Não é novidade para ninguém que a gente aqui no FlatOut adora miniaturas de carros feitas com Lego, desde as mais realistas às mais lúdicas. Contudo, achamos que vai ser difícil superar esta criação: uma equipe de corrida da Martini Racing formada apenas por Porsches clássicos de competição. Não é o máximo?
Malte Dorowski é mais um daqueles caras que têm talento, sabem disso e postam seu trabalho na internet para nos inspirar e deixar com inveja. Sua conta no Flickr é dedicada exclusivamente às suas criações, quase todas carros de corrida.
Os modelos da Porsche correspondem a praticamente 90% do seu trabalho, e a seleção é bem diversificada. Temos o Porsche 908/02 usado por Steve McQueen em 1970, passando pelos lendários 962 Rothmans e 911 GT1, até uma divertida interpretação feita com os blocos de montar de um dos Porsche modificados por Akira Nakai-san, o cara por trás da customizadora/preparadora Rauh-Welt Begriff, ou simplesmente RWB.
Malte reproduziu até mesmo um trator projetado por Ferdinand Porsche, o Porsche Super-Diesel, que usava um motor a diesel de quatro cilindros em linha de 2.466 cm³, refrigerado a ar.
Mas vamos voltar aos carros: a última grande criação de Dorowski é este Porsche 911 RSR Turbo 2.1 1974, um modelo bastante especial. Naquele ano a Porsche havia acabado de apresentar o primeiro Porsche 911 turbinado produzido em série. A carroceria alargada e o aerofólio whale tail (“cauda de baleia”), tinha um boxer de seis cilindros e três litros, desenvolvendo 260 cv.
O RSR Turbo 2.1, porém, usava uma estratégia diferente (e bem mais insana): com deslocamento restrito a apenas 2,14 litros e um turbocompressor maior, o motor entregava algo entre 450 e 500 cv — suficientes para que o protótipo chegasse em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans naquele ano e vencesse várias outras corridas importantes. Foi o estímulo que a Porsche precisava para dar sequência às experiências com sobrealimentação, ao lado do 917 — o famoso Turbopanzer, e começar a colocar turbos em seus carros de rua.
O visual único do carro de corrida foi reproduzido na miniatura criada por Malte, que é bem detalhada, com alargadores de para-lamas, a faixa com as cores da Martini e as curvas da carroceria, construídas usando vários elementos dispostos com precisão — veja só a “escadinha” formada pelos blocos nos para-lamas traseiros por exemplo. Sem falar no interior e nos motores, reproduzidos o mais fielmente possível. As proporções, porém, são um pouco exageradas, quase cartunescas, nos lembrando de que isso é um “brinquedo” — no melhor e mais elogioso sentido.
O RSR forma a equipe com outros três Porsche Martini recriados por Malte. O primeiro deles é o 936, de 1976, feito para substituir o Porsche 908. Ele competiu nas 24 horas de Le Mans entre 1976 e 1981, e venceu em sua categoria três vezes — 1976, 1977 e 1981, todas com Jacky Ickx ao volante.
Os outros dois são réplicas do Porsche 935, também apresentado em 1976 e oferecido pela Porsche para equipes particulares a partir de 1977. Em 1979, o carro venceu as 24 Horas de Le Mans na classificação geral pela Porsche Kremer Racing, com Klaus Ludwig e os irmãos Bill e Don Whittington revezando o posto.
Além dos quatro carros de corrida, a equipe é formada por dois carros de apoio: uma VW Kombi para transportar as peças e um trailer Ford “C Type” para transportar os carros de corrida, todos devidamente decorados com as cores da Martini.
É o tipo de coisa que nos permitiria ficar babando por horas e horas — especialmente por que a Martini Racing serviu de inspiração para a identidade visual do FlatOut. Estas miniaturas de Lego ficariam muito bem no QG do nosso site…
Como dissemos, Malte Dorowski tem como foco de suas miniaturas os carros da Porsche, mas não se restringe a eles. Fazem parte de suas criações miniaturas do Toyota GT-One, do Mercedes-Benz Sauber C9 e até de um Corvette C6.R GT2, entre outros carros bem legais. Seu perfil no Flickr definitivamente vale uma visita.