em seus ultimos anos de produçao o fiat premio vinha importado da argentina com o nome duna colado na traseira o nosso volkswagen bora era o jetta no mexico e o voyage so tem esse nome por aqui pois na argentina ele se chamava gacel e bem comum que carros tenham nomes diferentes em paises diferentes e ate mesmo em anos modelo diferentes — caso do fiat weekend que nao e mais palio weekend ou do renault grand tour que perdeu o megane nos ultimos anos de produçao na verdade sao tantos exemplos que ate fizemos um post sobre isso mas o contrario tambem acontece com alguma frequencia a fabricante aproveita um nome para mais de um modelo nao estamos falando de geraçoes diferentes que mantem o nome como volkswagen golf o honda civic e o toyota corolla que tem o mesmo nome ha mais de 40 anos estamos falando de carros completamente diferentes que por acaso ou nao tem o mesmo nome sao eles que veremos neste post ford maverick para os brasileiros o maverick e um cupe/seda lançado em 1973 para competir com o dodge dart e com o chevrolet opala o modelo e uma versao brasileira do maverick norte americano que tinha uma missao menos nobre — posicionado abaixo do mustang e acima do pinto ele era o compacto da marca por la longe da america contudo o nome ford maverick foi usado para tres carros diferentes — e so um deles era um verdadeiro ford o primeiro deles foi o ford maverick australiano vendido la embaixo entre 1988 e 1994 ele nao era um cupe nem um seda ou algo parecido na verdade ele nem era realmente um ford mas sim o suv nissan patrol de quarta geraçao rebatizado para ser vendido pela marca americana o outro ford maverick foi vendido na europa entre 1993 e 1999 ele tambem nao era um ford e sim um suv nissan mas diferentemente dos australianos o modelo escolhido foi um pouco menor o terrano ii ha ao menos um exemplar desse ford maverick rodando no brasil ele e usado desde os anos 1990 pelo corpo de bombeiros de santa catarina depois desse maverick os europeus ainda tiveram outro ele tambem era um suv mas desta vez nao era um nissan e sim a versao europeia do ford escape um crossover medio que antecedeu o ford kuga fiat strada a picape do palio tem o mesmo nome e a mesma plataforma desde o seu lançamento em 1996 mas mesmo com 20 anos na caçamba ele nao foi o primeiro fiat a usar este nome strada era um dos nomes do fiat ritmo o hatch medio compacto da marca nos anos 1970 e 1980 quando a fiat lançou o ritmo no mercado norte americano havia uma marca de absorventes intimos com o mesmo nome por isso nos paises de lingua inglesa o nome ritmo foi substituido por strada na inglaterra o fiat strada ganhou ate uma versao abarth batizada strada 130tc com 130 cv chevrolet monza como bem sabemos monza e o nome brasileiro do modelo global da plataforma j da general motors no reino unido ele era o cavalier na australia e nova zelandia seu nome era camira enquanto na europa ele era o plural errado de um palavrao lusitano procurem no google eu nao vou contar essa nos eua ele tambem se chamou cavalier como no reino unido mas nao porque o nome monza nao era adequado para o mercado americano e sim porque na america de cima o monza era um compacto meio desajeitado que rivalizava com o mustang ii nos anos 1970 ele era oferecido nas versoes cupe hatchback e perua sempre com duas portas e com motores 2 3 e 2 5 de quatro cilindros 3 2 e 3 8 v6 e 4 3 5 0 e 5 7 v8 volkswagen fox durante o desenvolvimento do atual compacto da volkswagen a imprensa brasileira da epoca apostava no nome tupi no fim alguem deve ter percebido que tupi soa como o verbo ingles to pee que significa fazer xixi e o novo modelo acabou batizado como fox o nome na verdade foi trazido do passado recente da marca nos anos 1980 a volkswagen decidiu vender o nosso voyage e a parati na america do norte e adotou o nome fox e fox wagon provavelmente em uma referencia ao audi fox que era o nome americano do audi 80 de primeira geraçao como curiosidade o volkswagen fox seda aparentemente e o unico carro alem do batmovel a circular em gotham city em batman o retorno batman returns 1992 outra curiosidade o volkswagen fox americano foi o primeiro carro com injeçao eletronica fabricado no brasil em 1987 citroen c2 esse e um dos casos mais bizarros de todos o citroen c2 e pouco conhecido no brasil mas foi um compacto muito popular na europa onde teve ate uma versao esportiva tao apetitosa como creme brulee so que o outro carro batizado citroen c2 nao era um citroen e sim um peugeot por algum motivo em vez de vender o peugeot 206 como peugeot 206 no mercado chines a psa decidiu transformar o modelo em um citroen dodge charger nos eua o charger foi o maior dos muscle cars da dodge nos anos 1960 e 1970 voce o conhece pela perseguiçao de bullitt onde seu tamanho fica evidenciado ao lado do mustang ou entao como o carro do dom toretto no final do primeiro velozes e furiosos o charger que tivemos por aqui contudo era bem diferente do americano e nao se trata de geraçoes diferentes como alguns podem pensar nosso charger na verdade era baseado no dart americano de quarta geraçao — este sim o mesmo que foi fabricado por aqui — que usava a plataforma a body mais compacta que a b body do charger americano ford galaxy nao esta errado nao a ford produziu o galaxie e o galaxy o primeiro galaxie todos sabemos que e um modelo grande produzido pela ford americana e pela ford brasileira nos anos 1960 1970 e no comecinho dos anos 1980 ate agora nenhum outro ford recebeu esse nome mas em 1991 quando a ford deixou de vender o sierra na argentina o carro escolhido para substitui lo foi o versailles — a versao ford do volkswagen santana produzido pela autolatina mas ele nunca foi vendido na tierra de la plata com este nome em vez de versailles a ford rebatizou o seda como galaxy quatro anos mais tarde na europa a ford juntou se a volkswagen para produzir uma minivan que foi vendida pelos alemaes como sharan e pela ford como galaxy o modelo e produzido ate hoje e desde a sua segunda geraçao e baseada na plataforma do ford mondeo de terceira geraçao dodge polara na dodge o nome polara batizou nada menos que tres modelos completamente diferentes o primeiro deles foi uma serie de modelos full size produzidos nos eua entre 1960 e 1973 baseados na plataforma c body e b body mais tarde nos anos 1970 a dodge argentina produziu sua propria versao do dart americano e o batizou de polara mas ele nao tinha nada a ver com o dart nem com o polara ele tinha uma carroceria propria e ate sua propria hierarquia de versoes a r/t era a basica e a gtx que nao tinha nada a ver com o plymouth gtx americano era o esportivo leia mais sobre eles neste post na mesma epoca a chrysler do brasil resolveu lançar um modelo menor que os sedas v8 derivados do dart para isso eles trouxeram o hillman avenger da inglaterra e o batizaram como dodge 1800 e mais tarde como dodge polara clique aqui para ler a segunda parte
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