Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Toyota Supra: novas imagens e detalhes continuam vazando
A espera está quase acabando, mas a avalanche de novas imagens e informações “vazadas” do novo Toyota Supra continua: depois do vídeo revelado pela Toyota Mexico, agora o pessoal do Carscoops conseguiu diversas fotos do lado de dentro e do lado de fora da quarta geração do esportivo, que compartilha plataforma, mecânica e alguns componentes do interior com o BMW Z4.
O visual externo do novo Supra já era conhecido graças a vazamentos anteriores, e o exemplar camuflado que a Toyota forneceu a alguns veículos de imprensa há alguns meses também possibilitou que todos tivessem uma noção bastante precisa de como o A90 seria por fora. Agora, novas imagens oficiais foram reveladas antes da hora, e não podemos dizer que estamos surpresos com o que vemos. O carro conserva diversos elementos do conceito FT-1 apresentado em 2014, como o desenho da dianteira e da traseira, o teto com bolha dupla e o desenho da silhueta; ainda que tenha proporções ligeiramente mais conservadoras.
O lado de dentro, por sua vez, guarda algumas semelhanças com o BMW Z4, em especial no desenho e na disposição dos comandos do painel. Isto posto, há diferenças suficientes para evitar confusão, como o formato da tela da central multimídia, a moldura do quadro de instrumentos e o volante.
Já é mais do que conhecido o fato de o novo Supra utilizar sua própria versão do motor BMW B58, seis-em-linha de três litros com turbocompressor de duplo fluxo (twin-scroll) que, no Z4 M40i, entrega 387 cv e é capaz de levar o roadster alemão de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. A Toyota ainda não confirmou a potência e o desempenho do novo Supra, mas as informações oficiais deverão ser reveladas nas próximas horas.
A apresentação do novo Supra no Salão de Detroit está marcada para as 12:40 de hoje, horário de Brasília, e poderá ser acompanhada neste link. E, claro, nós teremos um post completo sobre o carro nas próximas horas. (DH)
Imagens de catálogo revelam o visual e informações do Ford Mustang Shelby GT500 2020
Outro lançamento importante marcado para hoje é o do novo Shelby GT500, a versão mais selvagem do Ford Mustang, criada para brigar com o Dodge Challenger SRT Hellcat e o Chevrolet Camaro ZL1. No ano passado, uma foto do carro foi postada no Instagram após um evento da Ford, e as imagens vazadas – aparentemente de um catálogo direcionado às concessionárias – parecem corresponder ao que vimos em 2018.
As fotos foram divulgadas por um usuário do Facebook chamado Justin Youg e, além de imagens do novo GT500, trazem também algumas informações interessantes. De acordo com o texto em inglês, o Mustang mais nervoso de todos terá um V8 de 5,2 litros com supercharger e virabrequim de plano cruzado, diferentemente portanto do Voodoo que equipa o GT350, porém fontes junto à Ford já afirmaram à imprensa internacional que a potência deverá ficar acima dos 700 cv.
O catálogo também diz que o novo Shelby GT500 terá radiadores de óleo para o motor, para o câmbio e para o diferencial; freio Brembo com discos de 420 mm na dianteira e 370 mm na traseira; pinças de seis e quatro pistões, respectivamente; cardã de fibra de carbono; suspensão magnética; e diferencial traseiro Torsen com relação final de 3,73:1. De série ele virá com rodas de alumínio de 20 polegadas, mas haverá a opção por rodas de fibra de carbono com trama aparente, também de 20 polegadas, em um pacote que acompanha painel de instrumentos e asa traseira no mesmo material. Ainda segundo o folheto, o Shelby GT500 também terá sistemas line-lock e controle de largada para uso na dragstrip.
Tais informações deverão ser confirmadas ainda hoje no lançamento do GT500, também no Salão de Detroit. A apresentação está marcada para as 11:40 de hoje (horário de Brasília) e, a exemplo do Supra, também será transmitida ao vivo pela Internet – confira neste link. (DH)
As primeiras imagens do interior do Corvette 2020
Desde 2014, quando o Corvette de motor central-traseiro começou a ser desenvolvido, já vimos o esportivo em diversas formas: primeiro como uma mula usando a carroceria da Holden Ute, depois com camuflagem pesada, que foi caindo à medida em que o tempo passa até aparecer somente com uns poucos adesivos. Mas até agora não vimos como o Corvette será por dentro.
Felizmente isso mudou neste final de semana, porque o pessoal do Carscoops conseguiu uma série de fotos do interior do esportivo, que revelam um design, digamos, inusitado para um Corvette. O console central em rampa, com uma tela LCD para o sistema de entretenimento no topo e sem alavanca de câmbio, como as Ferrari, Lamborghini e outros supercarros. Em vez disso ele tem um seletor de marcha à ré e o comando do sistema multimídia — o que significa que ele poderá ser oferecido somente com câmbio automático.
Outro elemento com design inusitado é o volante de dois raios, com no Ford GT. O design favorece o desenho com a base plana porque não “tumultua” o pouco espaço na parte inferior do volante, porém destoa da imagem que temos todos do interior do Corvette, que usa os formatos mais tradicionais de três e quatro raios desde o lançamento da quinta geração em 1996. O desenho, contudo, remete aos volantes de dois raios usados na quarta geração, em especial os da década de 1990, com airbag.
Quanto ao lançamento do Corvette de motor central-traseiro, ele era aguardado para esta semana, durante o Salão de Detroit, mas pode não acontecer devido a uma série de problemas com o sistema elétrico. (LC)
Governo Federal pretende aumentar o limite da CNH de 20 para 40 pontos
No fim de 2018, antes da posse, o presidente Jair Bolsonaro manifestou a intenção de aumentar a validade da Carteira Nacional de Habilitação para dez anos – atualmente, o documento é válido por cinco anos, ao final dos quais precisa ser renovado. Agora, na última semana, Bolsonaro apresentou outra proposta de alteração ao Código de Trânsito Brasileiro: o aumento da pontuação limite que os motoristas podem acumular na carteira por infrações.
Atualmente, os motoristas que fizerem mais de 20 pontos na carteira têm o documento suspenso e perdem o direito de dirigir por um período que varia de seis meses a um ano. A ideia do Governo Federal é dobrar este limite, que passaria a 40 pontos. Segundo o Jornal da Band, o assunto já foi discutido com a presença de João Dória, eleito governador do estado de São Paulo, que aparentemente concorda com o projeto.
Também discute-se a possibilidade de revogar a obrigatoriedade de circular pro rodovias com os faróis acesos durante o dia – algo que, ainda de acordo com a Band, o Governo considera “absurdo”. (DH)
Nissan confirma Kicks e Sentra híbridos no Brasil
Em dezembro vimos aqui mesmo no Zero a 300 que a Nissan está planejando o lançamento de uma versão elétrica do Kicks no Brasil. O modelo foi confirmado nesta semana ao portal Uol pelo presidente da Nissan no Brasil, Marco Silva.
O modelo, que será batizado Kicks e-Power receberá um powertrain semelhante ao do Note e-Power, que combina um motor 1.2 aspirado de 79 cv a um motor elétrico de 40kWh. O motor 1.2, contudo, não será usado na propulsão; em vez disso ele irá gerar eletricidade para a bateria de 1,5kW que irá alimentar o motor. O modelo já está em testes no Brasil, e poderá rodar 36 km/l. A previsão da Nissan é lançá-lo em 2020.
Ainda segundo o portal Uol, a Nissan também deverá oferecer no Brasil uma versão híbrida do Sentra como resposta ao futuro Corolla híbrido que deverá ser lançado pela Toyota ainda neste ano. (LC)
Mustang foi o esportivo mais vendido no Brasil em 2018
Não foi preciso nem os 12 meses do ano para que o Mustang se tornasse o esportivo mais vendido no Brasil em 2018. Com o início da importação oficial — inexplicavelmente atrasada em 27 anos — o muscle car destronou o antigo líder Porsche 911, vendendo quase cinco vezes mais que o esportivo de Stuttgart e quase 10 vezes mais que seu principal rival, o Chevrolet Camaro.
Foram 988 unidades do Mustang, ante 210 do Porsche 911 e apenas 93 do Camaro — uma marca preocupante para a GM, uma vez que o Camaro tem especificações e preços semelhantes aos do Mustang. Como comparação, em 2017, quando ainda era trazido de forma independente, o Mustang vendeu apenas 30 unidades, enquanto o Camaro foi comprado por 135 clientes. (LC)
Lamborghini quebra recorde de vendas com Urus
“Eficácia” pode ser a palavra usada para descrever o desempenho do Lamborghini Urus nas vendas da fabricante italiana de supercarros em 2018. No total, a marca emplacou 5.750 exemplares no mundo todo – quase 2.000 exemplares a mais que em 2017, quando foram entregues 3.815 carros.
O SUV Urus pode ser considerado o grande responsável pelo aumento, respondendo sozinho por 1.761 dos Lamborghini vendidos no ano passado. Era exatamente esta a missão do Lamborghini Urus – ser para a Lamborghini o que o Cayenne (cuja atual geração utiliza a mesma plataforma do Urus) foi para a Porsche, aumentando a participação da marca no mercado e melhorando sua situação financeira.
Os outros dois modelos da Lamborghini também apresentaram crescimento: o Lamborghini Huracán teve 2.780 exemplares emplacados em 2018, ou 5% a mais que em 2017. Já as vendas do Lamborghini Aventador cresceram em 3%, chegando a 1.209 unidades. (DH)