FlatOut!
Image default
Car Culture

Nove anos de FlatOut! O que você gostaria de ver aqui em 2023?

Nove anos. Nove. Um gole no meu Negroni. E olho para trás.

Quando o FlatOut começou a sua jornada, em 23 de dezembro de 2013, a verdade é que estávamos forrados de receios. Pense: o Jalopnik Brasil tinha acabado de encerrar suas atividades, junto com uma porção de outras marcas licenciadas para a F451, empresa de mídia para a qual trabalhávamos. A economia estilhaçada e não estávamos partindo para algo exatamente novo. Muito pelo contrário.

O primeiro layout do FlatOut, dezembro de 2013

Eu, Leo e Dalmo apostávamos tudo para fazer a mesma natureza de conteúdo, mas com uma diferença fundamental: estaríamos caminhando por pernas próprias, apostando que, fazendo algumas coisas diferentes das quais discordávamos da F451 (tanto em conteúdos quanto em negócios), talvez conseguíssemos sucesso. Talvez. Coragem pela iniciativa, claro, mas no fundo havia aquele medo: e se der errado?

São mais chances de dar errado. 90% mais, de acordo com as estatísticas.

Empreender é encarar um tsunami de frente armado com uma boia de turista, um remo quebrado e uma bola de ferro amarrada nos pés, composta de tributos e burocracias. Nove a cada dez startups vão à falência dentro dos três primeiros anos. E nós passamos muito perto disso. Ao menos duas vezes na história.

2017. O Prelude foi embora e Dalmo passou para o lado dos leitores.
Mas o Leo e a jaqueta do James Hunt seguem comigo…

Nove anos depois, estamos aqui por causa de vocês. Não só vocês são o alicerce de sustentação da empresa em si: vocês são a nossa motivação. A cada texto, a cada roteiro de vídeo, a cada madrugada que atravessamos filmando, o sentimento é sempre o mesmo: “pô, isso aqui tá ficando do caralho. Espero que os caras gostem também!”

E nem sempre é fácil. Pense nos dias que você está desmotivado no trabalho. Nos dias em que você duvida de si mesmo e se acha uma farsa. Nós passamos por isso também. O fato de estarmos mais expostos só nos coloca mais pressão. O fato de hoje em dia, as redes sociais terem tragado toda a atenção das pessoas, também. O mar de YouTubers, entre bons, ótimos e terríveis, também. Ora, lá no começo nós éramos uma das únicas fontes de conteúdo automotivo em português, hoje somos mais um entre tantos. A diluição dá uma balançada, claro!

Mas, ao mesmo tempo, há o raison d’être. A razão da existência. Por que o FlatOut existe e fazemos isso como fazemos? Cada um que trabalha conosco tem as suas motivações. Eu tenho as minhas. E a bandeira FlatOut tem a sua, quase como uma entidade à parte. E essa motivação é aquela que faz você colar o nosso badge em seu carro, vestir a nossa camiseta, ou simplesmente mandar um conteúdo nosso e recomendar para um amigo. Essa chama ninguém consegue apagar de nós.

Uma foto emblemática de transição de equipe! Quem vai, no fundo, segue conosco!

Os formatos podem mudar. Quadros e iniciativas novas podem vir e ir embora. Até mesmo a equipe passou por mudanças. Mas existe uma alma por trás disso tudo. Porções generosas de técnica, cultura, pilotagem e paixão. Uma dose de sarcasmo, três doses de valorização do passado, uma pitada de olhar de cobrança não-passiva para o futuro. Por mais Gordon Murrays, Nicola Materazzis, Colin McRaes e Alain de Cadenets. Este é coquetel do FlatOut. Sirva-se sem moderação. E que venha o décimo ano.

 

Eis o que está por vir. E queremos suas sugestões

Nós estamos atualmente na 90ª edição do FlatOut Podcast (a edição 90 irá ao ar muito em breve). Mas neste próximo ano, vamos experimentar realizar alguns videocasts. Há um desafio de logística grande, porque eu estou em SP, Leo Contesini está em Taubaté e o MAO em Indaiatuba, o que, por si, já tende a limitar a periodicidade. Mas vamos encontrar o formato e o modelo. Conte apenas com uma certeza: a boa e velha overdose de cultura automotiva.

O FlatOut Driving Academy era uma promessa que teria sido cumprida agora, no fim de 2022, mas um pneu furado e uma roda quebrada em Interlagos adiaram estes planos. Gravei uma porção de conteúdos onboard no Track Day do FlatOut, lá na Fazenda Capuava, e no começo deste ano irei gravar as aulas didáticas que irão acompanhar estes onboards. O F.O.D.A. estará espalhado em vários formatos: conteúdos exclusivos aqui no site, alguns no YouTube, alguns misturando os dois.

Nesta nova perna do Driving Academy, o foco será mais na performance, tanto para novatos quanto para ratos de pista. Tem muita coisa que está no meu roteiro-master de conteúdos. Estou literalmente subindo as paredes, como uma boa barata, para produzir e publicar tudo isso.

Neste começo de ano, aproveitaremos para produzir mais Flatout Midnight (você assistiu a este episódio aí embaixo?), e em 2022 também iremos explorar mais formatos para apresentar projetos da galera em vídeo. E aqui no site também iremos trazer alguns quadros novos, que iremos discutir nesta próxima semana.

E aliás, aproveito essa deixa para pedir a ajuda de vocês: sugira nos comentários que tipos de conteúdos vocês mais gostariam de ver aqui no FlatOut! Seja em vídeo, seja em matérias escritas. Afinal, tudo o que fazemos é para vocês!

Grande abraço, em nome de toda a equipe, para você e toda a sua família!

PS: confiram os seus e-mails, porque o Leo Contesini separou uma coletânea sensacional de matérias!