Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
BMW Série 5 chega ao Brasil em duas versões a partir de R$ 315.000
A nova geração do BMW Série 5 foi apresentada à imprensa brasileira na última semana, e já está em pré-venda no País. Os preços partem de R$ 315.000 no 530i M Sport e vão até os R$ 400.000 na versão 540i M Sport.
O modelo de entrada, 530i M Sport, é equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, 252 cv e 35,6 mkgf, capaz de levar ao sedã aos 100 km/h em 6,2 segundos e seguir até os 250 km/h. A lista de equipamentos inclui faróis de LED, sistema multimídia, assistente de estacionamento, ar-condicionado de duas zonas e rodas de liga-leve de 18 polegadas.
A outra versão, 540i M Sport, usa o motor 3.0 seis-em-linha biturbo de 340 cv e 45,8 mkgf, que empurra o Série 5 G60 aos 100 km/h em 5,1 segundos e também o leva até os 250 km/h. Pelos R$ 400.000, além dos equipamentos do 530i, o 540i M Sport ganha rodas de 19 polegadas, faróis adaptativos de LED, sistema de condução semi-autônoma, sistema de áudio da Harman Kardon, sistema de visão noturna, ar-condicionado de quatro zonas e sistema de sucção das portas.
Ambos usam limitadores eletrônicos de velocidade máxima, e são equipados com o câmbio automático de oito marchas já usado em outros modelos da marca. Eles também são equipados com o pacote esportivo M Sport, como seu nome sugere. As vendas começam apenas em maio, mas já é possível reservar o modelo mediante depósito de sinal de pagamento.
Apple ganha licença para testar carros autônomos
Ok, é um BMW com uma maçã no volante, mas você entendeu a mensagem
Já faz um bom tempo que os rumores de que a Apple quer um carro autônomo estão por aí. Os primeiros datam de 2015, mas até agora não há nenhuma prova concreta de que o modelo está em desenvolvimento. Agora, contudo, a fabricante de iCoisas foi incluída na lista de empresas autorizadas a realizar testes com carros autônomos publicada pelo departamento de veículos motorizados (DMV, análogo ao nosso Detran) da Califórnia.
Os primeiros rumores diziam que a Apple pretendia lançar seu carro em 2019, mas depois houve uma suposta reviravolta no “Project Titan” (como ele supostamente vem sendo chamado internamente), e aparentemente o foco da Apple se voltou para o licenciamento da tecnologia para outras fabricantes. Seja o que for, agora temos a certeza de que ela está realmente preparando sua investida no ramo dos carros sem motoristas.
Mercedes-AMG terá novo motor seis-em-linha com 450 cv
Como você já deve saber a esta altura de 2017, a AMG agora tem duas linhas de modelos para a maioria das classes da Mercedes: uma equipada com motor de seis cilindros e modificações dinâmicas e mecânicas limitadas — a linha 43 —; e outra com motor V8 exclusivo e modificações extensas na suspensão, câmbio e interior — a linha 63.
Atualmente os modelos 43 são equipados com uma versão modificada do V6 biturbo 3.0 da marca, variando entre 367 cv e 400 cv, mas isso deverá mudar em breve. A AMG irá usar o novo motor seis-em-linha, com sistema elétrico de 48 volts em seus futuros modelos de “entrada”.
A notícia vem dos australianos do Drive.com.au, que conversaram com Tobias Moers, o chefão da Mercedes-AMG, durante o Salão de Nova York, na semana passada. Na entrevista, Moers confirmou que a divisão esportiva já está trabalhando em uma versão de alto desempenho para este novo motor.
O primeiro carro a recebê-lo deverá ser o novo Classe E Coupé, que novamente não terá uma versão V8 (tal como seu antecessor). Ele também não se chamará AMG E43, e sim AMG E50. A ideia é justamente diferenciá-lo dos modelos 43, que não terão o sistema elétrico de 48 volts. Este sistema, como explicamos na ocasião do lançamento deste novo motor, é baseado em um gerador elétrico que fornece energia para os sistemas eletro-eletrônicos do carro e também para os acessórios do motor, como as bombas de água e óleo, que dispensam polias e aliviam a carga sobre o motor, reduzindo as perdas mecânicas e, consequentemente, o consumo de combustível. O sistema também usa um compressor elétrico, que fornece pressão de admissão nas rotações mais baixas, enquanto o turbo não “enche”.
Além do AMG E50 (nas versões cupê e conversível), o motor também deverá ser usado no sedã AMG GT4. A potência não foi declarada, mas Moers disse que ele terá bem mais que os 410 cv do motor em sua versão comportada, que irá estrear no Classe S no final deste ano. Nossa aposta é algo próximo dos 450 cv, um aumento na mesma proporção dos V6 biturbo comportados em relação aos V6 biturbo AMG.
Audi R8 ganha edição Audi Sport
Agora que a Audi Sport desencanou de participar de Le Mans e outras atividades desportivas, a marca decidiu lançar uma edição especial do R8 inspirada pelos carros de corrida de sua divisão esportiva. Ele terá apenas 200 unidades em todo o mundo, e se diferencia dos demais por seus detalhes em vermelho, como as pinturas dos corredores da marca em Mans.
A novidade mais evidente são as lâminas laterais vermelhas, que formam um forte contraste com a cor prata típica da Audi (embora o modelo seja oferecido também em preto e branco). Os retrovisores também são vermelhos, assim como as pinças de freio. As rodas de dez raios são sempre pintadas de preto brilhante com detalhes em prata, e trazem o logotipo da Audi Sport, e as soleiras são retro-iluminadas com a numeração do carro.
Por dentro, os paineis internos das portas, as bordas dos bancos e até a marcação de centro no volante usam couro vermelho combinado ao preto predominante, e as costuras têm uma tonalidade prata escurecida.
O Audi R8 Sport Edition será oferecido nas duas configurações do esportivo — V10 de 540 cv e V10 Plus de 610 cv —, porém apenas na versão cupê.
370Z não é prioridade para a Nissan
A Nissan levou o 370Z Heritage Edition para o Salão de Nova York, uma comemoração antecipada dos 50 anos dos Z-Cars da marca. Mas apesar desta singela homenagem, a Nissan não parece muito interessada em honrar a linhagem cinquentenária.
Em entrevista ao site AutoGuide, o gerente de vendas e marketing da Nissan na América do Norte, Christian Meunier, disse que “o 370Z não é prioridade para a marca”. Ele ainda disse esperar que o 370Z tenha um sucessor, “mas não parece que a Nissan está comprometida a desenvolvê-lo” — algo que contraria as especulações de que a Nissan está trabalhando em um sucessor desde 2015.
O motivo do desinteresse da Nissan em continuar a linhagem Z talvez seja o baixo volume de vendas do modelo e dos cupês esportivos em geral — mesmo o Toyota 86 e o Subaru BRZ não são grandes destaques de vendas em nível global.