A nova geração do Suzuki Jimny conquistou o público entusiasta no mesmo instante em que foi apresentada em julho passado. Pudera: ele manteve suas capacidades off-road, evoluiu mecanicamente e adotou um visual clássico que parece vindo diretamente dos anos setenta. Agora, passados quase seis meses, a Suzuki trouxe o valente jipinho para o Brasil e anunciou o início de suas vendas para 2019.
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Por aqui ele irá conviver com a geração anterior, mas não irá compartilhar com ele a linha de produção de Catalão/GO. Em vez disso, ele será importado do Japão — e, por isso, será 20% mais caro que o modelo nacional— e também terá um sobrenome para diferenciá-lo: Sierra. Jimny Sierra.
Quando chegar às lojas no segundo semestre de 2019, o Jimny Sierra será oferecido nas versões 4You e 4Style, ambas equipadas com o motor 1.5 de 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4.000 rpm. A versão 4You pode ser equipada com o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, enquanto a 4Style é equipada somente com a caixa automática.
Por ter relações mais longas, o câmbio automático tem uma relação final sutilmente mais curta que a da manual — 4,30:1 vs. 4,01:1. As relações reduzidas (4x4L) da caixa de transferência também são diferentes por essa razão — na versão manual a relação é 2,002:1, enquanto na automática a relação é 2,644:1. A transmissão ainda tem outros dois modos: 4×2 com tração na traseira, e 4×4 normal, que pode ser acoplado a até 100 km/h e tem relação direta (1:1) na versão manual e 1,32:1 na versão automática.
Além destas características da transmissão, há outros detalhes técnicos do Jimny Sierra que mantiveram a aptidão para sair da estrada: a suspensão usa eixo rígido “three-link” com molas helicoidais na dianteira e na traseira, enquanto a caixa de direção, mesmo com assistência elétrica, usa esferas recirculantes para minimizar os “trancos” das rodas no volante. As rodas são de liga leve, com 15 polegadas de diâmetro e pneus 195/80 de uso misto ou todo-terreno.
Os ângulos de ataque, transposição e saída do Jimny e superam até mesmo os modelos Trail Rated da Jeep: Renegade Trailhawk, por exemplo, tem ataque de 31,3 graus, transposição de 22,8 graus e saída de 33 graus. O Jimny Sierra tem ângulo de ataque de 37 graus, transposição de 28 graus e saída de 49 graus, além do vão livre do solo de 21 cm.
Por dentro o Jimny ganhou um salto evolutivo muito bem vindo. Apesar de manter os materiais plásticos sem revestimento para facilitar a lavagem/limpeza (estamos falando de um off-roader, afinal) a cabine ficou mais refinada (dentro do possível, claro) que na geração anterior.
O quadro de instrumentos tem velocímetro e conta-giros separados , e remetem à caixa quadrada dos relógios Bell & Ross. Entre os dois um display LCD exibe as informações de combustível, temperatura, consumo e a marcha selecionada no câmbio automático.
O sistema multimídia agora é fornecido pela JBL e aparentemente tem tela resistiva para ser operado com luvas. Esse fator, aliás, influenciou o design dos botões do console central, que operam os vidros elétricos, o controle de tração, controle de declive e comandos do ar-condicionado: todos são grandes e largos.
Os bancos são revestidos de tecido sintético e os dianteiros têm airbags laterais. Apesar de ter um banco traseiro com dois cintos de segurança, o Jimny Sierra é pouco mais que um 2+2, com espaço limitado para os outros dois ocupantes. Apesar disso, a configuração de ajustes permite que os bancos sejam reclinados e usados como uma cama para duas pessoas — algo que, segundo a Suzuki, complementa o espírito aventureiro do carro.
Nenhum recurso, contudo, favorece mais o conceito aventureiro que o próprio design do carro. As linhas e ângulos retos predominam de forma que ele parece ter sido desenhado apenas com réguas e esquadros. Fora os faróis e rodas, as únicas curvas do carro servem apenas para suavizar os vértices dos elementos retangulares, como a grade, os para-lamas, as janelas laterais, o vigia traseiro e o capô do Jimny Sierra.
O resultado é um visual robusto, com um um aspecto meio militar, porém simpático devido ao porte compacto. São apenas 3,65 metros de comprimento, 1,65 metro de largura, 1,73 de altura, 2,25 metros de entre-eixos e 1.090 kg de massa. A paleta de cores — inspirada nas jaquetas corta-vento, segundo a Suzuki — colabora para esse visual receptivo.
Como disse mais acima, o novo Jimny Sierra ainda não tem preços definidos, mas deverá custar 20% a mais que a atual geração — o que significa que ele deverá chegar por cerca de R$ 85.000.