto pesado de fibra de vidro que era dificil de encaixar corretamente e cuja instalaçao/remoçao podia levar varios minutos https //www youtube com/watch v=gmqt9mczwl8 o nissan exa/pulsar nx nao foi um grande sucesso embora tenha sido oferecido por cinco anos descontinuado em 1990 ele nao conquistou o publico com sua inovaçao dificilmente encontra se um exemplar a venda especialmente fora do japao e os que estao disponiveis ou custam muito caro ou estao em mau estado certamente o baixo desempenho nas vendas tem a ver com o fato de o exa ser uma soluçao complexa e cara para algo que nao era exatamente um problema nao duvidamos que ele pudesse ter sido melhor recebido se simplesmente tivesse dois tipos diferentes de carroceria que nao fossem intercambiaveis mais potencia tambem ajudaria o modelo mais forte usava um motor 1 8 16v de 130 cv https //www youtube com/watch v=mca40aghvjy era um numero respeitavel para a configuraçao mecanica mas nada que acelerasse o coraçao por sorte o exa era leve com apenas 1 070 kg mas o desenho que simplesmente implorava por um motor central traseiro ou mesmo apenas traçao traseira criava expectativas que o zero a 100 km/h em 12 segundos nao era suficiente para satisfazer por outro lado existe uma certa apreciaçao do nissan exa como classico cult como ele tem a mesma mecanica do pulsar sua carroceria modular torna se atraente para quem quer creditos com a comunidade entusiasta https //www youtube com/watch v=_witg035 oi ou voce pode jogar com ele nos gran turismo a partir de gt4 que e quase a mesma coisa
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